A Haven Studios é o novo estúdio criado por Jade Raimond
A Haven Studios, criado por Jade Raimond quando saiu da direção do Stadia da Google, tem vindo a impressionar a Sony pela sua capacidade de organização, produção, e capacidade técnica, e nesse sentido, o estúdio acabou por ser adquirido pela Sony.
A situação pode parecer estranha, uma vez que a Haven nunca produziu fosse o que fosse. Aliás a Haven é de tal forma recente que nem tempo teve para mostrar seja o que for. No entanto o estúdio está recheado de grandes nomes da industria ligados a jogos como Assassin’s Creed, Watch Dogs, e muitos outros jogos de sucesso.
A equipa encontra-se a trabalhar num jogo multi jogador AAA para a PS5, que se define como um ambiente sistémico evolutivo que é focado na liberdade do jogador, e que os poderá prender por anos e anos.
Este conceito, que terá sido visto a funcionar na prática pela Sony, convenceu os seus responsáveis, que resolveram assim apostar na aquisição do estúdio.
Assim o que se sabe é que, no que toca a jogos multijogador, para além da Haven, temos a Bungie a trabalhar em Destiny 2 e mais um outro jogo, bem como a Sony London Studios (o rumor é que poderá ser algo da série Twisted Metal), o Factions da Naughty Dog, e a Deviation Games, constituída por ex-programadores da série Call of Duty.
It’s official! The agreement to acquire Haven has closed. Welcome to the PlayStation Studios family, @HavenStudiosInc! pic.twitter.com/rLFjsRYWdy
— PlayStation (@PlayStation) July 11, 2022
A Google fez uma baita sacanagem com a Jade e com a Shanon ( ex Santa mónica Studios). Lembro-me do dia que essas talentosas mulheres colocaram no twitter que estavam indo para a Google e como o pessoal mostrou felicidade genuína por elas. O Cory só teceu elogios à Shanon e a Jade recebeu inúmeros elogios tbm, mas infelizmente, elas caíram no conto do Stadia e do Phil Harison e sua lábia de quinta categoria, a Google desistiu de investir em estúdios e ambas foram demitidas. É muito bom ver a Sony apostar no talento da Jade e torço muito que alguém que faça realmente games, contrate a Shanon novamente. Para mim, ter a Haven, foi uma aposta certa e necessária para a Sony poder colocar GAAS em um patamar de qualidade maior.
Phil Harison… por onde passou deixou uma imagem digamos negativa/arrogante…
Estava na Sony na altura de turbulência do PS3…
Estava na MS na altura de turbulência do Xbox One…
Esta(??) na Google na altura do Stadia…
A Sony está fazendo várias apostas para encontrar seu fortnite. E viabilizar um substituto de cod a médio prazo.
O bom é que se der certo imagino que parte dos recursos vai ser utilizado para abastecer a produção de seus jogos singleplayer.
Mas se nenhum desses gaas emplacar vai ser o caos…
Não acho que qualquer sucesso alcançado por um GaaS servirá pra fortalecer nenhum singleplayer e sim pra gerar mais GaaS, que trazem lucro sustentado por longo tempo – quando dão certo.
A único exceção que vejo é se você vê isso como efeito indireto de aquisição de mais estúdios, coisa que deve acontecer cada vez mais.
Mas o que falo é mera opinião e torço pra você estar certo e eu errado.
Creio que vc tem razão em partes, pois se rolar GaaS que fature bem, a Sony vai pegar parte do lucro e reinvestir em todos seus Studios. Ela sabe que tem um público fiel de Single Player e não vai querer perder essa galera. É um nicho menor, mas não deixa de dar lucros extraordinários e tem público que só joga isso.
bom, segundo os dados divulgados a Sony já aumentou bastante o investimento em SP.
eu ainda não estou preocupado, estou só observando.
com a Sony todo mundo pode ter o beneficio da Duvida, a Sony tem que primeiro provar que “virou porcaria”.
assim como empresa porcaria primeiro tem que provar que “virou boa”
Não digo no sentido de uma reversão direta do “lucro”, mas qualquer empresa alcançando uma estabilidade de faturamento em altos patamares a tendência é internamente todas as iniciativas se beneficiarem.
O COD da Sony vai vir da Deviation, não da Haven. A Haven vai fazer um GaaS diferente.
A maior especialidade deste estúdio não é fazer jogo. É portar jogo.
eita, vc entende mesmo.
O estúdio especializado em portar jogos é o Nixxes.
Ah é rapaz.
Quem? Como? Onde?
Pelo visto não lê a matéria e desce logo para os comentários. Depois reclama (e alguns outros) do Deto e Sparrow que leem o artigo e respondem com dados/fontes.
Estás a fazer confusão com a Nixxes.
Esse Haven é composto por um pessoal que iria desenvolver exclusivos pro Stadia, antes do Google desistir de fazer seus próprios jogos.
Isso foi uma bait, né?
ofuscando (zueira) os GOTYs…
Minha aposta de TOP3 de jogos que ganharam mais gotys vai ser Elden Ring, God of War e HFW esse ano.
?1
O melhor da Sony é isso, quantos jogos irão ganhar GOTYs? quantos GOTYs ela leva?
Não é “será que vai ter algum candidato ao GOTY esse ano?”
Cara vão ser muito merecidos os prêmios, HFW é bom demais.
E a compra da bungie foi finalizada
https://twitter.com/PlayStation/status/1547989404269965314?t=wYY16ifBGfWTgoSmY9PkyA&s=19
Eu estava assistindo ao documentário Power On: The Story of Xbox.
Este documentário mostra várias vezes como Halo: Combat Envolved e a própria Bungie foram de vital importância para que a marca Xbox se perpetuasse nessa indústria de games. E agora a Bungie é um estúdio da Sony.
Tudo bem que a Bungie seguiu seu caminho com Destiny e a Microsoft recrutou a 343 para dar sequência em Halo. Mas vendo o sucesso de Destiny e o caminho trilhado pela 343 com Halo, fica um sentimento amargo de que poderia ter sido diferente.
Halo 2 vendeu 8,46 milhões de cópias no primeiro Xbox (até 2008). Considerando que essa consola vendeu “apenas” 24 milhões de unidades, temos um número de vendas espantoso, mostrando como essa IP é extremamente popular entre os fãs de Xbox, e que a parceria com a Bungie era perfeita.
Apesar de você usar “era”, só vou discordar um pouco do “perfeita” porque em algum momento a Bungie quis se afastar e a MS não tentou realmente segurar a relação. Então eu diria que parecia perfeita pelo sucesso que tiveram juntos antes.
Mas as coisas são assim mesmo, daqui um tempo pode ser que queiram se libertar da Sony também, vai saber!
Houve motivos para se quererem livrar da Microsoft. Motivos que, historicamente, não existem na Sony.
Basicamente a Microsoft queria que a Bungie só fizesse Halo, como está a fazer com a 343i. E eles queriam mais e saíram.
A Sony, historicamente sempre deu aos seus estúdios a liberdade criativa que eles quisessem.
Tem sido verdade, Mário, mas a Bungie também teve uma parceria de 10 anos com Activision que poderia ter se transformado em algo maior e também não frutificou. Mas sim, se a Sony mantiver o histórico de relação com os estúdios, tudo indica que será duradouro.
Há rumores que Phil spencer fez de tudo para comprarem a Bungie novamente, mas a mesma preferiu ser independente, até que aceitou ser da Sony com o intuito de ser ainda independente.
Provável que a Bungie aceitou ser comprada por uma questão de sinergia.
Ela fornecia o que ela sabia sobre GaaS para a Sony e a Sony fornece o que ela sabe sobre SP para a Bungie.
Pq eu acredito que o ponto forte de Destiny nunca foi a campanha, se é que dá para chamar ela de SP…
Acho que o maior atrativo pra Bungie, além do investimento feito pela Sony
– que na minha opinião está investindo muito mais do que vale em termos de produto e marca (não de talento porque é algo complicado de valorar) -, a possibilidade de se expandirem além dos games, para outras mídias, aproveitando o Know-How da Sony em filmes, animações e música além do potencial investimento continuado. Resumindo, não acredito que a Bungie tenha muito interesse em fazer singleplayer.
A Bungie aí é como uma mulher cobiçada , provavelmente já desiludida com o amor, mas que aceita as investidas de alguém que lhe promete uma vida confortável e sem os percalços dos anteriores pra tentar mais uma vez. 😃
Nas declarações a Bungie bate muito na tecla que vai se manter independente, a Sony deve ter aceitado os termos deles para se vender.
Provavelmente eles devem ter cláusulas para comprarem a independência de volta ou terem palavra final em algumas circunstâncias.
Hoje, pra Sony é até vantajoso usar a desculpa da independência da Bungie em publicar seus jogos em qualquer plataforma e se livrar da revolta de fãs radicais que iriam preferir que tudo fosse exclusivo.
Particularmente, se não for pra fazerem singleplayer, e acredito que não irão, a mim de nada serve e nem me empolga essa aquisição, mas entendo a Sony querer diversificar catálogo e adquirir uma empresa que domina um tipo de jogo que até hoje ela não conseguiu dominar.