Kenishiro Yoshida garante que a estratégia da Sony face à PlayStation será a mesma de sempre.
Começemos pela realidade dos factos. Os grandes jogos possuem custos incomportáveis, e necessitam vender em grandes quantidades para terem sucesso.
E esse é um problema cuja solução implica sacrifícios. Uma empresa não pode correr o risco de ter um flop em mãos, e consequentemente colocar a sua estabilidade financeira em causa, sendo que, por esse motivo, as receitas e os lucros, tem de aumentar.
E isso implica sacrifícios.
Empresas como a Microsoft não pesam as consequências dos seus atos, e consequentemente as medidas tomadas foram terrivelmente más para a sua consola. Jogos dia um no PC, jogos baratos no Gamepass, e agora até jogos na PlayStation.
As consequências disto foram desastrosas para a consola, que deixou de ter qualquer atrativo, assim como para as vendas dos seus jogos, que caíram a pique devido ao Gamepass.
Basicamente, a Microsoft apostou nos conceitos corretos, mas sem ponderar as consequências, e tentando abranger tudo com as duas mãos, deixando fugir a areia entre os dedos.
A questão aqui é que os conceitos estão corretos. É efetivamente preciso alcançar novos mercados, e novos clientes. A questão fundamental é como o fazer de modo a que haja um acréscimo ao que já existia, e não uma canibalização. Agora que estes passos, por muito que possam ser vistos como penosos, tem de existir, isso é uma realidade inegável.
Nesse sentido a Sony tem vindo a fazer o mesmo. Jogos no PC, e um serviço de grande oferta mais acessível, também existem na consola da Sony, mas a coisa está longe de ser igual ao que a Microsoft faz, isto para muita pena dos fans da Xbox que tentam à viva força colar as ações da Sony às da Microsoft.
Mas a realidade da Sony é bem diferente. A sua consola continua a ser o seu foco principal e a sua consola continua a ter exclusividades, e o seu serviço de subscrição não é concorrente da consola, ou canibaliza as vendas na mesma.
Basicamente a Sony criou um serviço estilo Gamepass, mas com diferenças. Na PSN o custo é equivalente ao do Gamepass, mas aqui não há jogos dia um, e quem os quer, terá de comprar os mesmos. O que há é uma oferta crescente e mais variada do que no Gamepass, algo que pode não soar a tão atrativo, mas que garante algo que o Gamepass não garante, a sustentabilidade do serviço.
Da mesma forma, os jogos que vão para o PC só passam quando comercialmente se encontram esgotados na consola, o que pode variar em tempo, dependendo do sucesso do jogo, mas que em média é algo que garante à consola uma exclusividade de 2 anos.
E quanto ao suporte a outras plataformas, sim, a Sony pretende meter o seu serviço de streaming em TVs e outros hardwares populares… Mas com o conteúdo inalterado face à PSN, o que exclui jogos dia um, e sem suporte a consolas rivais.
Aqui tenho de meter a nota sobre Lego Horizon Adventures que muitos continuam a afirmar ser um jogo Sony, mas que na realidade será um jogo da Lego usando o universo licenciado da Sony, como o site da Lego parece deixar claro.
Los Angeles, United States, 7th June 2024: During today’s Summer Game Fest showcase, the LEGO Group announced the brand-new action adventure game, LEGO® Horizon Adventures™, to be launched during the 2024 Holiday season on PC, PlayStation, and Nintendo Switch.
A deixar bem claro tudo o que acima foi referido, temos Kenichiro Yoshida que deixa claro que a Sony irá manter a sua estratégia de sempre, e que a sua consola continuará a ter exclusivos como sempre teve.
Kenichiro Yoshida- “Playstation will remain our core product, we will expand our gaming experiences to PC, Mobile & Cloud.”
TL;DR – No change to the current strategy whatsoever, PS5 owners will continue to be well fed with Exclusives!
PS5 first & foremost, PC, Cloud & Mobile… pic.twitter.com/xiKU8KCaXh
— Pure PlayStation (ピュア プレイステーション) (@Pure_PS) February 25, 2024
Claro que há quem possa achar que dois anos é pouco tempo, e que pode aguardar. E sim, isso pode acontecer, apesar de a estratégia da Sony parece querer reter os lançamentos até alturas em que a PS5 receba uma nova versão do mesmo jogo, mantendo não só um desfasamento temporal, mas igualmente das versões do jogo. E nesse sentido, a lógica do CrossBuy que a Sony pretende implementar é excelente pois quem tenha um PC e não queira esperar os dois anos, caso comprasse a consola teria direito aos jogos que já possui, na mesma, tornando assim a passagem em algo mais atrativo. E da mesma forma, tudo o que comprassem na PS, poderiam depois jogar novamente no PC, mal saísse para esse sistema.
Ela não vai alterar porque já mudou tudo. Agora em relação ao futuro, nem a Sony sabe o que vai acontecer. Tudo depende da aceitação do público.
A lógica diz que ela perderá vendas ao fim da geração, pois os retardatários, aqueles que normalmente compravam um console só quando tivesse uma biblioteca de exclusivos acumulada, essa não será tão grande assim. É ver agora se o lançamento do Pro vai compensar as vendas tardias perdidas, fazendo pessoas comprarem 2x a mesma coisa.
Eu aí vou ter de concordar que as vendas de fim de geração poderão ser menores. Mas no entanto não vou dar essa certeza pois há um GTA VI a caminho.
@juca por vias de regra gosto bastante do ponto de vista deste YouTuber se puder dar uma chance verá que ele acha desse assunto mas no ponto de vista de um cara como eu que ainda não comprou a PS5…
https://youtu.be/f0kas9HQ6No?feature=shared
Por aí. Interessante, é isso, apostar noutra vertente com estúdios novos é perfeitamente compreensível, mas por os consagrados no single pra fazer MMOs ou Multiplayers é que é de cair o ** da *****!
Que se saiba os estúdios consagrados se pegaram nesse estilo de jogos foi com uma segunda equipa. Nenhum parou os seus projectos single, apesar que acredito que, talvez devido a isso, os tenham atrasado.
Naughty Dog lançou seu último jogo original em 2020, já faz pouco mais de 4 anos, enquanto isso lançou 2 remakes e cancelou um jogo como serviço, é difícil acreditar que estivessem trabalhando noutra IP de modo avançado. Vamos ver quando sai. A Bend, até onde se sabe, está num jogo como serviço. A Guerrilla surgiu rumores de como envolvida num jogo como serviço aos moldes de Fortinite, porém, lançou um single em 2022. Polyphony Digital já tem seu jogo como serviço, apesar de ser quase um single com componente online, se não fosse pelo Online obrigatório. Então, só a Sucker Punch não tem rumor de estar envolvida em jogo como serviço, por enquanto.
Concordo 100000% contigo!
Inclusive conheco pessoas que estavam esperando isso acontecer e já pensam em montar um Pc mesmo.
Tenho uma curiosidade. Vamos pegar os exclusivos da Sony do PS4 de 2013 a 2027 e vamos comparar com os exclusivos da Sony de PS4/PS5 de 2020 a 2024. Será que tem um abismo tão grande assim? Eu penso que não. Deve ser bem similar.
Claro que a Sony deu uma esfriada nos seus First party mas não vejo um fracasso total. Talvez nesses próximos 4 anos saiam bons jogos, problema que ela não informa nada do futuro.
Sinto que existe uma tendência em lembrar do passado muito melhor que realmente era. Lembro da era do PS4 uma lembrança magnífica do PS3 ( deixando de lado na época as reclamacoes de PS3 com defeito, falta de Cross chat, jogos com performance ruim, etc..) Mesma coisa da era PS3 para a era PS2.
Pois é… Se pegarmos o mesmo período, Ps5 tem mais jogos first party que o Ps4. Galera não lembra que o início do Ps4 foi bem meia boca e começou engrenar em first party de 2016 em diante.
Apesar de não poder confirmar o que dizes, estou tentando a concordar e a acreditar que tens razão.
Lançamentos Sony na era PS4 de 2013 a 2017
1* Knack
2* Killzone Shadowfall
3* Driveclub
4* Infamous Second Son
5* Bloodborne
6* Until Dawn
7* The Order 1886
8* Ratchet & Clank
9* Gravity Rush 2
10* Knack 2
11* The Last Guardian
12* Shadow of the Beast
13* Shadow of the Colossus (Remake)
14* Little big Planet 3
15* Uncharted 4
Lançamentos da Sony na era PS5 de 2020 a 2024.
1* Demon’s Souls
2* Spiderman 2
3* Uncharted Legacy of Thieves Colection
4* Gran Turismo 7
5* Sackboy Aventures
6* Horizon Forbiden West.
7* God of War Ragnarock
8* Spider Man: Miles Morales
9* Astro’s Playroom
10* Returnal
11* Ratchet & Clank – Rift Apart.
12* Destruction All Stars
13* Ghost of Tsushima Directors Cut.
14* The Last of us Part 1 Remake.
Esta lista pode ter jogos em falta dos dois lados, mas de cabeça é o que me recorda.
Se aqui somarmos os exclusivos third como stellar Blade, os final fantasy, Helldivers e muitos outros, acho que as pessoas se queixam porque… tem boca para se queixar. Pois a realidade é que o panorama face à PS4 não está muito diferente.
Mas completem a lista caso haja jogos em falta, e poderemos ver melhor depois.
É fácil ver porque as pessoas se queixam, conta na primeira lista apenas os exclusivos ps4, remakes e remasters não contam, agora faz o mesmo na segunda lista, conta os exclusivos ps5, tira os remasters e os remakes, agora compara e tens a resposta.
E o facto que os jogos demoram agora mais a serem feitos, não se toma em conta?
Não podemos ser aqui meninos da mamã e querer uma chucha nova todos os dias ignorando que a facilidade de se obter chuchas não é a mesma.
E a realidade é que a Sony nem sequer diminuiu o ritmo de entrega das chuchas, apenas não está a entregas as que as pessoas queriam. Ou seja querem apenas a chucha boa. 😀
E se acrescentares os exclusivos third da PS5 e os da PS4, vais ver que até tens mais chuchas… Mas lá está o bebé tem de berrar, certo? É mimado!
Mas mais do que mimado já tem agora 40 anos e ainda quer chucha, só que agora pela idade, só contabiliza as que lhe agradam.
E quem decide o que conta?
o que te convêm? mérito da MS de não ter nenhum demons souls para fazer remake?
mérito da MS de quando faz “remake” sai aquelas porcarias de phanton dust ou vooodoo vince?
Quem é que falou na MS ? Apenas quis referir o porquê das pessoas se queixarem, e dessa lista apenas três jogos são exclusivos only ps5, astro’s playroom, ratched e o Destruction all stars, todos os outros ou são remakes ou remasters ou saíram na ps4, e é disso que todos se queixam, há poucos exclusivos ps5 only, 4 anos já se passaram e ainda está tudo a espera que esta geração comece a sério com jogos realmente true Next generation.
Eu não estou a apoiar a MS, deus me livre, com estas atitudes que a MS tem tomado MS nunca mais.
Apenas estou a criticar a Sony, porque acho que já havia de ter largado a ps4 e ter-se focado exclusivamente na ps5, para esta geração realmente mostrar aquilo que todos nós queremos.
O que dizes é uma realidade, e concordo, mas uma pergunta. O que te importa se os jogos saíram na PS4 também? Não tiveram uma versão melhorada na PS5?
A questão aqui é que se olhares para os primeiros anos da PS4, verás que os jogos Third saiam na PS4 e tinham uma versão PS3. Apenas os first não o faziam pois as duas versões eram distintas.
Mas agora os jogos custam mais a produzir. Ao ponto de não te poderes dar ao luxo de os lançares numa plataforma com 5, ou 12 milhões de consolas. Basicamente tens de alcançar mais e vender mais. Nesse aspeto a retro compatibilidade surgiu como algo que ajuda a superar um problema que, se calhar, poucos previam que atingisse estás dimensões. A PS5 foi suportada, teve as suas melhorias únicas, e a PS4 ajudou a vender. E nem sequer podemos dizer que a PS4 prendeu a PS5, pois com tempos de desenvolvimento na casa dos 4 a 5 ou mais anos, a maior parte dos jogos que vimos, começou desenvolvimento na PS4, pelo que foi previsto para ela.
Mas sim, os jogos estão atrasados e a tua ideia compreende-se, mas o certo é que a geração só chega a meio em novembro de 2024, e jogos PS5 reais só seriam verdadeiramente esperados na segunda metade da vida da consola.
Acho que a rede de estudios da Sony tem um problema, e não é só por causa do tempo de desenvolvimento dos jogos, mas antes pela estratégia do all in no GAAS por parte do Jim Ryan, que alocou muitos dos recursos de cada estudio na meta de ter 10 jogos GAAS até 2025, e o resultado está ai na tua lista, uma ninharia de jogos concebidos para a PS5, e praticamente tudo para a PS4, e com um boa muleta em remakes, remasters e director’s cut’s.
É verdade que todos esses jogos da PS4 tiveram grandes melhorias na PS5, mas issso não faz deles jogos da PS5, e é por isso que metade da user base da PS ainda está na PS4, algo que eu acho que é inédito.
Esta estratégia que falhou em toda a linha, é o motivo pelo qual eu acredito que o Jim Ryan tenha sido posto a andar, é certo que aos poucos a Sony pode recuperar, mas eu fico aqui a pensar, no que seria caso a Microsoft não tivesse dado tantos tiros nos pés, porque se a Microsoft perdeu o foco no mercado tradicional, onde o seu maior sucesso vingou (360), já a Sony parece ter esquecido o que a tirou da lama nos tempos dificeis da PS3, grandes jogos…e não é isso que estamos a ter, senão um enorme outrcry por parte da user base que percebe que já vamos a meio da geração, e uma PS4 ainda dá conta do recado.
Sobre a frase que os jogos melhorados na PS5 não são jogos PS5, discordo.
Não que estejas errado, mas por vários motivos:
1 – Muitos jogos tem evolução apenas gráfica, e isso quer dizer que com um grafismo pior, podiam correr na geração anterior. Se antes não vias isso era porque o jogo tinha de ser todo reprogramado, o que não acontece agora.
2 – Até meio da geração não é muito habitual termos verdadeiros “breakthroughs” na evolução dos jogos, pelo que o que temos agora não é diferente do que tivemos antes.
Sim, isso tem implicações, e a PS4 manter-se ativa é uma delas, mas isto é algo que no futuro vai ser assim, a geração anterior vai suportar a nova. A quebra geracional separadora que vias antes acabou pois não podes produzir jogos de 300 milhões para vender a 5 milhões de clientes ao fim de um ano, 10 ao fim de 2, etc, etc.
O que é que entendes por verdadeiros breakthroughs e de que gerações é que estamos a falar?
Como assim? O Ps5 ja superou o Ps4 no mesmo período em 8% em vendas. Como isso seria inédito? A verdade é quem sustenta a indústria são os gamers que adquirem um novo console nos seus primeiros anos de vida, não os que compram console depois de queda de preços do meio para o fim da geração. Isso explica muito o porquê de jogos crossgen venderem absurdamente mais para o Ps5 e pouquíssimo para Ps4.
Os dados não são meus, a Sony é que recentemente afirmou que metade da user base estava na PS4, isso significa que esses 8% a mais da PS5, vem de novos clientes que não tinham a PS4.
A própria PS4 incialmente, 70% da sua user base era de novos jogadores.
Também acredito que nada vai mudar… Quem delira que a Sony vai mudar é quem ainda está em negação sobre o xbox ter virado third party.
Único ponto negativo para usuários do playstation por hora é nos GaaS (helldrivers2) ter on line pago no PS5 e grátis no PC.
================
Vídeo sobre o Windows ARM (Surface) com entrevista com um desenvolvedor de Jogos:
https://www.youtube.com/watch?v=qKRmYW1D0S0
Destaques:
MS não enviou DEVKIT para os desenvolvedores, quer fazer software para Windows ARM? Compra ali na best buy um surface, e reze para achar o com 32GB de RAM, pq o de 16GB tem pouca ram para dev.
MS se comportando como se os problemas do Windows sejam do x86, que no ARM “tudo vai se resolver” (lembram? nada nunca é culpa da MS)
Os comentários do vídeo parecem os comentários aqui… que na “internet” todo mundo defende o surface arm (xbox) mas quando vc vai usar no mundo real ele é uma porcaria… Parece que pegaram a receita astroturfing do xbox e tentaram enfiar nesse lançamento ai do ARM.
Observação interessante minha:
Quem apresentou o Surface com ARM da MS foi o mesmo engravatado que apresentou o xbox “TVTVTVTV SPORTS TV SPORTS SPORTS TVTVTV”
Windows ARM vai ter o mesmo fim do xbox, “jornalistas” todos hypando na internet enquanto no mundo real todo mundo está achando um horrível.
Deto, mas até notebook x86 estão vindo com memória soldadas, sem possibilidade de upgrade, estão vindo levas de APUs com a memória no chip já, a tendência é que portáteis deixem de aceitar upgrade, e aMS quer vender seu SO, logo, está empurrando necessidades extra pra seu Copilot+ (que eu chamo carinhosamente de Copy-a-lot pq vai copiar tudo que vc faz) e vai preferir computadores descartáveis. Se a MS não der o suporte devido ao ARM, pode perder mais um segmento comercial como o de computadores portáteis, pois a Apple está fazendo o trabalho dela.
O PS já mudou Deto, lança seus jogos no PC e seus próximos jogos sabidamente anunciados são multiplataforma e day one, exceto um AA não narrativo que está mais próximo aos estilos da Nintendo que do que a consagrou pro seu público.
A tua frase vai contra o que a Sony afirma.
Sim, eles reconhecem suportar o PC e dia um nos GAAS (um estilo que a Sony nem sequer suportaria na PS se não lançassem também no PC dado que esses jogos precisam do maior mercado possível), mas os jogos de narrativa, esses continuam a sair como exclusivos PlayStation. E só o são temporário não porque a Sony esteja a mudar, mas porque a realidade dos próprios jogos está a mudar.
Tu tens a capacidade suficiente para perceber que o que está a mudar é a realidade do mercado, e que as empresas se estão apenas a adaptar a isso sob pena de morrerem. Agora também a tens para perceber que a Sony está a fazer um grande esforço no sentido de tentar manter o máximo possível do que existia antes.
Não vejo irem contra as ações que ela tem praticado, Mário.
Mas até quando ela vai esticar a coisa toda, Mário? Se ela põe a coisa e dizem amém, ela avança. Mas a aposta é dela, sempre e sempre. Exclusivos sempre foram um diferencial da plataforma pra atrair consumidor pra gastar lá fazendo sua biblioteca de games lá. O mercado está a mudar, mas positivamente para o PC. Querer mais é natural, mas é bom dosarem bem os seus planos, pois os clientes também fazem os deles, essa é a questão.
Nos Single Player é o PC subsidiando o Playstation, quando o jogo para de dar grana no playstation a Sony lança no PC para entrar grana para investir nos jogos para PS5.
O que tem que ser reajustado é o preços dos GaaS dia um no PC, tem que ser com a versão STEAM mais cara para compensar os 30% do Steam e o prejuízo de não vender PSN Plus no PS5.
Tem vários jeitos de fazer isso, inclusive esse ai é o melhor na minha opinião:
Helldivers2 deveria ser 50 USD no STEAM e PSN, mas com promoção “sempre” para assinantes da Plus por 40USD
A mídia física do PS5 viria com um código de 3 meses de PSN Plus com o jogo também por 50USD.
E o jogo no STEAM sempre por 50USD.
Ou talvez quando o jogo começar a falir, dar na PSN Plus Base.
Isto está tudo ainda prematuro. A Sony prepara um launcher para vender os seus jogos lá, mas para já vai precisar do Steam para penetrar no mercado PC.
E os preços vão ser ajustados, e eventualmente até a PSN vai ser precisa. Basta ver que a Sony proibiu a venda dos seus jogos em locais onde ela não existe. E isso não foi coincidência.
Os custos de produção ainda não chegaram ao PC… Mas vão ter de chegar.
O mercado nem é positivo e nem é negativo para o PC. É igual.
O PC aliás pode é acabar com ele pois com a pirataria que há lá, com a falta de prática de pagar serviços, e com os atuais custos, sem as consolas o mercado de jogos poderia morrer.
Basicamente, mais do que nunca, o PC precisa das consolas.
Uma consola é um produto acessível, custa 500 euros e dura 8 anos. Um PC de 500 euros não aguenta uma geração, e não dura 8 anos.
Os jogos de topo precisam de vendas. E se é verdade que, agora, o PC vende, o PC não é a maior fonte de receitas de nenhuma empresa a nível de vendas (pode-o ser com jogos GAAS, e se é disso que gostam, o PC é o caminho a ir), pelo que as consolas são essenciais, e sem elas, o mercado, tal como o conhecemos, morre.
Nota só que, quando falo de consolas, falo da PS e Nintendo. As consolas não são mais do que um conceito, e a Microsoft quebrou de uma forma indelével as barreiras desse conceito, sendo que a sua consola é, atualmente um PC e nem sequer pode ser chamada verdadeiramente de consola.
Mas eu nem estou falando de ser soldada ou não a memória, só comentei que o Windows ARM vai flopar de novo e que isso parece muito com o que fizeram com o xbox.
Que isso cheira total “MS” pq eles viram a Apple e saíram correndo atrás para copiar eles… No vídeo que eu postei até cita que uns 10 anos atrás eles foram olhar os macbook e acharam legal que não tinha adesivos no chassi do notebook e que eles iriam copiar isso. Hoje o ARM com Windows TEM adesivos.
Até astroturfing tem, um tal site “roda no ARM” que ninguém sabe quem é o dono e que os “influenciadores” que falam do windows na internet vivem publicando.
Resumindo: a MS é a MS em tudo, tá cheio de semelhanças ai nesse lançamento do ARM com o xbox do jeito que anda… A MS tem essa obsessão com concorrência e nunca tem nada de ideia original.
E sobre os jogos, ainda lançam no PC com estúdio próprio para port e por hora nada de negativo.
Tem que é exigir que o preço da PSN dos multiplataforma GaaS sejam menores que no Steam para compensar PSN com on line pago e ainda a taxa do steam (melhor dizendo, jogos no STEAM mais caros que na PSN)
O PC que tem que subsidiar o Playstation nos GaaS, igual faz nos single player.
Pra mim a Sony nesta geração enterrou-se toda até ao pescoço. Pode ser a geração mais lucrativa deles, e acredito que um dos motivos é os jogos gacha que veio abranger um público de consolas, até então não explorado, a Sony deve fazer muito dinheiro só ao vender pacotes de gacha no Genshin, Star Rail e agora ZZZ, fora os dela já tradicional que lucra na venda na sua loja. Más isso nao apagar o facto que no inicio da próxima geração, muita gente já não vai ter um atrativo de arrancar com uma consola Playstation, já disse isto milhares de vezes já, más pra mim está é a última geração na plataforma Playstation, na próxima se eles continuar como tem sido nesta, é um bay bay.