Um dos documentos que vieram dos leaks da Insomniac mostra alguns projetos futuros da Sony. E eles incluem expansão para o PC, TVs e Smartphones.
A situação pode não ser nada de mais, e nem ser diferente daquilo que já existiu em tempos, sendo que tudo depende do nível de implementação que a Sony vai dar à mesma.
O certo é que no leak da Insomniac aparecem documentos que falam do estudo da expansão da PSN da Sony para outros sistemas, como os PCs, Smartphones e Tvs.
Ora todos conhecemos já a aposta da Sony nos smartphones, mas o que existiu até agora e que a Sony pretendia expandir eram aplicações mobile baseadas nos jogos da Playstation. Ou seja, não se tratava dos jogos da Playstation nos Smartphones.
Da mesma forma, o PC já recebe os jogos Playstation (apesar que com pelo menos 2 anos de diferença), sendo que aqui a aposta era em levar a PSN para lá, ou seja, cobrar pelo serviço no PC, dando acesso à rede PSN, e aos jogos já libertados anteriormente na máquina.
Depois existe é a expansão para os smartphones, Tvs e PCs através de streaming. Uma situação que já existiu em tempos, mas que está novamente a ser pensada, desta vez com a inclusão dos smartphones como meio a alcançar.
Todas estas medidas acabam por não fazer grande diferença face ao que existe atualmente ou já existiu, mas com um par de senãos. É que estes serviços de streaming no PC e TVs, apesar de já terem existido, não estão atualmente ativos. E a PSN não existe senão fora da consola!
Se no PC até se consegue perceber que a PSN se instale pois há já um conjunto de jogos lançados na máquina, nos smartphones a oferta é demasiadamente pequena, pelo que se questiona o que se vai oferecer.
Agora se a ideia for oferecer o conteúdo todo o Extra ou Premium a estas máquinas, a Sony cai no mesmo caminho da Microsoft de tirar valor à sua consola, e vai, tal como esta, ver as vendas da sua consola a cair.
Isto parece-me um erro fulcral! A Sony não consegue e nem nunca conseguirá concorrer com a Microsoft no seu próprio terreno. As consolas, com a Playstation, isso sim é o reinado da Sony, e onde ela é líder incontestada pela qualidade dos seus produtos! Se há uma quebra na aposta, ou pelo menos uma diversificação da aposta, a Playstation vai perder o seu interesse. Os documentos roubados permitiram ver que a Sony tem consciência que serviços de subscrição canibalizam vendas e reduzem receitas, pelo que certamente já terá percebido que as políticas da Microsoft servem para uma consola que não vende, mas não são as ideais para uma consola que vende.
Daí que se questiona o que a Sony realmente deseja. A situação implementada com as devidas restrições não afetará a Playstation, mas sem elas… a Playstation está, tal como a Xbox, condenada a decair em vendas. E a Sony neste mercado fora das consolas não vai conseguir competir com a Microsoft.
Pior que esses estudos parecem não funcionar, basta olharmos o resultado no PC, todos os jogos juntos no PC não dão um sucesso de console, e imagino que também fizeram estudos. Ainda não entenderam quem é seu público na ânsia de dominar o mundo. O público de PC, com raríssimas exceções é fã de outros tipos de jogos, não curtem jogos filminhos, como dizem os fãs de xbox. Quem sempre quis jogar jogos de PS compra um PS, nem que seja ao fim da geração. A Sony está sendo burra entrando no jogo da Microsoft, que não consegue avançar no mercado de consoles por tudo o que tente.
Apenas relembrar que houve igualmente mudança de direção, ou seja, algo viram que não estava bem. Chutaram o Jim por isso algo vai mudar no todo ou na profundidade a aplicar. Se não continuava no cargo.
Bom ano a todos
“Todos os Jogos juntos do PC não dão um sucesso do console.”
Eu vou falar só dos que eu mais jogo aqui.
Euro Truck Simulator 2 – 13 milhões dado de 2022.
Cities Skyline – 6 milhões sem data específica.
ARMA 3 – 5.5 milhoes dado de 2020.
Civilization 6 – 5.5 milhões dado de 2019.
Estes são exclusivos. Mas existem outros lançamentos multi. Que o PC carrega o jogo literalmente,muito mais que os consoles.
Esses são jogos Indie de baixo orçamento. O Euro truck simulador 2, do qual até tenho um vídeo aqui na PCManias a joga-lo, custou-me 5 euros.
Faz diferença agora se é um indie de sucesso ? Sucesso é sucesso !
E o Euro Truck 2 diga-se de passagem é um estrondoso sucesso,
um jogo desenvolvido com muita dedicação
e talento, juntando as DLCs que são a parte mais interessante do jogo, dão muito mais que os teus 5 euros. E o jogo se torna outro em termos de dimensões, customização e diversão. Até a oportunidade de junto das entregas criar e crescer sua empresa de transportes existe.
O jogo original contempla a Europa central e as DLCs expandem seus perímetros. Trás acessórios aos caminhões, novos Pneus, Liveries, cargas, trailers…etc.
Jogo este jogo a mais de 10 anos. Nem sei, o tempo que tenho nele mas provavelmente é mais que todas as durações de singleplayer exclusivos do PS4 e PS5 somados juntos.
Eu não sei o contexto da mensagem. Entrei a meio sem ler.
Mas um indie é um jogo de baixo custo. Um AAA não.
E vender milhões a 15, 10 ou 5 euros não é o mesmo que vender a 80.
Esse jogo é igual Rocky I , o lutador, Mário.
1 milhão de custo de produção, 117 milhões de bilheteria.
Acha que sucesso e qualidade tem relação com custo de produção ? NÃO.
Não consigo compreender esse fascínio de vocês por jogo com orçamento alto só para chamar ele de AAA e depois não conseguir vender 5 ou 7 milhões (É
Eu observei bem as tabelas de vendas…)Ficando talvez até no 0 a 0 quanto as despesas.
E mesmo assim saem daí jogos medianos.
Claro que um indie de sucesso tem melhor relação receita custo que um AAA.
117 milhões fazem 5 excelentes Indies, mas não fazem um AAA.
Mas o que vende consolas e faz prosperar a plataforma são os AAA, não os Indies.
É o mesmo que esperar que um restaurante tenha sucesso pelas azeitonas das entradas e não pelos pratos principais.
Tempo não é qualidade! Argumento assim é pobre de compreensão mínima do que é uma real experiência em games. Por sua lógica, Sea of Thieves é um game melhor do que um Super Mario Odyssey ou um GOW por ex, pois é um Gaas. Obviamente que no seu gosto pessoal até pode ser, mas falo pela qualidade em linhas gerais. Esse seu pensamento duvido que não passe de desonestidade intelectual por a MS estar apostando em uma pilha de Games AA e por serviço. Se fosse o inverso, certamente vc estaria aqui criticando a Sony por fazer isso. Quando se fala da indústria nesses 30/40 anos, as pessoas não vão falar de EuroTruck, Sea of Thieves, Apex, e sim, de Super Mario World, Sonic, Resident evil, Castlevania, Zelda, Metroid, GOW, Tlou, Tomb Raider, GTA, Red Dead Redemption, Bloodborne, etc…
Quem julga o que é de qualidade sou eu jogando, eu e apenas eu, não é você, não são outros participantes deste site, não é a mídia, não é o metacritic e suas famigeradas notinhas. E definitivamente não são os caras da TGA.
Então engula junto do seu ego esse seu argumento raso de que tenho desonestidade intelectual. Por achar de qualidade o jogo que citei e o tempo que vivi nele. Saiba que sempre tive baixas expectativas pras suas respostas. Então perceba, que o que disse nem me surpreendeu.
Pobreza é não reconhecer que gosto e percepção de qualidade são subjetivos, e o mais importante, é algo de determinação pessoal.
Não existe o monopólio da verdade ou da versão das coisas.
Fica a vontade com a sua “real experiência”. Que eu fico com a minha.
E o tempo e a comunidade e o suporte do Euro Truck 2 diz muito sobre quem ficará nas memórias eternizado.
Oh Lala.
A qualidade não a julgas tu, nem julgo eu… Julga a maioria!
Se fores a uma escola e perguntares aos miúdos quem jogou ou conhece o super Mário, o grosso jogou ou sabe. Quem conhece o God of war, o grosso jogou ou sabe. Se perguntares quem jogou ou conhece o Euro Truck, poucos sabem.
É um indie… E por muito bem que venda, está inserido num nicho de mercado muito próprio.
E muitos compram uma Switch para jogar Mário, ou uma PS para jogar GOW. Mas poucos compram um PC para jogar Euro Truck.
Eu joguei Euro Truck, e gostei:
https://www.pcmanias.com/eurotruck-simulator-2-uma-pequena-joia-escondida/
Mas comprei-o porque me custou 5 euros…
Me desculpe se soar grosso,pessoas não
gostam de ouvir isso, mas essa é uma frase um tanto quanto comum da minha região. E vou por ela sem filtros.
“Toda maioria é burra e quem pensa com a maioria, não precisa pensar”
Logo Mário.A qualidade julga eu. Reitero.
Correndo igualmente o risco de soar grosso: Já ouviste o termo anormal?
Anormal é quem foge da norma, e a norma é ditada pela maioria.
E isto não é um ditado ou uma frase. É um facto!
No teu caso o que dizes não faz sentido. O que tu referes é o teu gosto. E por muito bom que algo seja nem todos são obrigados a gostar. E eu mesmo não gosto de coisas que são consideradas obras primas. Por exemplo, eu não gosto das pinturas do Gaudí, mas ele é considerado um mestre da pintura.
Agora o que eu não faço, é discutir a sua qualidade. Não gosto, mas aceito pura e simplesmente que isso sou eu, e que isso não lhe tira a qualidade.
E não vou dizer a ninguém que eles são burros, porque se o fizer, quem está a ser burro, sou eu!
Parece que temos divergências filosóficas, sobre a importância do pensamento comum VERSUS a importância do pensamento individual (a qual me familiarizo mais, porque retenho meus mais sinceros esforços, de não seguir pensamentos em massa de qualquer espécie, ou por estes ser influenciado, sou um observador, mas não um papel em branco). E é óbvio, que essa discussão
permeia qual pensamento deve se sobressair sobre qual.
Irrevogavelmente essa é uma conversa de grande magnitude nos dias de hoje, e que poucos parecem estar interessados, prontos para ter ou carregar uma resposta final acerca, e também parece uma tarefa mais árdua ainda das partes opostas, seja a diligência de considerar ambas as proposições beligerantes como possivelmente aceitáveis.
Espero que entenda o que quis dizer.
—
Gostaria de deixar neste espaço meu feliz ano novo Mário, a você e aos demais. Desejo a todos as melhores das satisfações.
Não temos não. Estamos ambos de acordo que cada um deve pensar por si.
Onde estamos discordantes é na forma de espalhar o que pensamos. Eu sei o que gosto e do que gosto, seja ou não o que os outros gostam. Mas sei que o que gosto é a minha realidade, e percebendo que a maioria não pensa assim não fico a tentar passar a ideia de que todos estão errados e eu certo.
E, pedindo desculpa se estou errado, isso é a imagem que me passa do que tentas fazer. Que queres passar os teus gostos como os válidos e os corretos.
Agora há uma coisa que eu faço sempre e que é uma reflexão! Se eu gosto de algo, mas os outros não gostam ou se não gosto e os outros gostam, tento sempre perceber os motivos do porquê! Porque entender os motivos dos outros torna-se necessário para percebermos plenamente os nossos próprios.
Saber, vc jogar ou não jogo x ou y é gosto seu, mas analisar coisas boas ou ruins estão acima do seu gosto pessoal. Vc vem de forma patética ficar defendendo a MS aqui achando uma espécie de justiceiro, como se a grande parte dos consumidores estivessem errados por optarem por games single players, sejam da Sony ou Nintendo, mas sua atitude não passa de patética. Os números do Xbox são números terríveis, mascaram tudo que é relatório para tentarem criar um sucesso, sendo que as vendas de software são horríveis, o Gamepass não decola msm estando em número absurdo de equipamentos, os games na maioria nos casos são tecnicamente horripilantes, mas… Quem compra PlayStation ou Switch estão errados por gostarem de Single players, mas os caixistas que estão certos pq bom msm é game Gaas para criar uma geração de jovens viciados e debilóides, além de games de investimento de boteco de quinta categoria. Saia da matrix e venha para o mundo Real, pq enquanto vc está bravinho com as “notinhas” que games da Sony recebem, vc poderia estar aproveitando disso e não saboreando bosta e vendendo como fosse chocolate da cacau show. Aqui não é gamevicio ou Windows Club, acredite!
Mais uma vez, eu nem acredito que tivesses de explicar isso. O óbvio não se explica pois é óbvio, e estás conversas são parvas.
Parece que regredimos 20 anos 3 estamos outra vez a explicar o abecedário.
Exatamente Mário!!!
Legal ver o que vc mais joga. Vai muito de encontro com tudo que vc escreve. Em resumo, somos muito diferentes em gosto de jogos. Você consome coisas que eu abomino e eu consumo o melhor que a indústria proporciona. Isso é inquestionável, pois gosto é questionável, qualidade NÃO!
Daquilo que me percebi na mensagem foi os jogos todos da PS no PC não rendem o mesmo que apenas um na PS
Pode depender do jogo, mas sim. É quase isso.
Daí que apesar de eu entender que os milhões do PC não são de se jogar fora, teria muito cuidado com o potencial danos à consola por ter esses jogos lá.
O Jim saiu por vontade própria.
[OFF] Desejo um excelente 2024 para todos, muita saúde, felicidade, sucesso e jogos de qualidade!
Existe algo no Windows e no DX12U que impede ou ofusca que os jogos da Sony corram como os da Microsoft ali ?
Porque eu não estou entendendo este : “fora do mercado dos consoles, a Sony não consegue competir com a Microsoft.”
O que estás a pedir é para explicar o óbvio.
E como explicar o óbvio?
Talvez alguém queira tentar?
Só porque ela não seria tão dominante no mercado de consoles(aka venda de hardware) onde você acredita que é o unico modelo de negócio do mundo dos jogos que apresenta sucesso ? Este óbvio ?
As royalties são o motivo de sucesso de uma plataforma e o que mais receitas geram. Sem a PlayStation, a Sony não tem arcaboiço financeiro para a Microsoft.
Não tem o Windows, o directX, que podem ser optimizados ou parcialmente exclusivos da Microsoft para os seus jogos e não tem a Azure.
Sem a PS a render 30% em cada cópia de jogo vendido (o que é uma fatia gigante das receitas), como esperas vender um serviço online quando lanças teus apenas 2 a 3 jogos por ano?
Isto foi mesmo preciso explicar?
Então vamos ver o que vai acontecer com a Sony quando uma de suas concorrentes acabar se destacando como server-side-SAAS e no PC, e ela ainda estiver tentando se manobrar no hardware personalizado. Ao invés de seguir os mesmos passos.
Vamos ver qual estratégia será mais future proof.
Sinceramente, se esse é o futuro, não irá ver o meu dinheiro. Porque tal como tu mesmo dizes, devemos pensar. E aceitar um mercado onde pagas e não tens nada, onde jogas o que te dão e não o que queres, onde a qualidade é questionável, onde as micro transacções podem vir a dominar, e onde dificilmente haverá concorrência ao nível, não é algo que eu considere como minimamente interessante.
As evoluções da tecnologia nem sempre são realmente interessantes. Basta ver que a internet está a matar os jornais, e que devido a isso e ao facto que qualquer um pode manipular a coisas, as notícias deixaram de ser fiáveis.
O jornalismo de investigação está a morrer, e as fontes de Internet vergam-se aos interesses.