A Sony representou 16% das receitas totais da AMD em 2022!
A Sony foi o melhor cliente da AMD em 20022, com a receita da vendas dos produtos AMD a esta empresa a representarem 16% das receitas totais da AMD. Alguns analistas referem que a Sony é mesmo o maior cliente da AMD na história recente!
No seu global, a AMD revela que a sua seção de chips customizados, que fabrica maioritariamente APUs para as consolas XBox e Playstation, Racks Xcloud, e APUs para as Steam Deck, para além de produtos para outros clintes mais pequenos, rendeu um total de 6.805 biliões, sendo a principal fonte de receita da AMD.
Destas receitas, 55.5% ou 3,776 biliões foi obtido com as vendas de APUs para a Sony! Os restantes 45% foram para todos os restantes clientes e produtos do mercado, com maior fatia(não especificada), a ir para as consolas Xbox e racks Xcloud.
Acredito que a arquitetura x86 deve continuar forte no futuro principalmente pelos apoiadores mencionados no artigo. Isto é interessante por vários aspectos, mas acredito que o motivo do sucesso seja a plataforma x86 ser bem conhecida pelos desenvolvedores. Por outro lado na minha ignorância sinto falta da inovação como foi a do PS2 e principalmente do PS3, espero não ter dito bobagens.
Mário, faço uma sugestão, você poderia relançar os análises que você já fez a muito tempo do hardware do PS2 e PS3.
Kkk
Não disse, hj consoles são muito parecidos com PCs mesmo
Mesmo hardware
Concordo. Mas isto limita a inovação pois a arquitetura x86 está consolidada ( em vários aspectos). Enquanto uma arquitetura nova pode optar por novos parâmetros. É uma discussão interessante com prós e contras.
Não são! No caso do Ps5 ele é bem distante de um PC. Não é porque a microarquitetura é a mesma que é muito parecido. Inclusive o console da Sony faz muitas coisas de forma diferente do PC e até dos consoles da MS.
A arquitetura é X86. A PS5 tem é acréscimos que não existem no PC destinados a irem sendo explorados com o tempo, permitindo assim à consolas manter-se com ganhos de performance ao longo do tempo.
Basicamente a consola funciona como um sistema X86 normal, permitindo assim que se explore o mesmo, sem sa conhecer o restante hardware.
Mas quem o quiser explorar, terá ganhos adicionais.
Basicamente ainda não vimos nada a tirar partido da PS5.
Mesmo o Ratchet só arranha as suas potencialidades. E será de se referir que o que ele usa pode ser compensado com mais RAM. Ou seja no PC poderás fazer o mesmo com SSDs mais lentos, desde que uses mais RAM.
Acho que nos próximos anos é difícil mudar, x86 é bastante consolidada, mas pelo menos vemos, paralelamente a ARM está a ganhar cada vez mais espaço, seja pelos mobiles, seja por empresas como a Apple a lançarem seus computadores pessoais utilizando ela.
Um textinho curto e didático sobre o assunto: https://www.redhat.com/pt-br/topics/linux/ARM-vs-x86
No Road to PS5, o Mark Cerny nos oferece uma visão interessante, veja:
Aqui o Mark Cerny se refere ao tempo estimado necessário para conseguir fazer a build do jogo rodar no console (gráficos e demais aspectos). Ou seja, observamos que arquiteturas “únicas” como a do PS2 (Emotion Engine) e PS3 (CELL) maximizaram bastante esse tempo.
Ou seja, teoricamente é muito mais trabalhoso pegar o código-fonte de Halo 4 do Xbox 360 e portá-lo para funcionar de forma decente no PS3 do que pegar o código-fonte de Forza Horizon 5 e convertê-lo para rodar em AGC (API do PS5).
Agora imagina estúdios third-party que desenvolvem jogos para vários SKUs simultaneamente (PC, Xbox Series S, Xbox Series X, PS5). Levar meses (ou anos) para fazer seus jogos funcionarem em cada plataforma pode se tornar um pesadelo.
Somado com isso, o custo e o tempo para desenvolvimento dos jogos triple-A cresceram de forma assustadora de 20 anos pra cá. Então a máxima é que se corta gastos na infra, mas não no core business. Sendo mais claro, se o estúdio gasta 10 milhões para captura de movimentos e 5 milhões para otimizar em cada plataforma, caso seja necessário reduzir custos, será na otimização. Isso não quer dizer que a otimização ficará ruim, mas sim que irão investigar onde se investiu mais tempo para otimizar, e tentarão aperfeiçoar o processo, evitando que tal custo se repita. E consoles mais fáceis de se programar fazem parte deste aperfeiçoamento.
EDIT: só um outro exemplo, cortar gastos no core business seria algo como a escola demitir os melhores professores (e com melhores salários) visando cortar gastos. Então um lugar que preze por manter o padrão de qualidade vai buscar outras alternativas. Por exemplo, se pagam 10 mil reais de energia elétrica por mês, talvez vão investir em energia solar fotovoltaica. É uma forma de se cortar na infra, e não no core business.
Então eu não diria necessariamente que x86 será usado para sempre. Mas diria que as produções triple-A necessitam de uma arquitetura simples, rápida e fácil de se usar e extrair performance pelos motivos que citei acima. E além disso, seria bom um certo grau de paridade. Por mais que o PS5 tenha otimizações específicas, possui várias similaridades com o Xbox Series (GPU RDNA 2, CPU Zen 2, etc.). Por isso que caso o sucessor do Switch mantenha o seu formato de arquitetura “única”, a tendência é que continue deixando de receber alguns lançamentos third party day one, justamente por essa questão da complexidade dos ports para arquiteturas muito diferentes.
Mudar a arquitetura seria contra producente. Já fazer-se o que foi feito na PS5 para se poder usar ao longo dos anos, isso sim.
O único senão é no futuro a retrocompatibilidade
[OFF] Os caras já estão conseguindo pôr 3.4Tflops num portátil! O grande limitador da portabilidade parece ser a velha bateria de guerra que precisa evoluir pra acompanhar o consumo, será que vem melhoria num futuro próximo? Isso me deixa curioso pra saber, em priorizando portabilidade num novo console, se a Nintendo vai ser tímida novamente ou se vai apostar mais alto na potência do console. 2Tflops agora me parecem realistas de se conseguir e seria um bom ganho para um portátil!
https://www.eurogamer.net/digitalfoundry-2023-ayaneo-2-ayaneo-geek-review
PS: Mário, me desculpe a ignorância, mas o que seria Rack xCloud? APUs para servidores de jogos para a MS?
Uma rack é basicamente uma caixa onde colocas várias motherboards de servidor. As racks da Xcloud são constituídas por motherboards e restante hardware da Xbox série X.
Garantem alguns que seja o T239 no Switch next gen
Seria um bom upgrade de quase 10 vezes mais performance. E ao nível de uma Séries S.
eu acho que vai ser coisa forte sim
a nintendo tá nessa de “pq todo mundo pula uma geração dos nosso consoles e eles flopam?”
talvez tenham concluido que vender um Wii U para quem já tem um Wii é muita pouca diferença
“nem tem diferença de hardware mesmo, vou comprar o proximo console pq?”
se lançar um tablet 10x mais poderoso todo mundo vai ver em um print a diferença…
vai ver que “ninguém liga para gráfico na Nintendo” seja mentira, ligam tanto que todo mundo pula uma geração da nintendo esperando diferença gráfica?
Algo que estive a pensar, ultimamente a Nintendo lança novos hardwares, que muitos já dizem ser de nova geração, mais o poder teórico do novo console da Nintendo é equivalente a geração anterior da MS e Sony, tipo especula-se que o novo Switch pode ter 4TF, ou seja, bem próximo ao PS4 Pro e ao One X.
Será que por estar com poder teórico semelhante a geração anterior isto beneficia a Nintendo em relação as Thirdies? Pois penso que uma Third pode optar lançar um jogo para o console Nintendo pois está equivalente aos hardwares recém abandonados pelas demais.
Tbm penso igual, Deto!
Uns dizem que teria o desempenho do Series S, outros dizem de um ps4, mas independente disso, sou safado, pq msm criticando a Nintendo todos os dias, terei mais um console Nintendo.rsrsrs
Não estou a par da performance destes chips… Ele é 4 Tflops, e é Nvidia, pelo que certamente bate a PS4. Se chega à S… é outra história!
Mário, se for do seu interesse, indico a buscar sobre Connor @OreXda que é um insider Coreano que vaza muitas coisas da Samsung. Esse cara soltou ontem que a Nintendo e a Nvidia desistiram do T239 e que estão trabalhando com outro chipset da Nvidia que será fabricado a partir do 5LPP.
Eu achei o T239 exagerado para uma consola Nintendo. Se eles fazem o que fazem com 0,4, 2 Tflops permite um universo novo. E numa portátil a autonomia acaba por contar.
Não vejo por isso que a mudança seja para criar algo mais potente. Vejo é que seja para criar algo com mais autonomia.
Mas msm que façam algo modesto, hj não consigo ver nada abaixo do ps4.