O mesmo está a ser criado em parceria com a Visual Arts, e trabalhará num projeto não anunciado de “alta visibilidade” em colaboração com a Naughty Dog.
Um anuncio de emprego a procurar um Produtor Sénior veio revelar que a Sony está a criar um novo estúdio interno para desenvolvimento de videojogos.
A sua criação está a ocorrer em parceria com o estúdio Visual Arts da Playstation, que se especializa em animação, cinemáticas, captura de movimentos e mais. Basicamente é a equipa que esteve à frente da recriação para a PS5 do The last of us – parte 1, antes deste ser entregue à Naughty Dog.«, sendo um estúdio de suporte.
Segundo o anuncio, a pessoa contratada irá fazer parte da equipa que irá trabalhar num “projecto de alta visibilidade”, ainda não anunciado, mas a ser desenvolvido em colaboração com a Naughy Dog.
O jogo é prometido como sendo um AAA de elevada qualidade visual, e com uma experiência de jogo altamente atraente.
OFF
Acho que muitos viram o relatório fiscal da Sony divulgado ontem, e um ponto me chamou a atenção.
Página 8 do documento: https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q2_sonyspeech.pdf
O relatório mostrou uma queda de usuários ativos, queda na quantidade de jogos vendidos, e principalmente a quantidade de assinantes da psn plus. Mas mesmo assim, as receitas continuam relativamente altas (apesar de que o câmbio ajudou a “inflar” os números. 1 dólar = 138 ienes em 2022 vs 1 dólar = 110 ienes em 2021). Página 9 do documento: https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q2_supplement.pdf
Mas voltando ao texto que coloquei acima, está claro que o engajamento com o PS4 está reduzindo verticalmente, enquanto que a demanda pelo PS5 continua muito alta.
Isso é um ponto que já estamos observando há tempos. Apesar do PS4 ainda receber jogos cross-gen, o videogame envelheceu, o grande público tem novas opções nas lojas. Com isso, é provável que boa parte das 118 milhões de PS4 vendidas já não são mais “consumidoras ativas”, ou seja, comprando jogos e consumindo serviços regularmente. Prova disso que os novos lançamentos costumam ser mais vendidos no PS5, que está cada vez mais absorvendo o público “consumidor ativo”.
Obs: Apenas para deixar claro, há uma diferença entre “usuário ativo” e “consumidor ativo”. O primeiro se refere a pessoas que logam na PSN usando o console (PS3, PS4, PS5) para consumir os seus produtos já adquiridos, enquanto que o segundo se refere a pessoas que não apenas logam na PSN para consumir, como também gastam dinheiro em novos produtos e serviços, gerando engajamento.
É por isso que a Sony fez o seu modelo de litografia 6nm rapidamente e já está com um processo de fabricação em massa de PS5, mantendo a previsão de 18 milhões de consolas até março de 2023, e previsão de mais 23 milhões de PS5 até março de 2024. Eles sabem que esse engajamento com o PS4 está “ladeira abaixo”, e precisam ter PS5 nas lojas para manter este público. Os consumidores ativos são justamente quem farão as receitas e lucros subirem, e eles estão pedindo por um novo produto para gastarem dinheiro 😂
A migração é uma tendência natural do mercado. Em relação a PSN, apesar de ter um aumento na receita decorrente os novos planos, chutaria que é menos lucrativa do que antes. O plano premium provavelmente é o de menor margem. De resto é mais uma empresa que vem sofrendo com a inflação. Os custos aumentaram muito mais que a capacidade de elevar as receitas.
Sim, é uma tendência natural.
O problema é que a pandemia e o período cross-gen podem até ter ajudado a “prolongar” um pouco mais o ciclo de vida do PS4, já que o consumo aumentou muito durante a pandemia. Entretanto, com todas essas questões já superadas, a Sony sabe que precisa ter PS5 nas lojas, e não vendendo videogame via sorteio (como no Japão). Na falta de estoque, o público começa a olhar para outras opções.
Certamente. Está tirando mais dinheiro de clientes, mas lucrando menos.
Isso tu não pode afirmar.
É uma opinião, pois afirmar como fato não posso, porque não tenho certeza absoluta de valores, mas é algo bem lógico, então acrescente um provavelmente, ou opinião ao que disse.
Agora, tens basicamente duas assinaturas, uma de catálogo e uma da plus antiga, parte dos da plus antiga migraram pro catálogo, o número de assinantes geral caiu. Como não estão a lucrar menos? Achas que dar mais lucro um assinante de catálogo que da plus convencional?
Não tem lógica alguma pq é uma transição de geração. Os clientes de Ps4 e que não tem condições ainda pra um Ps5 estão a esperar pra pegar o novo console. Os números mostram isso! Então de lógica não tem nada! Quem sabe a Sony fature mais com a nova plus que com a antiga, pois é o mesmo serviço que já ofertava, mas com mais jogos. Isso ninguém pode afirmar sem ver os gráficos e o balanço financeiro.
O número geral de assinantes cair pode não querer dizer nada. O serviço é opcional, não obrigatório, logo os assinantes variam ora para cima, ora para baixo.
Aí é onde a estratégia da Sony é péssima, pois devem ter usuários indo pro PC atrás de seus jogos ou indo pra Xbox, porque se a queda é vertical e o PS5 não acompanha no mesmo crescimento, os users estarem indo pra outra plataforma é a explicação mais razoável.
Chuto que essa parte do público simplesmente não deve estar comprando nada. Com a inflação global, muitos cortaram gastos. E querendo ou não, o primeiro gasto a se cortar é com entretenimento.
Tem um outro detalhe, será que a redução na venda de games já não é reflexo da própria Psn? É difícil imaginar que o público assinante vai comprar a mesma quantidade de games. Ainda mais num período sem grandes lançamentos. O maior destaque desse trimestre foi o game do gato que saiu na assinatura.
Certamente tem o seu reflexo, um serviço de assinatura com tanta oferta. Eu se fosse pra sustentar um filho com jogos, faria um serviço desse e diria pra ele não me falar mais de comprar jogo.
A sony acabou de anunciar o PsVr2 para o 22/02/2023 por 550€
Acho que é 550 dólares e 600 euros. Bem mais caro do que imaginei. Acima de 400 dólares vai limitar muito o público.
Pelo que vi 650€ com o jogo horizon Call of Mountain e 600€ so com os comandos na europa
Outra estatégia burra, preferem um baixa adesão pra lucrar muito a tentar massificar o produto, eu não compro em lançamento se estiver mais caro que o console, e se passar a empolgação, é mais nunca!
Não sei se tem opção. Não sabemos o custo, mas chutaria que a Sony deve estar vendendo no zero a zero. É muito arriscado subsidiar esse negócio porque o volume de vendas de software é mais baixo.
…Mas também com um preço desses nunca irá popularizá-lo.
Sim. Mas acho que depois do desastre do ps3 a Sony vai pensar 10x antes de tomar risco na venda de hardware. Ainda mais nesse momento pouco propicio.
Infelizmente extremamente caro. Uma tecnologia fora do meu alcance financeiro aqui no Brasil.
Gostaria que a Microsoft e Nintendo também entrassem nesse mercado, para termos mais concorrência e mais possibilidade de preços menores, mas não vejo movimento dessas duas. Uma pena.
Pior que até no PC é caro, hoje a opção mais acessível é o óculos do Facebook, e dizem que é bom, mas não sei se pode ser usado no PC ou só com o facebook e seus jogos e metaverso.
O meta quest 2 pode ser usado sem pc e desde algum tempo com o pc e tambem ja nao e preciso ter Facebook, apenas um mail
Sem chances alguma de vender bem esse negócio. Muito viagem esse valor.
Vi na eurogamer a dizerem 600 euros, um péssimo preço, é esperar pra ver quanto virá por aqui. Mais caro que o PS5 ficará pra segunda época.
Boas.
Saiu um anúncio que custará aqui no Brasil R$ 4499,00.
Esse preço para VR é complicado.
Nesse preço com “descontinho maroto” em 12x me arrisco fácil! 🙂
Caro… Excessivamente caro.
Fiquei até empolgado com o preço no Brasil, continua caro, mas dentro do limite que eu esperava!
O preço no Brasil já saiu e vai ser o mesmo de um PS5
Off topic: Saiu o review da versão PC de Sackboy e o game vai precisar de uma boa atualização.
Sackboy: A Big Adventure PC – The #StutterStruggle Is Real – DF Tech Review – YouTube
É esse o mundo da “master race” que muitos se gabam? Um mar sem fim de jogos com stutters que rodam com frametime muito mais estável nos consoles? E olha que esse é um jogo cross-gen. Quanto estivermos com jogos que realmente sejam next-gen, como serão os ports para PC?
Quero ver no fim da geração a Sony anunciando Spider 2 pros PCs. Vai precisar de requisito mínimo uma 3070 pra rodar pior que no Ps5. Pcista vai falar que o jogo tá mal otimizado. 🤣
[off] para um jogo que está no gamepass dayone eu achei bem pouco. Pelo visto o pessoal faz listinha e não joga 🤔
https://twitter.com/Focus_entmt/status/1587854817879552000?t=rL0I8DLGRxFhTmn5abTCdQ&s=19
Isso mostra que os números do gamepass são super inflados.
Pois é cara, gamepass tá em tudo que é canto. Console, Pc, tv, celular….. Se brincar maior parte desses 1M foi o pessoal comprando no ps xD
Eu comprei.
Off: OMG a Eidos está a co-desenvolver o fable com a Playground. Os estúdios da Microsoft não se desenrrascam mesmo sozinhos.
Me pergunto qual problema dos estudios não conseguirem andarem só. Será o escopo? Tempo? Será que eles mesmo tem problema em desenvolver para Pc, série s e x?
Coincidentemente, a Eidos e a Crystal Dynamics, pertenciam a Square e foram vendidas para o Embracer Group, pois esses estúdios não davam o retorno esperado para a Square e agora andam dando suporte aos 2 estúdios da MS (Playground games e The Initiative)
Até a joia da coroa da Microsoft precisa de ajuda…que tristeza.
100 bilhões em estúdios e ainda precisa pagar para alguém fazer o trabalho por eles…
Eu esse, mesmo tendo o gamepass comprei-o para a ps5, pois um estudio como este a fazer jogos de esta qualidade merece e ainda por cima e um estudio daqui onde vivo
nao o vou jogar agora, mas vou fazer como fiz o primeiro, numa altura em que tiver tempo para fazer tudo tranquilo e aproveitar do bom jogo