O novo estúdio de Jane Raymond será parte dos Playstation Studios.
A 16 de Março de 2021, Jane Raymond anunciava a criação em Montereal de um novo estúdio independente, o Haven.
O seu estúdio começou a desenvolver um exclusivo Playstation. Um jogo multijogador online, anunciado como persistente e evolutivo.
Segundo a história, a Sony solicitou a Raymond que fizesse três propostas para jogos que agradassem á empresa. Jane apresentou os três… e os três foram aprovados. Basicamente a Sony ficou de tal forma impressionada com as diferentes ideias que pediu à Haven que desenvolvesse os três títulos.
A equipa optou então por pegar num deles primeiro, sendo que iniciou o seu atual projeto, descrito como um jogo online de crescimento persistente e evolutivo. Para os restantes títulos a equipa teria de crescer, sendo que por esse motivo desde a sua fundação já triplicou em tamanho.
A colaboração com Mark Cerny foi anunciada posteriormente, de forma a garantir que a PS5 seria explorada ao máximo!
As ideias de Jane Raymond fascinaram a Sony, e a capacidade técnica da equipa foi impressionante sendo que o progresso do jogo evoluiu a um ritmo que deixou igualmente excelentes impressões aos responsáveis da Sony.
Nesse sentido, cerca de um ano depois, a Sony anuncia que chegou a acordo com a Haven no sentido de eles passarem a ser um membro oficial da família Playstation.
Este será mais um negócio a ser analisado e sujeito a escrutínio pelo reguladores.
Deixo-vos com as palavras de Hermen Hulst sobre a questão de a Sony ter adquirido a equipa nesta fase e não no final do projeto:
Tem razão, podíamos ter esgotado a capacidade deles como parceiros externos e independentes. Mas o que a Haven criou é de tal maneira excitante para nós que tivemos logo um grande desejo de aprofundar a nossa relação. Estamos muito impressionados com a forma que a Haven está a evoluir.
É mais fácil para nós investir numa equipa e no jogo de forma mais profunda desta forma. É testamento que estamos muito impressionados com o progresso que a Haven fez. Eles estão a exceder uma série de planos, inclusive em termos de tempo, o que raramente acontece no desenvolvimento de jogos, deixe que lhe diga. Daí que pensamos: Vamos investir mais fundo e fazer a coisa como deve de ser.
Resumidamente, a Sony está tão impressionada que não quer correr o risco de mais alguém se intrometer, deitando já a mão ao estúdio.
Pois é. Crescimento orgânico que a Sony vem fazendo. Eu até achava que quando foi criado e começou a fazer um projeto exclusivo com a PS Studios que iria virar uma equipe first party.
Eu li ontem um comentário engraçado que me fez rir muito, pois me identifiquei bastante 🤣
Sonho de sonysta:
Expectativa: Sony compra a Konami.
Realidade: Sony compra a Haven.
Brincadeiras a parte uma compra que ainda vai precisar mostrar ao que veio, é um novo estúdio que não produziu nada e só mostrou promesas aos chefes da Sony.
E de novo me preocupa bastante o rumo da Sony, pois esta só fala em jogos multiplayer/GAAS e essa aquisição prova isso. Parece que o foco agora é apenas isso e nada mais.
Tenho mais confiança num estúdio pequeno e desconhecido nas mãos da sony do que um grande e conhecido nas mãos da MS.
Mas como parece que a sony ultimamente tem andado a dar cafeína á sua veia mercenária não meto as mãos no fogo.
O GT7 no metacritic levou forte e feio no user score devido á ultima atualização.
Pois é, o problema é o tipo de jogo que virá daí. Com esse tipo de jogo aí, dá pra fazer o “Gamepass” da Sony fácil…
Nessa a resposta seria fácil, cadê a compra da Sega que a cada ano ressurge como rumor?
Sóbre o estúdio foi o mesmo que pensei, não entregaram nada e já foram adquiridos, o lado bom que o valor da aquisição deve ter sido baixo já que a Haven não tem um produto pronto, o lado ruim é que o projeto que estão desenvolvendo e que a Sony gostou pode ser um Flop.
Creio que o motivo da compra foi a Haven ter colocado a mesa 3 propostas( excelentes para a Sony) quando a Sony solicitou somente uma.
O problema não é ela comprar estúdio novo (com o qual ela previamente firmou parceria, investiu e acredita no trabalho), é o estúdio ser mais um produtor de GaaS.
E sinceramente, não entendo essa tara de alguns pela Konami, que hoje, só tem as IPs que interessam e nenhuma equipe de desenvolvimento interessante. Entendo o valor das IPs, mas sem aquilo que os produziu, só não são irrelevantes por terem feito história na indústria e terem pessoas que desenvolveram valor afetivo por aquilo, mas é algo que o tempo faz acabar se não for reforçado, como tem sido pela própria Konami.
Exatamente, a meu ver é mais interessante contratar talento do que comprar IP. As pessoas clamam pela compra de uma Konami ou outras muito mais por uma questão de argumentação no flame, já que como a Microsoft adquiriu diversas IPs com as aquisições das publishers Bethesda e Activision, adquirir IPs à altura seria uma espécie de resposta.
Um erro que tenho visto nessa discussão é que comprar IP não significa necessariamente que veremos novos jogos de impacto dessas IPs em médio prazo. Então não adiantaria muita coisa para nós consumidores. “Ah, talvez daqui uns 15 anos veremos um novo Castlevania AAAAAAAA”. Até lá nem sei se estarei vivo.
Outro ponto é que eu gosto bastante da idéia de se arriscar em novas IPs. Só na geração PS4 vimos o surgimento de sucessos como Horizon Zero Dawn, Ghost of Tsushima, Destiny, Cuphead, dentre tantos outras novas IPs que se deram muito bem. Então é legal uma franquia clássica voltar com um jogo impactante, mas tão ou mais importante é termos novas IPs com novas fórmulas nos levando a novas experiências.
Inclusive, andando pelo twitter eu vejo muita gente saindo dos studios da ms e indo para outros studios.
Bom comentário!
Acho que muitas empresas tem um certo medo de arriscar em novas IPs devido aos riscos financeiros, este é um ponto em que a MS tem se destacado, me refiro aos jogos AAA, questiono até que ponto o gamepass contribuiu para está situação.
A Sony tem 10 Gass até 2026… estes se calhar estão na lista!
esses 3, GT7, quais serão os outros 6????
Meu medo é nem estarem contando com o GT7!
Certamente contam com o Factions da ND e provavelmente com o Shooter da Deviations e o novo MMO da Bungie.
creio que é quase certo não estarem contando, porém foi daqui que vi que provavelmente GT7 seria um deles
E não tiro sua razão, pois assim como fala é mais o valor afetivo de querer ver as franquias revividas com qualidade e como o Carlos falou novas Ip’s são sempre mais importantes e bem vindas.
Poderia concordar que o foco é esse se a Sony não tivesse anunciado wolverine e spider man 2 né. Mas não, o foco não é esse e sim a empresa está diversificando. Como isso pode ser ruim?
Pois é, mas ai entramos em um impasse, pois a Sony tem/tinha anunciado, alguns jogos sendo estes: GoW Ragnarok, Horizon FW, GT 7, Spider Man 2 e Wolverine, depois disso ela só falou em GAAS e toda a compra que fez foi neste quesito sendo a Bungie e agora a Haven.
Então depois de lançados o Gow, Wolverine e Spider man 2 teremos o que de garantido? 10 GAAS? lembre-se que o prazo que eles deram foi até 2026 e já estamos em 2022 faltando apenas 4 anos.
Ps: Deixei de fora propositalmente o Ghost Wire e o Forspoken, pois são jogos de terceiros e podem eventualmente ser lançados em outros consoles.
Rapaz, eu acho que vcs estão exagerando… Sabemos que a ND ta trabalhando em 3 jogos, santa monica trablhando em outro projeto fora gow. duvido muitos que esses estudios estejam trabalhando em Gaas. Eu sei que é dificil n ter a visão do horizonte, mas a sony foi bastante criticada por vender “sonhos” antigamente. Anunciar um jogo com 2 ou 3 antes de antecedencia. Meu foco agora é só Gow Ragnarok xD
Pode ser ruim para o cliente dela já que ela vai investir num tipo de produto que não é do agrado do cliente.
Eu, por exemplo, não curto a ideia de estarem investindo (ou seja dividindo dinheiro que poderia ir para um single) em GaaS, apesar de entender que pra ela pode ser bom.
De qualquer forma, só posso decidir por mim, se o futuro for esse, eu procuro outro rumo.
Poderia ser ruim se ela entregasse menos de 2 single player por ano. Já entrega 3 por ano. O que vcs querem mais? Eu preciso de um novo emprego, pq não tô dando conta de jogar tudo. A geração de ps4 era 2 jogos grandes por ano e olhe lá, a de ps5 entrega mto mais e uma diversidade absurda e vcs tão criticando. Não dá pra entender.
Você exagera, eu quero um bom jogo que me agrade por trimestre (4 por ano), não ficar jogando um mesmo jogo indefinidamente, agora, por exemplo estou me divertindo muito com o lindo Horizon e com o magnífico GT7.
Eu entendo o que você diz, porém nem tudo que ela lança é do meu gosto, e também não é do seu. Eu não comprei Demon’s Souls, nem Returnal, nem Sackboy, mas entenda, você também não gosta de GT, ou pelo menos não tanto quanto eu.
A questão é que os jogos nos quais agora ela investe foi dinheiro dos single, não de jogos como serviço.
Não me entenda mal, vou continuar comprando Ratchet, Horizon, GoW, Spiderman, GT enquanto mantiverem a qualidade criatividade e gameplay prazeroso. Mas qie fique claro que prefiria 1000% que investissem o dinheiro em singles, mesmo que por vezes saísse um Driveclub ou um The Order 1889.
O que eu falei foi que evoluiu. Entregava 2 e agora são 3 grandes jogos no ano. Se retroceder entendo a reclamação. Agora evoluiu é vcs estão reclamando? Isso não entendo.
Reclamando de que está gastando dinheiro que ganhou com a gente nos single pra entregar produtos que não queremos!🤣
É o habitual
Reclamar é fácil e já se torna banal.
Ninguém se lembra que os 10 gaas possa ser a resposta da Sony ao gamepass. Não querem day one?
Ora aí têm.
Eu tenho uma certa dificuldade em entender o que realmente significa um jogo de crescimento persistente e evolutivo, se isso significa simplesmente um GaaS, que sempre pode ser abandonado a médio e longo prazo porque não deu o retorno como pretendido tipo MAG, Destiny 1 e tantos outros ou se é simplesmente um RPG/MMO com planos de DLCs a longo prazo o que não necessariamente entra num modelo GaaS…
Mas enfim, a Sony, ultimamente, sempre decepcionando, conseguindo deixar os fãs desempolgados com uma aquisição! Algo surreal.
Aos colegas decepcionado por não vir uma Konami, Capcom ou Bandai, o mais lógico que consigo ver nisso é que a Sony só se preocupa com aquisições que a MS também pode fazer, então, imagino que nenhuma japonesa corra esse risco, e logo, a Sony vai priorizar investimentos menores e com potencial, onde que a MS também possa adquirí-los.
Outro ponto, Mark Cerny envolvido em jogo pode ser mau agouro, pois o homem tem mão boa pra hardware, mas a carta verde pro Knack, que até no nome foi infeliz (havendo o Kinect da MS), não foi boa coisa. Mas enfim, Horizon também pareceu falta de criatividade já que tínhamos Forza Horizon, mas ao menos a Guerrilla acertou no Gameplay.
É gaas mesmo!
OFF: semana horrível pra Microsoft. Depois de rolar a debandada da The Initiative e tudo mais, agora a Playground mostra estar atrasada com Fable por não ter experiência no gênero, me lançam um controle de pelúcia em homenagem ao Sonic e por aí vai. O negócio é uma bagunça sem precedentes e mostra como esse Phil Spencer nao tem capacidade alguma pra chefiar algo!
Ao ler o início até pensei que a MS tinha entrado em falência!
Afinal é só apenas um jogo atrasado lol
O que ocorre e o seguinte, o fanboy de Playstation está desesperado com o fato do Xbox estar indo bem pra caramba nas vendas, ganhando popularidade até na Europa e ameaçando o reinado da sombra da bananeira da Sony. Então os caras estão procurando pelo em ovo e tentando transformar qualquer situação de bastidores em uma crise pra criar uma narrativa de que o Xbox ta indo mal. Vejam o inferno que tentaram fazer em Halo Infinite, os caras foram até encher o saco do Jason Schrier pra ele escrever um artigo sobre o estúdio e depois ficaram putos por que o artigo dele foi sobre o jogo que teve divergências de desenvolvimento, atraso mas deu a volta por cima.
O que incomoda é que essas pessoas não são ingenuas, elas deixam de ir atrás das informações e fazem picuinhas por cretinismo mesmo.
Por que você está fazendo esse controle de dano colocando “vendas” na discussão, e ainda chamando indiretamente outros leitores de cretinos?
E esse mesmo inferno que você alega sobre Halo Infinite é o que estão tentando fazer com qualquer lançamento de Playstation, em especial Gran Turismo 7. A diferença é que se você procurar os comentários nesse site, verá que a gente discute os problemas do jogo com racionalidade, ao invés de ficar idolatrando empresa como se fosse um parente próximo.
Acho que agora as vendas importam….. até sair algum outro relatório de vendas de alguma consultoria.
Elas importam pra vocês, pra mim o que importa nessa discussão é jogar na cara e ver vocês perderem a linha, relembrar as asneiras que vocês falavam lá em 2017 quando o Playstation recebeu um monte de exclusivo temporário, ou exclusividades de console, mais precisamente Hellblade, Nier e Final Fantasy. Era todo dia vocês falando que a MS abandonou o Xbox, que Xbox morreu, se tornou irrelevante, gamepass vai matar a industria, jogos single player são o que todo mundo quer.
Me lembra ai outras coisas dos seus gostos pessoais que você imputaram como os gostos globais.
sabe que eu curto ler um pouco de Freud?
crianças fazem m@#$ para os pais se “irritarem” ou “perderem a linha”
se os pais não se irritam ou “perdem a linha” a criança não se sente amada.
tem muito marmanjando falando M na internet para achar que está irritando os outros e tentar compensar o que não conseguiu quando é criança
é um saco essas crianças mal amadas procurando atenção de adultos na internet “incomodando”
o problema que em geral isso fica bem ridículo já que não tem a menor chance de o sujeito escrevendo bobagens na internet se iludindo que “está abalando geral” ser amado por fazer isso…
se vc acha vitoria chamar a minha atenção te analisando igual um psiquiatra observa um paciente, sinto muito por vc.
Não é o que parece pois não é a primeira e nem a segunda vez que coloca as vendas do Xbox em uma conversa que em nada fala de vendas de hardware.
Quem tá perdendo a linha ultimamente é você na defesa, exagerada até, na provavel aquisição da Activision pela MS, “MS humildemente foi dizer que Call of Duty não sai do PS” foi de matar!!!!
Eu pelo menos não pego meias verdades para dar “credibilidade” ao que quer transmitir, sempre é desmentido.
Cara, tu tá confundindo pessoas, generalizando e isso é loucura. Eu nunca vi o Livio a falar alguma coisa dessas que vc o acusa. Já lhe disse, tu não está bem da cabeça.
Se voltarmos à época de Halo Infinite, não vou achar um comentário com racionalidade, só pérolas do tipo “A microsoft transformou Halo em um jogo padrão gamepass”. E agora to vendo as pérolas de vocês formarem opinião com título de matéria de clickbait. Vocês são muito racionais, meus parabéns, to perplexo. Vocês são aquela galera que falou que o Xbox tinha se tornado irrelevante, mas não param de falar de Xbox o tempo todo.
Sabe qual é o problema, vocês são um monte de jogadores de Playstation incomodados com o Xbox. Não tem um aqui que joga Xbox, mas fala de Xbox o tempo todo.
Tirando o fato de que o Gran Turismo tem visuais antiquados, e que as micro-transações são vergonhosas de abusivas, você tem visto alguém comentar mais o que por aqui?
Pode linkar aqui onde eu disse que o Xbox se tornou irrelevante? E como pode ter certeza que ninguém aqui joga Xbox? Aliás, de uns dias pra cá você tem criticado vários jogos de PS5 aqui no pcmanias.. Demons, Ratchet, Returnal,… você os jogou no seu PS5?
Esse é o problema Fernando, você discute em bloco, como se todo mundo que pensa minimamente diferente de ti faz parte de um outro bloco de polarização, com pré-conceitos definidos por ti. Então nesse caso você está generalizando construções sobre os outros. Isso se chama “bolha”. Tenta furá-la, faz bem.
E pelo menos eu não sou incomodado com Xbox, nós só discutimos sobre videogame. Mas se falar um “a” contra Xbox te incomoda, então o problema está contigo colega, tratando pedaço de plástico como se fosse um filho.
e desde quando Halo não virou um GaaS de baixo custo com gráficos defasados para MP?
Onde está a mentira sobre isso?
É o mesmo padrão de Crackdown, Bleeding Edge, Grounded
Não vamos dar credibilidade alguma aos devs que lá trabalham, vamos dar credibilidade à você, que vive falando abobrinha pra defender o indefensável. Halo Infinite é uma vergonha, o Xbox tá na sua pior fase em se tratando de games da história e tu quer que os outros sejam um bando de otários e fechem os olhos pra isso. Tu tá totalmente em colapso simplesmente pq mostram fatos da sua empresa querida. Nunca vi vc aqui a criticar algo da Microsoft. Tu não é normal, cara!
Eu comentei das micro transações de GT7 e meti o pau, já vc nunca vi criticar nada da MS. Nós poupe do seu fanatismo.
Vamos por partes.
Hallo infinite foi criticado por tudo e todos pela sua baixa qualidade (grafismo altamente datado) e acima de tudo falta de conteúdo. Essa não é uma crítica feita aqui é, é uma crítica feita globalmente, sendo que a defesa para tal é chamar toda a média de Sonysta.
Ainda agora Halo apresentou a season 2 com pouquíssimo conteúdo e sem resolver os problemas nucleares que o jogo possui. Como diz um Fan num fórum que eu li, as season normalmente tem conteúdos para vários meses, mas a de Halo, nem para várias semanas.
Se tu não vês isso é problema teu mas a verdade é que os números de usuários estão cada vez a cair mais.
O jogo é gaas, está com conteúdo entregue aos poucos, com qualidade inferior à normal, e incompleto. É um jogo adequado a serviços de subscrição como o Game Pass.
Depois tu esqueces-te que para jogar jogos Xbox não é preciso ter uma Xbox. Basta um PC e consegues resultados iguais ou até superiores ao da melhor consola da Microsoft tudo isto no dia 1 tal como na consola.
Quanto a granturismo, se tem os visuais ultrapassados então o que dizer dos jogos da Xbox com o qual ele foi comparado e considerado superior. E isso para a digital foundry.
Não,não,não amigo estas equivocado ao extremo devido a falta de lembranças basicas do que foi dito aqui por alguns anos,é nesse ponto que ele aborda.
Não estou equivocado porque quando a pessoa te responde escrevendo “vocês”, ela está te incluindo em um coletivo. Então eu posso responder por mim. Os outros que respondam por eles.
Em primeiro lugar deveria, como se fala no Brasil, “dar nomes aos bois”, dizer quem falou e não generalizar.
Não nego que alguns usuários mais extremos possam ter falado coisas que dificilmente acontecerão, porém quem mentiu?
É mentira que o Gamepass impactou as vendas de jogos no Xbox? Só ir em uma loja física que verás mais jogos do PS a venda do que o do Xbox.
É mentira que o Gamepass sacrificou a qualidade da live Gold? Se acompanhas as notícias mensalmente deve saber quais jogos são ofertados por lá.
É mentira que o gamepass não iria aumentar as vendas do Xbox?
É mentira que as especificações do PS5 deixavam os consoles equivalentes em relação aos 12tf do Series X?
Deveria relembrar também do que foi dito por aqui anos atrás, de que o molho secreto era verdade, de que a cloud iria modificar tudo, de que o One X seria a reviravolta, de que o Hololens daria um caldo no PS VR
Ou que DX12 e seus “50%” iria equilibrar as coisas entre Xbox One e PS4.
Boas.
Que volta por cima foi essa do Halo? Lançado incompleto, genérico, GaaS morto depois de menos de cinco meses de lançamento.
X box vendendo mais? Nem deveria ser discutido. Vendas nunca importaram aos fanboys da caixa. E acrescentando: vendendo os series s que estão ocupando o espaço no estoques do varejo, console mais fácil de produzir por usar menos componentes críticos que estão em falta e console muito acessível. Seria um bom argumento se não levar tudo isso em consideração. Mas não foi desta vez.
sim, a MS tentou fazer o “horizon zero dawn” dela e não rolou…
Notícia de click bait que foi tirada de contexto.
Um ex funcionário da Playground que se mudou para o desenvolvimento de Hellblade 2 disse que a Playground tem levado mais tempo para desenvolver Fable por que estão aprendendo o gênero e o jogo é muito ambicioso. Eles querem fazer com a equipe deles o que uma Ubisoft faz com milhares de desenvolvedores nos estudios de suporte do Assassins Creed, e por isso leva mais tempo. Nada fora do normal, o jogo começou a ser desenvolvido em 2017. A Guerrilla levou de 2011 até 2017 para Horizon Zero Dawn e tiveram que fazer um Killzone meia boca no meio do caminho. A Playground está levando 5 anos até o momento, e no meio tempo lançou dois jogos de altíssima qualidade. Essa notícia está sendo compartilhada a rodo na internet como se fosse o estudio tendo dificuldades com o desenvolvimento, quando na verdade esse é o padrão atual de desenvolvimento de jogos AAA, ou você tem dinheiro pra trazer estúdios de suporte pra desenvolver o jogo pra você, assim como a Naughty Dog usou 2000 funcionários pra terminar o TLOUS2, ou mesmo a Coalition usou a Splash Damage pra fazer o Gears 5, ou você leva o tempo necessário pra isso.
Igual ao da Initiative, o estúdio teve conflito de interesses entre os membros onde uma parte queria trabalhar como um estudio indie de jogos menores episódicos, e outra parte queria que eles desenvolvessem de forma tradicional. A parte que gostaria de fazer algo mais tradicional venceu o embate e então trouxeram a Crystal Dynamics para trabalhar no jogo com a mão de obra que a Initiative não tem e o desenvolvimento está tudo bem.
O problema é que jornalistas precisam vender notícias e ganhar cliques, e os consumidores dessas notícias geralmente não tem a mínima noção de bastidores e negócios.
Na verdade, como de costume, é você quem está comparando contextos diferentes.
O desenvolvimento de Horizon Zero Dawn teve seu início em 2011, mas o jogo foi anunciado apenas em 2015 (já mostrando gameplay), e lançado em 2017, ou seja, 2 anos entre a revelação e o lançamento.
Fable foi anunciado em 2020 com um trailer terceirizado junto à Blur Studios (http://www.pcmanias.com/trailer-de-fable-era-100-cgi/), ou seja, a Playground não apresentou absolutamente nada de trabalho já desenvolvido. Cá estamos em 2022 com esse tipo de notícia nos dizendo que o ciclo de desenvolvimento do jogo tende a ser longo, ou seja, que devemos esperar mais um bom tempo até ver o jogo.
Então não estamos falando da mesma situação. O ciclo de desenvolvimento de qualquer jogo triple-A tende a ser longo, mas quando se revela o mesmo ao seu público, já se cria expectativas quanto ao lançamento. Tu mesmo já deve ter presenciado centenas de discussões de 2020 pra cá com fãs de Xbox colocando o lançamento de Fable em 2022, 2023, no mais tardar em 2024. Pelo visto o ciclo poderá bem mais demorado do que se imaginava.
Interessante que esse argumento da Guerrilla foi repetido exaustivamente por diversos leitores em outros sítios, e agora por você aqui também. Interessante, parece que alguém inventa uma narrativa e o restante sai apenas repetindo igual papagaio-de-pirata.
Não existe contextos diferentes, isso é você tentando passar o pano. A Playground foi aberta desde sempre sobre estar desenvolvendo um jogo diferente do que ela faz, e ela fez isso por espontanea vontade, ao contrario da Guerrilla que precisava de algo que emplacasse com o publico, assim como a Sucker Punch também precisou. A Playground não precisou reduzir FH4 ou FH5 por causa de Fable, eles criaram um outro estúdio para isso, eles não estão no desespero, não está faltando jogo para o Xbox.
Tem uma galera que está bastante incomodada com o fato de que o Xbox está voltando aos mesmos dias do 360 e a Sony não vai ter a vida fácil que teve com o PS4. Tentaram destruir o lançamento do Xbox Series por causa do Halo, agora tentam impor que tem uma crise na Microsoft por causa de duas novas equipes que estão com trabalho em andamento, como se não fosse a coisa mais normal em um projeto haver a divergência. A Naughty Dog perdeu a principal pessoa do desenvolvimento de Uncharted 4 um ano antes do lançamento por divergências. O Kojima foi despedido da Konami e nem conseguiu terminar o Metal Gear 5, a parte do final do jogo nem faz sentido. Isso acontece o tempo todo.
Toda notícia pode ser deturpada para se acomodar em um narrativa, veja, a Sony comprou um estúdio que está desenvolvendo um MMO, e ela tem 10 jogos desse tipo no roadmap com rumores de que a Naughty Dog é um dos estúdios a embarcar nessa onda. Veja como a Sony está assumindo que jogos single player não trazem retorno e estão mortos…
A Sony impediu que a Bend fizesse Days Gone 2, vários desenvolvedores foram embora, ela não dá liberdade aos seus estúdios…
A Sony cancelou o novo IP que a Santa Monica estava desenvolvendo para o PS4, é uma empresa autoritária…
As micro transações de Gran Turismo tem preços absurdos, a Sony está assumindo que não faz dinheiro com o modelo de vendas tradicional…
Chega a ser engraçado ler os seus textos, porque você sai do ponto de discussão e começa a despejar um monte de emoções como se a honra do Xbox houvesse sido difamada, e você precisasse defendê-la com todas as suas forças.
Veja bem, eu escrevi sobre a sua comparação do ciclo de desenvolvimento do Fable com o do Horizon Zero Dawn. Ao contrário de você, eu não estou interessado em fazer flamewar e atacar empresa A ou B, só te respondi provando que a sua comparação (copiada de outros lugares) foi sem sentido e fora de contexto. E ao invés de você rebater tentando mostrar que meu argumento está errado, despejou um monte de emoções com vários assuntos que não tem nada a ver com o que escrevi kkkkk é como se você estivesse travando uma batalha onde a Microsoft é Deus e a Sony é o Diabo kkkk e depois são os outros quem são fanboys e fanáticos.. aham.
Mas veja que as coisas que você fala são repletas de teto-de-vidro. GT7 tem microtransações (lamentável), como se Forza e Flight Simulator não possuíssem. Aliás, em FlightSimulator, me lembro que se paga adicional até para o gráfico dos aeroportos serem melhores, ou de acrescentar aeroportos.
Então Fernando, se quer discutir comigo, atenha-se ao ponto de discussão, e não transforme isso em uma discussão ampla sobre plataformas. Eu advogo pelos meus entes queridos e não por empresa que nem me conhece.
Por falar de microtransações e comparações de GT7 e Forza, é bom lembrar que Forza tem carros que só se compra com dinheiro físico. Eu mesmo tenho as versões supreme/ultimate (de FH3 e FH4) e ainda tem carros que só se compra por fora com dinheiro de verdade. Tudo no GT7 e no GTSport pode ser conseguido dentro do jogo.
a MS faz uma das maiores cagadas de uma nova geração, lança o xbox com o Master xifi na caixa SEM O JOGO com o fiasco do macaco craig.
mas ruim mesmo é terem cancelado um JOGO NÃO ANUNCIADO e lançarem o God of War no lugar.
quando junta tudo, faz soar bem ridiculo o que vc escreveu ai…
Então a notícia existe?!?! Pensei que você acusava o outro colega de mentir ou aumentar os fatos!!!
A notícia existe, o coleguinha se faz de tonto e replica sem nem tentar entender.
Calma “omi”, tenho notado que um certo leitor está constantemente te atiçando a fugir do controle
Kkkkk….
Que desespero, cara? Não sou fã de pedaço de plástico! Tu que é! Tu que achou que o SX seria superior em tudo que o console da Sony! Vc tá defendendo coisa que nem cabimento tem. Eu não vou defender a Sony nunca! Vc que é o cara defendendo bosta!.
Esses controles cabeludos são terríveis, os pus** controllers da xbox versão “azul é a cor mais quente” e o “controller de rosa shocking”! 😄
Brincadeiras à parte, sobre o mau tempo pra MS, parece que um programa de bilhões de dólares de AR (realidade aumentada) dela com o exército americano também não vai muito bem.
fonte: https://www.windowscentral.com/microsofts-22-billion-ar-headset-deal-us-army-could-be-serious-trouble
Lembrando que o Fable é o “Horizon Zero Dawn” da MS, foi assim que eles anunciaram a abertura de vagas na Playground em 2017
faz 5 anos que eles começaram a fazer o jogo.
E o que é que o cu tem a ver com as calças? Que mal tem o controlador a homenagear um jogo épico da história dos videojogos?
O início com introdução semi catastrófica não bate certo com o final onde se fala de um mero controlador.
Não, eu estou falando de decisões estranhas apenas. É esse o problema. Soma isso ao histórico recente e vira algo difícil de defender.
O que há de estranho numa edição comemorativa de um jogo marcante nas história dos videojogos?
Há de estranho que é uma bosta. Um negócio de pelúcia na sua mão suando que em uma semana está uma sujeita completa. Vai lavar o controle?
[OFF PS] VRR chegando na próxima att
Menos uma features que vão poder falar.
https://twitter.com/PlayStationEU/status/1506556915467309059?s=20&t=DHL48ylPRzgLeLgq-fzycg
VRR vai ser igual o HD Externo em 2014… acho que passaram mais de um ano hypando o incrível suporte a HD externo no xbox one.
imagine se fã de playstation ficasse 4 ou 5 anos todo o dia falando do SSD padrão PCI-E expansível do PS5.
E olha que vai terminar a geração e pelo preço do “cartucho” 1TB 2.4GB/s do xbox vai dar para comprar um SSD 4TB 7.4GB/s para o PS5.
A situação dos HDs na Xbox é pior… Na era X360 lançaram a consola com uma versão com HD e outra sem. Garantiram que nunca nenhum jogo obrigaria ao HD… Até ao dia em que o HD passou a mandatório. E quem comprou a outra consola ou arrotou num HD ou saltou fora.
E o HD do x360 ainda é travado por software para vc só poder comprar o “oficial” pelo dobro do preço.
Se não me engano depois de um tempo acharam a gambiarra para fazer no x360 e usar um HD de prateleira.
Do mesmo jeito que já tem gambiarra para usar SSD normal no série xs
Até onde acompanhei somente deveria ser utilizado os HDs da Western Digital, eram duas linhas de HD, daí tinha um software para PC(não oficial) que fazia a preparação do HD para ser reconhecido pelo 360.
Até fui atrás de uns links para ver se outras marcas já seriam compatíveis, porém achei um link de uma página oficial da MS e uma pessoa bem conhecida(creio que seja mesmo a pessoa por o nick não é utilizado mundo afora) respondeu por lá:
https://answers.microsoft.com/en-us/xbox/forum/all/hd-samsung-interno-no-xbox-360/9e678c96-9427-4bc4-8896-acf83ebc9ae2
Hahah o gorikozzy lá mandando o cara comprar o HD superfaturado da MS…. Desde essa época o cara passando pano.
E olhe que o processo de incluir um HD no Xbox de 4g nem leva a perda da garantia e nem era necessário usar algum exploit no Xbox, o processo de preparação do HD da WD era feito todo no PC, terminando o processo era só colocar o HD numa case facilmente vendida no Mercado Livre, abrir a portinha do compartimento do HD no 360, conectar o HD e ligar o console, simples
Queria ver se ele iria mandar comprar o cartão do PS Vita também.
Acho que tracei o perfil desse gotyfimozzy…
É um caixista que achou flopado o Xbox one e foi para o PC mas não deixou de puxar o saco do Xbox e de ser muito “criterioso, desconfiado e exigente” somente com a Sony, igual o Leadberg e Alex bukaka da DF.
Mas não sabia que era tão fácil assim “hackear” qualquer HD para usar no X360… O mais difícil é ter um PC
Quanto ao VRR eu até agradecia se ele não existisse. O VRR só serve para dar desculpas aos devs para não optimizarem e esconderem os problemas de frame rate.
[OFF] do [OFF]
Pelo o que eu ando vendo essa att está está com problema.
Pessoal não está conseguindo jogar online pq está informando que vc n tem plus.
É uma feature bem legal, mas o mundo ideal seria jogar em 60fps com perfeito frame pacing (16.66ms). Quando esse mundo ideal não é possível, claro que é melhor minimizar o problema ativando o VRR e reduzir o lag. E claro, é bem útil com stutter e tearing.
Sei que muitos poderão dizer que é ilusão achar que os jogos entregam locked 60fps com flawless frame pacing em 100% do tempo, mas é possível conviver bem em situações de outliers. Uma coisa é um jogo ter quedas pontuais em raras ocasiões, outra é você ter vários stutters como em Elden Ring ou o remaster de Crysis. Penso que é possível conviver bem com quedas pontuais sem VRR, mas no segundo cenário de vários stutters, é óbvio que VRR minimiza bastante o problema. Mas como foi dito pelo Mário acima, o correto é o estúdio corrigir as instabilidades.
O timing da Sony em lançar o VRR me parece ok, até porque o acesso das pessoas ao VRR será gradativo, muita gente não troca de TV e monitor a cada 2 ou 3 anos. O ideal seria estar suportando VRR logo no lançamento (como o Xbox Series fez), mas considerando que atualmente poucas pessoas possuem displays que suportam essa feature, ainda está em tempo.
Acabei de ver um tweet do John Linneman que vai de encontro com o que escrevi:
https://twitter.com/dark1x/status/1506629018015129608?s=20&t=xzzLuVaq-HaRLQyR-Acu7Q
Eu prefiro usar a inserção de black frame para eliminar o persistence blur, mas não é compatível com VRR. Portanto, usar VRR significa movimento embaçado. É por isso que ainda prefiro frame-rate estáveis. Eu só habilito o VRR quando o desempenho não é estável (ou seja – Elden Ring)
Para a FGC (fighting game community) essa é a atualização que todos estavam esperando kkkkk
Eu ainda me sinto bem confuso sobre o assunto, mas existe uma diferença boa entre ps e pc quando o assunto é atraso de entrada em jogos de luta.
https://twitter.com/fubarduck/status/1506575175273254912?s=20&t=cM5doD1mgzgFzV1_84qpJQ
É porque se o jogo não tem frame pacing perfeito, sem VRR pode existir um atraso entre o tempo em que o console terminou o quadro e o display mostrá-lo na tela. Com VRR esse atraso é eliminado, já que a saída do console está sincronizada com o display.
Por exemplo, o orçamento para terminar um quadro era de 16.66ms, mas por algum motivo a GPU o entregou após 25ms. Com VRR, você verá esse quadro na tela logo após os 25ms. Sem VRR, tem que esperar até o display fazer um novo scan. Então o VRR minimiza o atraso (embora ele continue existindo).
Em jogos de luta, com reações e comandos ultra-rápidos mediante o que vemos na tela, esse atraso precisa ser o mínimo possível.