A notícia é triste demais, e o fecho de estúdios nunca pode ser visto como uma coisa boa. Mas a Firewalk é responsável pelo maior flop de sempre da história dos videojogos pelo que seria expectável que houvessem cabeças a rolar.
Concord… Um jogo Sony que custou 400 milhões e vendeu… 25 mil cópias!
Foi o maior flop de sempre da indústria dos videojogos, ao ponto que a Sony acabou por o retirar do mercado para que a coisa fosse esquecida o mais rapidamente possível.
Esperava-se que o jogo pudesse ser re-equacionado, alterado e relançado, mas a decisão da Sony foi em sentido contrário. O jogo morreu e não voltará a ver a luz do dia!
Perante esta realidade, era expectável que rolassem cabeças… mas seria de se esperar que não rolassem apenas as cabeças dos membros da equipa, mas igualmente dos responsáveis da Sony que avaliaram o jogo , o suportaram, e entenderam que o jogo estava apto a sair para o mercado.
Mas isso não foi o que se viu!
Segundo alguns relatos, Hermen Hulst, atual responsável pelos estúdios da Sony, olhava para este jogo como “o futuro da Sony”, e “o seu bebé”. No entanto, apesar de o machado ter caído sobre os membros do estúdio, Hermen Hulst não só não foi penalizado, como foi o elemento que emitiu o e-mail que despediu a equipa.
Aceita-se que poderia ser mau para a Sony, em menos de 2 anos, ter duas mudanças na direção dos estúdios Playstation, mas penalizar os mais pequenos, e deixar os reais responsáveis pela aprovação do jogo sem penalização.
Eis o email de Herman Hulst que, para além da Firewalk, acaba também com uma pequena equipa responsável por jogos de smartphone.
Prezada equipe,
Hoje, quero compartilhar algumas atualizações importantes do Studio Business Group da Sony Interactive Entertainment.
Avaliamos consistentemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo. Como parte de nossos esforços contínuos para fortalecer o Studio Business da SIE, tivemos que tomar uma decisão difícil relacionada a dois de nossos estúdios – Neon Koi e Firewalk Studios.
Expandir além dos dispositivos PlayStation e criar experiências on-line envolventes junto com nossos jogos single-player são áreas focais importantes para nós à medida que evoluímos nossos fluxos de receita. Precisamos ser estratégicos, no entanto, ao levar nossos jogos para novas plataformas e reconhecer quando nossos jogos não atendem às expectativas dos jogadores.
Embora o celular continue sendo uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos no estágio inicial de nossos esforços para dispositivos móveis. Para alcançar o sucesso nessa área, precisamos nos concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree do PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente.
Com essa abordagem refocada, a Neon Koi fechará, e seu jogo de ação para dispositivos móveis não avançará. Quero expressar minha gratidão a todos na Neon Koi por seu trabalho duro e paixão infinita por inovar.
Em relação ao Firewalk, conforme anunciado no início de setembro ( Uma atualização importante sobre o Concord ), certos aspectos do Concord foram excepcionais, mas outros não chegaram a jogadores suficientes e, como resultado, tiramos o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções.
Depois de muito pensar, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu artesanato, espírito criativo e dedicação.
O gênero de tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está em constante evolução e, infelizmente, não atingimos nossas metas com este título. Tiraremos as lições aprendidas com o Concord e continuaremos a aprimorar nossos recursos de serviço ao vivo para oferecer crescimento futuro nessa área.
Sei que nada disso é uma notícia fácil de ouvir, principalmente com colegas e amigos saindo da SIE. Ambas as decisões foram seriamente pensadas e, no final das contas, sentimos que são as certas para fortalecer a organização. Neon Koi e Firewalk foram o lar de muitos indivíduos talentosos, e trabalharemos para encontrar colocação para alguns dos impactados dentro de nossa comunidade global de estúdios, sempre que possível.
Acredito muito nos benefícios de abraçar a experimentação criativa e desenvolver novas IPs. No entanto, crescer por meio de finanças sustentáveis, especialmente em um ambiente econômico desafiador, é essencial.
Embora hoje seja um dia difícil, há muito o que esperar nos próximos meses do Studio Business Group e de nossas equipes. Continuo confiante de que estamos construindo uma organização resiliente e capaz, impulsionada pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para nossos jogadores.
Obrigado por seu apoio contínuo.