Durante a sua sua teleconferência financeira trimestral, o CFO e COO da Sony, Hiroki Totoki forneceu mais informações sobre o desempenho e os planos para o negócio do PlayStation.
O painel executivo da Sony veio referir que o Platform Business Group está a dar prioridade à expansão do número de utilizadores ativos e engajamento, enquanto que o Studios Business Group está a concentrar-se em fortalecer o cronograma de desenvolvimento e a otimizar projetos de desenvolvimento para lançar jogos de sucesso de forma consistente.
Sob a nova estrutura de gestão, o Platform Business Group está a manter e a expandir constantemente o número de utilizadores ativos e o engajamento como iniciativas prioritárias e pretende fortalecer ainda mais a plataforma PS de forma a estabelecer um espaço de ganhos estável.
Além disso, o Studios Business Group está a fortalecer o seu cronograma de desenvolvimento e a otimizar os projetos de desenvolvimento para lançar títulos de sucesso de forma consistente e contínua.
Durante a sessão de perguntas e respostas, Totoki-san acrescentou que a reestruturação da PlayStation nos Grupos de Negócios de Plataforma e Estúdios visa alcançar “reestruturação de custos e otimização de portfólio” e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência do negócio.
Não esquecendo a Bungie, os seus recursos humanos restantes estarão focados em Destiny 2 e Marathon, procurandoa “alta qualidade e experiências de jogo”. O restante jogos, que estava em incubação será realocado dentro dos PlayStation Studios.
Isso é muito bom! Mário, vc já se questionou pq nessa geração os games andam demorando para serem lançados e não são tão distantes assim tecnicamente dos jogos da geração ps4 mas custam 2/3 vezes mais para serem produzidos… Será que o caso da Bungie não é um caso isolado, msm dentro da PlayStation Studios e com essas declarações, a empresa já identificou algo. Eu não consigo aceitar 5/6 anos de lançamento de um game para o outro, sinceramente!
O aumento do custo de produção é geral. Mesmo com a qualidade PS4 eles subiram. Sinceramente acho que a IA vai ajudar muito com custos de captura de movimento e mesmo vozes e banda sonora.
A partilha de recursos entre estúdios tem de ser uma realidade. Só dessa forma se reduz o tempo de produção.
Estava vendo alguns vídeos e lendo em alguns blogs e vi algumas questões que me parecem promissoras, Mário. Parece que já há pesquisas visando implementar funções de IA capazes de detectar bugs, realizar modelagem, criar mapas completos, dentre outros. Penso que, se essas pesquisas se concretizarem e se mostrarem realmente eficientes, vai haver um boost considerável na velocidade de produção de jogos.
Ainda acho que esse aumento de custos do PS4 para o PS5 foi inflado por “libera a grana ai que aumenta mesmo e é isso mesmo”
eu joguei horizon zero dawn e forbidden west, o FW custou muito mais e tem muita coisa inútil e nem parece que custou 4x mais. Aquelas arenas lá de luta corpo a corpo achei muito ruim
Alloy sempre foi uma caçadora e caçador não sai na porrada dos animais, ou maquinas, que vai caçar.
Mas um monte de gente ficou enchendo o saco falando de “mas como a Alloy não sai na porrada com todo mundo?” e a GG resolveu atender esse feedback inútil.
Eu iria botar uma linha de diálogo logo no inicio do jogo para debochar disso, com algum personagem abobalhado perguntando pq a alloy usa flechas e armadilhas para caçar as maquinas: “quem sabe eu saio no soco com as maquinas?”.
Depois botava uma quest dos acampamentos de bandidos debochando disso “ah tá, um monte de bandido… vou ir lá sair na porrada com eles ou lançar flechas a distância?”
Pronto
Mas ai foram lá meter recursos para melhorar o combate corpo a corpo e aquelas arenas de combate.
Boto fé no Totoki, parece ser um gestor que sabe pra onde vai, firme no objetivo, entretanto, não levo muita fé no Hulst, que não duvido ser o maior vendedor das novas ideias ao ex-Ceo que tirou a PS de um bom caminho que vinha em suas produções.
Demitam o Phil Spencer se isso for verdade! E mesmo se não for, é óbvio que uma hora isso vai acontecer! Estou falando é claro do anúncio do Forza Horizon 5 no Play 5 na Gamescom! Quando todos os jogos do Xbox forem pro Playstation eu vou ter jogado fora algumas dezenas de milhares de reais em Game Pass e jogos comprados! Eu tenho mais de cem jogos na minha conta! E não vai dar pra passar A PORR@ DOS SAVES pro Playstation! Eu vou ter desperdiçado milhares de horas da minha vida em uma plataforma que agora é totalmente desvantajosa porque eu poderia jogar todos os jogos que eu jogo no Xbox no Playstation e mais os jogos da Sony! Vocês não tem noção o quanto eu estou puto com isso! A não ser é claro que ela anuncie a integração do PlayAnywhere com o Playstation! Mas eu tenho minhas dúvidas se ela fará isso!
Sinto muito, Paulo. Mas não podemos dizer que você não foi avisado e que não existiram sinais óbvios, né? As vezes a gente paga caro pela paixão.
E não sei não se será Forza hein. Eu acredito em Starfield, pois já era pra ser multiplataforma antes da aquisição e vai revoltar muito menos a fanbase mais fanática do que um Forza, que é uma bandeira do Xbox. Mas mesmo que seja Starfield, eu lhe aviso: Pula fora desse barco que já está furado faz tempo. Não vai querer pagar mais do que já pagou pra ver, né?
Desde que ela anunciou os 4 jogos iniciais pro Play eu já sabia que não pararia aí! Isso era evidente pra qualquer um com cérebro! Isso é realmente muito triste! Eu só não troquei de console ainda porque eu tenho muitos jogos no meu Xbox! E começar uma conta do zero me dá preguiça!
A propósito, Play anywhere, mesmo que venha a existir pra versões PS, só valerão pra compras futuras. Digo isso porque tenho a versão digital Halo Collection apenas no Xbox e não tenho acesso a versão PC, pois o comprei antes de existir o Play Anywhere. Pra jogos físicos nem se fala, tenho quase todos os exclusivos Xbox da geração passada e nenhum me dá direito a versões PC, tanto que depois comprei os forza que sairam pra PC (FH3,4 e FM7) novamente no marketing place da MS após ter desistido do Xbox como console.
Eu percebo-te Paulo, e não posso dizer que foi com alegria que abandonei a Xbox nesta geração. Mas como mantive a minha consola antiga, os jogos dela estão lá, pelo que no fundo não perdi nada. E tu também não perdes desde que mantenhas a consola.
Paulo, você pagou pela diversão do momento, e não há drama nisso, sobretudo em tempos de jogos digitais. Não há nada eterno e garantido. E hoje, infelizmente, com jogos com patchs day one estamos todossujeitos a daqui um punhado de anos não conseguirmos jogar nem os jogos físicos pelo qual pagamos.
E se for pensar bem, talvez o modelo de fazer uma biblioteca tenha morrido. Não faz muito lembro de ter lido, não sei se aqui, sobre não ser permitido transferir sua biblioteca digital com a morte (como herança), logo, nada daquilo digital é seu de fato. Então, não há o que lamentar sobre isso, o que você e nós estamos pagando hoje é pelo momento de diversão vivida e não mais pelo direito de voltarmos a uma experiência no futuro.
E guerrinhas de jogos à parte, é ilusão achar que essas empresas têm alguma consideração por nós. E quem hoje se vangloria de que a empresa tal faz isso, esquece que a sua empresa do coração também vai fazer, pois é tudo só uma diferença de momento. Hoje já vemos tudo o de recém lançado do PS no PC, jogos MP de PS no Day One no PC… Não demora, e pode acontecer o mesmo que vem acontecendo com Xbox, basta uma má gestão continuada como a do Phil/Jimbo… É tudo muito frágil, um castelo de cartas.
Sim, é uma realidade. Mas as políticas da Sony continuam bem longe das da Microsoft. E nada do que definia a PS se alterou. Está diferente, sim, mas mesmo que diferente e com menor valor, o facto é que ainda está lá.
Paulo… Eu não sei à quantos anos conheces a PCManias, mas se for à muitos, fizeste-o porque quiseste, pois aqui andamos a alertar que a Xbox estava num caminho descendente e de se tornar Third à anos.
Todos os indicadores apontavam para isso, pelo que havia duas formas de agir. Percebe-los ou tapar o sol com uma peneira.
Houve muitos que optaram pela última hipótese, e passe o Forza agora ou não, ele vai passar pelo simples facto que os jogos na Xbox… Não vendem. E a culpa de tudo isto é de quem alimenta o Gamepass.