A Sony libertou dados que permitem compreender os hábitos dos utilizadores da PS4 e PS5…
A pergunta mais comum que se tem feito é: Será que a Sony está a perder utilizadores da PS4 para a Xbox?
O gráfico divulgado pela Sony que se segue parece mostrar isso de forma clara.
CONSOLAS ATIVAS
As diversas linhas coloridas representam as consolas ativas da Sony (PS4+PS5), nos diversos mercados mundiais.
Por consola ativa entende-se o número de consolas que jogaram pelo menos um jogo entre Abril de 2021 e Junho 2022.
Apesar das oscilações, e de os mercados não terem todos o mesmo peso, o que podemos ver é que, em média, os mercados estão com tendência de crescimento ou manutenção. A única exceção é quando muito o mercado Japonês, a vermelho, onde a linha termina com um valor inferior ao inicial.
Este gráfico dá assim a entender que todos os mercados estão ou a manter os utilizadores ativos de consolas Playstation, ou a aumentá-los, o que significa que, se o gráfico não se encontra com algum tipo de distorção, que o mercado Playstation está estável e com tendência de crescimento.
O gráfico seguinte permite ver o interesse dos utilizadores em jogos gratuitos, nas várias regiões do mundo.
INTERESSE EM JOGOS FREE TO PLAY
Assim temos para a PS4 e PS5 os seguintes gráficos:
Assim vemos que o país que mais se interessa por jogos gratuitos é o Japão, depois os EUA, a Europa e por fim a Asia, onde o interesse por esse tipo de jogos é bem menor que no resto do mundo.
No global, o gráfico seguinte permite ver que a maior parte dos jogadores interessados em jogos gratuitos, ainda se encontram na PS4:
Vamos agora ver basicamente o mesmo de antes, mas para o Online Multiplayer
INTERESSE NO ONLINE MULTIPLAYER
Percebe-se que o mercado Europeu e Americano são os que mais ligam a esse tipo de jogos, com os japoneses e os Asiáticos a estarem num patamar diferente de interesse poe estes jogos.
No global, pelo que vemos no gráfico que se segue, o interesse pelo Online é maior nos utilizadores da PS5 do que nos da PS4.
TEMPO PERDIDO NOS JOGOS
O interesse dos mercados num tipo de jogo é uma coisa. Já o tempo dispendido por quem jogo nos jogos é outra. Vamos ver como se comportam os mercados no que toca à totalidade dos jogos.
Apesar de ser um mercado mais pequeno, o mercado Japonês é o que mais tempo perde a jogar jogos Playstation. Logo de seguida temos o mercado Norte Americano, o Europeu e finalmente o Asiático.
Vamos agora ver isso no tempo perdido em jogos Free to Play
O mercado Japones destaca-se tremendamente dos restantes. É não só o mercado com mais interesse nestes jogos, como o que mais tempo perde com eles. Europa e EUA andam lado a lado, e por ultimo temos o mercado Asiático, que como vimos não mostra grande interesse neste tipo de jogos.
Vejamos agora o tempo despendido nos jogos Online Multijogador
Mais uma vez EUA e USA andam ali lado a lado, com a Europa a ter predominancia. Japão e Asia demonstram claro interesse inferior.
DISTRIBUIÇÃO DE TEMPO POR ESTILO DE JOGO
Como vemos neste gráfico, a predominância de interesse em jogos que nem sejam Multijogador Online e nem Free to Play (onde temos os jogos Single Player), é a nota dominante em todos os mercados, não fosse exatamente este o ponto forte da Sony.
EUA e Europa tem uma distribuição de tempo de jogo pelos três tipos que é bastante equivalente. Já os Japoneses dedicam uma fatia de tempo bem superior a todos os restantes mercados aos jogos Free to Play, ao passo que é na Asia que os jogos Single Player mais são jogados.
RACIO FISICO/DIGITAL
O gráfico que se segue mostra-nos a distribuição das compras digitais e fisicas nos diversos mercados.
É facilmente perceptivel que o digital é dominante, mas onde há uma maior aproximação dos racios é na Europa, seguido do Japão e Asia. O mercado Americano é onde o Digital tem maior predominância.
Apesar de a Sony ter divulgado mais gráficos, vamos terminar com o seguinte:
Numero de controladores usados numa única consola
O gráfico que se segue mostra uma distribuição dos utilizadores das consolas PS5 e PS5 pelo numero de controladores que podemos encontrar ligados a uma só consolas.
Assim vemos que a grande maioria de utilizadores possui 2 controladores, logo seguido por utilizadores que apenas possuem um. De seguida o numero vai decrescendo de forma natural cm o aumentar do número de controladores, mas é curioso ver-se que há quem tenha 8, 9 controladores, e mesmo quem tenha 10 ou mais.
O mais interessante nesse gráfico é o perfil complexo do público japonês. Jogo free to play, mas que não é multi online. Não a toa preferem o mobile.
A xbox ganhou mercado nesta geração basta comparar as vendas da ps4 e one e da ps5 e series, depois as consolas series não tiveram uma mensagem errada no lançamento, não existe falta de performance antes pelo contrário (XSX).
Tem o gamepass que continua a ser o melhor serviço apesar de ter concorrência agora e mais importante para quem se importa com isso, vamos entrar na fase que supostamente vão sair todos os exclusivos que tem estado em produção há 4 5 anos.
Do lado da Sony não há muito a dizer não cometeram erros por ai além, a ps5 apesar de perder em todas as características face a X menos no disco tem se mostrado competitiva, veremos no futuro se a programação inclina mais para o parelismo e ml que favorece claramente a xbox e punha a ps5 em muito maus lençóis ou frequência pura que favorece a ps5 e equilibra a balança.
São líderes que já vem da geração anterior, não cometeram erros de registo, tem lá os Spiderman e os horizons, julgo que vão ganhar a geração e a Microsoft sabe disso no entanto roubar o título esta “época” seria difícil, isso esta a ser projetado para a próxima geração, a Microsoft julgo eu esta geração quer crescer e tem no feito com sucesso, quer organizar a casa e tem no feito com sucesso e pavimentar o caminho para tomar a liderança na próxima geração eu não só acho isso possível como muito provável.
Finalizada a compra da Activision eu julgo que não vão ficar por ai, o foco é o gamepass e o futuro serviço chamado xbox, mas vai existir hardware xbox não tenho qualquer dúvida que teremos uma next gen Xbox series next.
Acredito que só se pode falar em ganho de mercado quando os usuários atuais forem em maior número que em estado anterior, é difícil crer que atualmente se tenha mais Series que One no mercado, logo é difícil dizer que a Xbox ganhou mercado, o que se pode ter sem ser ganho de mercado é a adoção de um novo console por quem tem One, logo, isso não é ganho de mercado.
Sobre o Gamepass, sim, você pode falar em ganho de mercado de um produto, pois é um empreendimento que cresceu em usuários em relação a um estado passado, mas não é o caso do console, pois velocidade de venda não é ganho de mercado, e mesmo assim, pra velocidade de vendas é preciso comparar em igual período o volume de vendas.
O PS ganhou mercado no 1, no 2, perdeu no 3 e ganhou no 4. O XB ganhou mercado no 1, no 360, e perdeu no One.
Programação inclinada para o paralelismo seria distribuir melhor as tarefas entre núcleos da CPU. Em ambas as consolas você tem 8 cores e 16 threads, com uma diferença marginal de 100mhz entre ambas. Logo não vejo toda essa vantagem para uma colocar a outra em maus lençóis.
Se você está se referindo a paralelismo nos shaders da GPU, obviamente esse paralelismo já é devidamente aplicado há vários anos. Você vê vários jogos com resolução dinâmica ligeiramente superior no Xbox Series X. Caso estivesse usando “apenas” 36 CUs em paralelo como no PS5, você veria o Xbox Series X perder todos os comparativos, inclusive em resolução. Então não existe essa questão de “ah, não está usando devidamente as 52 CUs em paralelo”. Optimizações sempre serão feitas, mas eu não esperaria game changer.
Sobre ML, eu não esperaria muita coisa, já que ambas as consolas não possuem algo que consiga competir com os tensor cores da NVIDIA.
Uma “simples” RTX 2060 possui 26 TFLOPs apenas nos seus tensor cores em FP32 (52 TFLOPs em FP16) Fonte: https://www.tomshardware.com/news/nvidia-geforce-rtx-2060-12gb-gpu-specifications
E veja que esse gigantesco poder computacional dedicado para ML ainda está sendo usado “apenas” para soluções como DLSS, DLAA, etc.. para se equiparar, os consoles teriam que extrair essa performance dos shaders, o que estará bem abaixo mesmo usando Rapid Packed Math.
O problema do ML na Xbox é outro. Chama-se S! Se alguma vez se fizesse algo a usar ML intenso, a S como seria suportada? ML não escala, pelo que 2 TFLOPS dedicados na X, teriam de ser os mesmos 2 na S, o que seria metade da performance do GPU.
Tirem o cavalinho da chuva de ver algo em ML na X que não pudessem ver na PS5. Mais depressa pode acontecer é o contrário num jogo exclusivo.
Vejo que em jogos de estúdios internos, é onde podem tirar potencial maior do Xbox Series S ou criar uma equivalência entre a linha S e X.
“todos os exclusivos que tem estado em produção há 4 5 anos” melhor esperar sentado. Todas as informações que saem na indústria vem mostrando como o desenvolvimento desses estudos está um completo desastre. Não espere nada além do Starfield beta e o Forza para ano que vem. O grande lançamento da Xbox vai ser o Wulong. Mesmo não sendo exclusivo, foi uma grande aquisição para o Gamepass.
Como vc vai comparar vendas de algo que não mostra vendas? A VGCHARTZ errou no fim da geração passada por quase 10 milhões acima do que o Xbox havia vendido. Tu não lê meus comentários e os links que te jogo na cara? Não é possível essa crença aí e fechar os olhos para fatos.
Falando em vendas… A PS5 repôs em 56% os seus stocks no reino unido.
As vendas estão a ser um sucesso mesmo com a subida de preços… Bateu a Switch em vendas.
Acho que ele não lê nem o que escreve 🤐😁
E tu acha que lê? Pensava que vc já sabia disso quando ele me respondeu que foi a Sony que matou a Sega só porque foi o que ele vivenciou, mesmo eu colocando mais de uma fonte dizendo que a Sega que teve péssimas escolhas
Sinceramente não sei dizer como vai acabar isto da Activision, mas cada vez mais me convenço que a ser aprovada a compra isso terá de passar por um sério compromisso da Microsoft em manter a igualdade de acesso ao conteúdo da Activision, tal e qual a Sony fez com a Bungee.
A questão é que a CMA refere claramente que a Microsoft já tinha prometido isso com a Zenimax e não cumpriu, pelo que eles desta vez não se vão ficar pela sua palavra.
Já o que duvido é que a compra seja barrada.
Pelo o que vi, a Microsoft em comunicados ao público, nunca tinha prometido que iria manter todos jogos da Zenimax como multiplataformas, mas acho que muitas pessoas distorceram as mensagens, então isso gerou algumas informações erradas.
Não Francis… Isso é o que se quer que se pense!
Na realidade a mensagem da Microsoft foi mudando ao longo dos tempos.
Inicialmente a mensagem era esta:
“What we’ll do in the long run is we don’t have intentions of just pulling all of Bethesda content out of Sony or Nintendo or otherwise,” Stuart says. “But what we want is we want that content, in the long run, to be either first or better or best or pick your differentiated experience, on our platforms. We will want Bethesda content to show up the best as — on our platforms.”
Basicamente está aqui claro. Não é para tirar conteúdo dos outros, pode-se quando muito beneficiar ao ser primeiro ou melhor.
Nessa mesma altura, quando questionados sobre uma possível exclusividade do Elder Scrols VI, responderam:
“I would agree that is hard to imagine” The Elder Scrolls VI restricted to Microsoft platforms, Howard said in response to a direct question on the matter.
“Elsewhere in the interview, Howard admits that the parties haven’t fully discussed the details of multiplatform publishing as part of the purchase deal, which won’t be finalized until next year. “We haven’t gone through all of that, to be honest,” he said. Howard also stressed Bethesda’s autonomy to “[run] our games and [push] everything the way that we have,” even as a Microsoft subsidiary. “We felt very strongly about their view of access; games for everybody that we can bring to anybody regardless of where they are, what devices they’re playing on. We’re very, very passionate about that, and at the end of the day we’re convinced we’ll make better products and get them to more people easily by being part of Xbox as opposed to being just a third party.”
Mas à medida que os reguladores iam aprovando a compra e a coisa foi oficial, a conversa mudou:
“Now that everything is official, we can begin working together to deliver more great games to everyone,” said Xbox boss Phil Spencer in a statement.
“This is the next step in building an industry-leading first party studios team, a commitment we have to our Xbox community. With the addition of the Bethesda creative teams, gamers should know that Xbox consoles, PC, and Game Pass will be the best place to experience new Bethesda games, including some new titles in the future that will be exclusive to Xbox and PC players.”
Spencer has been asked on several occasions about the potential for Bethesda’s games to be exclusive to Xbox and PC. However, this is the first time the fact that some of its future products will not appear on rival consoles has been so plainly spoken.”
Basicamente a conversa mudou mal o negócio foi aprovado!
E o Elder Scrols, passou a exclçusivo
“But in order to be on Xbox, I want us to be able to bring the full complete package of what we have,” he added. “And that would be true when I think about Elder Scrolls 6. That would be true when I think about any of our franchises.”
O regulador do Reino Unido refere isto mesmo… e eles não mandam bitaites. São uma entidade oficial que se baseia em documentação e testemunhos.
Aí depois vem o outro e diz que nós estamos em uma bolha!
Subestima a inteligência dos outros, falando groselha de que a Sony não lançou nada de single player. É só os 2 primeiros anos mais ricos de conteúdo exclusivo de um console na história e o rapaz me vem com essa. Da uma preguiça… 🙄
lembro quando em 2014 o xbox estava arrumando a casa
depois foi com o lançamento do xbox one X, também estava arrumando a casa.
ai com o serie X e o poder dele contra o PS5 rdna fake, clock fake ela iria estar pronta para crescer.
agora vc está ai “agora vai”
sabe que Seita é assim que funciona?
o Lider diz “2012” o mundo acaba, ESPERA.
chega 2012 e o mundo não acabou… inventa algum outro delíro e diz: ESPERA até 2022… em 2022 ele diz: ESPERA o fim do ano
chega 2023 ele muda a previsão para o fim do mundo para 2033 e diz “ESPERA 2033”
mas claro, são os “sonystas” que vivem na bolha.
Tu exageras um bocado pois as coisas estão longe de ser imutáveis.
Mas a realidade é que do lado da Xbox quando se lhes dá um dedo… Eles imaginam logo que vão ter o braço todo.
Um Exemplo bom passou-se com as vendas da Xbox, particularmente em Julho, quando a PS estava com severos problemas de fornecimentos.
A Xbox vendia imenso e a PS pouco ou nada, e inclusive o Satya Nadella saia a Público a dar a conhecer que eram líderes em vendas (eles que nunca falam em vendas).
Agora, a PS subiu de preço… Mas os stocks reapareceram. E no espaço de pouco mais de um mês a PS não só retoma a liderança de vendas como passa da consola menos vendida em 2022 no UK, para a mais vendida.
Isto mostra a realidade que ninguém queria ver. Que não se fala do alto do poleiro perante realidades de falta de stocks.
Mas o que importa isso? Alguem tirou alguma lição disto?
Eu não disse exatamente que não mudam.
falei mais é que é sempre assim com os caras, “espera não sei o que Y” e quando não acontece, mudam para outro “espera não sei o que X”. Também comentei que isso tem muito cara de modo de operação de Seita
No caso de “fã” super empolgado do xbox, sem um indicio muito forte eu sempre levo o que eles dizem como “vai ser o contrário na realidade”
Ainda mais que desde 2014 com o Phill assumindo o xbox eu escuto “agora vai”
Não se tira lição de nada quando uma empresa lança um trailer de Hellblade 2, dando a entender que sairia junto com o console e dois anos de geração não lançaram o game ainda e pra bolha nao existe nada de errado nisso. Não se tira lição alguma quando a empresa que vc é apaixonado lança um produto sem conteúdo algum e sua principal franquia é lançada em beta e a bolha engole numa boa. Não se tira lição alguma quando vc critica mais o concorrente, que tem entregado conteúdo com uma diversidade absurda e passa paninho pra empresa que não lança nada, que tem problemas estruturais em seus Studios, que não tem previsão de grandes jogos. É complicado.
Não consegui responder você em outro comentário, mas você faz exageros que beiram informações erradas! Primeiro é sobre Halo, onde você dá a entender que a Microsoft apenas pagou pelo jogo e não teve méritos. Sobre essa questão do Halo, você corta parte importante da história que estudei, pois antes de ser adquirido pela Microsoft, Halo seria um jogo de estratégia em tempo real, mas com a Microsoft virou um FPS bem adaptado para o primeiro Xbox, o que virou um marco para FPS’s em consoles. Ou seja, é errado cortar méritos da Microsoft.
Com Gears of War, o jogo não teve a mesma ligação que a Microsoft teve com Halo, mas existem relatos de pessoas da Microsoft, que a empresa gastou 1 bilhão de dólares no Xbox 360, para que Gears of War não sofresse limitações técnicas. No final, o jogo foi considerado para muitos um marco técnico.
Sobre Forza Horizon, você dar a entender que é apenas um Forza Motorsport em mundo aberto, mostra que você não se deu ao trabalho de pesquisar sobre o avanço de gameplay da série e como ela foi ganhando identidade própria, pois existem elementos de gameplay arcade e de modos no Forza Horizon que não estão presentes no Motorsport.
No fim, não fiz esse comentário para gerar guerra de consoles, mas isso mostra que você vive em uma bolha que ignora a história das coisas, algo que também acontece com alguns fãs de Xbox.
Francis… desculpa duvidar de ti.
Eis a apresentação de Halo por Steve Jobs
https://www.youtube.com/watch?v=Tzrme9yWens&t=162s
Eu não sei bem o que está ali, mas dificilmente vejo ali um jogo de estratégia em tempo real…
E mais isto foi apresentado em 1999, dando-se a conhecer que o jogo sairia em 2000. A Microsoft comprou a Bungee em 2000 e o jogo saiu para a Xbox em 2021.
Um ano, soa a muito pouco tempo para adaptar o jogo à consola e operar uma mudança tão radical de mudança de estratégia em tempo real para FPS.
Para tirar essa dúvida, nada como consultar o Halo Alpha, e eis o que se encontra lá:
“Before Xbox, before the release of Halo: Combat Evolved, there was a game that was originally announced for the Mac and the PC as a 3rd-person shooter.[1] The game development time was from around 1998 to the release of Halo: Combat Evolved, originating as a Myth-style strategy game before turning into an over-the-shoulder cooperative netgame, and finally being retooled as an FPS for the Xbox. ”
Basicamente o jogo quando ia sair para o MAC já estava longe de ser o RTS como começou e era um Shooter, mas na terceira pessoa. Na Xbox apenas passou para a primeira pessoa, o que implica apenas mover a câmara.
Confirma-se aqui:
“TIL the original Halo was 3rd person and designed for Mac. In 2000 Microsoft bought Bungie and made it an exclusive for the original Xbox.”
Quanto ak que referes sobre o Gears, a história está bem… e mal contada!
Quando a Xbox 360 ia sair, ela ia sair com 256 MB de RAM. E foi mostrado à Microsoft uma versão de Gears a correr em 256 MB e outra a correr em 512 MB. A diferença era tão radical que a Microsoft optou por 512 MB, o que aumentou os custos da consola.
Mas isso pode ter aumentado o investimento em 1 milhão, mas não foi realmente um custo, uma vez que a consola foi vendida com o preço ajustado para a nova memória, e tudo isto aconteceu antes do seu lançamento.
Quanto ao Forza Horizon, ele é efetivamente um Forza Motorsport em mundo aberto. O ter componentes arcade faz parte de um conjunto de diferenças adicionais entre os dois jogos, mas que não invalida o que é referido. Aliás a partilha do nome Forza é por isso mesmo, para criar ligações aos dois jogos. Possuem semelhanças e diferenças, sendo que uma delas é que Forza Horizon é um Forza em mundo aberto, e assim sendo o que foi dito nada tem de errado!