Os jogos 8K são ainda um utopia para consolas. Mas a realidade é que o único que existe… é para a Playstation 5!
Convenhamos. As consolas são sistemas de 500 euros, e que mesmo para os 4K, devido à evolução gráfica e dos motores, nem sempre se garante os mesmos de forma nativa.
Nesse sentido, anunciar 8K é, e sempre foi, uma utopia!
Mas a realidade é que a remoção do anuncio dos 8K não se prende com algum tipo de burla. O GPU é bem capaz de apresentar jogos a 8K, apenas que, com excepção de jogos Indie, ou jogos mais antigos, essas são resoluções utópicas de serem atingidas por esse GPU. Afinal a PS5 é mais capaz do que a capacidade média da maior parte dos utilizadores PC (dados obtidos dos inquéritos Steam).
No caso da Playstation, a consola sempre apresentou o logótipo de 8K na sua caixa, sendo que o único jogo que o suportou foi The Tourist, que corria a 8K 60 fps na consola, mas que era um jogo Indie básico.
Curiosamente, a XBox, onde Phil Spencer apareceu com o APU na mão com o símbolo 8K gravado no mesmo, tendo usado a sua foto como Avatar durante muito tempo, nunca teve qualquer jogo 8K, e o mesmo The Tourist corre a 6K 60 fps nessa consola.
A realidade é que, talvez por isso, a Microsoft já há bastante tempo que deixou de anunciar a sua consola como 8K, com a caixa a apenas anunciar 4K e 120 fps. A Sony nesse aspecto manteve a “ilusão/logro” durante muito mais tempo.
Mas a remoção do logotipo prende-se essencialmente com o mercado de TVs. Espera-se que os 8K pudessem ser uma revolução como os 4K foram, mas o que se viu não foi isso. Não só os 8K são uma utopia para as consolas, como se trata de uma resolução que traz muitos poucos ganhos face aos 4K. Particularmente se tivermos em conta o seu custo benefício, e o facto que as larguras de banda e as dimensões dos media para 8K são absurdas e pouco praticáveis. Nesse sentido os 8K deixaram de ser algo de verdadeiro interesse promocional, e nesse sentido, foi retirado.
Pior que a Sony só deve ter removido pra por agora na caixa do Pro a dar algum destaque a seu novo produto frente ao PS5 padrão.
Sinceramente não sei se 8K reais me impressionariam como foi do 1080p pro 4k+hdr, talvez precisem inventar algo mais pra criar algum apelo, entendo a importância de mais resolução, sobrrtudo pra telas enormes onde o tamanho do pixel passa a ser mais perceptível, ou mesmo a distância entre eles, mas a mim, 8K me parece um tremendo desperdício de energia e dinheiro. Mas posso estar falando bobagem, já que nunca vi, pessoalmente uns 8k reais, e fico bem satisfeito com 4k e até menos.
Sobre o futuro, estou ansioso pra ver se as comparações exdrúxulas da DF vão acontecer (tipo PS5 Pro arrasa o irmão anterior – PS4 Pro) dessa vez, ou se vão fingir que o Series X e S não existem, e/ou se a comparação com a PS5 Pro vai ser sempre com placas top da Nvidia.
Em 65 polegadas não é perceptível, ao menos numa distância que dá para utilizar. Imagino que fique bom em TVs de 85 para cima. Mas é nicho do nicho. Muito mais importante é melhorar a luminosidade do painel e games com HDR descente.
Indo mais afundo nessa questão o PS5 ( do jeito que o firmware está hoje ) só conseguiria ir a 8k 60hz sem HDR com 420, ou seja, usando só 8 bits de cor, pois a banda que ele utiliza está limitada a 32 Gbps ( sem compressão, com DSC é outro valor).
Pelo que eu li, não se sabe ao certo se o chipset de HDMI do PS5 não é capaz de ir a 40 Gbps mas o fato que está limitado a 32 Gbps hoje.
Já o Xbox Series X poderia ir a 8k 60hz com HDR 10 bits com 4:2:0, já que a banda dele já é 40 Gbps.
Segue link abaixo para um calculador de banda do HDMI 2.1:
https://www.murideo.com/hdmi-21-bandwidth-calculator.html
deve ser a USB-C para o PS VR que pega o “resto” da banda
Não vejo muito sentido nisso, Deto, já que pro PSVR2 é imagem que pode ser 4k@120, embora muitos jogos não devam chegar a isso.
Embora a 3.1 se resuma a no máximo 10Gbps a 3.2 já vai a 20 e além. Mas é difícil realmente saber o motivo da limitação de banda no hemisfério do PS5.
mas quando liga o PS VR 2 no PS5 tem uma saída de vídeo diferente para o PSVR e outra para a tela de TV.
não seria por isso?
Nesse caso sim, mas acho que o que é exibido na tela é uma fusão da mesma imagem dos óculos ou apenas o que vai num dos olhos, não acho que haja nenhum tipo de conversão na coisa, e a banda do hdmi, até onde sei, não tem a ver com a banda da usb-c do VR, que é o único cabo que transmite e recebe tudo do VR, e até onde sei as bandas de transmissão são diferentes e cada porta tem a sua.
Não sei muito bem o que a Sony faz com a HDMI, mas não é de hoje que eles fazem as coisas de modo diferente. O PS4, por exemplo, eles fizeram algum remendo ou codificação na HDMI 1.4 que permitia coisas que teoricamente não seria uma porta suficiente pra ela fazer, então, ter uma banda de 32Gbs testada sabe-se lá como e outra a 40Gbs sabe-se lá como, não quer dizer que a Sony não consiga transmitir o mesmo, já que não sabemos como se chegou a esses valores e como vai se entregar a coisa ao final. Por exemplo, conjecturam que a USB-C no VR transporta muito mais informação por usar um protocolo de DisplayPort pelo USB, como se conseguisse mais vias de informação de dados paralelas por usar um protocolo diferente do padrão, mas encare isso como especulação, pois é algo que li, não lembro a fonte mas sei que o PSVR2 recebe imagens de até 4k@120fps com HDR (jogos mais simples teoricamente podem), como ele faz isso por uma USB-C de 10 ou 20 Gbs de banda eu não sei explicar. Talvez uma supercompressão e descompressão… Quem sabe o Mário se interesse por desvendar/explicar isso e as coisas possam ficar mais às claras.
Acho que mesmo esse tal de tourist que tem 8k/6k, sofre downsampling na saída dos dois consoles, então, salvo pelos filmes 8k que possam exibir e talvez ter mais informação passada pelo Xbox, é algo que ao fim só tem finalidade de marketing e guerrinha de consoles, mais que utilidade pra alguém.
Estou na fé de que com o console da Microsoft quase morto as discussões passem aos jogos e qualidade dos mesmos ao invés de discutirem se o meu console é melhor que o seu, nos sites de jogos pela internet. Mas é só fé mesmo. Lol
Ele sofre downsampling porque os consoles tem saída apenas de 4k, se tivesse 8k seria nativo sem upscaling.
Vai ter notícia do evento do Xbox? Foi um dos melhores eventos da história da indústria dos games! Pra ser perfeito só faltou o portátil e os jogos da ABK no Game Pass!
Nossa cara, metade de todos os eventos da Sony são iguais o melhores que esse do xbox e vc já tá assim?
Gente do xbox falando que starfield seria o jogo da geração… Para padrão do xbox starfield é um GOTY, para padrão do xbox esse evento é o “evento da década”
Ninguém vai ficar super emocionado com esse evento, a não ser quem viu o anuncio do xbox SX com Macaco Craig e teve que dizer que aquilo lá era bom…
Pra mim o único evento da Sony que dá pra comparar com esse Showcase foi a E3 2016, que foi muito épica também! Me fale porque esse evento foi mediano e mostre quais da Sony foram melhores e porque!
2020 o PS5 foi anunciado com spiderman, demons souls, returnal, GT7 e mais.
Desse evento, quatro jogos eu já platinei:
Returnal, Spider, Demons Souls e Astro’s Playroom
R&C eu so joguei 2h, to esperando o Pulse Elite chegar para jogar mais
GT7 jogo toda a semana no mínimo
Astro’s Playroom eu tenho 20h, platinei e quando chegar o Pulse Elite vou fazer 100% da DLC que saiu essa semana
Vou te dar mais uns exemplos:
Ryse melhor gráfico da humanidade, até hoje fã de xbox posta sobre ele… The Order ninguém lembra mais.
Starfield vai “redefinir o que é a humanidade”, no playstation seria um jogo mediano que ninguém mais falaria hoje.
Tudo no xbox é assim e só vcs fãs do xbox não percebem isso
https://canaltech.com.br/games/anuncio-playstation-5-saiba-tudo-166346/
Como eu disse, no mundo de fã de xbox que esse evento é o supra sumo da humanidade… Claro, comparado com o xbox SX anunciado com Macaco Craigs… UM ano sem exclusivos, obvio que é “da década”
Do lado do playstation seria mais um evento nota 7 ou 8; para nível xbox é um 10/10 evento da década.
Não lembra dos eventos da Sony pq estava muito ocupado com FUD de “ps5 clock fake” viajando com “12tf full rdna2” e fingindo que o Macaco Craig era legal e engraçado e ficar um ano sem jogos era bom pq “exclusivos de nova geração são anti consumidor”
Eu acho que o evento da Microsoft empolgou pelo volume, com diversos jogos interessantes apresentando trailers com trechos de gameplay.
Mas os eventos da geração PS4, principalmente E3 2015 e 2016 impressionaram não apenas pelo volume, como também por aspectos técnicos muito diferenciados para a época.
A E3 de 2015 por exemplo, a revelação e gameplay do Horizon Zero Dawn foi espetacular (Thunderjaw 550k poly https://x.com/dejongemathijs/status/647309631329538048). O mesmo poderia dizer do Uncharted 4, uma gameplay deslumbrante. A E3 de 2016 com a orquestra e live demo do novo God of War, foi de cair o queixo.
Então esse fator “wow” a meu ver ficou bem escasso nesse evento da Microsoft no último domingo. Na verdade, a live gameplay do Forza Horizon 5 no evento de 2021 foi mais “wow” do que qualquer jogo apresentado no domingo passado. Mas foi um ótimo evento, isso não tem o que negar.
Deto, sabe o problema de nós consumidores de PlayStation no momento? Só estamos vivendo de passado! “Ah! Evento x de 2016, ah! Evento y de 2020… O problema é que o PlayStation parou por aí! Esse State of play foi fraco, não há praticamente nada de AAA da Sony mostrado no horizonte, fora Wolverine, apenas palavras de devs e especulações. Já imaginou que tudo ou quase tudo que pode estar sendo feito pela Sony no momento pode ser do ps6? Cara, estamos perto da nova geração e até agora não vimos praticamente nada de ninguém. Esse evento do Xbox pode não ter sido bom pra vc, mas ali tem muita coisa de Series, pelo menos! Até o momento, os ultra mega gráficos do ps5 que vi eram… Crossgen. A Sony passou 1 ano para lançar um AAA e já ficará novamente mais de 1 ano para lançar outro e vc quer falar do Xbox? Vamos criticar com racionalidade, pois se acharmos normal, nos tornaremos “fundamentalistas” iguais muitos caras do Xbox que dão amém a tudo.
Da história é meio absurdo. Mas foi o melhor desde a pandemia. Se a Microsoft ainda tivesse no mercado de consoles, a Sony iria sofrer. O problema é que viraram um estúdio, logo terá pouco impacto na concorrência.
Estou assistindo hoje, e o evento foi muito bom, falta um pouco de gameplay real mas gostei bastante da apresentação de Doom, South of Midnight, Perfect Dark e Fable, parecem todo muito bonitos e interessantes, mas desses, o único que dá pra apostar que tem boa gameplay dada como certa é Doom… Mas vou continuar assistindo aqui…
Por enquanto, dos thirdies só achei interessante um RPG e Metal Gears… Mas a apresentação está muito boa até agora… CGs muito bonitos como o de Diablo. Flight simulator também muito bonito, provavelmente o jogarei em VR!
Line up da MS muito boa se sair tudo como anunciado.
Você não teve tempo de ver ao vivo?
Não, só tô vendo agora.
O problema da MS parece ser o excesso de jogos de 1o pessoa, ao menos pro console. E o reanúncio de muitos jogos que já foram anunciados e marqueteados outras vezes, mas é uma ótima apresentação. Muitos jogos, inclusive próprios, é ver se saem mesmo como prometido… Avowed me parece meio diferente do que foi anunciado desde o começo, mas ainda parece interessante. Stalker 2 muito bonito tb, queria essas coisas era no VR, seriam provavelmente melhores ainda! Aninda não vi Gears, mas deve ser o próximo, já que parece estar acabando aqui.
Editado: Acabei aqui, uma ótima apresentação. Pra meu gosto 4 jogos interessantes da MS e mais uns 3 Thirdies. Agora é ver se saem quando prometido e se serão bons e interessantes como parecem.
O RPG third parece incrível. E assisti o trailer do novo Dragon Age. Se sair a tempo será o Goty desse ano. Muito absurdo.
Gosto de Dragon Age, o problema dele é só ser EA mesmo! Lol
Falo assim, mas jogo , ou joguei, quase todo NFS, gostei de Grid Legends e adoro os Mass Effect. Mas a EA é uma desgraça! Vou repetir pra não perder o costume! Lol
Pior que o hate em cima de Dragon Age está enorme, imagino que seja por causa da cor de pele do protagoniesta só pode!!!
Já virou até notícia na eurogamer!
Se for isso é imoral. Deram uma atualizada no gameplay, com foco mais em ação. Se o cara for purista, pode achar ruim. Mas gostei muito do trailer. Só espero que não saia quebrado.
Off: Voces sabiam que a Meta vai usar os vossos dados do Facebook, instagram e outros, para alimentar uma IA?
Eu opus-me ontem a isso e a minha oposição foi aceite.
Infelizmente a coisa está posta ao contrário, e por defeito as pessoas deveriam ser excluidas, com a participação a ser voluntária. Neste caso não é, e aconselho a quem não quiser ver os seus dados numa IA a opor-se.
Como se opor a isso? No próprio aplicativo?
Mário, a MS vai por IA no próximo Windows e vai reservar 50 GB dos nossos SSDs pra fotografar nossa tela a cada “5 segundo”, sob a pretensa desculpa de nos ajudar… Hoje já tem a capacidade de instalar e desinstalar o que quiser… Meu último Windows será o 11, pra mim chega de atualizações invasivas, mas massa está aplaudindo. Se fosse o Estado fazendo o mesmo estavam chiando sobre liberdade e privacidade, essas empresas são horríveis e infelizmente não serão freadas pois mandam nos parlamentos e em breve em tudo o mais.
Pra ficar perfeito faltou principalmente uma live gameplay do novo Gears. Apesar de estar muito empolgado com a proposta do novo jogo, queria ver uma gameplay real.
Mas o evento foi muito bom, vários jogos que me interessam.
CG é legal, mas nos dias de hoje não ver gameplay faz desconfiar (que pode estar muito longe, por exemplo), e tudo bem que é um estúdio consagrado, e não têm muito como errar, mas imagino que decepcione os fãs, a mim, se for de um estúdio do qual eu esperaria algo, iria gostar, mas ia também me decepcionar. Certamente será um jogo pra 2026 e além, já que têm muita coisa pra lançar agora com a ABK e a Zenimax no portfólio da empresa.
Calma, jovem! Tu parece aquele virgem que pegou a primeira mulher na vida e acha que ela é a Mariana Ruy Barbosa! O evento do Xbox foi um bom evento pra todos, mas pra fanboy é o melhor da história. Que piada.
O site é bastante bom , mas os comentários já estão a parecer os da Eurogamer ataques de defensores de marcas Xbox vs ps .