Um relatório indica que a Sony vai descer a produção de consolas PS5 para metade agora para este primeiro trimestre de 2024. Já a Microsoft vai pará-la completamente!
Motivos diferentes, e percentagens diferentes. Mas a produção de consolas vai diminuir tanto para a Sony como para a Microsoft neste primeiro quarto de 2024.
A Sony pretende descer a produção para metade. E o motivo… é simples! No ultimo trimestre de 2023 a Sony quis encher todas as lojas de todo o mundo com consolas, pelo que aumentou tremendamente a produção. Chegou mesmo a alugar 3 aviões Jumbo para transportar as consolas produzidas. Essa situação foi noticiada aqui.
Apesar de a consola ter vendido bastante bem, ela não vendeu ao ponto de justificar o enorme stock colocado no mercado, tendo assim vendido abaixo do esperado, e sendo o primeiro trimestre de cada ano dos mais parados a nível de vendas, com os stocks que restaram do Natal, manter esse nível de produção seria impensável, e nesse sentido, segundo um relatório divulgado, a Sony deu ordens para que ele fosse reduzido para metade.
Ora a mesma coisa acontece com a Xbox que, vai tambem diminuir a produção. A questão é que as vendas no Natal não só ficaram bem aquém do esperado, como foram mesmo más, e nesse aspecto a Microsoft, mesmo não tendo feito um abastecimento histórico como a Sony, está agora com carradas de consolas para vender. A piorar a coisa, pelas fracas vendas no período do Natal, a Microsoft espera mesmo grandes quebras de vendas neste primeiro trimestre, tal como relatado aqui. Assim, a ordem dada para a produção de consolas, foi para pura e simplesmente… Parar a produção.
No seguimento deste artigo, saiu hoje o relatório e contas da Sony.
Apesar de receitas recorde para o período, e de bons lucros, a Sony teve uma quebra de 25% nos lucros face ao ano anterior.
Segundo eles os motivos para a quebra foram as promoções efetuadas na PS5, e o facto de não terem tido nenhum jogo exclusivo de peso para venda.
A PS5 vendeu abaixo do esperado (o que não é surpresa dado o exposto no artigo de cima), e a Sony já não conta atingir os 25 milhões de consolas vendidas neste ano fiscal que acaba em Março, mas sim 21 milhões.
Seja como for, com 4 milhões de consolas no mercado por vender, e com a produção a não ser suspensa, sendo o primeiro trimestre do ano dos mais parados em vendas, duvido que a Sony escoe isso tudo.
O começo do ano até tem bons lançamentos (melhor que o fim de ano), mas realmente o que mais movimenta o comércio em geral são as festas de fim de ano. Uma quebra de 25% nos lucros, é algo significante, e 4mi de unidades paradas é uma quantidade mobilizada significante de dinheiro devido a uma má projeção de vendas.
A Sony tem vacilado bastante nessa geração. Um bom começo, mas os últimos dois anos foram bem ruins e 2024 será tão fraco quanto. A sorte é que a concorrência está morta.
https://x.com/FrontlineGamer/status/1757681850271609127?s=20
Considerando o relatório da TakeTwo, o Xbox vendeu 22,4 milhões no período.
Acho que o grande problema da aparente ruindade da Sony com seu console está em lançar conteúdo pra PC, que têm chegado em maior volume que no PS5, embora, no geral, com atraso.
Helldivers 2, por exemplo, é um lançamento de uma second party, Ronin também, Stellar Blade também, Final Fantasy meio que está a funcionar como uma IP second party da Sony… Mas sim, eu entendo a frustração quanto a falta dos grandes estúdios da Sony em novidades. Mas ruim, mesmo, ou fraco, não percebo. Mas são opiniões.
A questão é que além dos acordos com terceiros, a Sony lançava 2 first AAA por ano. Em 23 foi apenas um. Da última vez que aconteceu, lançaram 3 no ano seguinte. Mas 2024 não terá nenhum. Ao meu ver, a cada dia que passa, a Sony está se transformando na Microsoft.
Eu concordo com você, Hennan, e acredito que o principal responsável por isso é o não saudoso, por mim, Jimbo Ryan.
Mas alguns dirão que é culpa do conselho diretor! Lol
Gostaria de ter informações internas pra saber o tamanho da merda.
A questão é que um third party só dá uma percentagem do lucro enquanto como foste party entra tudo na contabilidade.
Juca ou muito me engano, ou a Sony em muito pouco tempo vai começar a sofrer do mesmo mal que começou a Xbox, em 2023 ouviste mais a falar de “x” jogo vai chegar ao PC do que ao contrário, 2024 já começa da mesma maneira, ouve-se mais “x” está pra sair pra o PC do que um novo pra a Playstation. Este ano a Sony não tem nada anunciado dela para a consola como firt paty!? A não ser só como second paty, nunca vi uma geração tão ruim por parte da Sony como está, por isso nesta geração deixou de comprar jogos day one, e principalmente exclusivo já que eles uma hora vão sair no PC. Pra aquelas pessoas mais indecisas eles hoje deve estar nesse dilema.
Hennan, uma pergunta de boa: Pra vc só presta first party? Porque a Sony pode estar “vacilando” na entrega de conteúdo first party recentemente (anos 2023/2024), mas em conteúdo exclusivo não! E se nesses anos tem poucos first party, o que não falta são parcerias e exclusividades. E sinceramente, é isso que vale pra plataforma atrair pessoas: exclusividades, sejam elas de qualidade, não importa a origem! Rise of the Ronin é IP Sony ao que tudo indica e não só publicado pela Sony, FF VII Rebirth é exclusivo, Helldivers 2 IP Sony e por aí vai…
Outros assuntos:
1 – PS5 ja vendeu 54.7 milhões até dezembro de 2023. Já passou PS4 no mesmo período?
2 – Spider-Man 2 já vendeu 10 milhões de cópias
3 – Novo presidente interino da SIE sei não hein? Acho que quem não gostava muito do Jim Ryan vai gostar muito menos desse japa aí!! Querendo otimizar lucros, indo visitar studios pra ver no que estão “desperdiçando dinheiro”. Sei não… vamos ver se os cortes não serão em grandes jogos e em detalhes dentro deles. Ah, também não vamos esquecer que a ideia dele é fortalecer GaaS e mais exclusivos indo pro PC. É, como já sabíamos, a ideia de exclusivos não no PC não era do Jim Ryan, não é mesmo?
4 – E o VGChartz hein? Aqui conhecido por muitos como VGChutez (referência
a adivinhação), cada dia mais sem credibilidade. Prefiro confiar nos dados da TakeTwo, que diz que Xbox vendeu 22.4 milhões e não no VGCHARTZ, com mais de 27 milhões. Um erro de mais de 20% pra mais do VGCHARTZ em relação as vendas de SS/SX em 3 anos. É muito. O erro é grotesco!
5 – Parece que vou acertar mais uma hein… Antes da geração começar falei que o SX venderia menos que o One, só não esperava ter o SS na jogada. Mesmo com SS, se continuar nessa pegada, os consoles combinados da Microsoft devem vender menos que o One! Que flop gigantesco, visto que 70% da base é de SS e que o SX vendeu nem 7 milhões se levarmos em consideração os dados da TakeTwo. Só a MS, que com essa quantidade de dinheiro que tem, consegue uma façanha dessas. Parabéns!
https://twitter.com/ruancarlo97/status/1757700042180165969?t=1T70Dz7cqHeIplYaWBcEPA&s=19
https://twitter.com/Genki_JPN/status/1757743775336825075?t=sVjizKM4GLo26Vb3EuGoZA&s=19
https://www.vgchartz.com/
Uma dúvida, porque quando a Xbox fez o mesmo. Ficou dependente de estúdios terceiros recebeu tantas críticas e no caso da Sony é normal? As pessoas possuem memória curta, mas parceria sempre existiu e serve para completar o catálogo. E não para ser tudo que o console tem.
Não é normal passar a vida se apoiando em terceiros. Não é nada normal. Agora um ano ou outro é tranquilo. E terceiros vírgula né? Helldivers é IP Sony e pelo visto Rise of the Ronin também!
Rise of Ronin não é da Sony é da Koei.
A Sony tem todos os estudios a trabalhar em jogos. Não é falta de investimento, mas sim de os jogos estarem prontos no prazo. Mas a qualidade tem esse custo! Era possível lançar-se mais cedo se quisermos um Halo Infinite ou um Redfall!
Mário, discordo de ti! Tivemos 3 spiders em intervalos de 5 anos. Será que só a Insomniac sabe fazer games na Sony ultimamente ? Não há um Uncharted desde 2017, lembrando que o Lost Legacy é uma DLC Standalone. Há jornalista que escreveu que a ND é uma bagunça e onde a Sony mete muita grana e deve ser nessas esquipes que esse presidente estava mencionando por ex.
Edson, não podemos cometer o erro de comparar ND e Santa Mônica com Insomniac. É injusto demais! Essas duas tem os jogos mais elaborados da PS Studios, de longe! E como o Grasseti disse meses atrás, são as únicas que tem obrigação de ter notas 90+ dentre os studios PS. É um exigência da SIE. Ou seja, são os maiores jogos, com mais grana, mais tempo de desenvolvimento, mais pessoas, mais TUDO.
Vc tem razão, Andresão! Realmente essea 2 estúdios são os referenciais técnicos da Sony!
É dificil argumentar contra esses dados. Mas a coisa não é bem assim.
A insomniac tem um estilo de produção bem diferente do de uma Naughty Dog. A Naughty Dog é um estúdio de excelência cujos jogos esticam as fasquias de qualidade de produção. É difícil explicar isto, mas usando uma figura de estilo, a Naughty Dog faz cupcakes, a Insomniac bolas de Berlim. Ambos são bons, até podes gostar mais de bolas só que de cupcakes, mas a dificuldade de produzir ambos não tem nada a ver.
Sim, Mário! O André pontuou acima e vcs têm razão! Ah! Se puder fazer um pedido, tem como tirar a moderação do André, Mário, pois ele se comporta bem!rs
Não… Ele tem tido muitos comentários censurados pois tem esticado a corda.
Se isso o deixa insatisfeito, tenho muita pena, mas eu não lhe vou tirar a moderação.
Aliás ele tinha um acordo comigo no passado, numa situação em que ganhou moderação e em que eu lha tirei com a promessa de ele não voltar ao mesmo, mas com a condição que o bania se voltasse a haver necessidade de o moderar, e ele com o Saber Sword passou dos limites sendo rude e direto por várias vezes. Ele deveria assim estar banido, e não está, está apenas moderado, pelo que se dê por feliz.
Da mesma forma aproveito e falo do Deto que está por uma unha negra de ser banido pelo uso excessivo de termos ofensivos nos seus comentários. E ele sabe quantos foram diretos para o lixo.
Mário, calma lá! Eu já sei porque ganhei moderação, mas por favor né? Foi numa discussão com o Daniel Torres… E…Não ofendi ninguém!!!! Mas ok, agora que já sei do motivo do porquê ganhei moderação, farei o seguinte: Não comento mais por aqui! Se o contraditório não é bem vindo e vocês realmente te gostam mesmo de discussões intermináveis com fanboys nível Saber e se com o Daniel não rola discordar de nada e ele pode vir com sugestões e comentários mais pesados quando é contrariado e eu não posso responder a altura, devo ser um passivão aqui e ouvir delírios de pessoas que não tem argumento, me retrucando e apelando como se fosse fanboy, tô fora do PCmanias.
Só acho uma coisa: Eu não ofendo, apenas rebato com meu ponto de vista e em 90% das situações sou muito tranquilo! Agora delírio e algo que eu discorde vai ser rebatido sim! Tem alguns aqui que tem carta branca pra falar o que for e se doem quando rebatidos. Eles podem sugerir coisas e eu NUNCA. Qualquer vírgula que meu texto saia do que VOCÊ ache correto, sou censurado. Então é isso. Sem mágoas, mas como não devo colaborar com nada aqui mesmo, não faz sentido algum continuar comentando. Assim poupo meu tempo pra coisas mais importantes na vida. Tenho que te agradecer Mário. Ficar colocando meu ponto de vista pra pessoas que eu nem conheço não faz sentido algum. Ainda mais quando vem com papinho de fanboy me chamando de fanboy… Fiquem com novos Sabers da vida que virão e percam tempo com os pseudo isentôes. Desses o mundo ta cheio e nao sou obrigado a aturar. Um abraço a todos.
Sendo assim, tudo de bom Sparrow… Volta quando quiseres!
Digo apenas que te estás a precipitar (lê a resposta que dei ao Edson e percebes o porquê). Mas a decisão é tua!
Mário, André tem uma forma mais direta de falar, mas eu o entendo e vou falar o pq. Ele não é contra a opinião alheia, e sim, contra a desinformação. Aqui anda sendo “frequentado” por pessoas fanboys que debocham de seus artigos não por opinião, mas pq se machucam com dados que vão contra a empresa que tanto amam e isso irrita, pois aqui era um site com a galera que comentava mais seriamente e até tecnicamente mas que agora virou um lar de chorões de todos os lados,. principalmente do lado verde. Se perceber, Medeiros sempre esteve por aqui e não era ofendido, mas ele nunca se fez de vítima e ficou provocando os outros com desinformação. Outros já fazem o contrário e de forma proposital!
Edson… eu compreendo tudo isso… Mas ninguem aqui é mais atacado do que eu, ninguem é mais ofendido do que eu. E eu aguento até mais não! Nunca respondi de forma ofensiva a seja quem for, apesar que algumas vezes fui mais forte.
O Sparrow passou a vida a adjetivar o Saber Sword. E isso vai contra as regras da página! Ele sabe disso, mas mesmo assim obrigou-me a cortar comentários não se coibindo de o dizer.
Eu compreendo que nem todos tem a mesma pachorra que eu, aceito isso. E o Sparrow não tem a minha paciência e nem é obrigado a ter.
Mas ele está num local com regras que são para todos, e ou as obedece, ou sofre as consequências.
Eu poderei vir-lhe a tirar a moderação. Mas não agora… as coisas ainda estão muito quentes e ele tem de me mostrar que realmente é capaz de manter a compostura quando aparece alguém que o tira do sério.
Mas dado que ele já se despediu de todos, o que eu posso dizer é apenas que lhe desejo tudo de bom. E ele que fique a saber que nada tenho contra ele. Apenas que tenho uma página para gerir e tenho de o fazer dentro de regras aplicáveis a todos e não apenas a alguns.
Agora acho que ele se precipitou, pois está a pedir as coisas numa altura em que a situação ainda está quente (E fica a saber que digo isto pois, algo que não é do vosso desconhecimento, bani o Saber da página por constantes flame wars, argumentos pouco coerentes, algumas vezes fanáticos e até defensores de situações violadoras da lei (como se viu quando ele pretendeu incentivar um boicote à imprensa por não estarem do lado da Microsoft), e clara propensão para o fanboyismo exacerbado ignorando argumentos de terceiros mas querendo impor os seus)
Mário, ele fará falta! Não vou me estender mais nesse assunto.
Eu sei disso… E daí que espero que reconsidere.
Eu terei todo o gosto em lhe retirar a moderação, mas nesta fase não.
Se ele se for embora entretanto por causa disso, ficamos todos a perder, mas eu não vou favorecer ninguém.
Tiveram spiderman 2 de peso, não?
O acesso ao relatório completo é público?
Sim.
Isso já começa a ser mais choro pela Sony. A verdade é uma, as cagadas que eles tem andando a fazer sobre a nova política de jogos, uma hora ia ter consequências, e a Sony está em breve a entrar nesse mesmo estado que entrou a Microsoft. Aliado a cada vez mais a indústria entregar jogos mal optimizados pra Consolas é meio caminho andando pra vender menos também.
[OFF] Viram que, segundo notícias, o novo CEO da divisão PS defende jogos Day One no PC? Pelo visto é melhor voltar o Jim Ryan!!!
Não li nada disso. E se ele disse isso, o contexto era certamente os GAAS.
Mas se não foi… eu já me equipei com 2 PCs… A PS que siga o caminho que quiser que eu estou preparado para saltar do barco!
Se querem destruir a galinha dos ovos de ouro… força! Não contem é comigo para isso.
Comprar uma consola para se ter exclusivos de um ano, não justifica! A versão PC é mais barata, vem com os DLCs e os patches.
Esclarecendo:
https://x.com/WilliamRAguilar/status/1757979757940281777?t=hCPVYV5621ueZ0rWxJcgMA&s=08
Esclarecedor. Obrigada Sparrow.
Obrigado pelo link! pelo menos nesse link há a negativa de algumas infromações, vamos ver daaqui a algumas horas o que o outro lado irá falar
Realmente esclarecedor. Por aqui vemos a importância da mensagem chegar adequada ao que se pretende transmitir, algo que aparenta ser difícil para muitos gestores.
Sparrow fazes falta na página. Respira e volta à mesma.
OFF: https://x.com/6d6f636869/status/1757664308304158831?s=20
Esse comentário chamou atenção. O que a Sony quis dizer com latter stage of life circle?
Para terminar https://x.com/BenjiSales/status/1757666580765216841?s=20
Mais um ano ruim de lançamentos.
Minha presunção interpretativa seria apenas de que se passou a metade inicial do seu ciclo de vida (de 7 ou 8 anos). Não nos parece muito, mas o PS5 já vai entrar no 5o ano de vida mais fim do ano.
É agradecer ao grande Jimbo por isso, todo o planejamento e gestão de investimento de médio e longo prazos estava com ele. As consequências disso sempre são futuras, e salvo quando se tem um sujeito que fica 10 anos na cadeira, como o Phil Spencer, só se pode ver o resultado de uma má gestão, na próxima gestão. A coisa não é pior porque ele alugou a Square e fez outras parcerias, que agora rendem boas exclusividades pro console. Mas no quesito first party, estão a vacilar.
TB acho que houve falta de planejamento do Jim. Não é atoa que está indo embora. Com esses resultados, expectativa de vender menos unidades esse ano fiscal, nenhuma IP AAA esse ano, alguém espera mesmo que a Sony vai lançar um PS5 pro final do ano? Eu tô achando que não.
Assim, se já fechou acordo com a AMD na linha de produção, não tem mais o que fazer! Lol
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Ela tem que continuar a produzir PS5 normal, e talvez já fechou produção do PS6.
Falo de APUs novas pra um Pro, se já fechou acordo e reservou linha de produção para esse ano, não irão mais recuar.
Então abracem o japa! Tende a piorar!
https://twitter.com/ruancarlo97/status/1757746608723116204?t=AXjovGjHjiIZ53a3xtNapg&s=19
Não vejo nada aqui que já não exista.
Para o bem e para o mal.
É isso basicamente. A curva de crescimento é maior nos primeiros anos depois diminui e nos últimos anos já se encontra em queda. O pico de vendas inicial da PS5 acaba por agora.
Eu li os relatórios oficiais e não vi essa frase “latter stage of life circle”. Que eu vi eh que esse ano fiscal que entra na metade do ciclo de vida. Acho que essa pessoa foi infeliz na citação dela. A não ser que seja outra frase, mas não achei ela, se alguém puder me falar onde está, agradeço.
Retirado do relatório.
“Regarding the PS5 hardware, which will enter its fifth year since launch,
partially due to its entering the latter half of the console cycle, we aim to
optimize sales with a greater emphasis on the balance with profits, so we
anticipate a gradual decline in unit sales from next fiscal year onwards.”
Eu não escutei, mas chuto que foi durante a conferência de resultados. Teria que assistir o vídeo pra confirmar ou esperar a transcrição.
Parece que quem disse a frase foi o vice presidente sênior da Sony, não está no relatório. Eu achei essa frase meio estranha, da pra ter outra interpretação disso. Acho que o contexto é o que está no relatório, ou seja, o ciclo de vida já passou da metade, agora é o último estágio até o fim.
Quer dizer que o pico de vendas inicial já terá passado e agora vai crescer mais devagar e até começar a cair dentro de algum tempo
Li coisas preocupantes hoje da Sony e que precisamos ficar atentos:
Presidente dizendo que estúdios estão gastando demais ( Lembro da Konami falando isso do Kojima)
Mais games no PC
Sem AAA exclusivo nesse ano
Lucro menor e menor projeção de vendas de Hardware
Você olha o relatório e vê que as vendas aumentaram mas o lucro caiu, ou seja, as despesas estão muito altas. Vai ser um ano difícil para Sony pois não terá, a princípio, nem AAA dela para alavancar as vendas do PS5. Pode ser que ela consiga muita receita com a base instalada que está relativamente grande agora. Vamos ver…
Vamos falar o português claro: Serviços estão matando a indústria!
O grande problema da indústria é a quantidade de oferta.
São muitos a querer mamar do mesmo pipo, e a consequência é que isto está a destruir tudo.
Menos jogos e a ver se o que há não vendia melhor!
Mas há mais!
Ainda hoje ao falar com um amigo ele disse-me que paga o Battle pass do Fortnite… Uma porcaria que só vende cosméticos… Mas ele paga!
Isto é o destruir da indústria. O alimentar de um mercado de merda.
Trago um off dentro do que os amigos estão conversando nos comentários
https://x.com/_Tom_Henderson_/status/1757773705030013172?s=20
5 Predictions that I think we see in the next console gen:
– Digital-only consoles/games
– PS/Xbox handhelds
– $100 games as standard
– Games to go 3rd party with incentives of timed exclusivity/content
– 3rd party publishers to streamline further and focus on established IP
O atual estado até que não me incomoda tanto quanto o futuro pode ser.
Logico que isso apontado pelo tom é achismo, mas vendo como as coisas estão indo eu não duvido nada.
Queres previsões minhas (o ultimo é mais o que eu faria do que uma previsão)?
– Grande aposta nos GAAS para obtenção de receita. – Estes jogos apesar de não garantirem receita, tem um potencial enorme de a realizar.
– PS5 Pro – A consola torna-se cada vez mais necessária face aos atrativos dos PC.
– Lançamento de jogos Single Player episódicos. – Em vez de o jogo custar 80 euros, ele é vendido em 3 partes de 30 euros cada. No fundo o jogo sai mais caro, mas em vez de terem um jogo de 30 horas, tens 3 partes de 10 horas cada. Isto permite que, uma vez o motor do jogo criado, o mesmo seja mantido por uma equipa menor, que vai garantir o resto da receita (neste caso mais 10 euros que antes), apenas fazendo mapas e roteiros.
– Jogos no PC repensados. Os GAAS sairiam dia um no PC, o resto… dependeria de muita coisa. Mas o que aconteceu recentemente com o Spider Man mostra que esse jogo perdeu grande parte potencial de vendas no PC. O PC tem dessas coisa, hacks, cracks, cheats, pirataria, e acima de tudo o potencial de roubar clientes à consola. Eu não digo que os jogos não saiam lá, mas penso que uma boa política seria deixar-se claro que não sairiam todos (e não lançava todos), de forma a não deixar a malta à espera certinha deles, negligenciando a consola.
Que futuro maravilhoso então…rs
se for assim no futuro vou virar retro gamer kkkkk
Por isso que ainda estou comprando alguns video-games do Japão!!!
Mario, por que achas que o ps5 pro é um console necessário frente ao que o PC entrega ? Poderia me explicar melhor sua visão. Eu acredito que vc se refere aos atuais jogos da UE5 que não entregam o ray tracing nos consoles base da sony, assim como a instabilidade de fps em alguns casos. Não sei se é só pelo poder dos consoles ou os desenvolvedores tem que usar melhor seu hardware para entregar uma melhor experiência.
Consolas digitais já tens à imenso tempo, agora uma geração completamente digital dúvido, agora consolas portáteis é possível dado o sucesso da Switch e Steam Deck.
Jogos a 100$ também não acredito porque isso não seria um tiro no pé mas sim uma bazucada em ambos os pés, e que podia levar a um crash da industria.
Totoki e as suas ideologias. Parece-me mais um caso viral de incompetência coletiva.
Quando na realidade o que bastava fazer era defender e incrementar o modo operacional dos first party e respetiva exclusividade, diferenciando a consola das demais, escolhem o caminho da ganância das margens de lucro. Não que estejam errados na ideologia, mas sim como o escolhem fazer. Agressivamente. Mais jogos noutras plataformas, identifica para já o pc, o que não invalida no futuro a saída noutras, pelo menos não corta essa ideia numa altura que o debate se centraliza na MS, até parece combinado; essa questão do puxão de orelhas aos estúdios no foco das margens, não que esteja também errado nalguns casos como a ND, mas pode encaminhar para descida de qualidade, ou títulos inacabados, enfim deixou-me bastante preocupado.
Nisto tudo o que me deixa parvo é aparentemente os executivos acreditarem e assumirem que os seus atuais clientes são estáveis, que podem contar com eles independentemente das políticas que escolham, ou com impacto insignificante. Olham para isto como sermos iguais aos fans da gama verde. Se calhar até estão certos, somos todos iguais. Ou seja, tudo o que alcançarem será benéfico para a marca pois o impacto na perda é diminuto. Definitivamente o Pc vai incrementar pois será a estação onde tudo se vai concentrar. O que não entendo pois ao contrário da MS que tem o Windows o que espera a Sony com esta ação. Espero não ter razão.
Eu acho que nas visitas que ele fez aos estudios, houve ali um certo choque cultural no que toca a metodologias de trabalho, não é por acaso que ele se queixa da organização.
O certo é que a PS5 vai fazer 4 anos e pouco se viu dos estudios 1st partie da Sony, e isto pode dever-se a dois motivos (ou ambos), alguma falta de organização, ou a gestão de lançamentos da Sony dada a fraca prestação da Xbox, o que leva a que a Sony se sinta confortável em apoiar-se na exclusividade com as 3rd’s e guardar os seus trunfos para momentos chave.
Também convém não esquecer que o tempo de desenvolvimento aumentou e de que maneira..
Em relação à segunda parte do teu comentário, concordo contigo, mas penso que eles não se esqueceram da reviravolta que houve da PS2 para a PS3, perceberam que o cliente não tem problema em ir ao encontro dos jogos, mesmo que não estejam na PS, e sabem que não somos como a gama verde, de todo.