A ideia é que os jogos não se percam no futuro pelo fecho dos servidores ou outras situações que impeçam o mesmo de ser acedido.
Preservar os jogos para o futuro é uma iniciativa que deve ser elogiada. Sou e sempre fui um amante do retro, e isso porque existem grandes jogos que são intemporais, e nesse sentido gosto de os ter acessíveis.
Infelizmente cada vez mais há situações que nos levam a acreditar que o jogo será perdido para sempre. O DRM e a necessidade de servidores para o jogo se autenticar ou mesmo funcionar, são um dos grandes entraves à preservação futura dos jogos. E isso é ainda mais problemático nos jogos multiplayer, 100% dependentes dos servidores.
Nesse sentido a criação por parte da Sony de uma equipa destinada à preservação dos videojogos e uma notícia que considero fabulosa. Basicamente está a ser garantido que estas situações limitativas são removidas ou minimizadas dos jogos quando estes se tornam ultrapassados, tornando-os acessíveis a gerações futuras.
Eis como se teve conhecimento do departamento de preservação1:
O que gostava mesmo era de jogar os meus jogos de ps2 na ps5.
Acredito que isso talvez tenha o objetivo apenas para os jogos em formato digital e pra você conseguir isso terá de pagar novamente, ou recomprando o digital, ou assinando serviço.
Eu adoro a retro, e todas as iniciativas nesse sentido eu aplaudo seja o fantástico trabalho que a Microsoft tem feito seja a nova postura da Sony.
Infelizmente esse papo parece apenas que terá uma equipe especializada em fazer triagens de games de geração anterior, fazer um bom tratamento de upscale, ajustar os controles aos comandos atuais e por a disposição do Streaming pra encher catálogo. Ou simplesmente fazer os games rodarem um algum emulador que já faz tudo isso. Claro, provavelmente não comtempla o PS3.
O prazo de validade dos servidores “PS3” está chegando no fim, óbvio que cedo ou tarde a Sony iria ter que emular o PS3.
De qualquer jeito, vai ser aquele uso que todos sabem… Entupir catálogo de serviço
Faz uns meses vendi o meu PS3 com jogos ainda que não tinha zerado… Então para mim, tanto faz como tanto fez rodar jogo velho.
Se for para ter “retro” igual do Xbox, tem PC.
Dead Space rodando em 4k 60fps em PC mid contra 720p 30fps na retro do Xbox.
Fallout New Vegas com mods 1440p 60fps no PC enquanto no Xbox nem melhorias teve, e é 720p 30fps.
Retro só é relevante em console se for dos exclusivos, multiplataforma joga no PC.
OFF – mas vale a pena 🙂
Vai ser lançado o Xbox All Access hoje em portugal em exclusividade com a worten onde podem comprar uma das consolas xbox series com gamepass a mensalidades por 24 meses.
SX + GP ultimate = 32,99 euros
SS + GP ultimate = 24,99 euros
Na conjuntura economica atual, cheira-me que isto vai ter aderência.
791 euros pela SX e 599,76 pela S. Valores finais com 2 anos de Gamepass.
Na MediaMarkt podes comprar a prestações sem juros, pelo que isto não é uma real novidade.
O que interessa não é o preço final, é as prestações. Porque é que achas a worten vende muitos electrodomésticos? Ou alguns stands mais do que outros?
Isto é para vender a quem não tem dinheiro disponível no imediato.
Enganar o patego… Ok… Porque se podes comprar em prestações com taxa de juro zero, para que queres pagar mais?
E há lojas que te vendem sem juros a prestações.
É junto com a assinatura game pass ultimate por 2 anos, mas sinceramente não dá grande economia. Mas verdade seja dita e tenho que concordar com o Eraser, vais buscar a consola com 30€ no bolso.
O preço é mais ou menos o mesmo se comprasses a pronto consola + 2 anos de serviço
24x mensalidades? Qual a loja que faz isso neste momento?
Sim é verdade… Se pagasses o serviço.
Mas por 43.12 podes arranjar 1 ano de live gold, o que faz 86.24 em dois anos. Mete-lhe mais 1 euro e arranjas três meses de Gamepass convertendo o Gold para ultimate. Tens assim 27 meses por 87.24 euros.
Daí que se quiseres pagar menos a MediaMarkt faz crédito até 30 meses.
FINANCIAMENTO SEM JUROS na Media Markt!
Paga em 30 meses com 0% juros!
Financiamento desde 300 euros!
A Worten caso adiras ao cartão universo permite-te trazer uma S por 14.18/mês em 24 meses ou 23.63/mês em 24 meses.
Mete os 87,24 e ainda compensa.
Espero que a Sony lance emulador do ps3 para o PS5, adoraria jogar meus games ps3 novamente!
Os digitais quem sabe… Os físicos eu não tenho muita fé!
Off Tópic: Os rumores aventados por Jeff Grub sobre o que circulava nos bastidores sobre uma grande aquisição por parte da Sony é de que a Sony iria adquirir a Square Enix, algo que pegou vários de surpresa nesse meio foi a aquisição de toda a parte ocidental pela Embracer e ao preço de pechincha com duas grandes franquias que têm seus fãs.
Ainda se acredita nos bastidores desses rumores que pode ser apenas um enxugamento da Square se preparando para uma aquisição, segundo matéria da Eurogamer.pt.
Minha opinião pessoal é de que não faz muito sentido, pois a aquisição de estúdios Japoneses sempre foi bastante dificultosa. E tendo sido TR vendido no pacote pra Embracer por 300 milhões de USD, embora a Crystal Dynamics possa estar longe do seu auge, ainda me parece uma pechincha pra quem gasta 110 milhões de USD num filme como Venom 2. Embora a Sony talvez não quisesse um estúdio pra concorrer com o Uncharted, ou mesmo não ficar mal na fita adquirindo o estúdio pra despedir gente logo em seguida.
Mas não creio nessa aquisição embora gostasse da proteção da Sony a FF e KH, já que a MS está comprando tudo.
Penso que, relativamente a sucesso e completude de catálogo, Capcom e Bandai Namco seriam mais interessantes pra Sony. No primeiro caso, por trazer ao catálogo franquias de sucesso como SF e RE dois gêneros que a Sony não tem. No segundo, trazer a sua alçada um mundo em animes e jogos consagrados como os feitos pela From que não os dois da Sony. Embora a Bandai esteja num nível de preço acima do que a Sony pode pagar, seria a aquisição mais coerente com os planos da empresa pelo mundo anime que contempla e ainda posicionaria a Sony como uma empresa que investe em jogos japoneses após a crítica que sofreu ao se desfazer da Japan.
o que o Jefa gruba fala é pura groselha, ele fala exatamente o que ele acha que fanboy quer ouvir para eles saírem correndo pela internet hypando o rumor e o nome dele
Veio com aquele delirio que o Kojima iria fazer exclusivo para o xbox, para fanboy do xbox correr pela internet delirando “kojima é nosso hurr durrr”
Agora com esse rumor de compra da Square para fanboy do playstation correr pela internet “nunca vai ter Final Fantasy no teu xbox”
Esquece esse jefa gruba que não “vazou” nada de compra certo até hoje.
Housemarque, Bluepoint, Zenimax, Activision, Bungie…. NENHUMA dessas compras ele “vazou”
Isso que tem bastante chute para dar no caso da Housemarque e Bluepoint por ex… Até eu podia ter levantando esse rumor e estaria certo.
Me diz ai como vc acha que o Jeffa Gruba iria descobrir essas coisas?
investigação classica jornalista que não vai ser… ele não vai ir dar plantão na sede da Square para ver se algum executivo da Sony vai lá fazer reunião.
Alguém disse para ele?
ele fica mandando DM no twitter de advogados que trabalham com fusões e aquisições?
alguém que trabalha nessas areas vai lá no twitter do jefa gruba mandar DM para falar pra ele “to trabalhando na aquisição da Square pela Sony” ?
Tenta imaginar como Jeffa Gruba ficaria sabendo dessas coisas… Vc vai ver que nada parece real.
As pessoas esquecem que foi ele que “vazou” que iria ficar de GRAÇA on line no Xbox e a MS tentou DOBRAR O PREÇO depois.
Chegou a ver o que ele disse do rumor da Bethesda nesse mesmo artigo que tem na Eurogamer?
Aí ele praticamente diz que seus rumores são no chute, “falei todos, menos a Bethesda!”
Ele sempre tem uma desculpa para não acertar.
Sempre tem uma história super rebuscada como justificativa.
Sabe o que seria crível?
“Não tenho nenhuma fonte na Bethesda para vazar isso para mim”
Esse relato dele parece que tem um Bar de “insider” que fica fazendo joguinho de adivinhação depois de estar bêbado…
O rumor que têm rolado na Dualshocker e noutros sites nos últimos dias é de que a Sony está atrás da Warner Games (Netherealm e Rocksteady).
Esse rumor eu vi e pode ter sentido visto que foi a própria Warner que se colocou a venda ano passado
O problema é que vão pra muitos rumores, da From a Capcom, então, tudo parece puro chute. Lógico que a Soy está querendo adquirir ou se fusionar pra brigar com o apetite e dinheiro infinito da MS, é questão de sobrevivência, mas chutar pra todo lado não é informação e sim especulação pura, eu até entendo a chacota do Deto com o Jeff Grubb por isso mesmo, isso não é notícia é chute. Até a Ubi já se pôs à venda se for considerar as palavras do próprio chefão de lá.
Off Topic: DF confirmou que o VRR da Sony não tem LFC nativo. Some isso ao fato que é limitado a 48 hz, basicamente a Sony passou dois anos para entregar um lixo. Como já disse, o maior inimigo da Sony é a própria Sony.
Solução é comprar um Xbox Hennan, lá tem LFC! Eu, sinceramente, sempre joguei de boa sem VRR em qualquer console.
Também já joguei de boa game a 20fps. É até o melhor da história. Agora ficar preso ao passado, para ser passa pano de empresa é no mínimo burrice. Se a tecnologia existe e foi promessa da empresa. Tem a obrigação de entregar. Agora, ultimamente, os fãs da Sony estão se tornando piores do que os fanáticos da Microsoft. Isso sim é triste.
Eu também antes jogava de boa a 30fps ou até menos. Depois de começar a jogar com fps mais altos nem pensar em voltar aos 30.
Eu peço desculpa, até porque não li o artigo e não sei o que diz.
Mas eu já vi o LFC a funcionar, no Matrix e nos jogos da Insomniac.
Pelo que não sabendo o que o artigo diz, garanto que o LFC pode ser implementado e que já o vi a funcionar.
E eu testei aqui em casa, pelo que posso garantir que vi o LFC a funcionar e sei que ainda não estou maluco.
Mais tarde vejo o artigo. Agora estou na queima das fitas.
Pode ser implementado, mas não é nativo. Isso só existe na Sony.
Pode ser implementado mas não é nativo?
O LFC é uma mera indicação ao GPU para duplicar ao fotograma. O que é isso de nativo?
Queres dizer que não é automático e tem de ser implementado caso a caso?
Se sim, só vejo vantagens nisso pois acaba por estar lá, e dá um controlo bem superior aos devs. Por exemplo, cenas cinemáticas a 24fps perderiam o efeito a 48 hz. E se for automático, ao teres o ver ligado… Já se foi.
Pá: já li o artigo. É isso mesmo. Não é automático, mas pode ser usado caso a caso.
Que foi exactamente o que a Insomniac fez no modo qualidade de seus jogos.
Muitas tvs também trabalham com o mínimo de 48hz, não penso que isso seja problema até porque possivelmente a maioria dos jogos virá com um modo acima desses fps, eu pelo menos assim o espero.
As pessoas não entendem que esse range mínimo de 48 não é problemático, pois mesmo um jogo a 20fps pode ser exibido a qualquer múltiplo dele em Hz sem maiores problemas. 60Hz é múltiplo de 20, por exemplo, isso é o LFC não? e esse ajuste é automático já que os Hz da TV variam e se setam múltiplos do valor enviado ou quando um jogo está a 30 ele fica travado em 48 Hz?!?!.
Sim, isso é o LFC, e isso funciona na PS5. Mas pelos vistos tem de ser implementado pelos devs pois o VRR não o usa automaticamente. Acredito que para permitir cenas cinemáticas com o efeito de cinema, o que se perderia se fosse automático.
Seja como for, se o jogo da 30 fps, que seja jogado a 60 hz bloqueados. Se dá 40, a 120 hz, mais, 50 ou mais com VRR.
O VRR não deve ser a muleta, para os jogos terem quedas de fps e isso poder passar a ser standard porque há um VRR. Deve ser uma ferramenta para melhorar o que já está bom. E nesse aspecto acho a decisão da Sony a ideal.
Quem quiser LFC que o implemente, mas ser automático é um incentivo ao desleixo.
Amanhã tenho um bom artigo exclusivo sobre o VRR da PS5. Como de costume quando se fala de PS5, a falta de boa informação é gigante!