Quando estes esperavam uma IA seca e que esmagaria qualquer jogador, o que encontraram foi uma inteligência que se comporta como um humano, e que pondera o que faz como qualquer humano.
Há um artigo muito interessante no GT Planet sobre a forma como a Sophy, a inteligência artificial da Sony criada para o Gran Turismo impressionou quem jogou com ela. Vou tentar mostrar o que foi dito sobre ela!
Esperava ser trucidado por um condutor sobre humano (E fui), mas a forma como me derrotou mudou a minha perspetiva sobre a importância da Sophy no futuro do Gran Turismo, e nos jogos de corrida em geral.
A Sophy é muito diferente de outras “inteligências artificiais”, que já vimos antes. em vez de seguir um conjunto de regras pré programadas, a Sophy aprende a combinação carro e pista ao conduzi-la literalmente por centenas de vezes. Tambem corre com outros na pista, percebendo o que é bom comportamento em pista e a realidade de uma corrida.
Daí que se alguem pensa “porque hei-de ficar excitado com um condutor super humano, dado que eu já nem pilotos mais experientes condigo bater, perceba que as suas questões são razoáveis, mas a Sophy não é exatamente isso.
Deixem-me citar mais um bocado:
Senti-me intimidado quando me sentei ao volante para a primeira corrida contra a Sophy em Spa Francorchamps. Apesar do nome bonito e o logo do coração, sabeia que haveria ali um piloto que iria executar impiedosamente um conjunto de instruções que aprendeu em milhares de voltas, e tudo com o intuito de me derrotar.
Daí que quando nos afastamos da linha de partida com os nossos AMG GT3s, se havia algo que eu não tinha era confiança. E isso traduziu-se numa falha numa travagem na curva de La Source. E esperava que a Sophy aproveitasse isso com uma ultrapassagem por dentro, talvez com um bocado de contacto. Mas não foi isso que aconteceu!
Ao ver a Sophy no espelho, vi-a a contemplara manobra, e a decidir não aproveitar. Foi uma decisão sábia, ao estilo de um humano que me fez lembrar uma famosa frase do licro “A arte de correr à chuva”: “Nenhuma corrida é vencida na primeira curva, mas muitas podem ser perdidas aí.
São estas situações que distinguem a Sophy de uma IA cega. As suas atitudes são ponderadas, e um jogador que aprenda com os seus erros, consegue segurar IA. Ela não é um robot destinado a um único fim. Ela sabe o seu objetivo, mas não o atinge a qualquer custo!
E apesar de a Sophy ganhar a maior parte das corridas, quem joga contra ela sente que se divertiu, e não que foi engolido por uma IA robótica e super virada para o seu objectivo. E mais do que isso, pode-se aprender com ela, pois efetivamente ela sabe conduzir.
Hoje vou ver ser faço uma corrida com a Sra Sophie, vou levar uma valente coça…
Por falar em IA, anda a dar umas voltas no ChatGPT e estou impressionado, por um lado é espantoso o que é capaz de fazer, mas por outro é muito assustador, se de facto a produtividade pode disparar, também é verdade quer muita gente vai ficar sem trabalho.
Off-topic: adivinhem quem é que obteve 96% das vendas no jogo Wo Long?
Mas ai Galvão, voce solta a informação e deixa toda incompleta, ai é mancada, as vendas FÍSICAS no Reino Unido de Wo Long foram 96% no Playstation, pronto agora está completa e não custou nada
Eu nem critico tanto isso, pois são resultados da escolha da MS ao botar o jogo lá e provavelmente ter mais plataformas digitais que com leitor de discos.
A pergunta que se deveria fazer é se vale a pena sacrificar vendas e comissões que acredito serem por volta de 30% do valor do jogo e ainda ter de pagar a produtora para o jogo estar lá para tentar manter e até atrair novos assinantes por um valor acrescível a seus cofres que talvez nem paguem o tempo que o jogo fique no catálogo… Mas enfim, são escolhas das empresas.
Eu não sou nem um pouco a favor das atuais escolhas da Microsoft Juca, estão matando o Xbox, mas as informações devem ser passadas completas, senão ficam jogadas só pra gerar discussão
Eu não o quis corrigir, Fernando. Desculpe se me expressei mal, só quis dizer que essa grande diferença de vendas tem motivos nas escolhas da MS, e que como provavelmente a plataforma mais popular dela é o SS e que ela pôs o jogo no Gamepass essa percentagem do PS não faz nem sentido comparativo (a MS não está a querer ganhar mais dinheiro (nesse momento), e sim a querer mostrar que mais pessoas jogam os mesmos jogos na sua plataforma de serviço). A questão é que muito provavelmente, estando no Gamepass, Wo Long deve estar a vender mal mesmo, seja no digital ou no físico, e o que o que penso ser mesmo relevante é se pro próprio xbox, gamepass ou pra indústria isso é algo bom, o que não me parece.
Meu intuito foi apenas acrescer ao seu já acréscimo, não retrucar ou discordar de você.
Entendi mal, me desculpa então
Embora o comentário do Galvão não tenha informação mais específicas isso não muda que o jogo teve 96% de vendas no PS naquela região.
E como seria no Brasil visto que a distribuição de mídia física (xbox) parou? (mais uma escolha da MS)
Não Livio, o jogo não teve 96% de vendas no Playstation naquela região,o jogo em midia fisica teve 96% de vendas naquela região, essa sim seria a informação correta, escolha da microsoft é outra discussão
Pode até parecer que esqueci o “mídia física” mas como estava respondendo a sua pergunta para mim, na minha resposta, já estava subentendido que eu falei que eram 96% físicas
Esse jogo faço questão de não comprar. E não acharia ruim que fosse um desastre em vendas. Uma verdadeira decepção.
Hennan, você está revoltado! 🙂 Piorou tanto assim do Nioh? Jogaste quanto tempo dele?
Nioh 120 e Nioh 2 180h. A grande questão de Nioh era a profundidade dos combates, opções de personalização, etc. Tirou tudo. Sem contar que reduziu a variedade de inimigos, a IA foi pra o saco, etc.
Lamentável, Hennan. Devem tê-lo entregue o desenvolvimento a uma equipe secundária e provavelmente só queriam fazer dinheiro mais fácil e ter capital de giro para bancar a própria estrutura e outros projetos em andamento, talvez isso até explique o porque de uma nova IP e não uma sequência para Nioh.
Provavelmente foi isso. Mas perderam uma grande oportunidade. O gênero nunca esteve tão vivo após o sucesso de Elden ring. Fora todo o marketing da Microsoft.
Muito legal, bem melhor do que o habitual “comboio” de carros, ou IA cega como foi mencionado no artigo.
Interessante que mesmo no Xbox 360, o Forza Motorsport 4 já possuia uma IA mais agressiva, às vezes fazem umas fechadas, ou provocam batidas quando estão atrás ou sendo ultrapassados. Não está no nível de uma Sophy, mas já era melhor do que um “comboio” de carros.
Fico feliz de ver que estão investindo nessa parte, trazendo muito mais diversão.
A frustração fica por ser algo apenas em parte das corridas e em evento que estarão disponíveis apenas temporariamente.
https://www.gran-turismo.com/br/gt7/news/00_5962264.html
Uma dúvida, essa nova IA está disponível na versão padrão do jogo? Pretendo testar se for possível.
Sim, mas em apenas alguns eventos específicos e de forma temporária. Vide o link que postei em resposta ao colega Carlos Eduardo.
Depois vou tentar testar.
Está disponível somente para a versão de PS5.
https://www.gran-turismo.com/us/gt7/news/00_5962264.html
Por acaso este fim de semana estive a correr contra a Sophy.
Ainda não joguei 1vs1 mas sem duvida que é uma melhoria face ao atual, a IA do GT neste momento é “razoável”.
Considerações:
Consegui vencer sem problemas, no expert é que em algumas pistas deu mais trabalho e precisei de duas ou três tentativas para ganhar.
Em todo o caso esta experiência para mim não é sobre vitorias mas sobre comportamento.
E em relação a isso gostei da abordagem mais solta á entrada das curvas, a IA chega a fazer drift quando mais pressionada por mim, mas sem ceder a posição.
Gostei do comportamento menos rigido no que toca a seguir á trajectoria, ou seja quando o meu carro estava na trajectoria ideal mas sem ritmo a Sophy que seguia atras não me atropelou como a IA atual faz…e isso vale ouro.
A Sophy travou para não bater e chegou mesmo a abortar a ultrapassagem.
Experimentei travar mais cedo do que o suposto á entrada das curvas e ai cheguei a ser albaroado, a Sophy fez uma dive bomb controlada mas ainda assim não evitou o contacto e provocou a minha saida de pista.
Isto foram 3 excepções á regra, no geral o comportamento foi o do paragrafo anterior.
Neste aspecto a Sophy ainda pode melhorar, evitar o contacto com outros pilotos é uma das prioridades de uma corrida.
Vi lutas por posição atras de mim interessantes, também testei dar aquele toque maroto na traseira e a Sophy foi ás couves, ou seja mais um extra de realidade que se consegue, já que na IA atual os carros são muito rigidos e as vezes estão colados ao chão.
De resto o caminho faz-se caminhando e sem duvida que está no bom caminho, desde que a IA não seja demasiado perfeita, o acaso, o ceder á pressão também tem de ser simulada.
Hoje continuo os testes e vou para 1vs1 passar vergonha 🤣🤣🤣
Menção honrosa para a nova adição Grand Valley, pista top em todas as configurações, excelente surpresa.
PS: As partidas customizadas são extremamente mal recompensadas, alguém por aqui sabe como melhorar os créditos?
Queria fazer 6h na pista de Daytona simulando um ciclo de 24h mas os créditos que o primeiro lugar ganha são muitos baixos 😅…
Estarei a configurar alguma coisa errada?
Não sei se entendi direito, Alexandre, se você quer apenas ganhar crédito, ou se apenas melhorar o ganho de crédito em corridas específicas. Presumindo-se a primeira interpretação, as melhores formas de ganhar dinheiro rápido que conheço são as provas de Tokyo de 600pp (World Touring Car 600 – Tokyo Espressway) e a de Sardenha de 800pp. Eu particularmente uso Sardenha com um F1500T customizado para ficar abaixo dos 800pp. Rende cerca de 725 mil em 25/26 min de jogo e é quase impossível de perder a prova, mesmo usando marchas automática e assistências (nesse caso você apenas vai demorar mais a chegar a primeira colocação que por volta da 4a volta de 15 você já estaria facilmente na primeira colocação), se quiser mais informações sobre customização do carro e estratégia da corrida, é só perguntar que explico mais e printo minha tela com os ajustes. Já o colega Lívio parece preferir a de Tokyo, que rende 825mil em cerca do mesmo tempo, talvez um ou 2 min a mais, porém é uma prova mais difícil. Se não me engano, ele usa um Mazda RX7 pra correr lá, não sei sobre a customização que ele faz do carro ou se usa o carro com os ajustes default (o que acredito ser pouco provável para alguém com alguma experiência no GT).
Obrigado pelas dicas, mas já conheço essas provas.
No entanto o que me estava a referir nem seria para fazer grind.
O que neste caso quero fazer são provas de resistência com caracteristicas definidas por mim, as chamadas custom races com uma recompensa agradavel.
O problema é que a nivel de créditos mesmo no modo profissional este modo dá muito pouco ou seja este tipo de corridas é mesmo só pelo prazer 🤣
Ou seja posso estar a fazer uma corrida de 60 minutos e ganhar apenas 45.000 ou algo do genero de créditos.
Estive a configurar uma corrida de 6H em Daytona e de recompensa dava para ai 150.000 de créditos 🤣🤣
Seria giro essas corridas serem melhor recompensadas, e existir a possibilidade de colocar várias categorias de carros na mesma corrida para simular umas 24 de Le Man á maneira, como no PC2.
Mas isso só seria possivel com a Sophy…talvez para o GT8.
Blz, Alexandre, o jogo tem mesmo um desbalanceio que créditos em algumas corridas, e provavelmente nessas customizações é um outro exemplo disso, a razão tempo/dinheiro não vai compensar muito!
Já testou a Sophy Juca?
Não, ainda não, estou perdido no mundo VR com outros jogos ainda, ontem tinha planos de passar o dia no GT7, mas tive imprevistos que mudaram meus planos, vou ver se hoje a noite consigo jogar um pouco do GT no VR e de testar a Sophy pra ver se é uma competição mais agradável!
Uso um NSX 2017 com pneu intermediário, mas tenho conhecido que fez com DP-100 VGT e pneus esportivos duros (https://www.youtube.com/live/c_D-IboY-xQ?feature=share&t=5512)
Legal, eu acho a Tóquio uma prova bem mais difícil que a Sardenha, não sei se por não ter usado o carro mais adequado, ou não controlar bem o consumo e ter de fazer paradas… Sei que na Sardenha eu abro volta ao final da corrida em termo de tempo e nunca perco o bônus de corrida limpa, em Tóquio isso é bem fácil de acontecer (perder o bônus) já que a pista é mais estreita e tem algumas curvas mais fechadas, ou seja, no geral sempre fico “na pindura” até o fim, isso se não perco o 1o lugar. Mas vou testar depois esses carros que você citou, porque ficar só na Sardenha pode ficar monótono.
Você só perde a corrida limpa se você tocar nos outros carros, bater nas paredes “é liberado”, não tem uma corrida em que eu não deixe um pouco de tinta azul na parede!!!!
E o NSX está com setup, mas sem redução de peso. O NSX está chegando em 10.000 km só em Tokyo
Achei estranho este trecho, desde o GT Sport venho percebendo melhorias na IA sendo o mais notável o fim da fila indiana que tanto reclamavam nos jogos anteriores. Já no GT7 jogo diariamente em Tokyo para ganhar uns trocados, é um circuito sem zonas de escapes e que consegue colocar até 3 carros lado a lado e nessas corridas a IA não atropela e sempre evita o contato, até pensei em estar na opção normal, mas quando fui ver a opção de dificuldade já estava setada para profissional.
Também no início de um trecho de subida em Alsace dei um toque na Sophy mais desafiadora (aquela que sempre começa atrás de você) e ela rodou na hora. OS demais carros até colocaram o emoticon com sorriso devido o erro do outro oponente.
Eu acho que corrigiram isso do GT Sport para GT7, o que faço é correr em um evento de tokyo que dá 550 mil, se fizer corrida limpa ganha 825 mil, isso em menos de 30 minutos.
Em relação ao primeiro ponto, não nego, a IA “tradicional gt” tem vindo a evoluir e em relação ao Sport foi uma evolução bastante positiva.
Também já fiz triwide em algumas rectas, no entanto em certos momentos da corrida eu já tenho ganho ligeira vantagem na posição chegamos a curva e a IA não trava nem altera trajectoria, simplesmente segue a trajectoria como se fosse num carril do electrico e abalroa.
(a Sophy tem uma evolução notoria neste aspecto).
Outra coisa que quero tentar ver na Sophy, é se nos circuitos ela usa a mudança recomendada pelo jogo. (não sei se será possivel, nas repetições com a camara no cockpit da Sophy).
Reparei que nas licenças em alguns circuitos a IA do tutorial não utiliza a mudança aconselhada pelo jogo.
(embora nesse tutorial não tenha bem a certeza se se trata de IA ou uma gravação do piloto da GT academy, agora que falo nisso é bem provável que seja gravação do piloto 😅)
Em relação ao ultimo ponto já expliquei num dos comentários acima, a minha intenção não é fazer money grind, é como o Juca falou e bem, é melhorar a razão tempo/dinheiro nas corridas customizadas.
Capaz de não usar, nem eu na maioria das vezes uso o recomendado
Sim, eu também não uso algumas vezes, é só um tira teimas meu.
Afinal esta situação acontecendo seria engraçado a IA não utilizar a mudança recomendada pelo próprio jogo.
(a mudança indicada por acaso é uma indicação que sempre achei muito positiva no GT, pelo menos para quem está a começar ou não tem tempo para se dedicar a todos os circuitos de modo a saber os limites, também é interessante a mudança recomendada alterar de acordo com o estado dos pneus e meteorologia, nice touch!)
O que acho um ponto positivo do GT7 é a reação da IA em relação a algumas ações que você faz, por exemplo, nessa de Tokyo já percebi que a depender do meu ajuste no carro a IA altera a estratégia em corrida. Já tive ajustes em que em uma corrida de 12 voltas a IA mais próxima parava na 4ª volta, mudei o ajuste e começou a parar na 5ª volta, mudei novamente (carro ficando melhor) e a IA começou a parar na 6ª volta, se por acaso a IA ficasse bem próxima ela esticava ainda mais.
Lembrando que quando falo IA acima é sobre o carro que está em 2° lugar.
OFF
Eis um ótimo exemplo sobre o que é o flame war, e porque pessoas repetirem essas “narrativas” é uma tremenda vergonha alheia.
https://twitter.com/whitemobb1/status/1632132154787352576?s=20
Estou compartilhando este link porque suspeito que algum participante desta live leu a nossa discussão aqui na PCmanias sobre API e construiu uma “narrativa” por cima. A Digital Foundry falou sobre a questão das APIs do PS5 no Direct DF, mas fomos nós quem levantamos a questão da interoperabilidade com a PS4 aqui nos comentários. Não me recordo de ver outro lugar discutindo isso recentemente, seja gaf, era ou outro. A Digital Foundry em nenhum momento mencionou sobre similaridades com a PS4.
Acho que nem preciso discorrer sobre os absurdos que foram inventados no vídeo. Ou alguém aqui acha que descontinuaram todo o código-fonte do DirectX 12 e construíram o DirectX 12 Ultimate do zero?
Apenas apreciem (com moderação).
Esse cara do vídeo é o mais infantilizado e ignorante em assuntos de games que já vi, um tal de Duff, desses fanboys do xbox que só existem para o flame, se passa por um nerdola no visual e como se entendesse do que fala, mas sem qualquer conhecimento intelectual razoável, construindo ideias estapafúrdias… O PS5 está com os jogos mais bonitos da indústria, jogos com RT, com IAs mais avançadas… e na cabeça dele as APIs do PS5 é que estão a segurar as novas features que ele não vê nos jogos que estão no Xbox… Pior é que muita gente também não tem informação e discernimento e cai nesses influenciadores da desinformação. Uma geração que glorifica a ignorância… É só tudo muito triste!
Não foi esse rapaz que afirma que o Xbox tem Raytrace desde 360?
Se não é o caso… perdão pelo equívoco.
Eu sinceramente não sei, pois não acompanho essa criatura, só o vi algumas vezes quase que por acidente, sempre a falar groselhas que nem tenho saco para terminar de ver.
Sobre esse papo de RT no 360, lembro de uma estória dessas em que diziam que um dos Gears antigos já tinha um sistema de sombras baseado em RT, acredito que apenas para orientar o direcionamento do sombras corretamente ou algo do gênero, o que poderia até ser verdade já que sempre foi possível ter RT em qualquer máquina, mesmo mais antigas (RT pode ser feito por software), a qualidade do que resultaria e a performance é que seria questionável, mas acredito que se tem alguma verdade nisso, parece mais daquelas coisas ditas pelo marketing que são propositadamente ditas mas levadas a crer-se mal interpretadas pelos fanboy para exaltar algum tipo de superioridade do console que possuem.
Pela primeira vez eu percebi o Juca nervoso!
Não esquenta com isso Jucar… “Não és tu a perder por ignorância“.
Não fiquei nervoso, é que às vezes é difícil passar a emoção só por texto. A única vez que me irritei por aqui, que me lembre, foi como uma discussão com o Fernando Medeiros porque ele ficava indo pros “ad hominem” e isso irrita bastante, porque é gente que pensa que o que se discute aqui é pessoal, e revela falta de argumentos, aí é realmente irritante.
Aí foi só uma opinião mais seca, que provavelmente por uma escolha de palavras ruins parece que estou bravo, mas não estou, estou de boa, só acho triste pessoas que não têm o mínimo discernimento da realidade serem influenciadores de outra pessoas. O talento do cara que angaria seguidores é a ignorância e falar abobrinha como se fosse informação, nem pra comédia serve.
Da view para esse não, ele é da mesma época da velha mil grau, fica postando mentira e uma vez até chorou pq o One fa dele deu problema e a MS negou conserto 0800 no pós garantia!!
Ele só faz flame
Esse Duff é uma vergonha, dos piores que existe, isso não deve ser levado a sério não
[OFF] Outro dia estava aqui a discutir com um colega, e afirmei que pelo que já havia lido que a Engine usada em FF16 era a Unreal 4. Eis que surge a Square e diz que a Engine de FF não é nem Unreal, nem a Luminous… Então estou aqui a corrigir a informação. Os rumores agora mais prováveis é que seja uma versão da “Cristal Tools / White Engine” melhorada. A título de informação, Cristal Tools é engine usada por FF XIV, e meio que é uma engine hibrida de coisas criadas pela própria Square-Enix, e outras ferramentas criadas por terceiros da Indústria que foram incorporadas à Engine.
https://www.eurogamer.pt/final-fantasy-16-nao-foi-feito-com-o-unreal-ou-luminous
https://en.wikipedia.org/wiki/Crystal_Tools
vou fazer um emulador de lunático
“ain, a Sony comprou a Square e a engine é a Decima”
garanto pra vc que se fosse do lado verde, já estariam correndo pra cima e para baixo com esse rumor.
Um FF na Decima seria surreal!
Tem algum motivo pra não revelar a engine?
Rapaz, só consigo imaginar que, ou estão a lançar uma nova engine não divulgada ainda e só querem falar mais em momento oportuno, ou tem a mão da Sony no negócio e não estão querendo ainda falar pela treta atual com a MS, mas é mera conjectura minha, isso não é fato, são hipóteses que me passam pela cabeça.
Hehe fui eu que falou sobre a Square não assumir qual engine estava usando e se me lembro levantei o ponto de ser alguma engine do ps. Eu duvido que seja, mas nada me surpreenderia se fosse já que a relação entre as 2 vai bem e a Sony anda portando seus jogos pro PC.
Pois é Andrio, não lembrei exatamente com que era, fiquei achando até que era o Lívio. Quando falei disso acho que até pus um artigo onde diziam que a primeira demo do game corria no Unreal 4, mas eis agora a Square a afirmar que não é nem Unreal, nem a Luminous.
Tempos atrás saiu a informação de que o primeiro jogo com a U5 seria o Kingdom Hearts 4, então, as coisas pareciam se ligar.
Uma engine da Sony acho pouco provável e refortaleceria os rumores de que pode estar a pintar uma aquisição, em especial após o enxugamento da Square com a venda a preço de bananas da parte ocidental da divisão, mas por enquanto, tudo é mera especulação da minha parte. Acredito mais na possibilidade de uma engine nova deles próprios ainda não anunciada, mesmo que seja a Crystal Tools 2.0.
Sinceramente não me impressionou, tanto que venci todas as provas, incluindo o mano a mano em pouco mais de uma hora. Querem um verdadeiro desafio, joguem Asseto Corsa Competizione!
Mas não pareceu mais naturalmente competitivo pra você?
Penso que este teste tem mais a ver com comportamento em pista do que propriamente o aspecto competitivo.