Curiosamente o negócio foi fechado numa reunião por Zoom.
A Housemarque está associada ao nome playstation desde 2007, altura em que libertou o jogo Super Stardust HD na Playstation 3.
Sempre associada a pequenos jogos, mas que impressionavam pela vertente técnica, a empresa aventurou-se mais recentemente num jogo de maior orçamento, o Returnal para a PS5. E nele vemos mais uma vez os efeitos de partículas que caracterizam esta empresa, num jogo sci fi, com uma história complexa e que cativou muitos utilizadores, apenas não tendo cativado mais devido à elevada curva de dificuldade colocada no jogo.
Seja como for, com este jogo, a Housemarque provou poder entrar no mercado dos grandes, e sair-se bem, o que chamou a atenção da Sony dada a ambição e competência técnica desta equipa.
Curiosamente as negociações, ao contrário do normal, não ocorreram face a face, mas sim em reuniões pelo Zoom. Ilari Kuittinen e Hermen Hulst nunca na vida se encontraram face a face, mas a longa colaboração de 15 anos com a Sony acabou por ser decisiva. A empresa tem ambições de crescer e vê na Sony o ambiente perfeito para o fazer, sendo que o desejo de fazer parte da Sony sempre existiu.
Hermen Hulst, da Sony, refere que teve o primeiro contacto com a equipa da Housemarque em 2006, numa altura em que lutava para colocar o Killzone Liberation na PSP, e na entrevista dada refere:
O que mais saltou à vista foi a forma como a equipa nuclear da Housemarque era tecnicamente dotada, e isso pode ser visto em basicamente todos os títulos que eles libertaram para a Playstation. Na minha perspectiva eles encaixam como uma luva nos Estudios Playstation, ao terem uma identidade muito forte em termos dos jogos que criam. Tem sempre aquele estilo arcada super intenso, mas mesmo assim foram capazes de inovar e criar o seu próprio género num jogos de exploração isolada com uma excelente história por cima.
Do lado da Housemarque, a ideia é poderem ser ainda mais ambiciosos, e irem mais longe, pelo que o casamento soava a perfeito. A housemarque tem o seu próprio motor e espera aprender com a Sony formas de o melhorar ainda mais.
O valor da compra não foi anunciado.
O que não é grande coisa se levamos em consideração quantos estúdios eles deixaram para trás. Eu acho que isso prova que a Sony embora queira se mostrar como uma força relevante ela sentiu o tranco da Microsoft levando embora a Bethesda. Então eles agora tentam criar uma resposta levando usando estúdios qie já são parceiros. Mas não é a altura.
Pra quem Sony faz isso? Pra imprensa claro. Os jogadores tão nem aí.
Aquisição dentro do perfil de aquisições da Sony. Em minha opinião, provavelmente com um objetivo específico em mente, considerando que o estúdio atua em um nicho.
Nada a ver com a compra da Zenimax (que foi espetacular).
Que tranco? A bethesda não é nem de perto o que os Studios Sony são. Adquiriu a housemarque porque são competentes. Primeiro jogo maior que fizeram foi sucesso. Quanto a Bethesda, a relevância que tinham á faz 10 anos. Hoje fazem jogos que é um bug dentro do game sempre, com exceção de Doom.
Falta o “eu acho” antes de ” A bethesda não é nem de perto o que os Studios Sony são”.
a empresa do Fallout 76?
unica coisa que presta na Zenimax, e que chega perto de jogo da Sony, é a ID software…. justamente quem reclamou do xbox SS.
o Mario já falou aqui sobre eng da ID reclamando do SS
agora vou botar engenheiro da ID elogiando o PS5:
https://www.comboinfinito.com.br/principal/ps5-produtor-de-doom-fala-que-novo-console-da-sony-e-incrivel/
E agora, o que vc acha?
que esse pessoal da ID Software não consegue emprego na Sony?
e vc acha que a Sony não escutou o feedback da ID Software? e por isso os caras estão elogiando o console antes de sair.
e vc acha que a MS escutou o feedback da ID Software?
o que vc acha de um cara altamente competente que não é ouvido pela empresa que trabalha e sim pela concorrência?
o que vc acha do “chefe” da “tetra êi” The Initiative ?
https://www.tecmundo.com.br/voxel/211529-diretor-design-perfect-dark-volta-insomniac-games.htm
veja bem isso, vc acha que a MS sabe gerenciar estúdios? o sujeito era chefe em um novo estúdio da MS e decidiu voltar para a antiga empresa com cargo menor?
a empresa do Halo Macaco Craig comprou a empresa do Fallout 76, e isso vai vai dar algo nível God of War, Last of Us, Horizon?
Falta o “eu acho” antes de “Única coisa que presta na Zenimax e que chega perto de jogo da Sony é a ID software.”
Não vou responder a nada porque não gosto de discusões inúteis e clubistas, ainda para mais quando se tenta trazer temas nada a ver para o assunto.
Achando o tema curioso, e fiz uma pesquisa por “Best game development companies”.
Apesar que as posições nas listas podem mudar, uma vez que gostos são subjectivos, encontrar a Sony no top 10 das melhores empresas de videojogos é algo comum, podendo aqui ocupar desde o primeiro lugar até ao sexto (não encontrei nenhuma com ela abaixo disso).
Mas curiosamente, por muito que procurasse, não encontrei sequer uma única lista que no seu top 10 incluísse sequer a Bethesda.
Não é “eu acho”. Os últimos jogos deles estão aí e se sabe da qualidade. Os últimos jogos de studios da playstation estão aí TB, e TB se sabe da qualidade. Então aqui não tem achismo. A bethesda pode fazer frente aos Studios playstation? Claro que sim. Mas como fato, HOJE, é que não chegam perto.
Skyrim foi Goty em 2011
Fallout 4 estava entre os melhores em 2015
Doom em 2016
Bethesda não precisa se provar, e sim, se for ver está ali bem pertinho da Sony em termos de conteúdo e qualidade.
Doom é da ID.
Que desenvolvedora não tem seu “Fallout 76”?
Pode-se não gostar dos jogos, mas é inegável que as séries The Elder Scrolls e Fallout são sucesso de público e crítica.
Nada justifica negar a relevância da Bethesda.
Acima de tudo não vamos confundir a Bethesda com a ID, com a Arkane, ou com outras empresas do grupo. Eu sei que é dificil separar pois eles são vendidos com o nome Bethesda, mas vamos faze-lo falando apenas de jogos desenvolvidos efetivamente pela Bethesda e não pelas empresa a ela associada.
Basicamente a Bethesda tem dois jogos de maior sucesso no seu curriculo, o Fallout e o Skyrim.
O Fallout foi um sucesso no 3 e 4 onde vendeu 12.4 e 12 milhões de cópias. Já o Fallout 76 apenas se ficou pelos 2.46 milhões. O Skyrim esse foi o maior sucesso, com 20 milhões.
Isto efectivamente torna a Bethesda um nome a ter em conta, mas no entanto a realidade toda diz-nos que esta é uma empresa com apenas dois grandes IPs no curriculo, sendo que as últimas vezes que eles foram um sucesso de vendas foi em 2011 e 2015.
Relevante torna-se a compra do grupo todo, pois com a Arkane, ID, e restantes, aí sim, temos algo digno de total e completo respeito.
E esta é a realidade completa da Bethesda.
Então não deveria separar os estúdios da Sony ao invés de considerar o conglomerado?
A Bethesda não é um produtor… É um distribuidor. A produtora era a Zenimax.
Explicando melhor… A Sony é detentora de estudios. É ela que financia a produção, e os estudios produzem. É por isso uma empresa produtora de jogos.
A Zenimax era o mesmo que a Sony, com a diferença que ela publicava os jogos sob o nome de uma das suas equipas, a mais conhecida e popular, a Bethesda.
Mas a Bethesda é uma equipa… ela desenvolve jogos. tal como a Arkane, a ID, a Machine Works, etc. A diferença é que é sob o seu nome que os jogos são publicados, e não sob o nome Zenimax.
Esta é a diferença.
Dito isto, pelo menos da parte que me toca, nunca comparei a Bethesda à Sony. Até porque como acabo de referir, tenho consciência que são coisas diferentes.
Certamente se formos analisar a questão da aquisição da Zenimax somente faz sentido se considerarmos todos os estúdios.
Mas no meu comentário falei especificamente sobre a Bethesda dentro do contexto de comparação com estúdios da Sony.
Por exemplo, se a Naugthy Dog tem TLOU e Uncharted e a Santa Monica tem GOW, a Bethesda tem TES e Fallout. Repito: pode-se não gostar dos jogos, mas a relevância dessas IPS no mercado é inegável.
Fallout é uma merda. Ninguém liga pra essa franquia. Força mais
Olha os termos. Não gostas, ok…insultar não.
Eu não sou um grande fã de Fallout mas, como bem disse a Celita, caberia um “na minha opinião” aí.
Marco, quando um jogo não entrega gameplay decente, pra mim, é bosta. Eu dropo. Dropei fallout 4 pq é horroroso em gameplay e isso é fato.
Então como você consegue jogar todos os jogos exclusivos de Playstation se a maioria deles não tem um gameplay decente? A não ser que decente para você signifique gameplays assistidos como a maioria dos jogos do Playstation que não exigem nenhuma habilidade de gamer para serem jogados. Por exemplo, Antonio Fagundes zerando The Last of Us Part 2, meu avô nunca conseguiria vencer meia hora de qualquer Fallout.
Com a devida adaptação à nova era de jogos, os vovôs vão é dar uma surra na molecada chorona de hoje porque tal jogo recomeça lá detras quando perde.
Anos 80 feelings.
Já jogas Tlou 2? Desafio-te a acaba-lo sem qualquer skill.
Gameplay de Last of us parte 2 tá uma geração a frente de Gears.
A diferença que ninguém precisa difamar o Gears pq ele é mediocre mesmo.
Last of us precisa ser difamado, oq é única coisa que os fãs de Xbox tem.
Cara, voce não gostar de Fallout não o torna uma merda, e dizer que ninguém liga beira ao delírio de sua parte, cuidado que o seu sonysmo está em níveis alarmantes, acaba deixando a pessoa cega, mas lendo seus comentários a tanto tempo, não surpreende ninguém
Eu não tenho cuidado algum pra falar de medíocre. Fallout é medíocre e sempre foi. A gameplay é um lixo e sempre foi. Isso não é gosto pessoal, é fato.
Relaxa Fernando. Ou as pessoas começam a moderar as frases que usam, ou vou começar a fazer limpezas aqui.
Chamar Fallout 4, um jogo que vendeu 12 milhões de merda é esticar a corda. Se é uma opinião é desfasada da realidade e claramente parcial.
O cara fala que Falllout é um lixo aí nem dá para fazer crítica construtiva para o jogo.
Eu tenho 350h de fallout New Vegas, 320h de Fallout 3, 120h de Fallout 4 e ZERO horas de fallout 76.
Atente para a queda de horas… Isso pra mim é a queda de qualidade dos jogos, qualidade no que o jogo é bom, e não na jogabilidade ou gráficos que sempre foram fracos.
Sou super fan da franquia, ainda não tive tempo de jogar fallout 1 e 2…
Mas teve uma grande queda de qualidade, de RPG, agora fallout 4 é um FPS com elementos de RPG.
Fallout 4 vendeu o que vendeu pelo “embalo” dos jogos anteriores, pq o 4 queimou bem o jogo com os fãs.
Não é a toa que tentaram o fallout 76 ao contrário de lançar o Fallout 5… A própria Bethesda deve saber, sei lá por horas jogadas, que o pessoal não jogou muito e não iria comprar um Fallout 5.
É uma pena, junto com Dead Space para mim foram as melhores franquias third do PS3.
Ainda recomendo para todos o Fallout New Vegas no PC… Principalmente para quem nunca jogo, investigar e explorar aquele mundo é incrível, principalmente para quem nunca jogou.
Explorando o mundo de Fallout pela primeira vez para mim foi o mesmo nível que explorar pela promeira vez o mundo de Horizon Zero Dawn
Isso não quer dizer que o jogo seja mau. Quer dizer que o jogo saturou.
Muitas vezes esse é o problema. Encontra-se uma fórmula vencedoras mas não se percebe bem o que a torna vencedora, e dá-se mais e mais do mesmo, saturando as pessoas e não acertando novamente na fórmula.
Mas seja como for, primeiro devemos evitar chamar merda a um jogo. Porque a não ser que seja tecnicamente uma desgraça a coisa passa pelo se gostar ou não, e logo, só isso, mata a postura. E muito menos quando sejam lá os motivos que forem, ele vende 12 milhões de cópias.
2011
2015
2016
Esses foram os teus três anos citados.
Se eu pegar a Sony desde 2011 até agora, como vc acha que fica o comparativo?
Que o ultimo jogo da Bethesda foi o fallout 76 e todos os outros lançados anteriormente foram referências, inclusive o fallout shelter
Isso era de smartphone.
rage, the evil winthin 2?
Bethesda precisa provar que fallout não é a merda que é, que vai fazer um novo Skyrim. É jogo merda e sempre foi. Passar pano pra eles virou regra agora? Só Skyrim é relevante e isso já faz 10 anos. Se vc acha Fallout bom, problema teu, Man. Fallout ninguém lembra, é pior que os jogos da Sony e é isso que tô falando.
Ou o “eu acho” antes das frases! Os nossos conselhos podem servir para os próprios.
Antes dos problemas dos outros devia-se olhar para os próprios. Acho eu de que sim.
10 anos atrás foi goty e não faz mais nada de nível ótimo. É esse o ponto. Hoje ela tem que comer muito arroz com feijão pra chegar numa ND, Santa Monica. É fato.
A santa monica levou 8 anos para entregar o gow após gow 3, nesse periodo ficou dando apoio em produção de jogos , que na minha opinião, de qualidade duvidosa.
Pessoalmente acho o The Order 1886 excelente… O jogo peca por ser pequeno e algo linear, mas não pela qualidade, e gostava de ver mais dele.
Eu também acho o The Order 1886 muito bom, me diverti muito jogando ele, pena não vir uma sequencia, o final deu uma bela deixa
Por acaso gostava de um jogo no mesmo estilo.
A Santa Monica entregou excelência sempre, a bethesda não. Simples assim.
um ou dois dias antes do anuncio da compra, engenheiro da ID software estavam no twitter reclamando do xbox SS.
no dia que anunciaram a compra da Housemarque, saiu funcionario da House comemorando no twitter.
parece ter um mundo de diferença
Rapaz os caras se mostraram capazes de criar bons jogos. O peso realmente pode não ser igual a compra da zenimax, mas o studio mostrou que pode render bons frutos sem precisar gastar o que foi gasto pela MS.
A compra da bethesda foi uma compra intelegente por parte da Microsoft. Introduzido uma grande quantidade de estúdios no lado da xbox.
Agora vai depender de como gerem.
Porque antes de a comprarem, a MS não tinha qualquer hipotese.
Nunca joguei nenhum jogo da Housemarque. E sinceramente Returnal não me chamou a atenção. Mas pelo que dizem, são um grupo talentoso e tem a sua característica. Estando ao lado da Sony, podem crescer exponencialmente, agora basta saber qual é o próximo projeto.
Offtopic:
Há cada vez mais estudios a serem abertos. (Haven, Deviation, absurd Venturs e por ai adiante)
Estou curioso com o que vem ai.
Particularmente não é um estúdio de que os jogos me agradem, não sou fã de “chuvas de balas”, mas reconheço que têm criatividade e esmero no que fazem, dos que tive oportunidade de jogar, os que mais me agradaram foram Dead Nation, seguido de Resogun, o resto achei bem mais ou menos pra fraco, acredito que só não joguei Nex Machina e Returnal e outros 2 bem antigões.