Este era um novo estúdio acabado de fundar, que estava a trabalhar com a Sony num novo jogo.
A Ballistic Moon é um pequeno estúdio constituído por 47 pessoas, sito no Reino Unido. Foi fundado em 2019 e desde essa altura que tem vindo a desenvolver trabalho em conjunto com a Sony.
Constituída maioritariamente por veteranos de renome na industria, que decidiram fundar esta empresa, inclui nomes como:
- Joshua Archer, que trabalhou em Horizon: Zero Dawn e em Until Dawn
- Neil McEwan, Director criativo, que trabalhou em Syndicate, House of the Dead: Overkill, Until Dawn e Until Dawn: Rush of Blood
- Duncan Kershaw, que trabalhou para a SEGA, THQ, EA e Square Enix em jogos como Heavy Rain, Sleeping Dogs, e em filmes como o da Disney Pixar “À procura de Nemo” e Harry Potter e a pedra filosofal”.
- Chris Lamb que trabalhou na Supermassive Games, em Until Dawn: Rush of Blood, e nos motores Unreal e Decima, e na Electronic Arts.
Pelo que se sabe, a Sony mostrou-se bastante agradada com o trabalho que esta equipa está a desenvolver, pelo que adquiriu a empresa. O nome do jogo a ser desenvolvido é nesta fase apenas “Project Bates”, e está a ser criado no Unreal Engine 5.
A confirmar a aquisição podemos ver no Pitchbook a seguinte informação sobre a empresa:
Ballistic Moon Overview
- Founded 2019
- Status Acquired/Merged
- Employees 47
Parent Company
Sony
Apesar de a compra não ter sido anunciada, o rumor da compra correu pela internet, e é agora confirmado. A equipa pertence agora à Sony!
Desta forma a Sony continua a sua política de adquirir estúdios novos com quem trabalha e que desenvolvem trabalho que excede as expectativas.
Bom para Sony, aguardo bons frutos de seus estúdios.
Mas um estúdio que gostaria que estivesse na mão da Sony é a (Telltale Games) gosto bastante de seus jogos e tem muito a cara da Playstation!
A declaração de falência em 2018 foi de partir o coração
Como é que a Sony pode adquirir estúdios e ninguém fala nada?
Cadê o CMA?
Assim não pode ser!
(Ironic mode on!!!)
Isso não pode como que os outros gamers de outras plataformas irão jogar os 0 jogos (0 multiplataforma) lançados por esse estúdio???
Absurdo a Sony tornar o Project Gates exclusivo, tirando essa IP consagrada dos outros, todos sabemos que a IP Project é consagrada nos consoles xbox, absurdo isso! Project Scorpio, Project Natal, Project Scarlet… Tudo era de Xbox… Essa Sony merece que a MS compre a Activision e retirem o CoD dela mesmo, como um troco pra esse ato tão abjeto daquela! 🤣
Brincadeiras à parte, espero que venha um bom jogo desse novo estúdio!
cadê o botão de like???
OFF
https://twitter.com/firstadopter/status/1629329885834493954?s=20
Que bela passada de pano!
Se fosse seguir essa lógica, então o PS4 Pro deveria ter melhores versões do que o Xbox One X, já que o PS4 vendeu muito mais.
A grande verdade dessa história é que Xbox Series X e PS5 são duas consolas com um gap de performance pequeno o bastante para que a diferença seja marginal na esmagadora maioria dos casos.
Mas algumas pessoas ao invés de olharem para a realidade, preferem fantasiar diferenças que não existem na prática:
Então quando percebem que a realidade não imitou as fantasias, começam a criar essas histórias, somadas com: “calma que as ferramentas vão chegar”, “Sony está pagando os estúdios para sabotarem as versões de Xbox”, etc..
E tens problemas na X que não tens na PS5, como o facto que só podes usar 10GB sem penalização na largura de banda.
O cara que tem o avatar verde, ele não é o moderador do Windows club?!
Bos.
Se o nome for blogaomobile é ele mesmo. Também conhecido como Jorge.
E o proprio Jorge, o dono mesmo
Gostaria de saber se certas pessoas vão dá as acaras aqui e ter a coragem de falar que o seu jorge é parcial e com a mesma energia que vem atacando Sr. Mario!
Eu não sou parcial Andy.
Eu digo as coisas. É diferente!
Eu não passo paninhos, só isso.
Não tenho nem nada contra a Microsoft, nem nada a favor da Sony, só quero é que como cliente se compro um produto me justifiquem o que paguei por ele.
E para isso quero qualidade, suporte, e quero a posse do que compro. Nada de alugueres!
Falando em placa de video, estou a comprar uma placa de video agora, já comprei a fonte de 1300w Xpg, mas a placa de video estou em um bico de sinuca…
Os estoques não chegou na Argentina ainda, e só tem os cambistas vigaristas, vendendo a preço de ouro, convertendo daria 45mil R$!
Eu queria pega a Rtx 4090 ou Rx7900xtx, mas não vale a pena por causa do estoque, pretendo comprar uma placa de video temporário, e daqui a 6 meses em média comprar a que eu quero, a pergunta é se vale a pena pega a RTX 3080TI e futuramente trocar ou aguardo os 6 meses?
Depois da troca essa placa vai ficar no terceiro PC, para jogos 1440p.
A pergunta é: Pra que vc precisa de uma 4090? Você trabalha com isso?
Sim… modelagem 3D, mas às vezes dou aquela jogada de leve
Show!
Se não for invasiva a pergunta, trabalhas na indústria de games, Andy? Ou é modelagem industrial, ou na publicidade/cinematográfica?
Mercado publicitário e mercado de construção civil.
Quero atuar no mercado de games onde esta em alta, estou nos estudos para um dia talvez fazer “meus jogos” ou meus personagens rsrsrs
👍🏽 Na torcida por você! Que você tenha sucesso nessa empreitada! Quando tiver alguma coisa do meio e puder e quiser divulgar, sinta-se à vontade pra nos mostrar, pois somos curiosos e interessados!
Obrigado de coração Juca!
Isso me alegra muito 🖖
Para jogar a 3080TI já é mais do que suficiente. Não considero a 4090 uma GPU para usuário domestico. A depender do preço, pegaria uma 4080. Mas só quando o preço baixar.
Eu considero a 4090 um GPU fantástico. Mas pura e simplesmente nunca o compraria pois não considero correto dar ao mercado sinais de que um produto com esse tipo de preço é aceitável.
Porque se o faço nunca mais me livro de produtos cada vez mais caros.
Então… acabei comprando a Evga Rtx 3080ti 12g Ftw3 Ultra. Quando as lojas passarem a vender e ter um preço mais acessível eu pego a 4090.
A 4080 não faz sentido para mim, muito menos a 4070ti que compete diretamente com a 3080ti, a 3090ti consome horrores, as placas AMD não são bons para aérea 3D, mas as novas mudou esse cenário e se eu for comprar uma placa de video cara, geração nova, então que ela tenha grande diferencia para geração anterior, que no caso a 4090.
Rapaz
XsX tem CPU pouco melhor, uma GPU melhor
Tem suas questões com a memória
Mas acho que se os devs dedicassem o mesmo esforço em ambos a versão do XsX
Também concordo que a parte comercial influência
De todo modo esses consoles são muito parelhos por todos os detalhes já amplamente debatidos aqui, não há aqui o cenário anterior XoneX vs PS4 Pro onde este primeiro 99% dos casos levou os comparativos
Isso apenas faria sentido caso todos os jogos fossem construídos usando a mesma engine. Mas como temos engines diferentes, logo são formas diferentes de se explorar o hardware e extrair performance. Prova disso que no universo PC, alguns jogos podem ter mais performance em GPUs da NVIDIA, e outros em GPUs equivalentes da AMD, e isso não ocorre porque se aplicou mais esforço em uma ou outra, mas sim pela maneira como cada engine funciona.
https://twitter.com/CarlosEduardoCD/status/1337183683774701570?s=20
Veja o vídeo acima em que o John Linneman sugere que as APIs do PS4 são bastante “amigáveis” ao desenvolvedor, enquanto que no lado do Xbox One, existe certa reclamação de desenvolvedores. Mas como o Xbox One X possui um hardware bem superior em relação ao PS4 Pro, eventuais perdas de software não mudam o cenário como um todo, ou seja, o Xbox One X quase sempre recebeu versões melhores. Agora a situação é diferente, justamente porque o gap é bem menor.
Outro ponto que considero importante, é que na Sony tens optimização para apenas 1 SKU que é o PS5, enquanto que na Microsoft são 2 SKUs, ou seja, Xbox Series S e X. Então, pode acontecer em alguns cenários das versões de Xbox estarem recebendo é mais esforço por parte dos devs, justamente por possuir mais SKUs para se optimizar.
Então na minha opinião, embora possa acontecer em alguns casos, no geral essa questão comercial soa mais como uma desculpa, ainda mais quando se trata de jogo day one no Gamepass rodando melhor no PS5. Meu palpite é que principalmente em estúdios pequenos, APIs amigáveis e fáceis de se extrair performance podem fazer alguma diferença. Já estúdios maiores como Ubisoft e EA possuem equipas inteiras dedicadas para se extrair o melhor de cada um.
Só piora um pouco porque nem a MS com suas engines proprietárias mostraram a que vieram, e a princípio, a Unreal 5, que é a engine provavelmente mais popular no mercado parece estar melhor no PS5, ao menos, foi o que se viu na época de Matrix Awakens, que mesmo com ajuda da Coalition do lado do Xbox, esse ainda levou a pior nos comparativos.
As diferenças de capacidade de hardware parecem ser mínimas até aqui, porém o que o Linneman diz aí pode ser só uma maneira de justificar porque as previsões deles (DF), de superioridade inconteste do SX, não se realizaram.
Então, pode ser só advocacia em causa própria.
Mas de fato, na teoria, o SX deveria ser mais capaz, mas também é uma bela exemplificação e comparação de “paralelismo vs clock”, ou mesmo, de como modificações em outros pontos dos hardwares deveriam ser levados em conta ao invés de não repensar estruturas intermediárias e apenas buscar-se um poder bruto teórico.
No fundo penso que cada estúdio vai contar uma história diferente. No Xbox One X vs PS4 Pro, alguns jogos rodavam em 1800p no OneX e 1440p no PS4 Pro, outros 4k nativo no OneX e 4k checkerboarding (1920x2160p) no PS4 Pro, outros 1620p no OneX e 1440p no PS4 Pro. Isso mostra uma variação na diferença de pixels, mas como o OneX sempre vencia, ninguém precisava explicar nada rsss. O mesmo ocorreu em PS4 vs Xone. Em alguns casos o Xone apresentou frame-rate um pouco mais estável, mas como a diferença de pixels estava favorável ao PS4, ninguém questionava. Agora que o gap entre os concorrentes é menor, todos querem arranjar explicações de diferenças que sempre existiram devido a forma de trabalho que cada estúdio possui.
Convém lembrar aqui que a PS4 Pro podia ter 8 Tflops de performance se a precisão fosse 16 bits (algo que a X não suportava). E isso, apesar de não ser usado sempre pois traria implicações na qualidade de imagem, podia ser usado em algumas situações.
Nesse sentido tivemos mesmo jogos que andavam muito, muito perto nas duas consolas. Mas claro, dependia do suporte do motor.
Existem muitos devs a abandonar o DX12 em detrimento do DX11. Pura e simplesmente o DX12 é complexo e moroso de se retirar as performances, que nem sempre compensam verdadeiramente face ao tempo dispendido.
https://www.gamedeveloper.com/programming/living-with-vulkan-and-directx-12
Daí que o facto de o API da Sony ser muito mais simples e com resultados muito mais diretos seja uma vantagem.
Isto é um problema que desconheço se tem solução pois convém perceber-se que o DirectX 12 não pode nunca ser tão simples pelo facto que abrange uma enormidade de arquitetura, GPUs, CPUs e Chipsets diferentes, ao passo que o API da Sony é para aquele hardware e aquele hardware apenas.
A Xbox não usa exatamente o mesmo DX12 do PC, apesar de 100% compatível com ele. Mas sofre pela estrutura que herda, e que até aproveita para suportar 2 SDKs diferentes.
Isto pode parecer que 2 SDKs até pode nem fazer muita diferença num API, mas faz. O simples facto de não poder ser directo ao hardware traz logo implicações. Esse foi o motivo pelo qual a Sony quis que a PS4 Pro trouxesse a compatibilidade por hardware e fosse basicamente 2x a PS4. Dessa forma não tinha de alterar o API e perder as vantagens
No papel, pelas especificações a X supera a PS5. Na prática são equivalentes.
Se eu te der um GPU de 12 Tflops e outro de 10 tu sabes dizer qual é o melhor?
Sabes se eles tiverem a mesma arquitetura, porque se não tiverem não sabes. A arquitectura conta devido à eficiência interna. Uma coisa é a capacidade de cálculo, outra a eficiência. Tu tens uma capacidade de cálculo, mas depois vais ter perdas devido aos tempos idle do GPU causados pelas dependências, pelas transferências de dados, organização de dados, etc.
Aliás essas perdas são de tal forma significativas que o conceito de GPGPU surgiu delas. Aproveitar as pausas no pipeline gráfico para se processar outras coisas em paralelo.
Mas nem mesmo com um GPGPU a funcionar tu tiras partido da total capacidade de cálculo de um GPU, e é por isso que os Tflops continuam a ser uma medida teórica de performance.
Ora a Série X deveria ser mais potente que a PS5. Eu mesmo, quando as consolas foram apresentadas achei isso. Consolas com o mesmo hardware e uma mais potente que a outra, com mais largura de banda, mais Ray tracing, etc, etc.
E ainda por cima quando a consola foi apresentada e se falou que a PS5 poderia fazer downclock, algo que na altura ninguém percebeu como funcionária e se acreditava ser um descer para a zona dos 9 Tflops, ho ho. A PS5 era um barrete.
Confusões que a apresentação melancólica do Cerny não ajudou a desfazer.
https://www.pcmanias.com/xbox-serie-x-vs-ps5-a-comparacao/
Mas eis que vejo, revejo e revejo a apresentação… E começa-se a fazer luz no fundo do túnel.
A PS5 não faz downclocks, ela sustém os 10,28 Tflops. O que o Cerny aborda é num caso extremo de se passar o orçamento energético, e onde uma consola normal desejaria.
E afinal os 10,28 Tflops, apesar de menos que os 12.15 Tflops da X poderiam não ser inferiores. E isto porque a Sony fez algo que a Microsoft não fez… Mexeu nas eficiências internas da consola.
Cache scrubbers que permitem processar não por etapas mas de forma contínua, ausência de check in dos dados lidos do SSD e que permitem usá-lo como se fosse RAM, um sistema de I/O revolucionário acompanhado de um descompressor brutal por hardware, maior velocidade a compensar os CUs para maior eficiência na performance disponível, e outras pequenas coisas.
Aliado a isto começo a perceber que a X tem alguns pontos negativos, nomeadamente a sua estrutura de memória que não lhe permite manter a largura de banda em mais de 10 GB de RAM, atirando os valores para algo inferior ao da PS5 quando se usa mais, e uma velocity architecture criada acima de tudo a pensar em texturas parciais residentes, algo que poucos ou nenhuns motores utilizam.
Basicamente, lendo alguns artigos académicos sobre o que os cache scrubbers pode fazer, percebi potenciais ganhos de até 18% de performance. Exactamente a diferença da PS5 face à X em Tflops teóricos. E isto queria dizer que, se a consola for devidamente usada, até poderia passar a X. Algo que não aconteceria sempre por estarmos a falar de algo novo e proprietário que nem todos vão usar convenientemente ou vão saber usar devidamente.
Mas a conclusão era simples. Os sistemas eram muito equivalentes, e iríamos ver uns jogos melhores na PS5, uns melhores na X.
Isso aconteceu… E modéstia à parte, eu nestas coisas, apesar de ser apenas humano, tenho muita perspicácia, e para quem não me conhece pessoalmente e profissionalmente, tenho uma página cheia de previsões sobre performance de hardware e software desde 2013 e onde acertei em cheio em todas.
E hoje em dia todos sabem que é assim, e até dizem que já se sabia que era assim, mas o certo é que quando eu afirmei as coisas que afirmei, nessa altura ninguém concordava.
https://www.gamesindustry.biz/microsoft-in-brussels-sound-and-fury-signifying-nothing-opinion
“Gritaria sem nenhum conteúdo”
Falei aqui q a MS adora mareting de “gritaria” na internet que engaja Fanboys e atrai quem tem mais potencial de ser fanatico.
Ta ai uma opiniao que suporta isso que que escrevo por aqui de vez em quando.
E no final o cara resume “se a MS conseguiu empurrar narrativa que é coitada, e nao vale 20x que a concorrência” para ter chance do negocio ser aprovado.
Nem sei o que dizer… Porque o que está aqui só não vê quem não quer… Confesso que tinha escrito um artigo com estes mesmos argumentos e decidi não o publicar. Mas perante isto, não posso, no mínimo dizer que concordo com tudo o que é aqui dito.
A Microsoft, empresa de trilioes que está a gastar em aquisições quase o valor da Sony vir fazer-se de coitadinha é algo que considero simplesmente patético.
Enquanto a Microsoft anda a tentar comprar estúdios em que depois o talento se vai embora, a Sony atrai talento que forma novos estúdios!