E isto mesmo com uma PS5 Pro a 900 euros.
Segundo os estudos internos da Sony, não há risco de os jogadores de PlayStation migrarem do console para o PC. E isto é uma frase que a empresa mantém, apesar do preço da nova PS5 Pro.
Numa sessão de perguntas e respostas com acionistas realizada no início do mês passado, a Sony respondeu a uma pergunta sobre os exclusivos PS5, e o papel que eles desempenham em impedir que jogadores troquem de console para PC.
Segundo a empresa, ao estarmos na segunda metade do ciclo de console para o PS5, o que se verifica é que o número de títulos para a PS5 tem aumentado. E isto tem sido acompanhado de uma transição de usuários do PS4 para o PS5 que está a correr bem.
Segundo a empresa, a troca dos jogadores da PS4 para a PS5 resultou em mais transações digitais, e com isso “vemos os utilizadores a tentar comprar mais software quando mudam para o PS5, algo que é visto como positivo.”.
E se a Sony vê uma clara tendência dos utilizadores da PS4 em mudar para a PS5, a Sony refere que não vê sinais de uma mudança semelhante do PS5 para o PC, e refere também que nem sente que qualquer mudança desse tipo acontecerá potencialmente em um futuro próximo.
Naturalmente isso não quer dizer que esse movimento não possa estar a acontecer, apenas que o mesmo não se tem revelado significativo, pelo menos até ao momento, ao ponto de ser considerado relevante.
Assim a empresa refere que “Em termos de perda de usuários para PCs, não confirmamos que tal tendência esteja em andamento, nem vemos isso como um grande risco, até agora.”
A realidade é que há pessoas a pagar 5000 e 6000 euros por uma PS5 Pro edição de 30º aniversário, motivo pelo qual a Sony não está preocupada com as vendas da PS5 Pro, uma consola que é apenas uma alternativa e que nunca foi criada com o intuito de substituir a PS5.
Comentário interessante, tendo em vista que as vendas do ps5 estão atrás das do ps4 no mesmo período de tempo. Somado ao fato de que o Xbox morreu, era esperado que o ps5 estivesse bem a frente do ps4. Ou os usuários de ps4 não migraram, ou migraram para outra plataforma. Talvez o mobile.
Além disso, as venda do ps5pro nos EUA ficaram abaixo das do ps4pro. Só o tempo dirá se estão corretos ou não.
Só se erra por 2 motivos, incompetência ou excesso de confiança. Dito isso, vamos esperar o tempo transcorrer a mostrar se foram tanto competentes quanto confiantes na medida certa.