Eis as primeiras imagens do futuro VR da PS5. Dados sobre preços e data de lançamento ainda são desconhecidos.
No topo deste artigo podem ver o design do Playstation VR 2, acompanhado dos novos VR Sense controlers que serão vendidos com ele.
Basicamente o design do capacete e controladores segue o criado para a PS5, pretendendo com isso integra-se não só com a PS5, mas ser uma peça de design que possa ser colocada à vista numa habitação.
A ergonomia foi um dos pontos mais estudados, de forma a que este novo capacete se ajuste à maioria das cabeças com precisão e sem desconforto, tendo igual cuidado sito tomado com as lentes que são ajustaveis para os vários olhos. Leve, confortável e ajustável são termos que se ajustam aqui à realidade do que foi criado.
Eis as declarações de Yujin Morisawa, Senior Art Director, SIE, sobre a criação do produto.
When I started to work on the design for the PlayStation VR2 headset, one of the areas I wanted to focus on first was the idea of creating a vent in the headset to let air out, similar to the vents on the PS5 console that allows airflow. Our engineers came up with this idea as a good way to allow ventilation and avoid having the lens fog up while players are immersed in their VR games. I worked on many design concepts to achieve this, and in the final design, you can see there is a little space in between the top and front surface of the scope that contains the integrated ventilation. I am really proud of how this turned out and the positive feedback I have gotten so far. I hope our PlayStation fans will also agree, and I can’t wait for them to try it out.
O capacete, tal como na consola e no controlador, será recheado dos pequenos símbolos Playstation.
Muito bonito e ainda bem que pensaram na ventilação do Vr, acredito e até espero que a Sony libere ele para o Pc de modo a vender mais unidades e incentivar a criação de mais jogos.
Agora do que eu estou acompanhando das tecnologias envolvidas imagino que o preço poderá ser mais caro até do que um Ps5.
O meu interesse nisto é o mesmo que no kinect, move, eye toy, etc, TV 3D, ou seja, zero.
Do que experimentei do primeiro vr nem oferecido o quero, este pode ser melhor mas não passará de uma curiosidade de curta duração.
Eu até tenho algum interesse, mas se for para pagar um preço acessível.
3000 reais não dá mesmo, é perfumaria demais para esse valor.
Carlos, infelizmente não vejo como sair mais barato que o console, hoje, no Brasil, o volante novo da logitech já vai pelos R$ 3.000,00, algo que custava seus 1500 na geração passada. Presumo que esse VR virá por 400 a 500 “edinhos”, inda mais porque vai precisar de novos controles.
E o que é que experimentaste do primeiro VR para nem o aceitares de borla?
Planejo entrar na VR nessa geração com esse dispositivo de tiver preço razoável.
Fiquei pensando se essa entrada saída de ventilação onde foi posicionada não possa levar luminosidade indesejada para as lentes do óculos ou a câmara escura que se põe entra as lentes e os olhos.
Como falou o Daniel, espero que também seja compatível com PC, sobretudo para ajudar a popularizar a tecnologia e poder se ter mais jogos para o dispositivo (e jogar Alyx se não vier ao PS.
Mário, o que eu ainda gostaria de saber é se o dispositivo será totalmente independente de câmera externa ou não, já que não se vê mais leds no “capacete” é algo certo que não precisa da câmera? Você tem essa informação?
Off tópic: Um pouco de GT7
https://youtu.be/AsIuRpzDztM
Embora não tenha sido citado espero que se adapte também para as pessoas que usam óculos pois embora o PSVr1 tenha se preocupado com isso mesmo assim o capacete fica um pouco afastado senão as lentes (do PSVR e óculos) encostam.
Off: tenho jogado forbiden west, o jogo está incrível, porém algum me chamou atenção, a quantidade de pop ins e LOD para distâncias, eu achava que com o SSD não teríamos mais esse tipo de problema como Tim Sweeney havia comentado e li em artigo aqui no site(salvo engano), mais alguém notou esses incovenientes?
Tenho o jogo e vai ficar de escanteio até ficar jogável. Esse é o problema de lançar games crossgen em 3 versões. Vai entregar algo muito aquém do desejado. Não tem milagre. O pop in é o de menos. Os artefatos nos cabelos, vegetação, etc na versão de 60 fps é um problema que foi resolvido há anos. É a mesma coisa que acontecia no dlss 1.0. Problema na ferramenta de upscale.
Sim realmente cabelo vegetação tenho notado também, e tenho jogado no modo 60fps, talvez seja esse o problema ter que lançar o jogo para ps4 e escalonar para o pro e ps5 também…
Eu tenho notado uma quantidade razoavelmente grande de pop ins, mesmo com o patch novo. O SSD não ajuda tanto porque como o jogo é cross-gen e faz uso de motor gráfico da geração passada, o pop in pode estar ocorrendo com o asset já na VRAM.
Sobre o jogo, também estou gostando bastante, é bastante convidativo para quem gostou do Horizon Zero Dawn.
Então Carlos eu também, entendo o motor do jogo estando preso ao ps4 base não tira tanto proveito do SSD, reparei porque lembro da fala do pessoal da EPIC comentando sobre popin e LOD (o jogo sofre com isso tbm inclusive reparei em algumas cutscens o que estão mais ao fundo parece perde considerávelnente a resolução chuto para algo abaixo de HD) e o Mário fez até um post, http://www.pcmanias.com/epic-explica-porque-motivo-escolheu-a-ps5-para-demonstrar-o-unreal-engine-5/, achava que esses ganhos seriam automático.
Também curti bastante, história gameplay, as sidesquests estão incríveis há bastante coisa para se fazer no game mas nada repetitivo e que canse, estou com umas 30 horas de jogo e ainda tem bastante coisa pra se fazer..
Nesse caso não é automático porque a Unreal Engine 5 tem a nova feature que é o Nanite, usando de um conceito bem diferente de se trabalhar com LODs. Na verdade dizem que as engines next-gen decretarão o fim dos LODs (será? rs).
Então como existe um custo elevado de se criar uma nova Decima Engine, ID Tech, Cryengine, etc.. suportando features next-gen, enquanto criam a versão next-gen dessas engines, vão fazendo um dinheiro entregando esses jogos cross-gen feitos nas engines da geração passada, mas com improvements visuais de ultra quality nos consoles next-gen. Mas essa proposta não deve se vender por muito tempo, creio que os improvements cross-gen deverão estar saturados até o final do ano, ou seja, quem se arriscar entregar jogo cross-gen de 2023 em diante já não “beberá mais água limpa” como uma Ubisoft o fez com AC Valhalla (faturando 1 bilhão).
Nanite trabalha com polígonos do tamanho de pixel é isso? E faz o LOD com a qualidade sempre máxima que o jogador pode ver… Você acha que esse geração isso será o standard? Fim dos LOD e fim dos pop ins?
Um adendo ao segundo parágrafo, concordo estão sugando o que dá da base da geração passada(ps4/one) com base alta instalada e com potencial bem maior de retorno financeiro, devido a falta de Chips e a base ainda relativamente pequena do ps5/ séries x, acho também que esse é último ano de crosgens..apartir de 2023 somente jogos Full nextgen, amém, rsrsrs
O jogo está assim mesmo, infelizmente. Não sabemos ainda se é um problema do Decima Engine, ou se é devido a escolha de desenvolver pensando na geração anterior.
Eu já tinha referido isso como o ponto que mais me decepcionou. Mas o Patch que saiu agora resolve (supostamente) esses problemas.
Melhorou os pop in em partes não totalmente, por esses pequenos aspectos técnicos fico desapontado com jogo no ps5, no PS4 até passaria pois tiraram leite de pedra do no console, mas na ps5 né parece falta de otimização para o console
Off topic: É uma vergonha que devido a pressão da From, não tem ninguém sério com análise da performance de Elden Ring no PC e consoles. Peguei a versão do ps5, mas apareceu uma promoção da versão do PC e agora estou em dúvida se pego e vendo a do ps5. Pior, como confiar nos demais reviews se a empresa claramente pressiona as análises? Se a From faz isso, imagino as gigantes do setor.
Que provas tens para insinuar que pressionam as análises?
Acho estranho terem poder para pressionar tantas reviews.
Elden Ring: análise do DF só sai após patch day one (meups.com.br)
Evidente que nunca vão falar que foram pressionados. Mas para bom entendedor, meia palavra basta. Se fizeram isso com a DF, tem que ser muito inocente para acreditar que não é um padrão.
É vergonhoso mesmo. Eu adoro os jogos da From, mas é inaceitável um jogo desses com uma média 97 e com uma performance assim. Não duvido que tenha vários trabamentos de personagem em paredes, como é de costume de jogos da from e aquela câmera que você fica perdido em combate, que tb é marca registrada da FromSoftware.
Sobre Horizon, que estão falando: Eu realmente acho inacreditável a quantidade de pop in no Ps5, é algo que incomoda muito, minha nota no máximo, será 9 para o jogo. Isso se a história for realmente melhor que a do primeiro game.
Elden Ring para mim deve ser um 97, se não fosse os problemas técnicos já habituais dava-lhe um 100.
Nada paga a sensação de conquista que um souls transmite, isso para mim vale mais que quedas de fps ou resoluções.
Forbidden west dou-lhe um 7.5 nao devido ás questões técnicas mas porque não me está a divertir tanto como o zero dawn, aliás já está a começar a saturar.
Eraser, o que esta levando você a ficar saturado do HFW? Pergunto isso pois seria o jogo que iria comprar depois de terminar o Elden Ring e caso ele sature muito eu espero mais um pouco para comprar.
Parece cada vez mais do mesmo. Gostei mais do zero dawn.
As side quests já desisti de as fazer.
Sabes que a maioria das sequelas directas perdem o factor novidade e imersão, pode ser isso.
Você já jogou? Acabei de testar a versão do PC. Primeiro, o jogo só é bonito no ultra. Tem muita diferença. Segundo os stuttering são absurdos, não tem a mínima condição. Independente da qualidade do game, ele precisa ser jogável. E da mesma forma que Horizon, não está jogável. Resta aguarda algum mod. Rodei num i9 9900k + 3060 Ti. Coloquei em 1440p e fiz upscale para 4k através da ferramenta da Nvidia. Assim roda 60fps com certa folga.
Vou buscar hoje ao fim do dia.
Vou jogar na ps5 que até ver parece ser a versão mais estável.
Este jogo é daqueles que beneficiava bem de VRR.
Hehe, 97 sem nem ter jogado o game é zuado, mas da pra ver a preferencia pelo estilo souls.
Kkkkkkkk…para mim basta dizerem que é o melhor souls que leva logo 100.
Dou pouca importância a notas de avaliação, elas descartam o que é verdadeiramente importante.
https://youtu.be/tINKW8u15eg,
Pode ajudar, o mesmo tem a versão de ps5 e ele reclama de queda de FPS e segundo a adrenalise o PC está pior ainda
Vi uns comentários que forçando o PC a utilizar o DX11 resolve boa parte dos problemas. Mas não sei se é verdade. Outro detalhe é que gostaria de saber se os consoles rodam a versão média ou alta do pc. Mas valeu pelo vídeo. Também assisto esse canal. Apesar de falar besteira, é sincero. O que atualmente é um grande diferencial.
Infelizmente eu parei de assistir o canal do Baltar, quando vi que ele quer falar de aspectos técnicos dos jogos, mas não faz um esforço para confirmar aquilo que ele fala. Teve um jogo que não lembro direito que ele falava que o jogo era abaixo do 30 fps e nos sites de análise falavam que esse jogo nunca descia dos 30. Outra vez ele falou que no ps4 o Horizon ZD rodava em 720p e era reescalado, por isso parei de ver o canal dele muita falação e pouca confirmação.
Edit: Lembrei de outra (ainda o tenho no instagram) ele postou que o Horizon FW em 4k no ps5 não se compara com a qualidade do ZD em 4k no Pc que os assets são melhores que o FW, que em momentos tem efeitos que parecem de Ps2.
Meu deus kkkkk Comparar Horizon ZD com FW é crime xD
Último parágrafo…
HZD é 4K checkerboard, HFW na PS5 é 4K nativos.
O HZD no PC tem exactamente os mesmos assets da versão consolas.
Os efeitos se parecem de uma PS2, então a PS2 parece-se com uma PS5. Os efeitos estão fabulosos
O jogo pode ter defeitos, mas o “PS5 graphics masterpiece” referido pela DF, aplica-se, diga lá o que esse “senhor” disser.
Exato e esse foi um problema que eu comecei a notar no Baltar, ele não é um cara ruim, mas a informação que ele passa não tem qualquer veracidade já que ele não procura demonstrar ou explicar. Por esse motivo deixei de assistir o canal dele.
Infelizmente o vídeo que ele fala isso está no instagram e eu não tenho como colocar aqui.
Acho que foi esse link aqui do instagram só ler a legenda que ele escreveu
https://www.instagram.com/p/CaKUUGgtbiq/?utm_medium=copy_link
Tecnologia fantástica com um potencial enorme!
Dentro das suas limitações gostei bastante do PSVR1,mas só devo adquirir o PSVR2 depois de experimentar umas boas horas.
O Motion Sickeness dá cabo de mim, tenho o PSVR1 encostado á um ano por isso.