Os documentos roubados à Sony mostram que a PS Plus tem um impacto bastante negativo nas vendas de jogos.
A Sony continua a não colocar os seus jogos no dia 1 na PS Plus, tal como a Xbox faz no Gamepass, e tem um bom motivo para isso. É que de acordo com uma apresentação interna, a SOny mostra que as vendas tem um impacto gigante quando o jogo sai no serviço.
Um exemplo foram as vendas dos dois jogos Horizon, Zero Dawn e Forbiden West, que no primeiro ano foram muito comparáveis. Mas o ano 2 o Forbiden West foi colocado na PSN Plus. O número de pessoas a jogar o jogo aumentou brutalmente, mas o custo foi que as vendas… basicamente estagnaram! Desde Abril de 2023, o Forbiden West vendeu cerca de 8 milhões de unidades, mas o Zero Dawn no mesmo período, vendeu 24 milhões (Incluindo o PC).
Eis o fluxo de jogadores de Zero Dawn, o previsto para Forbiden West se não houvesse a PSN, e o que aconteceu com a entrada na PSN Plus.
Mas a nível de receitas, a Sony prevê ter tido com isso uma perda de 85 milhões.
Esta é uma situação que mostra como anunciar grande adesão de jogadores não implica um sucesso comercial. Algo que a Microsoft faz vulgarmente para transmitir essa ideia.
Fico pensando no motivo da MS ter insistido nesse caminho? Eles se deram conta do prejuízo financeiro, tentaram compensar reduzindo a qualidade dos jogos e com o ‘Day one’ fidelizar os usuários, transformando o prejuízo em investimento. Acredito que a qualidade dos jogos tenha sido o ponto principal da falha, pois isto tirou a paixão e atratividade do que antes era esperado e pago a preço cheio para satisfazer o desejo de jogar.
Tentar aniquilar a concorrência, que não tem o mesmo suporte financeito pra sustentar a mesma peripécia, e talvez até conseguissem se fizessem jogos excelentes, mas a Sony tem a sorte da MS só ter jogos desejados pelos próprios fãs de sempre, os do Xbox, os mesmos que agora dizem que Xbox não é mais um console e já o estão abandonando, ou o abandonaram, e agora dizem estar comprando jogos da Sony na Steam pra fingir algum tipo de imparcialidade opinativa, coisa que não existe.
Eu não acho que a qualidade dos jogos caiu! Teve um ou outro que foi uma decepção, como Red Fall! Mas essa é uma exessão a regra! A Microsoft lançou vários jogos muito bons day one no Game Pass! Tanto dela quanto de terceiros!
1 – Starfield é o jogo mais mal avaliado da Bethesda na Steam;
2 – Dev de Redfall confirma que a Arkane nem queria lançar o jogo depois de se confirmar o FLOP gigantesco;
3 – Halo Infinite considerado um flop pela própria MS;
4 – Forza Motorsport (um jogo full nextgen) perde comparativo para GT7 (um jogo crossgen),
5 – Redfall é o jogo mais mal avaliado pela crítica da história da Arkane;
Só algumas questões aí, tem mtoooo mais e não vou escrever uma bíblia.
E você: “Não, a qualidade não está caindo”. Pelo amor de Deus, cara! Faz assim: empresta um PS de alguém e vai jogar algo de verdade! Um Gow 2018, um the last of us part 2 ou part 1, um ghost of tsushima, um demons souls remake, um horizon forbidden west? Um Spider 2 e compare com o que tu vem defendendo!!! Não tem a mínima chance de tu continuar defendendo Xbox depois que fizer isso. Faça algo pra sair dessa bolha, cara! Playstation explodindo de vender, xbox em queda livre e você aí nesse mundinho de faz de contas e defendendo o indefensável!!!
Gostos são gostos… e nem os discuto. Não vou dizer que Forza é mau, ou que Halo é mau, mesmo com os defeitos que referes. Mesmo assim são jogos com qualidade! A questão é que, caso se goste dos géneros, um GOW ou um TLOU são verdadeiras obras primas. DO melhor que se faz atualmente. E isso é inegável que nesse patamar, a MS não tem nada!
Aproveitando que citaram a Starfield
Isso demonstra o quanto os engravatados, o Phill, não tem nenhuma visão e não entendem nada de vídeo games
acabei ali em cima de citar o gasto da bethesda vs housemarque e returnal vs doom ethernal, halo e gears.
Faz tempo que a Bethesda estava em decadência e vivia das glorias do passado…
Tinha escrito mais, mas dá para simplificar nisso:
FO3, o Filho procura o Pai
FO4, o Pai procura o Filho
olha isso, isso é PREGUIÇA, a Bethesda é um estúdio preguiçoso
Ai resolveram fazer um “fallout cruzado com no man sky” e saiu starfield
o que se esperava disso?
O phill comprou um estúdio que tem PREGUIÇA DE CRIAR
Qualquer um aqui avalia isso, vê o que eu escrevi aqui e pensa “é, é um estúdio lixo”
Eu vou fazer isso! Estou juntando dinheiro pra comprar o PS5! Eu tenho vontade de jogar os jogos da Sony, eles parecem muito bons! Mas isso não significa que os jogos do Xbox são ruins! Essa sua ideia que os jogos do Play esmagam completamente os jogos do Xbox é uma opinião sua! Existem muitas pessoas que podem preferir um Starfield a um Spider Man 2 por exemplo! É tudo questão de gostos, mas quando eu jogar os jogos da Sony eu te falo se achei assim tãoooooo superior aos do Xbox! O que duvido muito, pois gosto dos jogos do Xbox!
Eu já acho melhor você ficar no Xbox, se são dos jogos deles que você gosta, apoie-os comprando-os, e seja feliz.
Sim, mas eu também posso gostar dos jogos da Sony, nada me impede disso! Sou uma pessoa de mente aberta!
Paulo… de forma resumida.
Os jogos Microsoft são maus?
Se formos a ver pela aceitação geral deles no mercado, a maior parte dos lançados este ano são! O redfall é o jogo pior avaliado do ano, o Starfield está longe de consensual, havendo basicamente metade das pessoas que gostaram e metade que não gostaram.
E o Forza Motorsport, apesar de isso não o tornar mau, está referenciado em diversos fóruns por muitos como a maior decepção do ano. Não porque seja mau, mas porque o prometido e o entregue não tem nada a ver! E mais do que isso, porque sendo um jogo, supostamente, criado de raiz para a Xbox, não bate o GT 7, que é Cross Gen.
Esta é a realidade dos jogos Microsoft. Tu não tens no final do ano um jogo que seja considerado extraordinário, um jogo que concorra a jogo do ano, um jogo que seja, no mínimo, consensualmente capaz de vender consolas.
Percebe que uma coisa só se torna má se houver melhor. Digamos, numa figura comparativa, que o Windows 95 era extraordinário perante o DOS, mas que perante o Windows 11, é lacustre.
Apesar de a disparidade não ser esta, a realidade é que se só conheceres o universo Microsoft não podes ser infeliz. Mas conhecendo o universo todo, percebes que não é ali que está o melhor do mundo das consolas.
E é isso que faz com que a Playstation venda como pães quentes, e a Xbox esteja com as vendas em queda. Porque as pessoas a gastarem dinheiro, querem o que entendem como sendo o melhor!
MAs
Não é opinião. É o fato, Paulo. Esmagam em tudo! O nível é outro. Você vai entender bem quando pegar um ps5 e conseguir desfrutar. Desejo que consiga realizar isso o mais rápido possível, guri. E é um desejo do fundo do coração mesmo.
Apesar de facto isso não invalida os gostos de cada um… Como eu mesmo referi, abomino os quadros do Gaudi, e ele é um mestre da pintura!
vou dar um exemplo aqui para vc
Returnal coop on line > coop on line halo infinite
É um jogo AA da Sony, feito por um estúdio que só fazia jogo com valor de investimento Indie
Returnal é gostoso até andar pelo mapa sem enfrentar nenhum inimigo… Returnal em “gameplay” destroi Halo, Gears e Doom Ethernal somados
“ain como assim”
Se vc jogar Returnal e vai jogar Halo, Gears e Doom Ethernal; todos esses últimos parecem Truncados, lentos e chatos perto de Returnal.
Returnal destroi em tudo Doom Ethernal, o “mega jogo de jogabilidade da Bethesda” que dizem ser melhor que Halo Infinite no gameplay.
E sim, tenho aqui Doom Ethernal “dado” na Plus e comprei Returnal no lançamento…
A Sony com a House Marque a troco de pinga, suponho que foi uns 500M no máximo, fez um jogo de tiro muito superior ao segundo Doom da bethesda que custou 7 bilhões.
A MS pode valer 2 Trilhões, mas se eles tiverem que gastar 15x mais que a Sony em tudo e ainda assim ficarem com um produto inferior não adianta a MS valer 200 trilhões, o xbox vai acabar do mesmo jeito.
E para reforçar, sim, Returnal > Doom Ethernal, Halo e Gears.
Acrescentando no fim: Na tua opinião!
A Microsoft não seguiu esse caminho… a Microsoft foi forçada a seguir esse caminho.
A Xbox one não teve receptividade. A consola vendeu mal, e demorou a arrancar. Ao ponto que em determinada altura a base de consolas no mercado não era suficiente para conseguir vendas capazes de aguentar com os custos de produção dos jogos que estavam a ser feitos.
E isso levou a Microsoft a ter de alcançar o PC, para diminuir os prejuízos.
Mas a geração não correu bem… Recordo que o Phil Spencer fechou 12 estúdios, isto tudo para conter prejuízos, e como eles mesmos reconhecem, a consola esteve para acabar.
Ora tu só ponderas acabar algo que dá prejuízo. Não algo que dá lucro.
A questão é que o mercado das consolas envolve muito dinheiro… E acima de tudo lucros fáceis com as royalties dos produtos de terceiros. Daí que a consola não acabou e foi feita uma nova aposta nas series. Agora acompanhadas de um plano de Backup que não só garante receitas, mas que se crescer, se torna algo capaz de ser um sucesso. No entretanto, mesmo que dê prejuízos, criaria dores de cabeça na concorrência, que de forma alguma tem arcaboiço financeiro para fazer igual.
As coisas correram mal à Microsoft. As series estão a vender abaixo da One, e o Gamepass continua nos 25 milhões de assinantes na consola e 10 milhões no PC (que até é por onde tem crescido). A Microsoft mantêm o serviço, mas tem de o fazer crescer, pois só com estes assinantes não dá!
Daí a frase do Phil Spencer que se o Gamepass não crescer “off console”, ou fora da consola, pois eles perante as vendas de consolas veem que por aí o crescimento pode ser lento, em 2027 ponderam terminar com a Xbox.
Isto é o que as pessoas não querem ver, e acham que se está a deturpar… mas é a realidade. A Microsoft tem serviços que lhe trazem muita receita… mas a receita não diz nada, e o que conta é o lucro. E esse não se sabe se existe! E palavras como “É lucrativo para nós” não querem dizer nada! Uma despesa pode ser lucrativa! Apostar uns milhões em publicidade é um custo lucrativo… E da mesma forma eles podem encarar potenciais perdas como um investimento.
Só uma correção, Mário, 2027.
O custo de se iniciar no modelo de serviços geralmente é alto, quando observamos algumas gigantes do streaming de séries e filmes.
E a situação da Microsoft talvez não seja mais essa da Sony, pode estar mais adiante, assim como esses números da suposta “estagnação do Gamepass”, que podem mudar do dia pra noite numa nota a imprensa.
E não sei como a frase fo Phill pode ser lida de outra forma.
suposta “estagnação do gp” brow… uhauhauhauhua
Você sabe se eles estão com 25 milhões no Xbox e 10 milhões no PC ou se já sobressaíram este número ?
A última atualização oficial disto, foi em Janeiro de 2022.
Em novembro de 2022 estavam noticiando que até a Sony acreditava que o Gamepass está próximo dos 30 milhões…
https://www.eurogamer.pt/game-pass-perto-dos-30-milhoes-de-subscritores-diz-a-sony
Não, a ultima atualização foi à meses no julgamento da FTC, onde os documentos internos da Microsoft mostravam esses números.
Foram esses números que, quando apresentados ao Phil, levaram-no a dizer que caso não cresçam mais fora da consola, em 2027 poderiam estar fora do negócio.
E temos ainda isto:
https://www.pcmanias.com/director-senior-de-marketing-da-xbox-corrige-post-onde-afirmava-que-o-gamepass-tinha-30-milhoes-de-assinantes/
Lá tens uma transcrição das palavras do Phil em tribunal… 25 milhões de assinantes no Gamepass.
Que episódio estranho, não sabia disso , porque a modificação de um dado dessa magnitude num cargo dessa altura ?
Ele por acidente errou dados que tem acesso ?
A empresa quer ter outro porta voz para monopolizar essas informações ?
Eu não creio que ele tenha errado. Porque sabemos que atualmente o Gamepass tem 25 + 10 milhões de assinantes (Consola + PC).
Agora o que ele fez foi misturar as coisas, tendo por isso de corrigir. Como o Phil Spencer refere na transcrição, o Gamepass (consola) tem 25 milhões de assinantes e isso não se alterou nos últimos 9 meses)
Já podemos dizer que o gamepass fracassou! Fará 7 anos e não chegou nos 40 milhões.
O fracasso depende da perspectiva, se o objetivo eram atingir 100 mi ou mesmo 2 bilhões de assinantes, certamente fracassou, se foi evitar fuga da base de usuários assinando algum serviços, mesmo que não seja no console, acho que foi até um sucesso, pois manter 35 mi de assinantes de gamepass entregando os day one da MS é algo, na minha modesta opinião, impressionante, pois assinei Gamepass algumas veze, mas não têm como me manterem por lá com o que oferecem, é um bom catálogo em volume, mas pouca coisa que realmente gere algum interesse em mim pra manter-me assinante, por exemplo.
Vocês gostam de pagar de doido pra ficar irritando os outros, só pode….
Eu não vou nem entrar no merito de postar links pq o mario já fez.
Mas eu vou fazer a seguinte reflexão aqui. Ms sempre gasta de expor dados quando estão por cima e quando não faz é pq não tem essa opção.
Acho que no primeiro ano dos consoles teve uns meses que o xbox conseguiu bater o ps5 e o que foi que aconteceu? vieram a público cantar de galo. É só seguir a mesma logica 😉
Até Vgchartz foi usado
minha suposição é que eles pagam de doidos para irritar os outros e depois cavarem um ban.
Considerando que a sua fala seja verdade, última atualização em janeiro de 2022, estamos em janeiro de 2024, dois anos sem uma atualização oficial não dá a segurança que está tudo bem.
Mas mesmo sendo verdade, se o número está em 30 milhões, passar 2 anos para ter só 10 milhões a mais? Pouco não é?
O mais engraçado é que falar isso era considerado crime. Os especialistas brasileiros garantiam que colocar um jogo no serviço aumentava as vendas.
Sistema de assinatura está aí faz tempo. Na teoria parece uma maravilha, mas ninguém consegue fazer funcionar. A maioria das empresas ou está desistindo ou aumentando o preço de forma absurda. Nem a ideia de ads se mostrou eficaz.
Não tem a mínima lógica, só quem pode ser beneficiado com vendas, no caso de um jogo estar em serviço desses, é estar saindo do serviço (o jogo ou o próprio cliente) e no serviço foi onde tomou conhecimento daquele jogo, gostou, e agora quer tê-lo. Não faz muito sentido ter um jogo no serviço e isso aumentar as vendas daquele jogo, seriam valores de gastos redundantes para se ter o mesmo benefício práticoo, poder jogar o jogo. O máximo que pode ajudar nas vendas é ter uma promoção em paralelo a estar no serviço, mas daí as vendas aumentarão pelo preço reduzido, não por estar no serviço.
Eu achava que eram só os fans da Sony que tinham a mentalidade ultrapassada e presa nos anos 90, mas esse vazamento mostra que realmente a administração da Sony ta presa num modelo de negócios insustentável. Só deve ter japonês ortodoxo mentorando e tomando decisão na companhia.
A Sony ta falando que deixou de ter 85 milhões em receitas em curto prazo, mas ela não consegue medir o quanto o engajamento com o jogo gerou e o que pode gerar em receitas recorrentes de longo prazo.
Também não é nenhum surpresa que o modelo de jogos atual da Sony não é atrativo para serviços, uma vez que terminando de jogar a campanha os jogos se tornam quase inúteis.
A Sony ainda ta vendendo o almoço para comprar a janta, em um mundo onde jogos com baixo ciclo de vida como Spider Man 2, estão chegando ao custo de 400 milhões de dólares.
Não tem como o Playstation existir por muito mais tempo mesmo. Vai ser o caso de um líder da indústria que falha sozinho por que não percebeu a movimentação do mercado e acordou tarde demais. Todos os movimentos que eles estão fazendo de 2 a 3 anos para cá, já estão pelo menos 8 anos atrasados, e são tímidos demais perante a urgência necessária.
Assim como o sucesso de vendas do 360 fez a Microsoft desviar do foco e ignorar o PC, o que eles não faziam no primeiro Xbox, o sucesso do PS4 parece que emocionou os executivos do Playstation e eles conseguiram não perceber que o mercado de consoles encolheu de novo e está caminhando para um colapso.
A Microsoft pretendia vender 200 milhões de Xbox One como eles falaram em 2013, e a estratégia para isso era fazer a máquina multimedia que também rodaria jogos, por que eles queriam vender para pessoas mais casuais. O Xbox falhou, os casuais não precisavam de um console para assistir TV, os gamers em grande maioria torceram o nariz para a estratégia do Xbox, e o resultado é que PS4 + Xbox One não somam 200 milhões de consoles, assim como PS3 mais X360 não somaram 200 milhões, e a última vez que consoles com hardware de ponta chegaram nesse número, existiam 4 produtos que provavelmente foram comprados aos montes pelas mesmas pessoas, PS2, Xbox, GC e Dreamcast.
Este é um mercado estagnado que não tem para onde ir, mas o PC está crescendo, e os jogadores de PC não compram jogos que acabam em um fim de semana por preço cheio. Os jogos de PS4 e PS5 fracassando no PC dizem bem isso.
Se a Sony pretende sobreviver, ainda mais fazendo aquilo que eles tem facilidade, que são os jogos singleplayer cinematográficos super produzidos e que valem um fim de semana, mas custam e demoram uma vida, eles precisam ter lançamentos em seus serviços por assinatura, extender isso ao PC day one e juntar com jogos diferentes que motivem as pessoas a continuarem assinando serviços para gerar receita contínua.
É uma estratégia de longo prazo, mas é o único modelo de negócios que sobrevive pelos próximos anos.
Se não acontecer isso, e a Sony continuar se escondendo atrás do número de vendas de PS5 que eles estão vendendo para as mesmas pessoas que já compraram o PS4 e que provavelmente também compraram o PS3, quando houver a grande transição para mobile, PC e Cloud, a marca Playstation desaparece.
Eu só sei dizer que para um modelo de negócios insustentável, estar a vender consolas a ritmo recorde face ao modelo sustentável onde a queda de vendas já existe ao fim de três anos, o modelo parece estar a ir muito bem.
Porque quem comprou a consola, vai gastar para ela e não para outras!
Aliás ainda não ouvi a Sony a dizer que pensou em acabar em 2017, e que poderá sair do mercado em 2027 se as coisas não crescerem!
Quanto ao engajamento, saem novos jogos todos os dias, e o mercado para sobreviver precisa que eles vendam e não que as pessoas fiquem presas em jogos que já existem. Isso pode ser bom para quem faz esse jogo em particular, mas não para manter um mercado de fluxo de jogos constante.
E parece que não leste algumas previsões para 2024, em que os jogos como serviço poderão vir a cair a pique por saturação de mercado.
De resto a Microsoft pretendia vender 1 bilião de consolas Xbox one (https://www.vg247.com/xbox-one-microsoft-aims-for-1-billion-lifetime-sales-100-million-xbox-360-units).
Basicamente a Microsoft está a tentar algo… tal como tem vindo a tantar desde que entrou no mercado dos videojogos. Até hoje flopou em tudo! Vamos ver no futuro… Mas as indicações que o mercado está a dar não se pode dizer que sejam, de caras, positivas.
200 milhões? Na verdade a projeção da MS para o Xbox One foi de 1 bilhão. A mesma projeção para o GamePass.
O mercado de consoles não encolheu, se considerar apenas as plataformas PS e Xbox a geração PS3/360 vendeu um pouco acima de 160 milhões, sendo quase 80 milhões para cada plataforma, já a geração posterior(PS4/One) as vendas são de 170 milhões sendo por baixo 120 milhões de PS4 e 50 milhões de One, desde quando passar de 160 para 170 é encolher?
Considere também que a geração PS3/360 houveram fatos que fizeram esse número crescer, são estes o 3RL e o Ylod. Dizem que no lado da MS cada 360 reposto ao cliente era contabilizado como venda. Tais problemas inflaram os números finais.
Mas voltando aos números, se a Sony se emocinou com os 120 milhões de PS4 imagine agora com o PS5 que está chegando a quase 50% de vendas do PS4 e num período muito mais rápido.
E o curioso, as duas plataformas que mais vendem atualmente (e aqui considerando a Nintendo) ainda adotam a mentalidade atrasada, enquanto a que usa a mentalidade atualizada tá lá na lanterna, verde. Aliás acho que essa mentalidade ainda está muito verde para o mercado! Desculpe os trocadilhos.
Quem saiba se a MS ainda tivesse exclusivos console os números de venda de geração seriam mais altos e aqui se encaixa a sua fala sobre a geração PS2/DreamCast/GameCube/Xbox, o que elas tinham em comum? Jogos exclusivos e que faziam as pessoas teram mais de um console. Atualmente esse número diminuiu para 3, mas delas somente Sony e Nintendo tem exclusivos consoles, MS não, e por coincidẽncia, na verdade causa e consequencia Sony e Nintendo estão com altas vendas.
Agora imagine os números de geração se incluir a Nintendo, os números da geração anterior ficam mais altos devido o Switch.
#Mário, acho que ao editar o texto está sendo duplicado, triplicado…..
Fernando, a única coisa que concordo contigo é quando aborda os altos custos de produção de jogos e nisso a MS poderá levar alguma vantagem, pq ela não terá nenhum freio, pudor em utilizar com profusão a IA nos jogos e querendo ou não, a MS está a frente disso! Não sei até onde os AAAs irão e vejo muita preocupação de pessoas grandes da indústria, indo de Kojima à Shawn Layden, onde o último novamente comentou a respeito do vazamento da Insomniac e do possível custo enorme do Spiderman 2.
[OFF] Essa zoada sobre sobre uso de IA é só promoção de tecnologia da MS, puro marketing, os caras não conseguem fazer uma imagem promocional de IA que não receba críticas pesadas, imagina um jogo. Assim como alardear poder da nuvem, serviu para promover Azure, a MS só está com esse papo de IA pra promover o Co-pilot e o Chat GPT que é praticamente da MS já. Embora os saltos da IA tenham sido grandes nos últimos tempos, tenho grande certeza de que demorarão muito para fazer jogos que prestem, principalmente se estiverem sendo treinados com códigos de jogo da MS… Mas claro, agora ao menos têm GTA5, Spiderman 2 e Wolverine pra tentarem fazer algo que preste. Lol
Parabéns, Fernando, o Xbox venceu! O Phil é o cara, e 2024 é o ano do Xbox! Lol
[OFF] Vídeo oficial PS confirmando algumas coisas pra 2024.
https://www.youtube.com/watch?v=wueuKH3UWkg