Este artigo surge na sequência de um artigo de opinião da Forbes, que refere que sim, e que a Sony não tinha nada a perder.
Há certos meios de comunicação que, pelo nome que possuem, deveriam ter muito, mas muito cuidado com os artigos que publicam e, acima de tudo, quem deixam publicar.
As pessoas necessitam de ser sérias, e acima de tudo, devidamente informadas sobre o que escrevem, não deixando que o artigo seja meramente opinativo e apoiado na total ausência de dados, mas apenas paixões ou crenças, e zelando para que a informação total sobre o que se escreve esteja sempre presente.
O artigo em causa tem o título: “A Sony deveria colocar os seus jogos todos no PC, no dia um“, e é escrito por um senhor que é denominado como Contribuidor Sénior, ou seja alguém que já o faz à longa data, com o nome de Paul Tassi.
Sem grandes argumentos, o senhor refere exatamente o que o título indica, sendo que a grande conclusão a que chega é que que a Sony nada tem a temer, e que a prova está na Microsoft, cuja consola está a vender em valores recorde, apesar do lançamento dos jogos no PC.
Ora este tipo de afirmação é, na minha modesta opinião, um dos maiores e e mais completos disparates que já ouvi. E isto porque não toma em conta uma série de situações.
1 – A Xbox vende em valores recorde.
O termo valores recorde aqui é usado de forma demasiadamente livre. São valores recorde? Sim, são! Mas não só agora há duas consolas, sendo que uma delas é bastante acessível. como há uma pandemia que está a causar a falta de componentes, e consequentemente a atirar os custos dos PCs para valores historicamente altos, como os valores são recordes para a Microsoft, e apenas para a Microsoft, e acima de tudo… à presente data!
Para além do mais, este valor recorde de vendas até à presente data é a comparação com as vendas da Xbox 360. Devido à má recepção da Xbox One, esta nunca teve o volume de vendas da Xbox 360, pelo que esta comparação está a ser feita face às vendas obtidas em igual período, em 2005.
Será por isso de recordar que a Xbox 360, apesar de ter sido a consola de maior sucesso da Microsoft, vendeu menos do que qualquer Playstation até hoje lançada.
Resumidamente, se estes valores são recorde para a Microsoft, se eles estivessem a ser atingidos pela Sony, a empresa estaria a ter uma enorme redução de vendas face ao que lhe é habitual.
Perante todo este conjunto de pontos expostos, não só não se pode concluir verdadeiramente nada sobre o que será o sucesso ou insucesso das atuais Xbox face à PS5 no final da geração, como não se consegue prever qual será o volume de vendas após os stocks de peças PC serem re-estabelecidos com os seus valores normais.
E assim sendo, olhar-se para esta realidade de vendas de uma forma generalizada é um claro erro. Nada nos permite ainda concluir nada… e muito menos generalizar da Xbox para a Playstation.
2 – Xbox e Playstation são mercados diferentes
Há um outro fator que o autor não toma minimamente em conta, que é o facto que existe uma clara diferença entre o mercado Xbox e o mercado Playstation, e ela prende-se com a forma como os fans de ambos os lados encaram os videojogos.
Basicamente os fans Xbox são no seu global muito mais adeptos do online e menos preocupados com a qualidade geral dos jogos. Já os fans Playstation, tambem no seu global, apreciam mais os jogos singleplayer apoiados em boas histórias, e acima de tudo apreciam a qualidade dos AAA exclusivos da Sony.
Ora esta diferença torna-se fulcral quando vemos, por exemplo que o online no PC está minado de cheaters que destroem o prazer de jogar, e mesmo os jogos. E tal leva a que as pessoas possam optar pela consola da Microsoft, numa tentativa de se manterem afastados dessa praga, jogando os mesmos jogos.
Já os fans da Playstation não sofrem desse problema, e procuram a consola pela qualidade e exclusividade dos seus títulos. Daí que com eles no PC, e isto mesmo nos moldes atuais, torna-se difícil de se dizer até que ponto a consola não poderá sofrer com isso.
Naturalmente o que é dito acima não é algo generalizado. Há igualmente quem goste de jogos multi na Playstation e quem aprecie a qualidade de títulos na Xbox, mas a realidade é que a aposta de ambas as marcas nestes campos é claramente diferente.
3 – O que dá dinheiro não dão os jogos, ou a venda do hardware… São as Royalties.
Ora perante a diferença acima referida, torna-se um pouco claro que irei tocar no que poderá ser o maior risco da Sony. A perda de identidade da plataforma!
Dado que a Microsoft aposta em jogos comuns à consola e PC, e possui na sua consola um ambiente bem mais controlado que é apreciado por quem lá está, o que se torna notório no facto que as pessoas pagam na Xbox para jogar online, uma despesa que não existe no PC, e que não está a reduzir as vendas, a consola torna-se num paraiso anti cheaters que pode permitir à Microsoft apostar no PC sem grandes problemas (apesar de ter de claramente dar um jeito no Cross Play sob pena de esta vantagem lhes fugir).
Já os utilizadores da Sony só tem a perder com jogos comuns na consola e PC. Como se percebe pelos Ports, a qualidade dos mesmos até acaba por ser superior à da consola, o que poderia levar a que muitos utilizadores perdessem o interesse na mesma, com quebra potencial de vendas.
4 – As consequências no desenvolvimento
Um suporte dia um consola – PC teria implicações sérias. Atualmente o que vemos é que as equipas fazem e otimizam de forma clara para a consola, convertendo depois algumas das rotinas para melhor suporte ao PC.
Este processo, como Cory Barlog deu a entender em uma entrevista recente, é moroso, e caso fosse realizado em paralelo com o desenvolvimento do jogo poderia trazer não só atrasos nos tempos de desenvolvimento, como inclusive influenciar e viciar o uso de determinadas rotinas mais otimizadas para consola, que passariam a usar o mesmo código mais genérico do PC, perdendo-se assim qualidade e desempenho na consola.
5 – As perdas de Royalties
Aparentemente o autor deste artigo nunca se questionou o que levou a Sony a criar uma consola. Porque motivo ela não se limitou a criar jogos e a lançar os mesmos nas consolas dos outros?
Será pela venda do hardware? Não… O hardware até da prejuízo nos primeiros anos. E quando passa a lucro, é a altura de descer o preço da consola para vender mais, pelo que os lucros no hardware, apesar de serem de todo o interesse, não é o que move alguém a ter uma plataforma própria.
Para além do mais, a venda dos jogos tambem não é… Olhando para uma comparação entre uma Sony e uma EA, vemos que a EA lança mais jogos por ano que a Sony… E mais do que isso lança títulos que rendem, quer em número de vendas, quer em microtransações, valores que os jogos da Sony não possuem. Por exemplo, os Fifa vendem uma média entre os 14 e os 20 milhões de unidades todos os anos. E ainda fazem uma fortuna adicional, muito superior ao valor das vendas, em microtransações. Tanto aliás que a EA até vai disponibilizar daqui para a frente os Fifa de forma gratuita. Basicamente o valor das vendas tornou-se tão pequeno face ao obtido em microtransações que justifica mais oferecer e tentar que estas aumentem, do que vender o jogo.
Ora a Sony não só não tem jogos que garantidamente vendam 14 a 20 milhões todos os anos, como nem sequer aposta em microtranssações deste tipo, ou lança tantos jogos como a EA.
Então como se explica que a Sony tenha muito mais receitas e lucros do que a EA?
Porque a Sony tem uma coisa que a EA não possui… Uma plataforma! A Playstation!
E a consequência de se ter uma plataforma é que ela dá muito muito dinheiro em royalties. Basicamente qualquer transação realizada para a plataforma dá ao seu detentor algo entre 20 a 30% do valor transacionado. E é aqui que está o real interesse de se possuír uma plataforma, É daqui que advém os grandes ganhos da Sony. E foi com isto que a Sony saiu do buraco!
Os jogos produzidos pela marca dão dinheiro? Dão… dão dinheiro se forem sucessos. Mas mesmo dando dinheiro, o seu grande interesse não é esse. Para isso a Sony não precisa da consola, pois há muitos sítios onde vender os seus jogos.
Mas mais do que dinheiro… eles atraem pessoas para a consola. E com uma base de utilizadores maior mais interesse há em se publicar lá, e consequentemente há mais transações dentro da plataforma, e a Sony ganha mais onde realmente estão os lucros, nas royalties.
É aqui que está o lucro fácil… Basicamente o que vem… é lucro. E que custo tem de ser produzido? Basicamente nenhum!
Já um jogo, pode vender 5 milhões de cópias a 70 euros, e isso nem o pagar. Se o jogo custar 350 milhões a fazer, 5 milhões de cópias apenas arrecadam receita para equilibrar a coisa. Mas 70 euros não é o que a Sony vê líquido, pois há impostos, taxas e comissões a pagar… Na realidade precisa de vender muito mais para cobrir a despesa.
O grande problema de um jogo… é que ele pode ser um flop. E imediatamente cria um buraco de centenas de milhões nas contas. Algo que com as royalties não existe, pois é tudo sempre lucro.
6 – Nem tudo o que vem à rede é peixe.
Segundo Shawn Laiden, o aumento dos custos dos jogos devem-se ao custo crescente das produções AAA a que a Sony nos tem habituado.
Ora estes custos desaparecem imediatamente caso o jogo seja um sucesso… mas e se não for?
Caso não o seja, fica um buraco nas contas. Um buraco que seria ainda maior caso houvesse produção paralela para PC e consola, com o respetivo aumento de custos.
Neste sentido a Sony está muito melhor como está, produzindo para a sua consola, e lançando no PC, após alguns anos, os jogos mais desejados. Desta forma quase que garante que o lançamento no PC é receita extra, pois os custos de adaptação, pelo facto de o jogo ser desejado, são garantidamente cobertos.
7 – A Sony… não é a Microsoft.
Outra das coisas que o autor parece esquecer é as diferenças entre Sony e Microsoft. E com isso esquece que a Multimilionária Microsoft não obtem, nem de perto, nem de longe, uma fatia grande das suas receitas com sua consola.
A Microsoft já era uma gigante antes da Xbox, e não foi por ela que cresceu. O grosso das suas receitas são de produtos que dependem do seu sistema operativo, o Windows. Serviços na cloud, office, e outros.
Basicamente a Microsoft é uma empresa que vende serviços, sendo que, tal como se fazem jogos para se garantir a venda das suas consolas, a Microsoft faz o Windows para garantir a venda dos seus produtos e serviços apoiados nele.
Basicamente um Windows saudável, é aquilo que a Microsoft mais deseja.
Olhando para trás percebemos bem isso. Ainda na era Steve Balmer, a Microsoft ponderou vender a divisão Xbox. Fracos resultados e o facto que a divisão se desviava do Core Business da empresa, que é o Windows e os seus serviços, foram os argumentos apresentados.
Foi Satya Nadela quem segurou a consola, mas perante uma condição. A de ela se inserir no campo de negócio da Microsoft, promovendo o Windows e serviços.
E isso é o que temos. O Gamepass e a XCloud estão aí… serviços associados à XBox. Da mesma forma temos aí os jogos Day One no PC, garantindo uma base de utilizadores estável, e que o Windows se mantem na preferência dos utilizadores.
Mas do lado da Sony… as coisas são bem diferentes. E são diferentes porque a Sony não ganha nada com o Windows. Ganha com o PC, mas ganharia o mesmo se os jogos tivessem de ser convertidos para Windows, ou para Linux… porque a ideia não é o OS, mas sim o aumento das vendas.
Para além do mais, o PC, ao receber jogos XBox e jogos Playstation, caso a Sony lhe desse um suporte Day One, passaria ele a ter algo que passaria a faltar às consolas… EXCLUSIVOS.
Daí que perante esta diferença se torna fácil perceber que as motivações para lançamentos no PC entre Sony e Microsoft, estão longe de ser as mesmas. E são estas diferenças que tornam a aposta da Microsoft no PC em algo que é uma troca onde em qualquer caso a empresa fica a ganhar, ao passo que no caso da Sony, a perda de identidade da sua plataforma seria uma perda sem retorno.
Conclusões
O acima descrito é uma realidade que rodeou o universo das consolas Sony durante toda a sua existência. Se há fatores que tenham alterado algo do acima descrito, eles são desconhecidos. A realidade que vemos é que não só as plataformas continuam lucrativas, como a PS4 foi uma das gerações de consolas Sony de maior sucesso de sempre, com a empresa a bater recordes históricos de receitas, sendo que a PS5 parece encaminhada para uma história igualmente de sucesso.
Nesse sentido, percebe-se que as receitas adicionais sejam bem vindas, e o PC é certamente uma das plataformas ideais para isso. O lançamento de jogos desfasados no tempo não só pode atrair pessoas que não querem esperar por novos jogos para a plataforma, como ao serem relançados no PC a preço total, trazem uma boa maquia adicional de receita em títulos cujo mercado na consola já se encontrava esgotado.
As condições da Microsoft são bem diferentes. Não só a sua maior fonte de receita deriva do windows, como não estamos perante uma empresa de entretenimento, mas sim uma empresa de serviços, e onde o grosso dos seus lucros se apoiam no Windows. Nesse sentido, numa fase onde muitos governos se mostram descontentes com o sistema operativo, pretendendo arranjar alternativas, e onde a Microsoft pretende forçar a migração para uma plataforma mais segura, mas que implica deixar de fora milhões de máquinas, o Gaming no PC é sem dúvida uma forte ancora para manter os utilizadores agarrados.
São claramente empresas diferentes e com perspetivas diferentes, sendo que os caminhos de uma são claramente mais vantajosos para um lado do que para o outro. E nesse sentido, qualquer comentário existente que afirme que o caminho que uma das empresas está a seguir é o ideal e que a outra tambem o deve fazer, não é mais do que mera demagogia no sentido de cativar a opinião pública a gerar um sentimento desagrado face às politicas do outro lado. Basicamente uma forma de dar argumentos para critica quando o outro lado não fizer aquilo que se sabe perfeitamente que não irão fazer.
Basicamente, perante o exposto em cima, e salvo o autor do artigo da Forbes saber algo que mais ninguém sabe, a conclusão a que chego é que a Forbes deveria claramente ter mais cuidado com quem deixa escrever nas suas páginas. Ao que tudo aponta, o senhor em causa deixou o seu desejo sobrepor-se ao racional e, pior do que isso, a uma análise séria das coisas.
Sinceramente de quem refere que todos deviam colocar os jogos no PC dia um, sem pensar nos pontos de cima, eu não espero grande coisa, mas sinceramente esperava algo mais ponderado e analisado por parte da Forbes.
Dia um dúvido que vá acontecer algum dia, mas a redução de tempo entre lançamentos certamente que vai acontecer, e talvez de forma bem considerável.
Pelos mesmissimos motivos que refiro acima, duvido disso. 2 anos será o mínimo dos mínimos, mas não creio que seja o ideal. 3 a 4, sim!
Temos agora o Horizon para ver o que vai acontecer.
Até um ano de diferença não me surpreendia nada, ainda á pouco tempo era impossível algum dia ver exclusivos ps no PC.
Já não digo nada, o que vai mandar é o money.
Isso não é 100% vrd
A Sony tinha um Studio específico que criava jogos no PC.
Alguns jogos já haviam chegado ao PC antes de Horizon ZD, como Detroit, Jorney
Detroit saiu em abril 2018, pelo menos para mim não é muito tempo.
Tens o exemplo recente da colecção do Uncharted que sai amanhã, também vai sair no PC mas ainda nem tem data sequer, e são remasters de jogos já com uns anos em cima, e mesmo assim não tens um lançamento em simultâneo, quanto mais no lançamento de alto perfil.
Sabes quando é que vais ter o novo Horizon no PC?
Quando vender tudo o que tinha a vender na PS4/5 e ser oferecido no Plus, depois disso é o que terás no PC, e quem diz Horizon, diz tudo o resto, portanto o melhor mesmo é esperar sentado.
e não só isso, ainda digo que pode ser que ele tenha jogos de PS5 no PC depois do lançamento do PS6.
Vai ser a estreia da naughty dog no PC. Depois disso deverá ser como os outros pois as engines e desenvolvimento já terão isso em mente.
Dantes era impossível ver um exclusivo ps no PC. Depois apareceram e isso deixou de ser importante, sendo o tempo entre lançamentos importante. Quando esse tempo diminuir, tal vai deixar de ser importante também.
Mesmo na retrocompatibilidade e até crossgen, onde a sony anda agora muito empenhada, ainda ontem não estava nos seus planos.
Habituem-se á mudança, a sony como qualquer empresa quer vender muito e o mais rápido possível.
Basicamente achas que somos hipócritas porque moldamos a nossa opinião de acordo com o sabor do vento, é isso?
Acho que confundes o facto de não nos agradar que a Sony publique jogos no PC, com o facto de que percebemos porque o faz, são coisas completamente diferentes, da mesma forma que toda a gente sempre quis a retrocompatibilidade mas que se percebia que não era possivel.
E já agora, define ”ontem”.
E já agora, acho que confundes Sony com Phil Spencer, esse uma vez acha isto, noutra acha aquilo, e no processo faz uma lavagem cerebral não só à sua comunidade da qual tu fazes parte, como aos media.
Quanto à mudança que tu falas, há coisas que nunca muda, o facto de na Xbox se projetar um futuro sempre a médio/longo prazo, enquanto na PS vai-se jogando do melhor que sai da industria.
Claro, vai sair direto no desenvolvimento, pq é teu sonho.
Compraram estúdio de Port de PC só para bonito.
Deve estar preocupada mesmo em vender
1M de cópias no PC pagando 30% para o Steam > 20M de cópias faturando 100% no playstation
Parece falando com uma porta.
igual fã de xbox:
“espera a E3 AnoAtual+1”,
so que vc é:
“espera que AnoAtual+1, a sony lançar day one no PC”
Concordo
O meu comentário não foi aprovado?
T_T
Tu não tinhas comentário. Tinhas uma frase que considero mera provocação sem argumentos. Normalmente o tipo de argumentação basica e primária que se esperaria de um miudo de 5 anos numa situação de birra.
Queres discutir, diz o que pensas, e apresenta argumentos que o justifiquem. E que sejam válidos e adultos e não apenas frases destinadas a causar flame wars.
No passado, você disse que seria o primeiro a criticar a Sony caso God of War fosse lançado no PC, também disse que jamais imaginaria que a Sony lançasse suas grandes franquia no PC, como Uncharted e God of War e que isso seria um erro, mas agora, você diz que é algo muito bom, falou mal do Cross Gen, quando Phil disse que daria suporte por 2 anos, mas Jim Ryan disse que acreditava em gerações, agora, Cross Gen é bom e não importa muito, não vejo mais críticas suas ao Cross Gen, pelo contrário, você está super animado com Horizon Forbidden West, mesmo sendo Cross Gen, resumindo, caso a Sony lance no Day One seus games, você vai mudar de opinião novamente, você muda de opinião conforme a Sony muda.
Amigo… Você ou lê tudo o que aqui é publicado, e aí pode criticar, ou não lê, e então esteja calado para não sair asneira.
Como já foi explicitado publicamente eu critiquei as políticas da Sony e defendo a critica. Como qualquer defensor do antigo mercado das consolas preferia que os exclusivos nunca saíssem da consola por considerar que isso é um perder do valor intrínseco da marca.
Mas a realidade é que a Sony luta contra um gigante que a tenta esmagar. E precisa de financiamento extra para poder manter-se concorrencial.
Nesse sentido, a escolha foi abdicar das exclusividades permanentes para poder fazer uma vendas extras, promover a consolas e os seus jogos, e tentar assim nivelar um pouco mais o terreno.
Se gosto? Já disse que não. Mas compreendo e não vou ficar aqui a chorar. Isso deixo para os chorões.
Com o mal feito, tenho de viver com ele, pelo que agora analiso as coisas perante a realidade existente.
Isto já foi explicado e se custa a perceber, posso tentar explicar como se tivesse 5 anos.
O problema, que você disse que seria o primeiro a criticar, caso God of War fosse ao PC, mas o que se sucedeu, foi muitos elogios e nenhuma crítica por sua parte, isso se chama hipocrisia, conforme a Sony muda de estratégia, você muda junto, não existe coerência no seu discurso.
Eu por exemplo, sempre disse que Cross Gen era muito bom, pois em meio a uma pandemia e escassez de consoles, muitas pessoas ficariam sem onde jogar os novos jogos, principalmente por parte da Sony, já que seu Cloud Gaming é super limitado, mas acho uma atitude louvável da Sony, colocar seus principais games da nova geração, também no PS4. Coerência é algo que falta no jornalismo hoje em dia, seja de futebol, games ou política, sei que a marca Playstation em Portugal, sempre foi muito forte, como no Brasil, muitos a defedem como um time do coração, mas precisamos de coerência quando um jornalista se diz imparcial, espero que você reconsidere suas afirmações do passado, peça desculpas por ter falado muito mal do Cross gen e ida de jogos ao PC.
Amigo…. A partir deste momento você está banido destes comentários. Não posso admitir que um fanboyzeco qualquer venha para aqui, e sob o manto de paladino da justiça tente colocar a minha imagem em maus lençóis perante quem lê apenas pontualmente a PCManias.
Deixo apenas a informação que eu referi, sim, que se God of War saísse criticava. Mas disse mais… Disse que o faria se os grandes nomes da consola saíssem para o PC, e não apenas God of War.
Daí que refiro o seguinte artigos datado de Maio do ano passado:
https://www.pcmanias.com/uncharted-4-pode-sair-para-pc-um-rude-golpe-na-imagem-da-playstation/
Chamo a atenção que God of War foi anunciado para PC a 21 de Outubro de 2021, pelo que a critica existiu e foi dita mal o primeiro grande nome foi anunciado. 7 meses antes do God of war.
Agora como lhe disse não sou chorão. Se houvesse alternativa, um concorrente que não fizesse isso, atacaria mais e provavelmente até boicotaria a Sony. Mas o mercado aqui são duas consolas. Estão as duas a fazer o mesmo, e a outra marca ainda faz pior. Daí que critiquei enquanto a coisa não foi efectiva.
Quando foi, engoli em seco e segui com a vida. Criticar perante uma mudança da totalidade do mercado valia zero, especialmente quando os motivos se percebem, e deixo o choro para os chorinhas.
E nesse aspecto, antes de me chamar de hipócrita, devia ter a certeza do que diz. O que disse que faria… eu fiz. E não julgue que não aceito críticas. Aceito-as quando fundamentadas e sei reconhecer quando erro, mas não vindas de pessoas que se apoiam constantemente em mentiras e falsa ou má informação apenas com o intuito de denegrir.
E ainda menos um utilizador com um histórico como o seu, não só aqui, como em outros fóruns, que mantive por respeito, até que o perdeu.
Note que poderia nem ter aprovado o seu comentário, mas é bom para que se perceba a sua índole e o respeito que tive por si só atura-lo, mesmo tendo sido avisados quem era e de como este comportamento de falsas afirmações já é comum em outros fóruns.
Esse sujeito tá lá no Gamevicio falando bobagem na notícia do God of War na terceira semana em primeiro em Vendas no Steam.
Tá querendo fazer piada “xupa sonynho, perdeu exclusivo” na mesma notícia com comentários printados dele “zuando” que GoW não ia vender pq “é lixo”
O delírio não tem limites.
Exigindo coerência? Sério isso? Kkkkkkkkkkkk só me resta rir, porque quem anda falando bobagens é incoerências é tu, não o Mario. Aqui não é seu lugar. Volte para o esgoto vício discutir com gente da sua idade.
Mário, só discordo quando diz que o fã de xbox é menos exigente quanto à qualidade. Ele é tão exigente quanto, mas como há muitos idólatras no xbox nos seus pseudo mundos alternativos, dá-se a entender que não ligam para games bons. Ligam como os outros, tanto é que quando um game xbox concorre a algo, sempre estão hypando!
Edson… Não posso concordar quando vemos o que foi entregue na Xbox One.
Onde estava a qualidade do que foi entregue? Em 3? 4 exclusivos?
E no entanto, após 8 anos,desistiram da marca? Não!
Se é assim, não pode haver o mesmo nível de exigência. Ou isso, ou há fanatismo total e absoluto, mas como eu tenho dificuldade em entender essa parte…
O que manteve o ps3 não foi fanatismo pela Sony?
A pergunta ou mostra completa e total ignorância pelo que foi a PS3 ou revela total interesse em flame War devido a fanatismo. Não consigo compreender a mesma de outra forma.
Porque ignorar:
Ninja Gaiden 2
Twister Metal
MotorStorm
Resistance 2
Resistance 3
Heavenly Sword
Uncharted: Drakes Fortune
Uncharted 2: Among Thieves
Uncharted 3: Drakes Deception
Ratchet & Clank: A crack in time
Infamous
Infamous 2
Heavy Rain
Little Big Planet e Little Big Planet 2
Demons Souls
Gran Turismo 4
Gran Turismo 5
Metal Gear Solid 4: Sons of the patriots
God of War
The Last of US
E muitos outros exclusivos PS3, para reduzir uma adesão à PS3 a fanatismo tem de ter ou ignorância completa ou fanatismo exacerbado.
Killzone 2 e 3 aí pra complementar…
O preço mais alto e a qualidade inferior dos multi não pesam? Se não, isso é um bom sinal para a sony ajustar a política de preço.
Para haver uma qualidade inferior, tem de haver uma qualidade superior.
A Microsoft tem dois jogos multi… O Gears e o Halo. Sim, são superiores à oferta da Sony, mas são… 2 jogos. Se queres dizer que 2 jogos multi fazem a diferença face à lista que referi, o argumento nem chega a ser fraquinho.
A não ser que queiras acrescentar o fabuloso Crackdown 3.
Não são dois jogos, são duas franquias permanentes, não tem prazo de validade. A Sony precisa lançar 4 jogos em um ano para cobrir o que um jogador de Halo jogará com o suporte completo do jogo.
Parei nesta parte… Esta gente não houve o que diz.
A pergunta é muito pertinente, até 2009 o que faria alguém comprar um PS3 quando os jogos multiplataforma rodavam muito melhor no 360 além dos exclusivos que estavam indo muito bem?
Lógico que o histórico conta e as reminiscências daquilo que pra si trouxe bons momentos, isso é fator de compra, mas dizer que a Sony vendeu PS3 e se reergueu ainda nele ao fim da geração de 2 golpes seguidos (o preço inicial e o ataque hacker) é um pouco demais.
Vale lembrar que a política de preços do PS3 foi revista e que inicialmente ela era um BD player que conseguia ser quase um preço de um BD player comum.
Um segundo ponto é que a biblioteca de PS3 é bem maior do que aquela que o Mario citou, fora inúmeros jogos como (GT5, GT6, LBP Kart, Modnation Racers, Journey…) tinha toda uma linha de games orientais como JRPGs que o 360 não tinha. Então, o PS3 tinha um catálogo bem mais diversificado que o xbox e com mais exclusivos no geral.
Essa do tempo gasto em MP é a maior baboseira, porque da mesma forma que há quem viva em salas de MP de Halo ou Gears, há quem vivia no MP de LBP, de The Last of Us, de Uncharted 2 ou 3, resistence 2 ou 3, Killzone 2 ou 3, Metal Gear Online… de muitos outros games da Sony que também tinham multiplayer.
Juca… tu articulas muito bem os teus raciocínios, e as tuas respostas. Não estarias interessado em um dia participar, como convidado, de um Direct?
O que manteve o PS3 entre 2006 e 2010 foi puro amor pela marca. O console não valia o que a Sony cobrava e estava muito atrasado em relação à vários recursos da concorrência. Os bons jogos do PS3 não eram muitos e nem o suficiente perante o alto preço do console e as versões inferiores em quase todos os jogos, alguns chegando à um nível absurdo, tipo Bayonetta que foi um cenário de praticamente 60fps no 360 vs 30fps no PS3.
Pela sua lógica, se for uma questão de amor a marca, é melhor Xbox desistir do negócio, pois se com um videogame “hipercaro” há 20 anos atrás e catálogo fraco a época, segundo você, e com um videogame rodando os multi piores ainda vendeu mais console que a Microsoft, imagina agora com o grau de excelência que a Sony aprimorou e um console que por vezes roda melhor os multis que o Xbox, e com um console ainda mais barato que o rival direto, já que a versão digital do PS5 é 400 dólares, imagino que pelo modo como pensas seja a morte certa do xbox.
Espero que a Sony acerte ainda no Shooter pra criar uma nova tradição pra ocupar o “lugar deixado” pelo CoD, ela certamente irá precisar, já que segundo alguns o pessoal só compra PS pra jogar CoD, BF, GTA e Fifa, mesmo a Microsoft oferecendo o mesmo nesses casos há muito tempo…
Faltou mencionar que muitos compraram PS3 também pela falta de confiabilidade do Xbox 360, com diversos problemas 3RL.
Mas é aquela história, o advogado nunca vai falar algo contra o cliente, mesmo que não receba honorários.
Eu diria o seguinte, os fans de Xbox tem exigência por qualidade, mas não são idólatras de exclusivos. O jogo multiplataforma que é bom tem o mesmo peso de um exclusivo. Essa é a parte difícil de entrar na cabeça do fanboy de PS que pensa que não é fanboy de PS. Hypar um jogo mediano do Playstation como por exemplo Days Gone, é non sense e quem faz isso não pode criticar a pessoa que tem Xbox e diz que não passou nenhuma vontade com seu console durante os anos de poucos exclusivos do Xbox One. Também nao pode criticar quem está feliz jogando multiplayer de algum Halo ou gears por que são jogos atemporarais que não tem prazo de validade, e são assim porque ele tem muita qualidade em sua concepção.
Agora a questão é, a qualidade pra uns, pode não ser a qualidade pra outros. Eu acho que a maioria dos jogos de playstation tem uma ótima qualidade visual, de escrita e artística, mas não tem essa qualidade toda em gameplay. Pra mim nenhum, absolutamente nenhum jogo do Playstation tem um gameplay refinado como Halo Infinite. E isso deve ser difícil de entrar na cabeça de vocês, por que esse não é o tipo de coisa que vocês valorizam, ou colocam peso em um jogo, por mais estranho que pareça quando falamos de video game. Um jogo que na maior parte apenas segue scripts e passa cutscenes, por mais produzido que seja não significa que tem um bom gameplay.
Penso o mesmo de Hellblade 2 também, não tive paciencia pra terminar o primeiro e do pouco que vi, vou gostar menos ainda do segundo, mas tem toda aquela qualidade artistica e visual que não serve pra muita coisa quando vc está com o controle nas mãos. Pra mim a maioria dos melhores jogos do Playstation 4 não foram feitos pela Sony, e desde The Last of Us, os estúdios internos deles estão repetindo a mesma fórmula com diferentes temáticas.
Ainda bem dizes que os fanboys Xbox não são idolatras de exclusivos.
Vou só citar dois de muitos comentários banidos.
“Esqueça que Sony tem relevancia nesse mercado bebê, seu amor acha que isso tem haver com Sony? Sony é um piolho perto…
Amazon no PC com LUNA
Google no PC com Stadia
E a própria Tencent
Contra essas sim a Microsoft está se posicionando…
Seu Consolo de Mesa está com dias contados bebê”
Ou
“ Choro e mais CHORO, buá buá buá
Engole ai fera, como é que dizem…
Quer jogar Final Fantasy VII compre um PlayStation né…
Pois é quer jogar Doom, Quake, The Elder Scrolls, Diablo, Warcraft, World of Warcraft, Starcraft, Wolfenstein, Caesar, Empire Earth, Call of Duty, Fallout, Wasteland e inúmeras outras franquias que surgiram e são o que são graças ao PC???
COMPRE UM PC porra, simples assim…“
São, estes os fans que não querem saber de exclusivos? Ou só não queriam saber quando não os tinham?
Eu até diria que pelo menos estes que escreveram aqui tem necessidade de acompanhamento médico, mas ok…
Qual justificativa para pagar mais caro no ps3 e não ter comprado o x360?
O que pagaste mais caro na PS3?
Os jogos custavam o mesmo, e a consola começou a vender apenas quando nivelou o preço. O que era mais caro?
E mesmo mais fosse, achas que essa listinha citada não justificava? Compras uma consola para jogar grandes jogos ou para olhar para ela?
Os excluídos foram o que permitiu à PS3 recuperar após o problema inicial do custo que deu vantagem à Xbox 360.
A Xbox 360 foi uma grande consola… Para mim a melhor da geração, e a melhor de sempre da Microsoft, mas os exclusivos Sony eram tantos e tão bons que nenhum fan de videojogos poderia passar ao lado.
Nossa. Isso está sendo um massacre de fanboys… hahaha vou até me retirar, pois essa gente fala que sou fanboy. Hahaaha
Ótimo artigo. Fiquei pensando no que ocorreria se a Sony lançasse os seus jogos no PC ( não Day one) mas só no linux, acredito que a MS ficaria preocupada com o precedente.
A Sony deveria lançar no Linux e usar o Vulkan mesmo no Windows.
talvez agora com o estúdio somente para ports…
e nem precisa lançar “no linux” basta usar Vulkan e fazer funcionar bem no Proton.
Falta aí um número para se saber se realmente faria diferença os jogos estarem disponíveis no dia 1 para pc.
Eu pessoalmente acredito que seria uma percentagem ínfima de pessoas que deixariam de comprar a consola se os exclusivos saíssem dia 1 no PC. Isto porque a maioria das pessoas que compra consolas são jogadores casuais ou menores de idade, e a series S tem vendido porque não há PS nas lojas.
Na verdade não perderia grande coisa, mas também não ganharia para valer o esforço
Isso que dizes é uma crença. Poderás ter razão ou não. Mas arriscar a sustentabilidade de um negócio para ver isso é algo insano.
Até fui dar uma vista de olhos novamente nos jogos mais jogados na PlayStation 5 no último ano, do top 10 só os 2 exclusivos é que não podem ser jogados no PC.
acabam por ser mercados diferentes e será apenas uma pequena parte em que se misturam os dois.
É por isso que acho que a Sony não iria perder muito nesse aspecto, até porque será uma pequena percentagem que compram a consola por causa dos exclusivos
Gerbas. O teu raciocínio falha por imensos motivos.
O primeiro é reduzir o mercado das consolas a um top 10. Há milhares de jogo.
Depois é reduzir a coisa a um top 10 num determinado momento do tempo. As consolas duram entre 4 a 8 anos e não podes reduzir a coisa a um instantâneo.
Depois, esses 2 são 20%… E são diferenciadores.
Nem todos que aderem ao Netflix o fazem pelo Cobra Kai. Mas o objectivo dos exclusivos não é o dominarem as tabelas, ou o serem o número um. É o criar uma oferta diferenciada. Algo que te torne diferente.
Sem exclusivos o que faz uma pessoa optar por uma consola em detrimento de outra? O que faz optar por uma consola em vez de um PC?
Como explicado em cima, os lucros da divisão PlayStation não advém na sua maioria dos exclusivos. Advém das royalties da plataforma. Se colocas os jogos em outros sítios sem controlo, como mantes o interesse e as royalties?
O Cobra Kai não é permanentemente a serie mais vista, o The Witcher também não, mas isso elimina o seu interesse como exclusivos (mesmo que temporariamente)? Claro que não. Atraem as pessoas, umas pelo A, outras pelo B, outras pelo C. São acima de tudo diferenciadores para atrair as pessoas para o serviço.
A ideia de um exclusivo não é ser um top sempre, ou sequer um produto de super sucesso. É ser diferenciador.
A Sony não vive de produzir jogos, vive de uma plataforma. Os jogos atraem as pessoas para lá, e tem sido um sucesso pela sua qualidade. Mas podem não o ser. Podem vender pouco e até dar prejuízo. Mas como exclusivos, a sua função, umas vezes mais outras menos, funciona sempre. Como jogos é que podem falhar caso vendam pouco.
Os serviços e produtos possuem quase todos eles elementos diferenciadores. Isto no sentido de tu optares por eles. E os exclusivos servem para isso mesmo.
Como também refiro no artigo, a EA produz mais jogos que a Sony. Tem franquias que vendem mais que os jogos da Sony, e tem receitas paralelas em esquemas de microtransações que a Sony não tem. Mas tem menos receitas e lucros. O motivo é que a EA ganha pelo que vende. A Sony ganha pelo que vende, mas também pelo que a EA, e todos os outros vendem. Mas para isso precisa de uma plataforma de sucesso que venda e receba royalties.
O top é apenas exemplificativo do que mais se joga na PlayStation.
Se na vez da Activision a Microsoft tivesse adquirido a EA e tornasse o FIFA exclusivo da XBOX, pelo menos na Europa, a PlayStation vendia metade das consolas (no mínimo).
Os exclusivos fazem parte e pesam, mas não são o system seller
Eu discordo diametralmente disso. Se não o são o que atrai na PlayStation?
Ser mais potente não é. O PC é mais, e a Xbox, para o leigo, também
É pela cor da consola? Não é certamente.
O que atrai na PS são os jogos da Sony.
PS: Sinceramente perante essa hipótese teórica, questiono se o FIFA deixaria de sair na PS, dado que a Sony é um dos patrocinadores oficiais da UEFA Champions league, e são eles quem autoriza a EA a usar a licença.
Nem pensei nesse assunto, foi apenas exemplo.
De resto a popularidade da PlayStation é enorme devido á primeira que arrasou por completo a concorrência na altura em que tinha mais e melhores jogos e foi dando continuidade, a única coisa que afetaria essa popularidade seria talvez a saída do Fortnite, fifa ou GTA do catálogo, que claramente muito dificilmente acontecerá.
E essa hegemonia irá continuar a não ser que a Microsoft crie algo que tenha o mesmo impacto que os 3 jogos que falei
Estás a fiar-te que as pessoas se movem por paixão… Mas isso não só é doentio (sr fanboy) como não é verdade. As pessoas não estão na PS por fanatismo (pelo menos não o grosso, mas sobre fanáticos não falo), estão pelos méritos da oferta da marca. Se eles se perdem, elas mudam!
Imagina se o WiiU não teria vendido horrores se as coisas fossem só paixão pela marca… Fora que o que têm de apaixonado pela Microsoft não é brincadeira, basta ver que a MS tem um tamanho muito maior que a Sony, imagino que isso seja mais resultado de mais clientes e provavelmente de mais fãs, mas é só especulação da minha parte.
A própria FIfa não iria querer isso, veja, o MLB deu um jeito até de um exclusivo da Sony ir para o Xbox mas não ao PC.
Claro que não!
Eu também acho que não. Apesar de eu concordar que ela deve manter os lançamentos mesmo que com algum tempo de atraso no PC.
Mas como negócio da Sony é o Console e sua loja virtual. Acredito que manter estes exclusivos por pelo menos 2 anos é o ideal.
Assim eles capitalizam os jogos na própria plataforma e quando estes chegam num ciclo de vendas baixas, lançam no PC afim de lucrar mais um pouco.
GoW tem feito sucesso no Steam, se a Sony conseguir lucrar alguma dezenas de milhões com ele, esse montante servirá pra investir em mais jogos no console e futuramente estes mesmos jogos vindo ao PC.
É preciso ver se o que ganham agora com o PC não o vão perder ao fim da geração com aqueles que diziam sempre que vou comprar um PS quando a “biblioteca estiver mais cheia”!
Claro que isso não irá acontecer. A Sony está a jogar de uma maneira bastante inteligente. Não só consegue obter mais receita com um jogo que já esgotou o seu potencial na consola, como aumenta a procura da PS5.
1) Com a saida do horizon zero daw e God of war no PC, conseguem cativar certos jogadores. E saindo a sequela na PS4/Ps5 irá ser uma opção viável para essas pessoas. (Em vez de fazerem um upgrade no PC)
2) o mesmo irá acontecer com o the last of us e Uncharted (este tendo um filme)
Portanto a Playstation não só aumenta a receita, como também aumenta a procura das consolas.
É um pau de 2 bicos que é um win win.
O motivo do plano da sony estar certo é exatamente o Phill Spencer já ter ido correndo na internet arrotar que “sony quer vender o jogo 2x”.
As “narrativas” mentirosas podem eleger um presidente, mas NUNCA vão ganhar em produção cultural… o lugar que fake news e narrativa tem menos impacto é em cultura e universidades.
Depois falam que não é a MS que patrocina narrativas contra o Playstation, o sujeito CEO na MS usando o mesmo argumento que fanboy do twitter.
É preciso tempo pra ver se a “jogada” Sony é boa. Os efeitos imediatos são porque entra mais dinheiro, mas é preciso ver se as vendas continuadas ou de quem compram ao meio e fim da geração não decaem bastante, pois optaram por PC.
Perfeito, Mário.
É isso, não dá pra comparar as empresas e os negócios de ambas por vários fatores.
Uma empresa é megalomaníaca e quer implementar uma coleção de games como principal atrativo, a se moldarem f2p, com um acesso pago mensal num preço que não parece se pagar (espécie de playstore paga?), servindo de entrada para o PC; a outra vende o que produz (por vezes caro mas justificável) e chama a sua plataforma pela qualidade dos mesmos e pela variedade de acesso a diversos outros títulos.
Entendo a lógica da Sony de lançar no PC como propaganda panfletária, e dos seus desenvolvedores internos em quererem ser mais jogados e ganharem mais comissões de vendas sobre as unidades do que produziram, porém ainda acho que a Sony perde muito mais do que ganha com isso.
No mínimo ela perde a venda de consoles ao fim da geração daqueles que não têm pressa na espera e leva esses a crer que não precisam de um playstation pra jogar os seus títulos, ou que jogam esses melhores no PC em algum momento (mesmo sem terem uma gpu digna).
Não vejo porque ir atrás das “ovelhas negras”, isso é coisa pra cristão que põe as outras ovelhas a risco do lobo enquanto o pastor está atrás daquela que se perdeu. Não funciona num mundo real, é mera parábola pra se insistir nas pessoas sem jeito, mas sabemos que isso é utopia.
Se a Sony quer ganhar dinheiro noutras plataformas com seus jogos, a resposta é Serviços de Streaming e conteúdo próprio diferenciado, não o mesmo que um console oferece.
Mário, Fifa como f2p já é dado como fato?
Sim… O próximo será nesses moldes
[OFF] Só sei que este vai ser day one quando chegar lá em casa (País continental, vou receber a edição especial uns 7 dias depois)
https://gfycat.com/clutteredweirdamethystgemclam
Capturado no PS4 Pro
https://blog.playstation.com/2022/01/27/a-glimpse-at-horizon-forbidden-west-ps4-gameplay/
Pior que devo receber com uma semana também.
Vou pegar a edição deluxe daí onde tbm !
esse eu peguei na pré venda na PSN mesmo… 300 reais e que se lasque.
UNICO crossgen de PS5 que eu vou pagar preço cheio, nem Ragnarok e GT7 eu vou comprar no lançamento, só quando aparecer por uns 180 reais.
comprei Horizon PS4(PS5) por 222 mais um cashback de 10%, e o GT7 de PS5 por 260 mais um cashback de 4% (um cupom de 30). No Sub, se interessar.
Esse sujeito é um verdadeiro “clown”
E com o PS4 não existe vendas… que doença.
e vejam só isso:
So, What If The PS5 Costs $600 Now?
https://www.forbes.com/sites/paultassi/2020/09/10/so-what-if-the-ps5-costs-600-now/?sh=31b2aadb1dfc
A Narrative Of Sony And PS5 As ‘Anti-Consumer’ Is Starting To Take Shape
https://www.forbes.com/sites/paultassi/2020/09/24/a-narrative-of-sony-and-ps5-as-anti-consumer-is-starting-to-take-shape/?sh=65e2ce9d7d90
PS5’s Spider-Man: Miles Morales Is ‘Short’ And People Are Mad
https://www.forbes.com/sites/paultassi/2020/11/07/ps5s-spider-man-miles-morales-is-short-and-people-are-mad/?sh=2442dda75240
Tudo que esse cara faz é sustentar narrativa para difamar o playstation.
aqui um usuário do Gaf juntou todos os links dele… Engraçado como ele fala groselha do Godfall e spiderman, mas nenhuma linha sobre o ZERO exclusivo no lançamento do xbox.
https://www.neogaf.com/threads/game-pass-vs-70-the-%E2%80%98mlb-the-show%E2%80%99-xbox-deal-is-a-bad-look-for-sony-forbes-article.1599371/page-4#post-262975187
Isso parece coisa paga ou um “nacionalismo” barato em defesa de uma empresa americana.
Quer um exemplo bem fácil?
o “The Enemy” negocia um contrato de, por ex, 1 milhão de reais por 4 anos de patrocinio com Banners da MS no site deles.
a MS como quem não quer nada fala assim “ah, vamos fechar.. e veja so esse Jorge do Windows Club… ele parece um bom jornalista, pq vcs não contratam ele para colunista?”
Pronto, o dono do the enemy não precisa pressionar ninguém que trabalha para ele, para o sujeito “puxar o saco da MS”, basta dar liberdade para o Jorge escrever o que quiser lá.
É assim que funciona a manipulação nos meios de comunicação, a corrupção deles.
Não precisa manipular o site, basta contratar um fanboy da MS e “dar liberdade para ele”
o Tom Warren foi assim contratado pelo The Verge depois de receber patrocinio da MS, esse Paul ai deve ser igual.
Sinceramente estou chocado com o tanto de absurdos que estão escritos nesse artigo! A Sony já devia ter levado seus jogos Day one no PC a muito tempo! E está indo muito devagar com isso! Mas só pra deixar claro, isso é inevitável e vai acontecer! O rumo que o mercado de games vem tomando é justamente as tendências que a Microsoft criou! Que são levar os jogos onde os jogadores estão! E não forcalos a ir onde vc quer! Imagina o quanto de usuários ela vai conseguir englobando todo o ecossistema que está virando o Xbox?! E a Sony não tem estrutura competir com isso! E se ela não achar uma forma de se adaptar as novas tendências, ela vai estar em maus lençóis! E como assim os jogadores de Xbox não se importam com a qualidade dos jogos?! Isso é um completo absurdo que vc escreveu! Vc pode não gostar dos jogos do Xbox, mas não ache que todo mundo é obrigado a achar eles ruins também!
A MS quer levar os jogos aonde os jogadores estão….
Então mas a Sony é que é a lider de mercado logo os jogadores estão com as politicas e qualidade dos jogos da Sony!
Se a MS quer levar os jogos aonde os jogadores estão! tem de lançar todos na Playstation…lol
Acho que está a ver as coisas um bocadinho ao contrário não?…quem está a forçar os jogadores e a industria a irem em determinada direção é a MS que não é lider de mercado e através da força do seu dinheiro quer moldar a industria a seu belo prazer…. e possivelmente até conseguirá….
Afinal para os mais desatentos nada bate o grátis ou quase grátis, felizmente a malta que pensa pela própria cabeção sabe que isso é um presente envenenado….(não existem almoços grátis)
Continuo a dizer saudades da MS da 360.
Resumindo mal ou bem cada um tem o seu caminho, não têm necessariamente que ir os dois na mesma faixa, se você lesse o artigo todo concerteza percebia isso.
acho impressionante que a empresa que menos vendeu consoles nos últimos 10 anos, sempre ficou em último em todas as métricas, que lança aquele troço ridículo do Macaco Infinito agora “esta ditando o mercado”
parece o Jorge do Windows Club.
Não bastou o fracasso do Google e Amazon para o cara perceber que ninguém nos vídeo games se importa com serviço?
Só os fanboys da MS ficam hypando isso ai.
Deto… se voltares a usar o termo Macaco Infinito vou-te banir.
Há limites para tudo. E estou pelas orelhas.
Porta-te como um adulto se queres que te tratem como um. Cada comentário que escreves é mais sarcástico que o anterior. Vês aqui mais alguem assim?
Day one duvido muito, mesmo muito.
Aponto para um ano depois, ou pouco menos.
É evidente que o mercado e estratégias estão a mudar, e o exclusivos ps começam agora a ser produzidos com o PC em mente, e isso muda tudo.
Passamos de nunca haver exclusivos ps no PC para haver todos, a redução de tempo entre lançamentos será o próximo passo, assim como o desinteresse por retrocompatibilidade e serviços stream passou agora a ser foco de interesse.
Sinceramente essas mudanças não me afetam nada, e penso que a maioria dos jogadores de consola nunca iria gastar dinheiro num PC gaming.
Apenas pessoas apegadas a marcas e passado tendem a negar as visíveis mudanças que estão a acontecer.
O meu voto para a proxima geração ou até antes são jogos ps studios a serem lançados pouco tempo depois no PC, fim das consolas xbox e o gamepass massificado para várias plataformas, quem sabe até ps.
os caras falam que ficam DOIS anos para portar um jogo para PC, mas o Wishful thinking do cara diz que estão produzindo para PC.
Como eu sempre disse, após os jogos terem esgotado o potencial de vendas, só servem para listinhas de exclusivos.
Antes disso são negócio. Poderás ver jogos PS no Pc antes de 3 anos… mas so se venderem mal. Fora isso é mau negócio.
Diz-me… imagina que produzes umas bolachas fantásticas. Que atraem os clientes.
Abres um supermercado, e tens sucesso. Mas os teus lucros não são das bolachas. São das vendas dos restantes produtos. Produtos esses que vendem porque as pessoas procuram o teu supermercado por causa das bolachas. Porque de resto, esses produtos vendem-se em qualquer sítio.
De repente lembras-te de vender as bolachas em outros sitios, para ganhar mais algum com venda de bolachas.
Achas boa ideia. Achas isso bom negócio.
Isso será bom se as pessoas puderem provar, mas depois acabarem no teu supermercado. Para isso podes dar o produto, mas só no fim do prazo de valodade.
É basicamente isso que a Sony faz. Coloca os seus jogos no PC. Ganha um extra e promove as novas versões que vao sair na PS. Mas coloca os jogos no Pc ao fim de 3 a 4 anos, quando na consola já estão fora da validade.
Se vendesse boas bolachas queria que elas vendessem muito e depressa.
A sony faz agora, amanhã logo se verá. Hoje também vais ter os exclusivos no PC e á 8 anos nem se ousava dizer isso.
Em 2019 o importante e mais que tudo era o “acreditar em gerações”. Hoje há muito foco retro e muita coisa cross gen.
Money, money….
Esperem para ver, é só o que tenho a dizer.
Quando dizia que um dia haveriamos de ver exclusivos ps noutras plataformas era como fosse blasfémia.
Eraser… Se pensas assim, não adianta conversar porque quando as mais elementares noções de economia falham, e não percebes que é o elemento diferenciador que te dá o dinheiro por outros meios e não por ele em si, então estamos a chover no molhado.
Se a Disney plus pensasse como tu e quisesse era a Marvel e star wars o mais vendida possível, nunca teria sequer arrancado.
Enfim, já percebi que a conversa não adianta.
Já eu penso que a falha de noção económica é da tua parte, onde apresentas um estado de negação perante as mudanças que acontecem e aconteceram, mostrando padrão perfeitamente normal.
Como estás muito apegado a este modelo, é perfeitamente normal que o defendas e negues mudanças para algo que não será do teu agrado.
Tenho a certeza absoluta que á 8 ou 9 anos também fazias textos idênticos a quem mencionasse que os exclusivos PS um dia sairiam no PC.
Esse exemplo da disney é exemplo do que digo, pois não tem nada a ver com o assunto que falo, pois são serviços completos, apenas te serviu de suporte á narrativa.
Como já disse, estamos aqui para ver, assim o espero. Temos agora o Horizon e GOW ragnarok para vermos as direções tomadas.
Também nunca percebi qual o problema dos jogos ps sairem um ano depois ou até menos no PC, mas ok.
O modelo das bolachas????
Eu já fui para as bolachas para mostrar a lógica da coisa, e não estar colado às consolas, e tu estás a pegar no estar apegado ao modelo. Não é verdade!
O modelo da Disney é perfeitamente adequado. É uma empresa num mercado com concorrência, e que usa os exclusivos como fator de distinção. O que leva as pessoas à Disney é exatamente essa exclusividade. Sem essa, a Disney não tinha pegado.
A Sony precisa da exclusividade se quer manter as receitas da plataforma. É na plataforma que está o ganho, não na venda dos jogos.
Fazer um jogo custa dinheiro. Que pode ser lucro, ou pode ser prejuizo dependendo das vendas. É um negócio bem mais arriscado pois não só as tuas receitas só derivam daí, como pode dar lucros ou prejuizos.
Ser detentor de uma plataforma é algo que dá lucros quase sempre, e eles absorvem eventuais flops. Tu ali ganhas pelas vendas, ganhas pelos serviços, e ganhas pelo que os outros faturam lá. É o grosso das receitas.
Tu o que referes é que a Sony deveria arriscar colocar em causa a plataforma para vender mais uns trocos em jogos. Não faz sentido.
A Microsoft faz isso porque o que ela pretende vender é serviços, Foi aliás a condição que o Satya Colocou para que a Xbox se mantivesse. O Balmer colocou a venda da consola em cima da mesa pois o core business da Microsoft não é esse, é o windows e serviços. Com o Satya a Xbox tornou-se nisso. E a consola existe para impulsionar uma base que se pretende maior e multi plataforma.
A Sony não só não tem a mesma infra estrutura, como não tem a mesma capacidade financeira. O seu negócio é a plataforma, e é isso que ela tem de preservar.
Não perceber isto, mais do que ter uma noção de gestão e economia é bom senso. Que não pode ser apagado por desejos pessoais de querer ter tudo e mais alguma coisa no PC.
Esta situação só mudará se a Sony vir que está a perder o negócio, mas como isso ainda está longe de acontecer, não é expectável que os seus exclusivos venham a aparecer em outros sítios tão cedo. E o que existe, é uns ganhos adicionais para ajudar a empresa a ser competitiva, financiar mais jogos de qualidade, e ao mesmo tempo promover a consola e os seus jogos junto de outras plataformas.
Horizon saiu no PC numa altura de promoção do novo jogo na consola. O GOW a mesma coisa.
O Days Gone foi diferente. Não só não há notícia de que sairá um 2, como vendeu mal. Foi um despejar de um título que já não vende na PS.
O Uncharted saiu agora em remaster de jogos com já vários anos, que poderiam perfeitamente já ser lançados no PC… Mas apesar de vir a sair para PC, esta coleção, que já foi vendida e mesmo ofertada na PS5 e na PSN+, só sairá daqui a 6 meses, mantendo a Playstation com primazia. Os possuidores dos jogos originais (e basta um deles) podem fazer upgrade para esta coleção por apenas 10 euros, algo que no PC não irá acontecer.
Isto mostra claramente que a consola é o foco principal, e que os jogos só chegam ao PC depois de esgotarem o seu potencial de vendas na consola.
Negar isto, é negar o que é claro e obvio.
Você ignora completamente a sustentabilidade da industria….
Faz-me lembrar mesmo os pescadores que querem pescar pescar pescar e quando dão por ela não ha peixe e a industria morre.
Às vezes temos de proteger a Industria dela própria e dos seus intervenientes! mas quem pensa dessa forma que “amanhã logo se verá” nunca alcançará o que estou a escrever.
O problema é que no caso da Sony, as bolachas não podem ser maiores do que o próprio supermercado. Se as bolachas da Sony crescerem fora do supermercado, e isto levar o supermercado a encolher, então a Sony precisará remodelar este supermercado. Só que ao contrário da Nintendo, as bolachas da Sony dependem de um “supermercado high-end”, porque suas bolachas ficaram famosas por serem o estado da arte em qualidade visual. Então seguindo esse raciocínio, o modelo de supermercado da Sony precisa ser preservado.
O que têm acontecido de 8 anos pra cá é que o público consumidor (que não vive de pirataria) de PC cresceu muito e se consolidou em plataformas acessíveis como a Steam e a EPIC. Então publicar um jogo no PC há 8 anos atrás significava inclusive produzir mídia física (eu tenho várias), e ter uma baixa margem de lucro se comparado aos consoles. Hoje é muito diferente, jogos vendem na Steam, os estúdios de fato ganham dinheiro. Há 8 anos atrás, diversos jogos de estúdios terceirizados chegavam no PC alguns meses (ou até anos) depois de serem lançados nos consoles. Já atualmente, esses jogos chegam em day one.
Então de certa forma é compreensível a Sony lançar no PC jogos que esgotaram o potencial de venda nos seus consoles. Eu particularmente acho que o PC de certa forma concorre com os consoles, logo esse formato não é 100% compreensível pra mim. Mas naturalmente se puderem maximizar lucros sem afetar o “supermercado”, assim o farão, com certeza.
Sobre foco em retro e muita coisa cross-gen, honestamente, todo começo de geração é assim. Incluside o PS2 chegou a receber exclusivo de alto calibre com o PS3 já no mercado ( God of War 2 ). O mesmo vale para o PS3, que recebeu exclusivo com o PS4 já no mercado ( Gran Turismo 6 ). Como o PS4 possui arquitetura similar ao PS5, esses jogos provavelmente seriam cross-gen caso fossem lançados nessa transição de geração que estamos vivendo agora. PS3 tinha retro total com PS2, que por sua vez tinha retro total com o PS1.
Então por um lado entendo seu raciocínio, as coisas mudam, o modelo de negócios não é imutável. Mas por outro lado, é sempre importante olhar o que cada um precisa preservar para maximizar lucro. No fundo todos precisam atrair a atenção das centenas de milhões de potenciais clientes. Todos querem usuários ativos consumindo produtos. Mas o formato que cada um usa para atingir isso é bastante diferente. Sony e Nintendo estão no formato clássico (angariar clientes vendendo uma plataforma) e enquanto este formato atrair consumidores, farão de tudo para reter os clientes dentro desse formato.
engraçado que a tendência em video games nunca é ser igual ao lider do mercado de video games.
hauhauhaauh
cara, pq vc não escreveu logo de cara “a sony não tem estrutura para competir com isso” uhauhauh
tá parecendo o delirio que o Google e Apple não tinha condições de competir com o Windows Phone pq eles não tinham estrutura de PCs desktop.
acho impressionante como fã de xbox arrota superioridade mesmo sendo a 20 anos a lanterna.
O conceito de qualidade para quem escreveu e muitos outros é baseado no seguinte:
Gráficos
Narrativa
História
Meu conceito de qualidade é:
Gameplay
Level Design
História
Gráficos
Pra mim tudo que vem depois de gameplay precisa existir para servir ao gameplay. Se ter gráficos de ponta vai limitar o level design e afetar direto o gameplay, não tem que ter. Se o level design será limitado para mostrar melhor gráfico não tem que fazer. Se a narrativa vai interromper o gameplay constantemente com cutscenes para mostrar a história, não tem que ter. Esses tempos tentei jogar Spider Man Miles Morales, assisti 3 cutscenes seguidas que eu não conseguia pular.Na sequencia vem o ambiente de mundo aberto com o Spider Man jogando a teia e se pendurando de forma semi assistida, nada a aprender, nenhuma habilidade necessaria. Ao fim do trajeto, vem outra cutscene. Os gráficos são bem bonitos desse jogo no PS5, mas essa é a qualidade que os fans do Xbox não se importam?
O Playstation formou uma legião de “admiradores da arte” enquanto existe uma outra parcela que ainda está jogando video game.
Olha que interessante.
A mensagem começa por total e completa especulação do conceito dos outros. E depois baseado nisso gera-se uma narrativa de diferenciação apoiada no que foi inicialmente inventado.
Muito interessante mesmo.
E nessa narrativa ainda estaríamos jogando “Keystone Keepers” no Atari!
É difícil, Mário, estamos numa geração pós-moderna, a “ideia” de cada pessoas é mais valorizada que o conhecimento e experiência adquirido por toda a humanidade. A cabeça das pessoas está dando um nó, perece que poucos ainda são modernos como nós! Esse negócio de narrativas nem deveria existir! 🙂
Infelizmente na informática todos são doutorados e mestres. E nos videojogos a coisa estende-se a muitos outros campos.
A humildade de se reconhecer que há quem perceba mais existe em poucos, e pior do que tudo, a paixão arrebata as lógicas de raciocínio, e pior, tolda a visão da realidade.
Um bom exemplo foi a reação quando eu referi que os fãs da Xbox não são tão exigentes a nível global com a qualidade dos jogos, o que se constata pela realidade por e simplesmente os grandes jogos, aqueles jogos de maiores notas, os jogos que são jogos do ano, e outros que tais, não existem na mesma quantidade nos produtos first party da consola, e isto não é um insulto. Isto é uma realidade e uma constatação, mas há quem prefira não ver e entender aqui algo mais porque a paixão se sobrepõe a tudo.
Num offtopic Mario,
Ando a ver os bastidores de The Mandalorian disponivel no Disney e é incrivel como utilizaram o Motor da Epic.
Ao invés de utilizarem um greenscreen utilizaram o motor de jogo em RV para fazer as landscapes e background em tempo real e de modo aos atores também estarem completamente “dentro da cena” e rodeados daquele ambiente.
Não só facilita o trabalho dos atores como facilita em muito o pós produção!
Os jogos a transportarem a sua tecnologia para o cinema é incrivel principalmente quando olhamos para trás e vemos o caminho percorrido. (a uma dúzia de anos era coisa de criança e os jogos eram vendidos nas secções infantis…)
Não é a primeira vez que acontece esta interação cinema/jogos mas gostei muito desta implementação com ganhos reais para todos os envolvidos.
Acho fantástico esta conjugação de tecnologias.
Aconselho a todos a darem uma vista de olhos nesse documentário.
http://www.pcmanias.com/sabias-que-os-cenarios-de-the-mandalorian-sao-feitos-com-o-unreal-engine/
Caro Mário sempre em cima do acontecimento, na altura falhei esse artigo hehe
O que mais tenho visto são fãs de Xbox “admirando a arte” do Hellblade 2, mesmo com aquela gameplay altamente scriptada e pelo visto bastante similar ao Hellblade 1. A Plague Tale: Requiem também não foge muito dessa linha de raciocínio.
Essa narrativa que você construiu é volúvel, é como se fosse a linha de defesa de um advogado, onde toda a argumentação vai variar de acordo com a conveniência de momento.
Vir dizer que a tendencia do mercado é a ditada pela empresa que está em último, é… caricato!
Recentemente soube-se que o Halo infinite foi jogado por 20 milhões de pessoas…
Um jogo que se refere ter custado 500 milhões que é gratuito na Xbox e no PC… um jogo que está disponibilizado num serviço com 25 milhões de assinantes, e tem exactamente o mesmo número de pessoas a jogar que o Spider Man da Sony, que custou 100 milhoes e vendeu mais de 20 milhões de unidades a 70 euros a copia… só na PS.
E perante esta realidade tenho de perguntar se a sua previsão da Sony via a seguir a tendencia foi obtida nas folhas de chã ou nas cartas de tarot.
Quanto à questão dos fans da Xbox a frase é “são menos preocupados com a qualidade geral dos jogos”, o que é bem diferente do que aqui se afirma que eu disse. Leste mal…
Queres mesmo comparar quantidade e avaliações de jogos exclusivos nos ultimos 8 anos?
Microsoft está apenas a sabotar mercado em que não consegue liderar, é tudo muito óbvio. Achas mesmo que a Microsoft é um “Robin Hood” do mercado de games?
O pessoal do PC que diz gostar de jogos é o mesmo que paga 2000 dólares numa GPU mas não tem “coragem” de gastar 400 dólares num console?
Penso que a Sony nem deveria se dar ao trabalho de publicar seus games no PC, a PSNow já permitia que os PCgamers experimentasse os jogos dela pra testar a qualidade dos mesmos, fora a vontade de ganhar mais e ser mais jogado por parte dos Devs, acho que leva a mensagem errada pro PC surgindo pensamentos como o seu.
A Sony provavelmente acha que perdeu alguns jogadores para o PC com o PS4, ou pensa que pode trazer alguns do PC mostrando do que é capaz, mas a mensagem é completamente errada a meu ver. Mas é uma geração de pessoas pós modernas e a razão e o pragmatismo parecem cada vez menores no mundo, levando a tudo ter interpretações equivocadas.
O pessoal dos PC paga 2000 dólares numa GPU, mas não compra jogos é tudo pirata!
Só assim se explica tantos utilizadores e tão pouco jogos vendidos.
E não me venham dizer que anda tudo a jogar Fortnite….
Tenham é vergonha e se gostam da industria têm de a sustentar!
Faz me lembrar o pessoal que compra carros de alta cilindrada mas depois não tem dinheiro para a Gasolina….hehehe
Eu compreenderia isto nos tempos em que os graficos no PC eram bons, e nas consolas menos bons. Mas agora?? 200 euros por um GPU para dar mais uns frames, ou mais uns pixels? A qualidade das consolas já é excelente! Não justifica!
Quanto ao PSNow tens parte de razão. Mas não toda pois o custo do PSNow era bem menor. Com vendas a receita é mais rápida e directa.
Tem fonte para a afirmação de que a EA vai lançar FIFA gratuitamente?
O que você falou é a mais pura realidade, e digo mais independente o que ira ser o futuro, tem mais a Sony a perder do que a Microsoft, vejamos, isto dos jogos irem para o PC a longo médio prazo vai ter consequências, não sera hoje, nem amanhã, mas daqui uns x anos, segundo, se o futuro for streming e a Sony não começar a comprar publicadoras, ela daqui 10 anos nem no top 10 vai estar, (aqui é mais achismo meu, porque não sei o futuro), com a Microsoft a comprar publicadoras, ninguém garante que uma Apple, Google ou Amazon tentem fazer igual, para não falar da Tencent, e se ela quiser investir no ramo, é preciso muito mais do que sómente um punhado de bons exclusivos, se ela perder grande parte das devs grandes, e se essas mesmas devs forem comprados depois por outros, por isso acho que a Sony devia parar com a palhaçada de enviar os seus jogos no PC, e fortalecer o seu único nicho que são as consolas, porque tirando as Consolas, a Sony não tem outra mina propriamente dito que lhe de muito dinheiro.
Concordo com o que seu pensamento. A Sony não tem que entrar “no jogo” errado. E pode ser tarde para dar a meia volta na ideia passada de forma errada.
Corroborando com seu pensamento, estão a dizer que a Apple está fazendo um novo console.
“Fãs de Xbox são menos exigentes com a qualidade geral dos jogos”
Um facto…
Se eu tenho dois carros. Um tem suspensão macia e o outro tem mais velocidade, e alguém escolhe um sobre o outro, o que isso significa?
Que ou a pessoa aprecia mais a suspensão do que a velocidade ou vice versa.
Da mesma forma posso dizer que a pessoa aprecia menos a velocidade que a suspensão, ou vice versa.
Podem-me vir dizer… Ah e tal mas eu escolhi suspensão mas isso não quer dizer que não aprecie a velocidade.
Sim, ok, mas dado não haver escolha intermédia, se escolheu a suspensão, prefere a suspensão à velocidade. Ou pela outra perspectiva, a velocidade é mais secundária para ela.
Com as consolas é a mesma coisa. E isto são factos.
As consolas tem oferta semelhante. Basicamente a diferença está no que é exclusivo. E aqui os jogos Sony tem em média mais qualidade. São jogos com altas avaliações, jogos que normalmente são portentoso gráficos, jogos que por norma estão nas listas dos melhores do ano, e até ganham esse tipo de prémios.
Ora se tu escolhes a oferta da outra consola, é porque esta qualidade não é para ti o mais importante. Preferes outra coisa à qualidade. E assim sendo a frase de cima é uma realidade.
Lá não diz que eles não querem qualidade, apenas que não são tão exigentes face à qualidade global dos jogos. É um facto tão grande como eu inverter este argumento falando em multis e concluir que os jogadores Sony não apreciam tanto os jogos multijogador.
além dos jogos, tem mais:
Em 2020 fã de xbox também era super exigente com “projeto, gambiarra, overclock, gpu capada, over de última hora, empresa desesperada”
em 2022 isso deixou de importar, já que os 12TF estão perdendo para 10TF, logo os 12TF que devem ser “gambiarra de última hora com overclock e GPU capada”
Se em 2020 a Sony era mentirosa “pq sim” em 2022 eu posso dizer que a MS mentiu sobre os 12TF baseados na realidade
Exclusivo tambem não vendia consoles, mas agora pagar 80 bilhões para ter exclusivos não prova que exclusivos importam…
pelo visto não é so o xbox que tem falta de motor de coerência