Os últimos relatórios financeiros da Sony não podiam ser melhores, apesar de as vendas da consola terem caído mais do que o esperado, consequência da falta de lançamentos de peso.
Os documentos da Sony mostram que a empresa vendeu 2,4 milhões de consolas no último quarto, o que nos atira para os 61.6 milhões de total de consolas vendidas.
Apesar de tudo, o número de consolas vendidas ficou abaixo do esperado, vendendo pouco mais do que a Switch, em fim de vida, que vendeu 2.1 milhões.
Aqui a culpa será da falta de lançamentos exclusivos ou de peso, sendo que, mesmo assim, a Sony vendeu neste período, 53.6 milhões de copias de jogos.
As vendas representaram uma subida da receita de 12% face ao ano anterior, ajudando igualmente por um crescimento das vendas de serviços, principalmente a PSN Plus.
Assim, e com as ajudas adicionais das vendas de jogos first party, serviços de rede, e acessórios, a receita operacional cresceu 33%.
Assim a Sony corrigiu as suas estimativas para o ano fiscal, aumentado os valores previstos de receitas e receitas operacionais obtidas em vendas em 3%.
A Sony anunciou igualmente 116 milhões de utilizadores mensais ativos na PSN (eram 108 milhões em igual período do ano passado).
Esperando um showcase forte em setembro. Playstation fazendo 30 anos em dezembro de 2024 e a Sony tem que começar 2025 com o pé na porta.
Se não fizer um bom showcase ( acho que fará) entenderemos o real estrago da gestão e essa geração ps5 a nível de exclusivos, ficará bem comprometida a não ser que a Sony dê uma alongada, algo que realmente acredito, ainda mais com a possível chegada do ps5 pro.
Complicado… E agora a notícia é que cabeças rolaram com o cancelamento do Factions 2, que teria custado muita grana e 4 anos em produção. Tô com a certeza que a Sony aposentou o Jim Ryan nessa aí.
Muito bom para a Sony aprender que GaaS não é e nunca será o caminho pro PS em questão de exclusivos e sim os SP de qualidade, que é o diferencial da plataforma e pelo que o PS é conhecido mundialmente.
Sim, as vezes é bom tomar um susto para acordar e voltar às raizes!
OFF: Eu não me surpreende quando um PC de 2000 euros bate ou até esmaga uma consola de 500… Mas quando um PC de 2000 euros, com uma 3090 Ti, a 4K nativos, com o detalhe em very high dá 7 fps, e uma PS5 com o detalhe Custom visualmente equivalente ao high-very high a 4K nativos dá 30 ou a 1440p nativos dá 60, eu tenho de me rir!
E isso está a acontecer com o Black Myth: Wukong.
O ps5 é provavelmente o melhor console da Sony já construído, mas… Não se mostrou ainda por conta de incompetentes na gestão. Tomara que ainda tenha tempo para mostrar jogos totalmente full ps5 incríveis antes do ps6 nascer.
Concordo com você Edson. É o melhor console já desenvolvido pela Sony, mas estão nerfando e dando as costas ao Cerny, de certa forma. Lembro que o Cerny disse que 825GB de armazenamento era algo pensado, pra aproveitar o máximo de potencial da I/O do Ps5. Mas no Ps5 Slim meteram 1TB de armazenamento. Fico questionando essas decisões… Será que conseguiram contornar o que não conseguiam aproveitar com 1TB de armazenamento ou apenas significa que a I/O do Ps5 nunca será utilizada no seu máximo devido ao PC? Fica o questionamento… Talvez o Mario poderia trazer mais questões acerca disso para discutirmos.
Trocaram o flash do PS5 de 5.5gbps com 6 níveis de prioridade por um com 6.5gbps (por ex) com dois níveis de prioridade (o padrão do PC).
https://www.pcmanias.com/o-que-significam-os-niveis-de-prioridade-nos-ssd/
Agora o SSD interno do PS5 funciona exatamente igual o SSD externo, banda crua mais rápida e menos níveis de prioridade.
Isso é o que eu suponho que fizeram, botaram o Flash interno funcionando igual a expansão…
Deto… isso não funciona assim!
Os níveis de prioridade são algo que podes conseguir por hardware ou software. Naturalmente que por hardware é melhor pois não gasta recursos do sistema.
A questão é que qualquer SSD pode ter 6 níveis de prioridade. No caso da PS5, eles são conseguidos por meio do controlador (hardware) que é igual nas duas consolas. Basicamente tu para conseguires mais níveis de prioridade o que vai acontecer é que vais ter de baixar a velocidade de transferência. Por isso é que a Sony recomenda que nos discos de expansão se arranje um com mais de 5.5 GB/s, que é para que, caso se subam os níveis de prioridade, consigas manter os 5.5 GB/s.
A PS5 Slim usa um disco mais standarizado, e não o original da PS5, que por defeito traz 2 níveis de prioridade, e uma transferência de 6.5 GB/s. Mas se puxares pelos 6 níveis, eles estão lá, e a velocidade vai cair para os 5.5 GB/s.
As specs de performance das duas consolas, mesmo com hardware diferente, não foram alteradas.
Eu nem quero comparar o nível de Ray Tracing nesses teste. Provavelmente é bastante superior no PC!
Mas a questão não é essa. É que quando se tem um jogo onde uma 3090 TI tem de descer aos niveis da PS5 para poder correr a 4K 30 fps, então a PS5 realmente vale a pena.
Por essas e outras me anima um Ps5 pro. Eu poder correr jogos num nível de uma 3090 e até acima por 1/4 do preço é realmente um feito e tanto.