Com um novo design e uma série de inovações destinadas a elevar os sentidos e a imersão no jogo, eis o novo controlador da PS5, o Dual Sense.
Nota: Artigo acrescentado com novos dados sobre o microfone e o jack de 3.5″ a 9/4/2020
Quebrando com a barreira dos controladores com apenas uma cor, eis que nos chega o novo Dual Sense para a PS5. Um controlador que recebe esse nova das suas inovações criadas com o intuido de despertar os sentidos do jogador, criando sensação uma imersão até hoje inédita.
Basicamente as funcionalidades do DualShock 4 são todas mantidas, apesar da mudança de design, apostando acima de tudo na transmissão do sentido de toque ao jogador durante as sessões de jogatina. Isto é conseguido graças ao feedback háptico e aos gatilhos adaptativos, novidades no controlador e que foram concebidas para não prejudicarem a vida da bateria.
O botão “share” desaparece e é substituído pelo botão “create”. No fundo uma mera mudança de designação para se ajustar às novas funcionalidades que ele trará, mas que só serão reveladas mais perto do lançamento.
O controlador passa agora a incluir um microfone, evitando a necessidade de um headset uma vez que agora ele pode não só reproduzir as conversas como captar o som.
Este não é um microfone normal, mas um microfone com 3 vias que consegue distinguir o som ambiente da voz do jogador, sendo assim possível eliminar ruídos indesejáveis nas conversas. Claro que para além de o controlador poder captar o som e reproduzir o audio das conversas na sua coluna, este ainda tem o habitual jack de 3.5″ para se ligar uns headphones tradicionais.
A luz do Dualshock 4 altera-se e quase desaparece, mas na realidade ela está lá! Ela move-se para as frinchas dos dois lados da touch pad, tornando-se bem mais discreta e visível não só pela frente, mas especialmente pelo topo do comando onde cria um efeito visual estilo neon
O novo controlador é um bocado maior que o DS 4, como é possível ver-se das imagens de cima, tendo igualmente alguns ajustes ergonómicos nas pegas que são agora maiores e mais cavadas na parte interior. A disposição dos botões e a distância aos dedos, mantêm-se inalterada.
Interessante é ver-se que a Sony faz referência à cor dupla, que neste caso é preto e branco, dando assim a entender que não existirá uma versão com uma única cor, o preto, o que faz pensar se a caixa da consola da Sony não terá igualmente a mesma mistura de cores.