A compra surge na perspetiva de expansão da Sony, e não como resposta à Microsoft.
2.4 biliões, foi o preço aproximadamente pago pela Sony para a aquisição da Bungie. Com esta compra, a Sony pretende entrar no domínio dos jogos como serviço, e expandir o seu mercado para outras áreas. Nesse sentido, a Bungie continuará a publicar os seus jogos no formato de multiplataforma.
Ao custo pago acresce ainda o acordo de financiamento de perto de 1.2 biliões, (totalizando assim o custo da aquisição em 3.6 biliões), que serão entregues à empresa ao longo de alguns anos, e que servem para criar incentivos à manutenção dos funcionários originais, e real talento da empresa, que estavam como acionistas.
Approximately one-third of the 3.6 billion U.S. dollar consideration for the acquisition consists primarily of deferred payments to employee shareholders, conditional upon their continued employment, and other retention incentives. These amounts will be paid over the course of several years after the acquisition closes and will be recorded as expenses for accounting purposes.
Fonte: Relatório financeiro da Sony
As negociações começaram já há 6 meses, não sendo por isso uma reação à compra da Activision pela Microsoft. No entanto é de destacar que a Bungie é a detentora do segundo jogo de tiro mais vendido do mercado, o Destiny, logo atrás do Call of Duty. A ideia da Sony com esta compra é possuir um ou mais jogos multi plataforma que possa ser vendido como serviço, arrecadando receitas adicionais para as suas divisões.
À primeira vista poderão surgir questões sobre esta abertura da Sony a outros mercados. Afinal O seu histórico conta com aquisições diversas que se dedicaram todas elas aos exclusivos Playstation. E apesar de a Sony não pretender, pelo menos tão cedo, alterar a situação dos seus estúdios , a realidade é que há mais mercados a explorar, e esta aquisição pretende fazer isso mesmo de forma paralela.
A grande realidade da atual situação das consolas, é que elas, tal como sempre as conhecemos, parecem destinadas a desaparecer. Por muito triste e chocante que isto possa parecer, as consolas perderão muita da sua identidade no futuro. Já o vimos no passado com os exclusivos que na microsoft deixaram de existir, e na Sony onde deixaram de ser vitalícios para passarem a temporários. No futuro vamos ver uma aposta nos jogos como serviços multiplataforma, algo que a Microsoft estava a fazer com Halo e a Sony faz agora com o Destiny (Curiosamente ambos os jogos foram criados pela Bungie).
Muito sinceramente preferia que a Sony tivesse reforçado as suas equipas first party para a criação de mais exclusivos, mas a realidade é que, caso a Microsoft seja autorizada nas suas aquisições, a Sony enfrenta um oponente que, pura e simplesmente não pode vencer. Nesse sentido, e com o futuro das plataformas fechadas em risco, a empresa precisa de diversificar um pouco a sua aposta. É a realidade do mercado.
Uma realidade que muito me entristece, pois olhava para as consolas como um porto seguro, e seriam um modelo que estava disposto a seguir por muitos e muitos anos. Agora vejo esse modelo a cair e a desmoronar, e empresas como a Sony a adotar modelos como os GAAS que, sinceramente, não me fascinam minimamente.
Mas são novos tempos, e tempos de mudança, pelo que quem aprecia o modelo clássico como eu, tem mais é de agradecer que ele ainda se mantem vivo, apesar de algo diferente, do lado da Sony.
A Bungie vai assim continuar independente e a lançar os seus jogos em multi plataforma, mas sendo agora pertença da Sony, as suas ferramentas e Know How passarão para os restantes estúdios, pelo que quem sabe não podermos vir a ver alguns jogos muito, muito interessantes e exclusivos
Naturalmente a compra deverá ser analisada pelos reguladores antes de ser concretizada, mas sendo esta aquisição de apenas um estúdio e não de uma editora, com a liberdade de escolha das plataformas suportadaa a cair sobre a Bungie e não a Sony, vemos a probabilidade de tal não avançar como muito, muito baixa.
Agrada me ver que o Sr Mário começa a ver a realidade e que o caminho da Microsoft é o caminho a seguir, eu tb gostava de ir á Blockbuster e alugar uns filmes mas as coisas evoluem. E sim eu li a parte de que você disse que prefere o método clássico, mas apraz me ver que começa a abrir outras possibilidades.
Rui… Tens de cortar na cafeína…
Eu estou longe de achar que o caminho da Microsoft é o caminho a seguir.
Eu acho que o caminho da Microsoft é o pior que existe, e um que vai destruir os videojogos tal como os conhecemos.
Infelizmente o que está a acontecer é que esse futuro está a ser forçado e ou os outros aderem, ou ficam para trás…
Daí a ser bom… Vai uma grande diferença.
GaaS e jogos descartáveis não serão nunca uma boa coisa.
Ao fim de 40 anos de consolas e de ver isto a evoluir, este tipo de coisa vejo-a como um tremendo passo atrás e uma massificação estilo smartphones das receitas e jogos todos equivalentes sem os valores AAA.
do mesmo jeito que o caminho a seguir era integração de celular com computadores usando windows phone.
que Kinect era o futuro. lembro bem dos fãs de xbox brigando em 2013 dizendo que tudo era kinect, verdade, caminho salvação.
que bloqueio de usados e sempre on line também era o futuro.
o que a MS vê como principal a Sony vê como secundário e apenas como “vai que isso emplaca e a gente já tem um pé lá”
essa tua narrativa é a mesma de sempre… em 2013 vc estaria dizendo:
“o futuro é bloqueio de usados e sempre on line, a Sony também vai fazer”
Essa do Kinect eu me lembro bem, tinha gente incluside colocando o joystick como algo do passado, com os dias contados.
Nada como um dia após o outro.
É por isso que é perigoso nós consumidores, com poucas informações, fazermos previsões em longo prazo. Empresas vão atrás do dinheiro, e o dinheiro está no produto que o público quer consumir. E o público nem sempre é tão previsível como parece.
Lembro do cara discutindo comigo
“É que o kitreco não tem base”
Mas vendeu 25M no Xbox 360
“Mas isso não importa, agora obrigatorio xone vai ter base e vai ser usado”
Isso no caso discutindo só se iam usar “todo o potencial Oculto” do Kinect.
Foi descontinuado pq o consumidor SABIA que era INÚTIL pq já tinha comprado e usado no X360
Sabe que cansa essa bobajada de fã da MS, cada 5~10 anos eles inventam uma nova narrativa mágica de “agora a MS vai dominar o mercado X”
Enchia o saco isso até quando eu tinha Windows Phone… Agora é nos vídeo games.
É sempre a mesma groselha… A MS em último, mas ia entrar em ação o “masterplan” e eles iriam dominar o mundo.
Windows Phone teve a mesma coisa, igual… A MS lá em último iria sei lá, “unificar” PC e celulares e dominar o mercado…
Eu acho impressionante um pessoal que achar que o Gamepass é um sucesso e o futuro só porque tem 25 milhões de assinantes que muito provavelmente só emigraram do Live Gold e ou aproveitam a pechincha enquanto podem.
Concordo contigo Mário! É uma pena pensar que os consoles que conhecemos talvez não vai existir mais.
Penso que se o futuros dos jogos tornarem Gaas devido aos lucros, é realmente o fim dos single players, ou pelo menos como conhecemos até a essa geração tornando cada vez mais escassos. Jogos que considerava como peças de artes digitais, agora vão se render para meros softwares de entretenimento tomado só pelo lucro.
Interessante que até pensei se estudios pudessem criar jogos Gaas focado em single playes, mas não seria lógico imagino. Existem certos jogos que tenho afinidade que lançam dlcs a cada semestre para manter a receita deixando o jogo ativo por anos (Ex: Europa Universalis 4 foi lançado há quase 10 anos e ainda recebe conteúdo e patchs novos.) Não que esse modelo seja um Gaas mas seria como se fosse na prática. Mas não tenho conhecimento se esse modelo seria possível pra orçamentos de jogos AAA ou AA.
Eu considero o AC agora um Single Player GaaS, e qualquer um outro que invente ter temporadas, meio Street Fighter.
Eu discordo um pouco.
1 – Os consoles são um nicho de mercado e ser proprietário de plataforma dá vantagens enormes;
2 – Os first party de qualidade têm um público crescente e que muitos não migrariam pra jogar esses games como serviço. Muita gente iria fazer outra coisa ao invés de ficar nesses jogos;
3 – A Sony está diversificando sua plataforma, coisa que era uma queixa antiga. Então a ideia é ser pra todos os gostos. Quem quer qualidade, vai ter nos singles e no console, quem não liga pra isso vai jogar até em celular, com uma experiência muito inferior.
Estás enganado Sparrow… A maior parte desse mercado é comum. Quem joga no smartphone joga no PC, joga na consola. O diversificar é algo a que o rumo das coisas obriga, mas o que vai fazer é acabar com as consolas.
Repara que eu sempre questionei qual o interesse numa Xbox se o PC oferece o mesmo e não se paga o acesso à NET, e os jogos são 10 euros mais baratos?
Claro que a consola é mais barata, livre de problemas de drivers, incompatibilidades e outros. Tem vantagens inegáveis. Mas a realidade é que muitos, como eu, necessitam de ter um PC capaz… E tendo-o, porque motivo comprar a Xbox?
Isto é quebra de receita e quebra de valor da plataforma. Que a vai prejudicar.
Ninguém vai estar com o cuidado de optimizar a níveis extremos se a grande receita não vier daí…
A diversificação da Sony vai fragmentar o seu mercado. Vai tirar valor à consola.
A Sony sabe disse, mas faz isto para proteger o futuro. Ela sabe que não pode concorrer com uma Microsoft a queimar dinheiro. E tem de se salvaguardar.
Eu posso estar a ser pessimista, não nego isso, mas vejo tudo isto como muito, muito mau.
Até podem acabar por imposição da estratégia futura destas companhias.
Mas entretanto a resposta do mercado são números record na compra de consolas, sejam Sony, Microsoft ou Nintendo.
Talvez eles não acabem tão depressa assim, já ouço essa história há mais de 10 anos e as consolas continuam bem vivas.
Concordo contigo, o hardware exclusivo para jogos vai continuar a existir, até porque não é toda a gente que tem necessidade de ter um PC de topo e até por outras circunstâncias, o caso da switch
A questão é que no meu caso, e aparentemente no do Mário, já somos 2 que só têm console porque têm exclusivos, senão, pra que fazer investimento numa plataforma fechada se eu tenho acesso aos jogos dela sem ter ela, seja por PC ou Streaming!?! Só porque gosta de gastar dinheiro ou porque é fanboy de marca? Não faz o mínimo sentido.
O modelo clássico e que gostamos vai desaparecer. Mas não por pressão da Microsoft e sim por ganância. O modelo de consoles é um nicho e como tal tem alcance reduzido, mas um público fiel. Foi esse público que ressuscitou a Sony na geração PS4 e que continua comprando na PS5. O modelo clássico sempre dará a Sony uma parcela relevante do mercado. Só que isso não é mais o suficiente. Querem muito mais. Atingir todos os públicos. Ganância pura e simples.
O que você vê como ganância, eu vejo como uma empresa capitalista crescendo. Se você lucra hoje XX no mercado e pode lucrar XXXXX não vai fazer?
O problema é achar que eles vão sumir com AAA que conhecemos hoje, que atende um público específico pra só fazer Game como serviço. Ninguém é louco de abandonar um mercado onde é líder em qualidade.
Sim. O problema é que o Mario tanto no texto principal, como nos comentários passa a ideia que não é uma opção da Sony.
O que não é uma opção da Sony? Manter os AAA?
Claro que é uma opção, e é por isso que refiro que a Sony deveria clarificar os seus planos.
O que eu refiro é que se o dinheiro começar a vir de outras fontes os AAA podem sofrer e até ser preteridos. Esse risco não existia antes mas existe agora e a situação quase se torna inevitável.
Os GaaS podem superar e em muito a receita dos AAA, e quando os AAA tem custos de produção tão alta, e são por isso um elevado risco, caso estes tenham sucesso os AAA irão decair ou até desaparecer.
Está é a tendência…
E 10 GaaS em 2026 mostram uma clara aposta nisso.
Uma aposta furada. Todos os grandes estão apostando nisso, mas quantos GaaS existem no mercado e quantos o mercado consegue segurar? A fatia do segmento AAA pode ser pequena, mas praticamente não tem ninguém para dividir.
Sparrow… é tudo uma questão de custo/lucro… Quantos grandes produtos não desapareceram do mercado ou foram decaindo de qualidade até serem abandonados?
O custo dos AAA é alto, o de um GaaS bem mais baixo (quanto mais não seja porque entregas no tempo)… E as receitas… os GaaS pode gerar biliões…
Pode e geram bilhões. A questão é que a Sony vai querer perder lucros vindos dos atuais AAA? É um público específico que não aceita qualidade mediocre. Eu, você e uma galera não damos um tostão pra essas merdas que chamam de jogo. São games mais pra público jovem, sem profundidade alguma. As empresas sabem que games atingem vários públicos. A questão da MS não conseguir entregar qualidade em 90% dos seus jogos não quer dizer que a Sony vai pensar em abandonar um modelo pra levar só outro. Tem espaço pros dois e ambos geram muito dinheiro. O de AAA menos, mas ainda assim são lucros que duvido que a empresa vai deixar de botar mão.
Mesma coisa no ramo de TVs uma empresa abandonar o Premium porque vende menos que os modelos de entrada. Tem mercado pros dois públicos: Um gera mais lucro e outro gera menos, mas não deixa de ser lucro.
A EA vai querer perder o lucro das vendas do Fifa???
Quando o negócio começa a ser de tal maneira lucrativo na outra vertente, aquilo que antes era vantajoso, pode tornar-se dispensável.
O negócio atual com os AAA é um risco. Os jogos custam muito dinheiro e nada garante que sejam sucesso. O seu grande interesse é o atrair para a plataforma.
Mas entrando-se pelo multiplataforma, e pelos GaaS, está-se a tirar valor e recursos da consola. Isso implica que a trajetoria da Sony, apesar que num rumo diferente, se vai aproximar da usada pela Microsoft.
E se criticamos a MIcrosoft não foi por se chamar Microsoft, foi porque acreditávamos que o seu percurso era mau. E agora temos as duas a seguir o mau caminho…
Pode demorar muitos anos, mas o que conhecemos, tal como o conhecemos… vai acabar.
Esperemos que a Sony possa clarificar mais a coisa… Quem sabe nem tudo é tão mau como soa…
Se a Sony seguir nesse ritmo dará um tiro no pé. O sucesso da Sony e Nintendo vem do fato que não seguiram a manada. Continuaram a oferecer aquilo que seus clientes desejavam. No mercado de GAAS, será apenas mais uma. E no final perderá tudo, tanto o dinheiro quanto seus clientes de longa data.
Exatamente. Mesmo porque FIFA já era um jogo anual e que se enquadrava nesse esquema.
Agora, imaginar que uma empresa historicamente focada em entretenimento de qualidade vá rebaixar seus Devs dos studios mais importantes pra fazer game como serviço, abrindo mão da arte e qualidade só pra empurrar jogos esqueciveis, custo acreditar.
Não estou a dizer que isso vai acontecer amanhã… Vai demorar anos, mas o trajeto está traçado.
Eu sei, Mario. Mas prever o futuro é complicado. Faz 20 anos que falam que os consoles vão acabar e tão aí firmes e fortes.
Eu sei Sparrow, e eu não tenho dois dentes 😂 (aka bi dente), mas analiso as coisas pelo que vejo, e o que estou a ver cria essas condições. Basicamente o mercado não está seguro. Ele vai mudar e muda bem…
Liberar os Devs para o PC pode ter significado justamente isso, vocês agora irão financiar seus próprios jogos com a venda do sucesso anterior e não esperem mais financiamento de risco da matriz.
Diga isso pro Jim Ryan! 😄
A Sony já parou de produzir telas inclusive, hoje só aposta nos fãs da marca usando telas da Samsung e LG pra tentar ganhar algum, mas o investimento em tela própria quase não existe salvo pelos processadores de imagem que ela também usa pra outros equipamentos.
A questão é justamente essa, a gestão do Playstation é agora Ocidental, com outra visão de negócio, os orientais sempre priorizaram o que tinham de melhor, sem se preocupar os outros, como a Nintendo ainda faz.
É bem óbvio que se a Sony ganhar muito dinheiro com GaaS, porque ela daria algum tipo de prioridade para uma minoria?
Não é difícil perceber, se o retorno de um mesmo investimento é maior noutra coisa, minha prioridade de investimento será naquilo que me dá mais retorno, e logo o investimento nos single player será menor até você ter jogos ao estilo Battletoads, porque sem dinheiro não sai um TLoUs ou um Red Dead Redemption.
Se o lucro do outro for bem superior aos dos AAA, estes vão sumir rapidinho, como sumiu a Japan Studio. Arte com pouco lucro não é interessante pra uma empresa capitalista.
Vamos ver o que a Playstation vai comprar entretanto e ver onde se enquadra o estúdio.
Ainda há estúdios independentes que andam a produzir Gaas?
Sim, a Square (FF14) por exemplo, mas têm vários outros.
Melhor comprar a Bungie e deixar multiplataforma que não comprar e a MS inventar de deixar exclusivo do Gamepass e sair se vitimizando que a Sony é anti consumidora pq não aceita gamepass no playstation.
No momento estou com a Sony em “observação”, se começar a lançar jogos de PS5 no PC antes de lançar o PS6; não compro o PS6 no lançamento e vou observar.
Por hora, vou observar o que acontece.
Pq se fosse por disse me disse a Sony já tinha falido e a MS iria ser a salvadora do universo…
E sobre estúdios internos… Acho que a Sony já andou dobrando todos eles…
https://twitter.com/NaughtyDogJobs/status/1489317511535292417
No momento estou de olho
O Neil respondeu em cima dessas vagas de emprego da ND. Pelo twitter dar a a entender que a ND est[a trabalhando em 3 jogos.
Eu sei que o SP acaba se a Sony lançar day one no PC.
Todo mundo vai piratear.
E para mim, azar tb… Compro um SNES e vou virar retro gamer hahahah
Se for pra palpitar o meu palpite é que a ND está fazendo do Facctions um GaaS nos moldes do que queriam a Sony Bend, por isso negaram a ideia do Days Gone 2 como queriam.
Sim… Também acredito nisso.
A compra da Bungie é algo bastante interessante de se analisar. A Sony quer continuar com a qualidade e diversificar os seus estúdios. E a Bungie é algo que a Playstation não tem. E é dos melhores estúdios do género.
O acordo é muito estranho, devido a playstation não poder decidir a plataforma dos jogos. Mas o objetivo da Sony com a Bungie é criar um Gaas que lhe permite tirar rendimentos constantes em todas as plataformas.
Mas acredito que a Sony, irá continuar em força nos AAA singleplayers na consola. Mantendo a exclusividade durante 2 anos.
Depois de ver e analisar o acordo da Bungie, uma aquisição que também faz sentido é a Kojima Productions. E não me admira ser anunciada num prazo de um mês.
Kojima é adpto de movies e séries, e poderá ser algo que faz sentido no projeto da Sony/Playstation.
Tem um boato que a Sony finalizou mais 1 aquisição, que não é grande, o estúdio do Kojima se enquadra nessa informação
E sobre deixar a Bungie multiplataforma eu entendo pelo fato que deve ter sido a compra de maior valor da Sony para a plataforma PS e como a Sony não tem jogos com forte venda de itens de jogos é nesse ponto que a Bungie deve focar e assim o retorno pago deverá vir logo.
Ora nem mais Livio, deverá ser esse o objetivo que a Sony terá para a Bungie.
Insiders garantem que a Sony tem 10 bilhões disponíveis para gastarem com aquisições ainda!!!!
Podiam comprar o Hopi Hari e revitalizá-lo, colocar uns brinquedos tipo daqueles parques de Orlando kkkkk
aí eu vi vantagem rs.
rsrsrsrsrsrsrssrsrsrs
A empresa como um todo. Não imagino que vão utilizar apenas na divisão de games.
Como fã gostaria da Square, e depois a Capcom, mas sei que é algo difícil de acontecer e talvez não sejam tão bons investimentos e nem esse dinheiro dê pra nenhuma das duas.
A melhor compra hoje em termos de mostrar imponência e bom para os negócios, sem dúvidas seria a T2.
Algo possível e bom seria comprarem a Rocksteady!
Em termos de probabilidade eu diria a Kojima Studios, e as últimas parceiras de games da Sony como a Lucid e a Ember.
Off topic: Não sei se sou o único. Mas ultimamente senti uma queda importante na otimização dos últimos lançamentos. Exceto para os games da Sony. Provavelmente devido a segmentação do mercado. As desenvolvedoras estão lançando 7 versões do mesmo game nos consoles e nenhuma delas de qualidade. Ver games como guardiões da galáxia e dying light 2 descer a 1080p para entregar 60 fps é uma vergonha. Mesmo o Forza que não entrega se quer ray tracing. A ideia de criar vários consoles numa mesma geração, foi um tiro no pé do consumidor.
Muitas plataformas. Só de consoles imagina você otimizando pra PS4/PS4PRO/Xone/oneX/SS/SX/PS5, fora PC.
Isso quebra qualquer desenvolvedor. Hahaaha
Deve melhorar quando os crossgen acabarem, mas mesmo assim tem uma âncora chamada Xbox do povo brasileiro (SS) hahaah
O Series S anda vendendo muito bem nos EUA, André! Provavelmente a maioria das pessoas que jogam games, até msm nos consoles, devem ser de casuais msm, não ligando muito para hardware de ponta, games graficamente estupendos… Por isso acho o argumento do Mário bem plausível e o temor dele tbm é o meu!
Vendem bem devido a procura ou pela falta de opção? Visto que é o único sempre em estoque e com desconto. Já vi algumas vezes por 1800 reais. Vendi minha 1060 usada por isso.
Início de geração qualquer carniça vende bem, não tem jeito. Agora já viu o mercado de usados desse console? Abarrotado. E isso que é um sinal.
ele está inflacionado ainda. Quero ver quando estiver uns 200 dólares.
Haja subsídio pra chegar nisso. A Microsoft já está tendo um belo prejuízo e não deve mudar tão cedo. Mesmo a Sony, baseado no último release, continua sem atingir o break even. Pior, já anunciaram mais uma queda na expectativa de produção.
Também achei que foi uma falta de otimização absurda. Descer a 1080p e 60 fps é complicado.
Off topic:
Phill fez umas declarações interessantes e mostra o quanto a MS queria investir em novos estúdios. E arrisco me a dizer que vai investir em mais:
“The board of Microsoft, on the day that we got approval for ZeniMax, asked, ‘What was next?’”
Fonte:
https://www.axios.com/microsoft-activision-blizzard-phil-spencer-45dbec0a-652c-4f1d-9397-730752562d00.html
E se for aprovado… O que vem a seguir?
Os reguladores vão ter isso em conta também.
Mário, falava que não passaria, mas já começo a pensar que irá passar… Vimos algo parecido com a Disney comprando todo mundo e estamos vendo esse movimento nas empresas automotivas há anos! O conselho da MS perguntou ao Phil qual seria a próxima aquisição, depois que compraram a Zenimax media,ou seja, eles estão sendo ” bancados” como nunca pelas lideranças da MS, com carta branca para agir e monopolizar msm ( Eu alterei o texto, pois havia dado uma informação equivocada)
Terás muito em breve um Direct, onde falo disso. E um artigo bem interessante sobre a pessoa que vai liderar a investigação (Sim. Ela vai avançar).
No Direct eu explico que as leis da regulamentação tem vindo a ser ajustadas cada vez que falham. O caso da Disney é lá referido! A lei foi ajustada depois e muito certamente se a compra da Fox fosse hoje, não passaria.
A Microsoft teve seus última grande investigação antitrust em 2001, e desde essa altura que está vista como bem intencionada, e passado ao lado de escrutínio intenso dos reguladores. Mas a líder da FTC que vai liderar a investigação já disse que desta vez não será assim.
Isso não quer dizer que não passe… Mas está senhora é a que está a causar problemas sérios e a ganhar em tribunal à Amazon, onde vai parar uma aquisição, à NVIDIA onde parou a compra da Arm, ao Meta, onde está a ganhar o processo que os quer obrigar a ter de vender o Instagram e o WhatsApp, e agora tem a Microsoft pela frente.
Como ela disse recentemente, a maior parte dos reguladores só avança para tribunal se tiver garantias a 100% que ganha. Quer porque são dinheiros públicos, quer porque entendem que perder pode abrir brechas na legislação ao criar precedentes.
Mas ela não entende assim. Entende que se houver por onde pegar se deve ir sempre para tribunal. Porque só isso remove a ideia de impunidade às empresas, e uma vez lá pode-se obter acesso a dados que de outra forma estão inacessíveis, que podem ajudar a bloquear os processos, ganhando onde se calhar não se pensava.
Está senhora é um osso duro de roer, e está no caminho da Microsoft, algo que a empresa já não via à quase 20 anos. Isso não ser dizer que o negócio seja parado, mas que vai ser bem escrutinado, isso vai.
Por isso que o Phil já anda dizendo que não vão ser os primeiros msm com a compra, que tbm não são imbatíveis, etc… Ou seja, um discurso de humildade que foge totalmente com as características da MS.
Tem um rumor aí forte da Sony comprando a Capcom. Virou putaria isso aí hahahaah
Pra quem não sabe, esse aí cantou a compra da Bungie no ano passado.
https://twitter.com/LumberjackRy/status/1489693114994511872?t=OQT4iK4jPDl-deIOQyzTzQ&s=19
Hj entrou investimento árabe na Capcom e dizem que quando é assim, costuma estar atrelado em alguma super compra.
Para já so palpites e rumores. Normal andarem a especular. Mas preferia a Konami a uma Capcom.
Konami está muito parada e tem o IP metal gear