No âmbito do processo de regulação da compra da Activision, a Microsoft pediu ao Juiz que a Sony entregasse documentação. A Sony alega que o pedido é gigante e que não é possível de ser entregue no prazo dado.
A data de pronuncia da CMA sobre a compra da Activision pela Microsoft foi adiada 5 dias, a pedido da Sony. Mesmo assim a Sony alega que o pedido é dantesco e que muito certamente não entregará toda a documentação dado o prazo dado.
Vamos ver então o que a Microsoft pediu:
Update: MS/ABK
Sony gets 7 more days to serve the subpoena from MS, but this time it wasn’t completely agreed by Microsoft (the judge granted it).
New deadline is Feb 10th we also got more info about what MS is requesting
Credit:Idas pic.twitter.com/hxu6TtXKfP
— Post Up (@PostUp_bbb) February 4, 2023
Basicamente a Microsoft pede 45 documentos… O que nem parece muito!
Mas desses, 13 deles possuem sub partes, o que atira o número de documentos para os 120!
E se acham que 120 documentos para serem entregues em 5 dias não é demais, fiquem a saber que esses documentos são relacionados com todos os aspetos do negócio da SIE. Mas mais do que isso, incluem dados extensivos de vendas e dados financeiros da empresa. Algo que soa a muito estranho de ser pedido dado que não é a Sony quem está a ser julgada aqui!
Os dados incluem ainda dados dos utilizadores como data de nascimento, país, género, e tudo isto a cobrir milhões de utilizadores.
Percebem por aqui a dimensão dos documentos… e a tarefa gigante que é entregar isto.
Mas se mesmo assim acham pouco para 5 dias, fiquem a saber que estes dados englobam mais de 11 anos, ou seja, desde Janeiro de 2012.
O custo que a Sony estima para reunir estes documentos é de 2 milhões ou mais, e estima que demorará várias semanas a ser reunido, bem como um intenso e substancial esforço dos seus funcionários para cumprir esse prazo.
Os documentos englobam toda a performance e avaliações internas da SIE, dados de liderança e gestão, sejam recebidos ou trocados com outras entidades, contendo cópias de todos os acordos da SIE com terceiros ao longo dos 11 anos.
Sinceramente acho vergonhoso que a Microsoft, que não revela os dados aos seus próprios acionistas nos relatórios financeiros, queira estes dados da Sony. Isto apesar de a Sony nunca se ter negado a os entregar, mas apenas se mostrou extremamente insatisfeita com o pedido irrealista para o prazo, o que se traduziu numa prorrogação de prazo de mais 5 dias, atrasando a data de pronuncia da CMA para 10 de Fevereiro. Algo claramente, mesmo assim insuficiente!
Em resposta ao Juiz a Sony respondeu:
Nesta resposta a Sony refere que os prazos dados são completamente irrealistas, e que a coisa poderia ter sido negociada. Acusa a Microsoft de em vez de se focar no que está em causa e que é se a compra da Activision pode ou não afetar a concorrência, anda a pedir coisas completamente irrelevantes, tais como performances e avaliações da gestão da Sony, os documentos relacionados com o negócio da SIE, e acordos com terceiros nos últimos 11 anos.
Para se perceber a postura da Sony, penso ser relevante citar o que a FTC deu a conhecer nos últimos dias, e onde refere, na sua ideia geral, que não lhes compete verificar se o mercado está bem ou mal, se há lideranças ou não, se há monopólios ou não. Refere ainda que os monopólios não são ilegais e podem existir no mercado! O que está em causa neste negócio é, e apenas isso, se a compra da Activision pode ou não suscitar dúvidas de tentativas de obtenção de monopólio, e se ela pode ou não, causar danos à concorrência.
E isso é o que compete a estes reguladores verificar. A FTC não é a entidade reguladora do mercado dos videojogos. Eles apenas analisam as compras e as consequências das mesmas, nada mais!
Uma empresa conseguir monopólio ou domínio à base de trabalho e produtos de qualidade, usando as regras de funcionamento normais de mercado não é e nem nunca foi ilegal. Ilegal é usar o seu poder para esganar terceiros e prejudicar a sua atividade. Algo que nunca esteve em causa até hoje dado que a Microsoft nunca teve falta de capacidade financeira para competir, mas que pode estar agora em causa com a compra da Activision. Pelo menos é isso, e só isso, que se está a analisar.
Isto me parece a tentativa de 2 coisas, a primeira de fazer parecer que a Sony não quer entregar os dados ou a segunda que é a mais provável em minha visão que é usar isto para espionar a Sony e seu modo de operar, para depois se a compra não passar tentar replicar ou se aproximar, claro se a xbox continuar depois.
Cara isso não faz sentido nenhum! O Xbox vai continuar existindo de qualquer forma se a compra não passar! E você sabe que espionagem corporativa é um crime extremamente grave né! Fora que a Microsoft tem seu próprio meio de operar! Ela não precisa copiar o da Sony!
Tem seu próprio modo de operar e a cada ano que passa diminui suas receitas, cortam orçamento do marketing em um período essencial e os jogos só caem na qualidade, vide Halo infinite. Isso mostra que algo não vai bem lá, fora é claro as inumeras demissões de líderes de estudios etc…
Só os mais fanáticos pela marcar não conseguem percerber que algo vai mal.
E sim espionagem é crime então me responda o por quê dela pedir tantos dados “íntimos” da Sony, sendo que é ela que precisa se provar confiável para a compra ser aprovada.
Ps: Se for me apresentar dados que mostrem o contrário, que seja de fontes confiáveis e verídicas e não de sites de fanáticos
Da onde você tirou que ela está cortando orçamento de marketing? Não sabia dessa, onde você viu isso? E o Xbox nessa geração está em seu alge! Nem na época do 360 ele esteve tão bem! Ele está vendendo mais consoles do que nunca, Game Pass apesar de não estar crescendo tanto quanto o esperado nos últimos 2 anos está com boas previsões para 2023, teve a queda nas receitas no último trimestre mas não temos informações suficientes pra dizer que isso é uma crise, e sobre a qualidade dos jogos da Microsoft eu discordo de você! A Microsoft sempre colocou muita qualidade nos seus jogos, (claro que isso é relativo mas eu estou falando da opinião da maioria dos jogadores)! Eu jogo os jogos da Microsoft e estou muito satisfeito com eles, e Halo Infinite é um ótimo jogo! Esse hate que os sonystas fazem com ele é muito sem sentido! Claro que ele tem alguns problemas em relação ao conteúdo do multiplayer, mas não é nem metade do que fazem parecer! É ridículo o que fazem com ele! Então com base nas informações que temos, pois a Microsoft não é muito clara sobre seus números tudo indica que está indo tudo bem! Até porque se não estivesse indo bem eles não investiam tanto
A Xbox cortou a sua presença na E3, e várias fontes referem que tal se deve a um corte no orçamento de Marketing dados aos maus resultados operacionais.
E a quebra não foi uma mera quebra. Foi de 47%.
Nota: A frase que se segue foi ajustada para melhor percepção
Mas se a Microsoft vendesse mais, como referes erroneamente, pois as vendas cairam 13%, mesmo assim algo não estaria bem, pois se vendes mais, mas a receita cai 13%, algo está mal em outros locais e estás a perder dinheiro.
Segue o comentário original
E se descontadas as despesas a receita operacional caiu 47%, não só estás a perder dinheiro, como estás com um brutal aumento dos custos para manter o negócio a operar.
Ah, mas isso foi só agora!
Não foi não! No relatório a Microsoft prevê que no próximo trimestre as coisas ainda caiam mais.
Calma… escusas de ficar nervoso ao ponto de colocares todo o comentário como citação. O que nem estranho dado o uso da palavra Xbox no e-mail, pelo que percebo que certamente algo te tocou. Por acaso nos meus mails não tenho referencia a nenhuma consola, porque tens tu nos teus?
Para começar a frase:
“Se vendes mais, mas a receita cai 13%, algo está mal em outros locais e estás a perder dinheiro”, é uma verdade universal… Se vendes mais, mas a receita cai, estás a ter menos lucro por venda. É matemática pura e simples.
E se isso aconteceu à Sony tambem, tambem se aplica a ela!
Ora no primeiro trimestre fiscal de 2022, (e não no penúltimo trimestre como dizes, onde teve um crescimento de receitas de 75%) a Sony efetivamente teve uma quebra de 11% face ao ano anterior, o que entra bastante em linha com o que aqui se passou com a Microsoft!
A diferença é que não temos ninguém a afirmar que a Sony vendeu mais! Na realidade a Sony vendeu menos pois nesta altura havia falta de stocks de consolas.
Da mesma forma, que se visses o relatório da Microsoft com a mesma atenção percebias que a Microsoft não refere que vendeu mais. Pelo contrário reporta tambem uma quebra na venda de consolas de, curiosamente, tambem 13%.
Daí que essa minha frase não reflete sequer a realidade da Microsoft. Ela destina-se a responder a um utilizador que afirmou que a Microsoft está a vender mais, um dado errôneo, ao que eu pretendi mostrar que, mesmo que isso fosse verdade, ele teve quebra de receitas, o que implicaria estar a perder dinheiro noutros locais.
Tens de ler as coisas com mais calma, e da mesma forma, responder com mais calma, porque se o fizesses, confrontando a coisa com os dados do relatório e contas da Microsoft, que presumo conhecerás ainda melhor que os da Sony, tinhas percebido que a essa frase em particular não relata a realidade da Microsoft, mas destinava-se apenas a mostrar ao utilizador que, mesmo que o que ele diz fosse verdade, a Microsoft não estava a ter maiores receitas!
Já as frases seguintes do comentário, essas sim são fatuais e dizem respeito à realidade da Microsoft.
Poderei ter alguma culpa no comentário, por não ter sido mais explicito? Sim, se calhar sim, admito! E daí ter respondido! E até vou corrigir a frase no comentário.
Eis a realidade da Microsoft
https://www.pcmanias.com/as-receitas-da-divisao-xbox-cairam-no-ultimo-quarto-de-2022-face-ao-ano-anterior/
apenas para dar um contexto para vc sabe com quem lida, e posso provar se necessário so preciso ir tirar os prints:
caixista sem xbox, fanboy de tudo da MSSeguidor do Bolsonarousuário ativo e militante no GameVicio
não sei o que esse mala veio aqui fazer, tá la no Gamevicio como “postador de noticias” e hypando que o “Bing vai destruir o Google com o chatGPD”
Eu sei com quem estou a falar…
E nem preciso disso tudo. Quando alguém usa o termo Xbox no e-mail, e escreve de forma precipitada que nem separa as citações do texto, é alguém muito pouco imparcial e muito nervoso com a realidade das coisas.
Não é o que diz no artigo abaixo:
“Xbox FY22 Q4 gaming revenue down 6% year-over-year due to lower engagement, console supply”
Fonte: https://www.windowscentral.com/gaming/xbox/xbox-fy22-q4-gaming-revenue-down-6-year-over-year-due-to-console-supply
FY22 Q4 se refere ao período de abril,maio e junho de 2022. Ou seja, não teve aumento em “todos os 3 trimestres anteriores” como você mencionou.
Talvez você possa argumentar que a receita caiu pela falta de estoque do Xbox Series X. Mas isso foi justamente o que a Sony também reclamou nas quedas de receita que teve durante o mesmo período do ano passado.
Alge? Kkkkkkkkk Deve estar no auge mesmo, da seca!
Paulo, qual sua fonte de vendas dos consoles da MS?
Vgchartz?
E essa contradição:
Tu começa falando que o Xbox nunca esteve tão bem e termina falando que como ela não é clara com seus números não tem como saber? Que loucura, cara!
E não, Paulo! Qualidade nunca foi relativo! Gosto sim é relativo! Você pode não gostar de uma Ferrari, mas nunca vai falar que ela é um carro de baixa qualidade, pois seria insanidade da sua parte.
Existe um importante viés nesta sua afirmação que precisa ser discutido.
Se pegarmos os 26 meses iniciais do Xbox Series X|S e compararmos com o Xbox 360, de fato temos uma vantagem a favor do console atual, no caso 20 milhões contra 15 milhões: https://twitter.com/VGChartz/status/1621556129284165632?s=20&t=ZkFD01jIC1oTU63M0N1Rfw
Entretanto, se você pegar os 26 meses iniciais do Xbox One e comparar com o Xbox 360, o One também ganha, no caso 19 milhões contra 15 milhões. https://twitter.com/VGChartz/status/1620852397794009089?s=20&t=ZkFD01jIC1oTU63M0N1Rfw
Então veja que os 26 meses iniciais do Xbox 360 não servem tanto de parâmetro, porque foi uma consola que teve uma venda constante ao longo de todo o seu ciclo de vida. Já o Xbox One esteve melhor do que o 360 nos seus 2 ~ 3 primeiros anos, e depois caiu.
Veja que parece uma vantagem maravilhosa o Series ganhar de 20 a 15 do 360, mas não parece muito chamativo ganhar de 20 a 19 do One. Então ainda é muito cedo para sair dizendo “nunca esteve tão bem”.
Outro fator importante nessa discussão são as previsões de crescimento nas vendas de Playstation e declínio nas vendas de Xbox nos próximos meses. Somado com tudo isso, o Xbox Series teve diversos descontos na black friday, e mesmo assim PS5 e Switch juntos venderam mais de 15 milhões de unidades no trimestre do holiday, enquanto que o Xbox registrou declínio de 13% na sua receita de hardware neste mesmo período. Não são notícias para deixar ninguém otimista.
Como explicar o óbvio? Bem, eu já expliquei e tu acabaste de explicar. Achas que ficou percebido? Não creio!
Importante ressaltar que esse número de 20 milhões de consoles vendidos é apenas estimativa da VGcharts e não dado oficial. Eu apostaria com qualquer um que vendeu menos que o one. E detalhe, os novos consoles são os xbox que foram lançados oficialmente em mais mercados ao redor do mundo historicamente. Lembro da MS comemorando isso no lançamento.
Resumindo? Fã de Xbox vive de narrativas fantasiosas. É sempre achismo.
Apostarias, tendo tantas hipóteses de perder como de ganhar?
Má aposta!
A realidade é que ninguém sabe quanto a Xbox vendeu. As estimativas valem o que valem.
Apostaria pelos indícios! Greenberg me mostrou claramente que o Xbox está abaixo dos números do VGCHARTZ pouco tempo atrás. Não precisa ser um gênio para perceber o óbvio. 😅
Não é crime se os dados forem obtidos por intermédio de um juiz… Que foi o que a Microsoft fez.
Sim, o que eu quis dizer foi que ela não quer espionar a Sony com esses dados! Como o cidadão ali tinha dito! Ela só pediu pra Sony mostrar isso pois a Sony disse que COD é muito importante pro Play e que ele ser exclusivo prejudicaria a concorrência, então ela pediu dados que comprovem isso!
Eu acho engraçado é que já fui chamado de Sonysta (não falo de você), já fui chamado de caixista e de Pcista, sabe o que tiro de conclusão disto?
Eu sou uma cara que joga em qualquer lugar e sabe dos valores e dos defeitos de cada plataforma, falo de Halo Infinite com imensa tristeza pois acompanho a série desde o seu primórdio, não tendo jogado apenas o ODST e te digo gosto são relativos mas Halo Infinite da maneira que foi entregue não tem a qualidade que a própria série me acostumou. Falo também de Gears onde joguei todos menos o 5 e o coloco no meu top 3 de séries preferidas ao lado de GOW, mas de novo os dois últimos jogos deixaram a desejar, na verdade até o Judment. Forza eu gostei do 5 pois o último que joguei foi o 1 e todo mundo fala a mesma coisa que o jogo se tornou um repeteco para quem acompanha a série.
Como pode ver eu não sou um cara alienado por marcas, mas sei criticar a Microsoft com o intuito de ver ela em seu ápice e concorrendo de igual para igual com a Sony em qualidade, sei criticar a Sony quando esta não vai bem etc… e honestamente só cego não vê que o Xbox está com problemas e se os fans da marca reclamassem e exigissem melhorias eu garanto que ela não estava do jeito que esta e nem precisaria comprar a Activision
Daniel… Nem adianta!
Basicamente o ser como tu és, e como eu sou, não existe para quem é vidrado de um lado. E qualquer postura é vista como uma tomada de posição!
Eu ando desde 2013 a dizer que a Microsoft só comete erros e que assim não vão lá das pernas!
E sou acusado de ser Sonysta.
Em 2022 a Microsoft reconhece perante um juiz que não consegue competir com a Sony.
Perante essa realidade, que comprova que as minhas críticas sempre tiveram fundamento, alterou-se alguma coisa?
Não… Sou Sonysta na mesma, e a culpa da Microsoft, uma das empresas mais poderosas do mundo, , mais de 10 vezes maior que a Sony, não conseguir concorrer com ela, é da Sony e das suas práticas monopolistas.
Conclusão: Não adianta! E é por isso que sempre disse que a PCManias não é para todos… É para quem quer realmente perceber a realidade das coisas!
E quando eu falei que você é famboy?! Eu só dei um contra ponto! Então qualquer coisa que eu diga eu estarei chamando uma pessoa de fanática?!
Leste o artigo? Viste o pedido? Não te parece que simples relatórios financeiros chegariam?
Acho estranho a Sony aceitar este pedido, que na minha opinião é muito invasivo. Uma empresa séria não expõe suas entranhas assim para um concorrente, neste caso deveria haver uma atitude recíproca da MS.
É absurdo que uma empresa possa exigir dados de outra empresa antes, sequer, de mostrar primeiro os seus. De qualquer forma, a MS deveria ter pedido a Sony é o “manual de como fazer jogo”, isso seria mais proveitoso a ela. 😃
Agora a Sony deveria recusar e fornecer apenas informações sobre as franquias da Activision no decorrer dos anos pra mostrar a importância delas, alegando que pedidos maiores não têm pertinência temática a questão. Mas o que fica parecendo (e pode ser só ignorância minha) é que tem muito advogado despreparado a defender essas grandes empresas.
[OFF] É impressionante como a Eurogamer.net (UK) tá fazendo como se o PSVR2 nem existisse e não estivesse próximo de sair… até de Mod de RE 1 antigão pra VR de PC estão falando, e de nada do PSVR2… chega a ser cômico o negócio! Imagino que a Sony deve ter dado um gelo neles e só devem ter acesso pós lançamento, ou simplesmente queriam um tratamento especial, que há muito não merecem! 🤣
Edit: e pra não ser injusto, o Ian, que parece ser que cuida de escrever sobre o VR, fez uma matéria sobre primeiras impressões uns 4 meses atrás, e mais nada…
OFF
Segue uma interessante discussão, onde um desenvolvedor alegou que seu jogo possui 10% a mais de performance no PSVR2 se comparado com uma build feita no PC usando a RTX 3090ti.
https://www.psu.com/news/ps-vr2-first-person-shooter-pavlov-developer-claims-it-runs-approximately-10-faster-on-playstation-than-on-a-3090ti-pc-build/
Preciso me inteirar mais sobre as features do PSVR2, mas essa discussão aqui parece explicar os motivos: https://twitter.com/boukounandi/status/1622648996647796751?s=20&t=dnEMeH2PuF3qYme2bn4xoA
O Mário já escreveu sobre, tudo parece ter a ver com o processamento mais “concentrado” na área pra onde os olhos estão se dirigindo (a grosso modo é um “VRS” nos entornos desnecessários onde a visão periférica não vê detalhes, mas obviamente não é de VRS que falamos, e se da Geometry Engine, e o negócio alivia o processamento nas áreas desnecessárias permitindo permitindo mais performance num campo de visão mais central). Obviamente que todo o sucesso disso depende o Eye Tracking funcionar bem.
Ao ver o artigo do Mário, e como bom cético, achei as informações vindas dali mais cheirando a coisa de Marketing (não por parte do Mário, mas das pessoas que falavam dela) que uma realidade possível, mas taí o GT7 rodando sem quedas a 90 ou 120 Hz na mesma qualidade ou superior ao que se vê na TV, pelo que andam falando em vários artigos.
https://www.pcmanias.com/foveated-rendering-pode-aumentar-a-performance-da-consola-ate-3-6-vezes/
Exacto… O pipeline otimizado das consolas já permite aproximar as consolas de GPUs mais potentes. Mas com Foveated rendering, as performances sobrem ainda mais.
O PSVR tem eye tracking, pelo que sabe para onde estás a olhar e nesse sentido tens sempre a resolução máxima à frente dos olhos. Mas nas zonas periféricas, onde não vês com tanto detalhe, a resolução cai.
Tem um pessoal aí dizendo que se a compra não passar o Xbox pode acabar! Eu não entendo da onde eles tiram essa fantasia apocalíptica sobre o Xbox! O Xbox teve risco de acabar no início da geração do Xbox One! Mas depois que o Phil entrou ele ajeitou a casa e agora a divisão está indo muito bem!
Indo bem? Kd os números que comprovem isto?
Queres pensar o que?
Quando a Sony tem receitas Record, a Microsoft tem prejuízos.
Quando a Sony prevê aumentos de receitas no próximo trimestre, a Microsoft prevê quebras.
Quando a Sony está bem, a Microsoft refere à boca cheia aos juízes que não consegue competir sem a Activision.
Recordando que a Xbox este para acabar em 2014, não me parece que eles estejam melhores agora. É que apesar do aumento de vendas de consolas as contas mostram que as despesas aumentaram mais que os lucros e a receita operacional caiu 47%>
Não lês as notícias? Queres pensar o que? Que as coisas a continuarem assim a Microsoft vai ser o Pai Natal?
A MS ainda tá naquela de que o Gamepass não atrai mais gente porque não tem a Activision só pra ela, se conseguir, vaidizer que precisa da EA, depois da Ubi e assim por diante, o problema é o modelo de negócio e a clientela que eles superestimaram, pra terem 200mi de assinantes eles têm que conseguirem todos os consolistas e muitos nem assinam serviços, terão que fazer os PCzistas abandonares a Steam e a Epic que passa o ano todo dando jogo sem cobrar nada em troca… Nos moldes que está o Gamepass não vai longe… Isso se a MS quer ter uma divisão de games sustentável e até lucrativa.
Paulo, não sei se vai acabar ou não, mas o “All In” no pôquer quer dizer tudo ou nada. Sei que palavras de dirigentes dessas empresas de nada valem, mas o que entendo por All-in é que ou se ganha ou sai do jogo, mas obviamente é apenas uma interpretação.
Já tinha comentado aqui que a MS quer comprar a activision para tentar monopolizar os consoles e/ou ir atras da Apple
https://youtu.be/BvOTygiaf4U
tá ai o Nadella já empurrando o papo de “empresa malvada que lucra com jogos e não faz jogos” para dizer que “nos somos bonzinhos pq fazemos jogos”, claramente é Apple e talvez até Valve, já que a Valve está a seculos sem fazer jogos… ou talvez as duas que são “empresas malvadas que não fazem jogos e só lucram com jogos”
Cara, que coisa ridicula… eles ainda estão nesse papo de bonzinhos contra as empresas malvadonas que lucram com jogos sem fazer jogos e que monopolizam o japão.
Mas cara, toda a narrativa da História Americana está em vilanizar quem não são eles, e agora mesmo no Brasil vimos que isso funciona muito bem… É uma “guerra santa” onde é questão de acreditar só naqueles que estão do no seu lado, essas posturas nada têm a ver com mostrar que se está com a razão, é apenas discurso pra mobilizar “os seus”, e radicalizar aqueles com mais afinidade as suas ideias.
É ainda anedótico que ele (Nadella) cite a participação (market share) do Xbox no Japão como argumento para que os reguladores aprovem a aquisição da Activision.
Cara, como ele acha que a Activision vai mudar o Market Share no Japão em favor da MS?
O que a MS ou a Activision já fizeram pensando no mercado japonês? 1, 2 jogos em 2 décadas pós Atari? É sempre um nós contra eles absurdo! E olha que esse indiano é inteligente pacas!
PS: Na minha opinião, a Valve tá na mira é de ser comprada faz tempo. O Gabe parece idealista, mas é muito difícil resistir a uma quantidade irrecusável de dinheiro, o que a MS já se mostrou disposta a pagar quando realmente quer as coisas.