É consequência da expansão efetuada durante o Covid e que agora não pode ser mantida. Mas são 900 funcionários… e todos estão sem emprego!
Atualmente ligo a televisão e as notícias são… Layoffs, layoffs. Cada vez são mais as empresas a despedir pessoas como consequência da retração de mercado causada pelo pós covid.
A questão é que estes despedimentos vão criar uma crise. E a situação devido a isso vai piorar ainda mais pois o poder de compra vai diminuir, e os custos estão em picos históricos.
Mas se isso é um problema que atualmente a sociedade atravessa, as empresas são tentando-o resolver com despedimentos em cima de despedimentos. E a Sony aparece agora aqui a despedir 900 pessoas, fechado inclusive um estúdio. o London Studio.
Este estúdio que teve o seu apogeu na era PS2 com The Getaway, nunca mais produziu nada de relevante, estando relegado a jogos VR, com o ultimo deles a ser lançado em 2019. Atualmente trabalharia num novo jogo que não terá convencido os responsáveis da Sony.
Toda essa crise é culpa do Jim Ryan. Rs
É nada, é dos acionistas! Rsrs
Há rumores que a Media Molecule também será fechada
É uma pena, mas o problema deles sempre foram em fazer ótimos games, mas com pouco apelo comercial. Gosto do LBP, acho o Sackboy um personagem bem legal no universo PlayStation, porém os games deles não vendem bem. Eu gosto muito de games de plataforma e msm assim, quando jogava os games deles, parece que faltava algo, msm que sejam games muito criativos! O próprio Tearaway me parecia faltar algo.
Desde que o desenvolvimento do LBP3 passou para a Sumo Digital eu já fiquei atento em relação ao futuro da MM.
Sackboy Adventure novamente foi para as mãos da Sumo e a MM fez o Dreams, que em tese teve um desenvolvimento um pouco complicado ( lembro que por algumas vezes adiaram a divulgação da data do lançamento) e quando Dreams é lançado o que se vê é um título para um nicho bem específico
Dreams eu comprei na época e achei muito complexo! Para mim, Dreams é a síntese da MM, pois tem games bem criativos, bem bonitos, mas com uma complexidade que é paradoxal ao público que busca games assim
Media Molecule é aquele caso em pensar em colocar esses jogos no PC ou mesmo noutras plataformas como o Switch. LBP o primeiro era genial, poderiam ter criado uma enorme comunidade no entorno desses games, assim como Dreams. São os tipos de jogo em que bastavam fazer upgrades constantes cobrando por roupinhas que estariam de boa até hoje, mas não souberam se capitalizar.
Fiquem em casa, vamos imprimir muito dinheiro e a economia a gente vê depois. Não estou falando que é certo ou errado, mas as consequências disso estão aí. Desemprego e custo de vida nas alturas devido à inflação da base monetária e consequentemente aumento de preços.
Isto vai estourar a nível mundial… e já não falta muito!
Tudo a seu momento, entre o risco de vida imediato e a economia, quem tem a mínima noção e responsabilidade com os seus vai escolher evitar risco de vida. De qualquer forma, imprimir dinheiro já foi outra escolha. Mas no Brasil, por incrível que pareça, quase tivemos foi deflação. Quase todos os preços hoje no Brasil estão melhores quem em períodos de pandemia. Inclusive o PIB tem sido positivo, o que tem gerado pressão inflacionária tem sido os juros, já que muita gente tem de pegar dinheiro pra investir, e os juros no Brasil são altos, bom mesmo só pra rico que tem dinheiro de sobra e pode ganhar com juros.
As economias se refizeram mesmo após a segunda guerra mundial, onde quase tudo foi destruído, já vidas, essas não voltam mais.
Moro no Brasil e essa dos preços aí deve ser na sua região.
Aqui na minha os preços só aumentaram
Aqui tá, praticamente, tudo mais barato, cheguei a comprar leite longa vida a mais de 10 reais o litro, carnes comumente ao dobro do preço que pago hoje, combustível a quase 10 o litro, hoje tá quase tudo a metade ou a uns 60% disso, meus custos de caíram bastante em relação aos tempos de pandemia, mas é como você diz, deve ser na região de cada um. Só o que notei que aumentou, pra mim, foi a taxa de contribuição de iluminação pública, e os planos de saúde… O resto, melhorou bastante. Até os videogames ficaram mais baratos, o problema é que como o Brasil é um país exportador, o valor do dólar aqui, mesmo entrando muito que saindo, estão mantendo o valor da moeda alto e fazendo
reservas ao invés de cair de valor.
Mas de um modo geral, as coisas melhoraram bastante no custo de vida pra mim, e acho que pra muita gente que se alimenta de supermercado.
Eu oiço falar muito dos supostos custos proibitivos de desenvolver os jogos AAA, mas existem estudos sobre isso?
Onde é que recai esse aumento de custos face à geração passada?
Em todas as gerações há sempre uma teoria que leva à histeria coletiva, e que pasme-se ou não, são lançadas por CEO’s incompetentes e pseudo-analistas de mercado, que alavancados pelos media, espalham uma onda de parvoice que acaba por afetar a opinião da comunidade, quando na realidade isto é propositado com o intuito de espalhar uma ideia de uma dificuldade maior do que é na realidade, com o mesmo objectivo de sempre, cobrar mais por menos.
Na geração da PS3 e 360, a histeria de serviço foram duas, uma delas era a de que o Single Player estava morto, e como tal houve a necessidade algaliar todos os jogs SP com um modo MP, até o God of War tinha MP, o resultado imediato foi a normalização das microtransações e o ataque ao mercado de usados com o infame Online Pass.
Por causa disto, houve géneros inteiros, como o de Survival Horror, que esteve em vias de desaparecer, não fosse o esforço dos indies no PC.
A outro, e para mim a pior, que foi a ocidentalização dos jogos, no sentido em que nos principais estudios japoneses, começou a instalar-se a noção de que os jogadores só queriam jogos ocidentais, portanto toca a contratar devs e conselheiros ocidentais para ajudar esses estúdios a aproximar o seu estilo ao dos americanos e europeus…o resultado disso foi uma quase total perda de identidade do mercado jap, que teve consequências brutais na sua industria, empresas como a Square, Capcom, etc..tiveram nesse periodo o pior momento das suas principais IP, afetou imenso o género JRPG, survival horror e todo o estilo jap em geral, e até a Tokio Game Show ficou na lama.
Na geração da PS4, XO e Switch, a histeria mais uma vez alimentada pelos mesmos senhores que referi acima, era o de que as consolas estavam mortas e que o futuro era o mobile…
Acho que não é preciso dizer mais nada, a não ser que te mostre aquilo que já sabes, que a PS4 foi das consolas mais vendidas de sempre, e a Switch está a caminho de ultrapassar a era dourada da PS2.
A histeria de hoje até são duas, a primeira é a de que o fisico está morto, embora os dados da Sony e da Nintendo digam o contrário, que o fisico está bem e recomenda-se, temos ai os mesmos do costume, com a ajuda do ruido das ovelhas, a tentar alavancar a percentagem do digital face ao fisico, com o auxilio de todo o tipo de transações (micro) e do mercado mobile, para nos dar a impressão de que o melhor mesmo é enveredar por um formato que, surpresa, lhes dá mais lucro e mais controlo.
A outra…é esta dos custos de produção, que apesar de ter um fundo de verdade, também é um mercado cujo valor e lucro, tem acompanhado os seus custos, depois tens outras incongruências como por exemplo, associar todos estes despedimentos aos custos de produção, logo a insustentabilidade do modelo AAA, mas o que não dizem é que a maioria destes despedimentos, se deve à contratação extraordinária que foi feita no tempo da pandemia, e aos sucessivos projetos falhados devia à aposta na verdadeira bolha, os GAAS.
Repara no seguinte, no inicio da geração, na PS5 por exemplo, foi-nos dito pelo Mark Cerny que na nova geração existia uma maior facilidade de desenvolvimento, ao ponto de ser possivel fazer na PS5 em 1 mês, aquilo que na PS4 demorava 3 meses, na minha terra isto significa menos custos, depois tiveste um periodo de vacas gordas que foi a pandemia, que levou à contratação das pessoas que agora estão a ser despedidas.
O intuito desta narrativa, mais uma vez pelos senhores do costume, é o de orientar o rebanho do AAA, vulgo jogo de qualidade, para o jogo gaas com menor custo de produção e maior rentabilidade, mesmo que a qualidade vá pelo cano abaixo.
Here here…
Não te esquece que “o mercado caminha para a consolidação”. Bem antes da MS começara as compras grandes, começaram a espalhar esse rumor ai… obvio que hoje esses rumores a gente sabe muito bem pq apareceram… principalmente pq apenas UMA empresa tentou consolidar o mercado comprando a activision e ainda falando “e não vamos parar por ai”.
“é inevitável, os “analistas com opiniões sinceras” já disseram que é o natural a MS tentar monopolizar o mercado comprando todas as third party que conseguir”
consolidação que veio SOMENTE com a MS e o xbox, e que já acabou pq faliu o negocio de “consolidar tudo”
Um bocado off, mas associado.
A IA vai criar um grave problema mundial a nível de economia, e pode mesmo destruir grandes fortunas.
Se pensarmos bem, toda a questão de serviços, bem como toda a questão de criatividade, e trabalho em computadores, pode vir a ser substituída por IA. Estamos a falar de milhões de postos de trabalho, talvez mesmo a maioria dos existentes. O que vai criar uma taxa de desemprego absolutamente absurda, que por sua vez vai diminuir em muito a capacidade do mercado de consumo, e arrastar empresas e fortunas para a lama.
Mário e creio que não tardará para isso acontecer: https://www.hardware.com.br/noticias/2024-03/ceo-da-nvidia-diz-que-ia-podera-pensar-como-humanos-em-2029.html
Eles nem se apercebem no que se estão a meter.
Para além de outras potenciais consequências, como uma subjugação da humanidade, potenciais guerras, e outras coisas, a economia corre o risco de ser totalmente destruída.
Exatamente Mario!!!!
Imagina uma IA treinada com a teoria dos jogos! É o fim! Lol
Estamos caminhando para o fim dos tempos mesmo. Estão a brincar com fogo e o cenário de um episódio de Aninatrix, onde as máquinas se revoltam contra a humanidade e a escravizam, já nao parece tão distante assim. Imagina só lá uma IA invadidando sistemas o tempo todo numa velocidade nunca antes vista. Será o caos!
Concordo a 100% com o teu comentário Galvão.
off – ghost of tsushima confirmado para PC.
Como todos… Nada de novo aí.
off:
saiu a Update de Firmware do PS3, os caras atualizaram e dá erro… O erro é no HD do console.
Advinha?
Vídeo com 40 mil visualizações no YT dizendo que é a “Sony demoniaca” “sabotando” o PS3
Solução: tirar o HD e formatar
Claro, formata rápido e apaga a marcação de Bad Block do HD e o HD “volta a funcionar” até precisar novamente gravar ou ler algo no setor com defeito.
Solução verdadeira: formatação completa e depois um scandisk completo e ai checar o smart.
Olha, que canseira a internet em 202x
40 mil visualizações dando solução fake que mascara o problema.
Não entendi direito, Deto, o problema era o HDD do cara com defeito ou a firmware nova?
HD com badblock ou algo similar
quando atualiza o firmware deve ter alguma verificação do HD e ele não instala se o HD tiver problemas.
essa é a atualização em que a Sony “matou” a mídia física do PS3?.
Rapaz, ter que formatar HD é complicado, tem muito jogo que creio que nem se pega mais na store.
Tô com o meu PS3 slim um pouco antigo nas firmwares, deve tá umas 2 firmwares atrás e em breve devo tá recebendo um CECHB em que aparentemente o problema está no HD!
Lívio, e a firmware está problemática mesmo? Pergunto pois ainda tenho um PS3 aqui, mas se não atualizar o console também não entra mais na Store. Se a Sony esculhambou o firmware fica complicado, é torcer pra resolverem o problema logo.
Realmente não sei, de um lado diz que sim, de outro vi vídeo a testar alguns jogos de cada ano de vida do PS3 e praticamente todos pegaram.
Eu me baseio em 1 coisa, a Sony não se pronunciou, logo tende a ser falso, pois se estivesse mesmo prejudicando já teriam ações judiciais contra a mesma
Juca, estou assitindo o vídeo do HardLevel e ele informa para não atualizar para a 4.91, lá ele se baseia no forum PSX Place, ao qual conheço, e lá somente informam que as chaves do Blu-ray para PS3 continuam a ser modificadas pela Sony, porém creio que a orientação de não atualizar é somente devido o uso dos CFWs (desbloqueio)