Performances à parte, o SSD da Xbox foi concebido de uma forma que o torna mais simples de usar, mais versátil, e mais fácil de ser expandido.
Nota: Este artigo foi alvo de uma troca de revisões, tendo uma revisão original e antiga sido publicada em vez da final, sem que nos tenhamos apercebido de tal. Pelo facto, e acima de tudo pelas imprecisões que a versão original continha, as nossas desculpas.
Nota2: Artigo actualizado com novos dados fornecidos pelos nossos leitores e relativos ao SSD interno da Xbox ser encaixado na motherboard, mas não soldado.
Após o teardown da Playstation ficamos a conhecer como é o SSD da Playstation, e o que vimos foi que o mesmo encontra-se integrado na motherboard da consola.
Esta situação tem como consequência que um eventual problema no SSD arrastará consigo a consola para uma reparação. Algo que não aconteceu com nenhuma consola da sony desde a PS2, onde o disco era um componente separado e que podia ser removido em caso de problemas.
A PS5 é assim a primeira a trazer o disco embutido na motherboard, o que, mesmo que possa ser uma mais valia a nível de custo de produção, não é uma mais valia a nível de reparação.
A expansão deste disco irá ocorrer por intermédio de uma baia de expansão que obriga à desmontagem da tampa lateral para acesso. E apesar da versatilidade da baia que suporta vários formatos de discos NVMe, esta é uma baia única. Isso quer dizer que uma expansão, tendo a vantagem de acrescentar capacidade de armazenamento ao SSD de origem, só pode ocorrer uma vez. E isso quer dizer que é bom que os utilizadores pensem imediatamente num SSD com capacidade generosa, sob pena de não terem mais possibilidade de expansão.
A Xbox funciona da mesma forma, possuindo um SSD má board, mas distingue-se no entanto pelo facto que ele é apenas encaixado e não soldado (fonte), bem como pela versatilidade de expansão do mesmo.
Como se vê, o seu SSD, de origem está igualmente na motherboard, mas sendo encaixado e não soldado a reparação é muito mais simples. No entanto a grande, grande vantagem surge na expansão, pois essa não requer abertura da caixa, sendo um cartão que se insere numa ranhura. E pela possibilidade de remoção e inserção rápida (hot wap), pode-se facilmente trocar o disco por outro, podendo-se possuir dois ou mesmo três ou quatro, ou outro número qualquer de SSDs.
Ora esta situação não só oferece basicamente espaço ilimitado, como a facilidade de o cliente poder comprar um novo SSD sem se preocupar se ele será suficiente para toda a vida útil da consola. Pura e simplesmente se precisar de mais… compra outro, e troca-os quando quiser.
Este é um pequeno GRANDE detalhe, e um ponto altamente positivo a favor da Xbox. E nem o facto de Sony poder usar SSDs standard no mercado, enquanto que os cartões da Xbox são proprietários, o que pode causar que o custo dos SSDs da Xbox seja superior, anulam que a solução da Microsoft seja de uma versatilidad e capacidade de expansão tremenda.
A xbox nao tem o ssd tb ele embutido na motherboard?
Rui, peço desculpas… este artigo estava como rascunho e não era para sair assim, tendo saido por erro!
Vou corrigir o mesmo num instante, e tentar colocar a versão correcta online!
Já está.. e publiquei uma nova notícia explicando o que se passou!
Ainda bem que comentaste…
Será que interpretei bem? A baia de expansão da PS5 só dá para usar uma vez? Depois de lá meteres um nvme, não o podes retirar/trocar? Ou dá mas implica reformatar todo o storage?
Também achei estranho, mas creio que foi só confusões de palavras.
Meus únicos contatos com SSD foram a instalação no lugar de um HDD e o meu notebook que já vem com SSD soldado na placa, fora isso duvido muito que sejam componentes que só podem ser colocados a única vez.
O que eu acho que ele quis dizer é que no Xbox você pode fazer o hot-swap, alterando a capacidade sem a necessidade de desligar o console, tipo como os memory card na época do PS1 e PS2, já para o PS5 para alterar é necessário desligar o console( daí não sei se o nvme é hot swap), não sendo possível alterar o armazenamento enquanto jogas
Eu também estou confuso com o que o Mário quis dizer.
A partir do momento que é uma baia de expansão, uma vez cheia, o máximo que podes fazer é trocar por outro SSD maior. Mas não foi anunciada qualquer capacidade de swap como na Xbox, onde podes ter alguns jogos num SSD externo e outros jogos em outro, e basta trocar o SSD para lhe aceder.
Peço desculpa Mário
Será mesmo viável adquirirmos 2T pelo preço de outra consola nova? Isso faz sentido? As 2 companhias ainda não se pronunciaram mas quanto tempo demorará uma nova instalação de um jogo com estes ssd? Não sei na Xbox mas a ps através da nuvem gravas a tua evolução do jogo. Mais tarde podes recuperar esses dados quando quiseres jogar novamente. Tens é que instalares caso tenhas delitado. Mas quanto tempo estamos aqui a falar? Será mesmo necessário armazenarmos os jogos todos que compramos se tivermos acesso a eles através da nuvem numa questão ínfima de tempo? Obrigado
Os preços vão cair… Daqui a 2 anos, quando precisares mesmo de um, eles custam metade.
Entendido Mário e Livio, obrigado. Nunca tive a expetativa da expansão do SSD da PS5 ser hot swappable, até pelo trabalho que dá a trocar.
Mas não sabia que a Xbox o permitia fazer! Não acredito que nos primeiros tempos existam muitos utilizadores com mais que um ssd externo (ao preço que atualmente se pratica), mas é, sem dúvida, uma excelente funcionalidade para a Xbox.
O formato de expansão do Xbox é o cfexpress e o que está na placa é o mesmo utilizado nos dispositivos surface
O SSD interno do XSX não é soldado, tem um youtuber BR que fez uma análise sobre, mostrando imagens já divulgadas pela Microsoft sobre o projeto XSX e ele compara este Slot ai ao Surface Pro que usa um SSD em tudo similar as imagens apresentadas pela Microsoft. De modo que fica claro que o SSD interno do XSX tem slot de encaixe.
https://www.youtube.com/watch?v=7xhZJCQGM0M
Ai pra quem quiser retirar suas dúvidas.
Não sendo soldado ele perde em latência mas ganha em confiabilidade, manutenção
Hummm… Um dado muito interessante. Tenho de rever o artigo…
Pois, fora da garantia evita a compra de um novo SOX
Mas agora pergunto? A avaria do ssd interno de origem não pode ser substituído pelo ssd da baía de expansão ou pelo cartão externo no caso da Xbox para o sistema funcionar? Ou sem esse a consola não funciona? Pergunto isso porque:
1- mesmo por encaixe e não soldado obriga em caso de avaria à entrega da consola para reparação, pois o seu acesso obrigará à violação da garantia;
2-o custo de reparação fora da garantia na Xbox não deverá andar longe de um cartão ssd proprietário. Já na ps o custo de um ssd deve compensar fase ao arranjo ou a um sox novo;
3-Para quem adquire um ssd adicional é estatísticamente difícil ter problemas logo nos 2 ssd;
4-pelo que concluo que se dentro da garantia para ambas as consolas obriga à sua entrega, fora da garantia provavelmente acabamos mesmo por resolver o problema com a compra de um ssd de acréscimo, pois também ninguém sabe o preço do ssd interno do Xbox, então, perante estes argumentos faz-me mais sentido não ter que perder latência durante a vida útil da consola, tendo esta grande impacto no dia a dia. Apesar de se poder considerar o contrário acabo até por achar a solução ps mais pro consumidor. Gostava de saber a vossa opinião. Diverge assim tanto?
Amigo Mário, seu que o estou a falar não está em questão no debate, mas gostaria de saber sua opinião sobre o jogo indie the pathless do ps5 que nao roda a 4k60 fps,ele é de mundo aberto, mas com gráficos mas simples. Você acha que o ps5 nao aguentaria rodar esse jogo a 4k a 60 fps sem problemas? Penso que por o jogo ser de um estúdio pequeno não tenha recebido um port melhor, lembrando que ele tem a opção 4k 30 fps e 60 na resolução padrão do jogo, que não sei qual é.
Não me vou pronunciar sobre isso. Os jogos indie são jogos desenvolvidos por pequenas equipas e com orçamentos baixos. Estão longe de serem modelos de optimização, especialmente se o motor for proprietário.
Daí que não concluo nada sobre isso, até porque muitos jogos Indie que correm a 30 fps nas consolas atuais, quando comparados com um TLOU2 dão para nos questionar-mos porque raio não correm a 120 ou mais frames.
Cada jogo é um jogo, cada motor é um motor. Não conheço o jogo, mas sendo indie, se está a 30 fps é porque há algum tipo de limitação no código que impõem isso, e que não passa forçosamente pela falta de capacidade da consola.
Obrigado Mario tenho o mesmo pensamento, Só que tem uns canais chamando o ps5 de lixo por conta disso.
Sabes que para pensar são preciso pelo menos dois neurónios… E há quem só tenha um.
São as mesmas pessoas que ignoram o fato de que a resolução de Yakuza 7 precisa cair para 1080p no Xbox Series X caso queira manter 60fps constantes.
É muito complicado julgar o hardware sem avaliar o jogo, seu motor e o time de desenvolvimento.
Certamente a praticidade e comunidade no que toca à troca, expansão ou reparação do SSD da Xbox series X è inegável e impossível de ser vista como nada além de um plus e uma mais valia para quem a adquirir, mas posto isto, vou rezar a todos os Santos para não termos muitos problemas, quiçá nenhuns com o SSD da PS5 e que ela dure pelo mesmo até sair a 6 ou estragar dentro da garantia ou até me fartar dela, visto que será a consola que irei obter, visto que o budget não dá para as duas
A PS5 permite é que coloques os jogos em discos externos USB. Mas depois se os quiseres jogar, terás de arranjar espaço ou no SSD interno, ou no de expansão
e do mesmo para jogar os jogos da ps4 no modo Game Boost
Não estou a ver que precises de meter os jogos no SSD para o modo boost (apenas para ganhar em tempos de loading).
Foi o que li na ign Portugal
https://pt.ign.com/playstation-5-2/92095/news/ps5-nao-permite-correr-jogos-atraves-de-qualquer-disco-externo?fbclid=IwAR27uM8fPuqa4a31HfVlRSEJw0OD0YAuDkDNa59o1-RHwd1MZjcG6-diNlo
Estou a ver… Mas isso não tem lógica em todos os jogos. Talvez os Open world…
Sim estou consciente disso Mário, devo utilizar porque com a retro, claro que vou aproveitar para jogar jogos de não joguei
OFF: Estão dizendo no twitter que The last of us remastered sofreu uma otimização e agora loads que duravam aproximadamente 2 min, cairam pra aproximandamente 16sec, mesmo usando HD, sera que trocaram o Zlib pelo kraken ?
Desculpe se parecer Off Topic mas recentemente ouve uma atualização do The Last of Us para PS4 onde há incrível melhoria nos tempos de loading… Acho que atualizaram os drives do jogo trocando o Zlib pelo Odlle desculpe se alguém já comentou mas a diferença é brutal!
https://youtu.be/wdcHcTTK57s
Creio que não mudaram para Oodle Textures. O Fabian, que é desenvolvedor da Rad GAme Tools explicou no seu twitter.
https://twitter.com/rygorous/status/1320129355264081921?s=20
Mas é praticamente certo em dizer que a Naughty Dog está atualizando seus jogos para tirarem algum proveito do PS5 no modo de retrocompatibilidade. Como reescreveram o código de carregamento, já soltaram o patch que também vale para o PS4.
O Leviathan também forneceu algumas informações, complementando o raciocínio do FAbian.
https://twitter.com/LeviathanGamer2/status/1320160484323110912?s=20
Parece que o SSD compartilha do mesmo dissipador de calor da APU da PS5, meu medo nem é o reparo do SSD, são os custos ocultos do reparo do SSD e outros chips que compartilhem do mesmo dissipador de calor, principalmente refazer o metal liquido da APU, aumentando ainda mais os custos de reparo do console, enquanto que no xbox basta ir no shopping comprar um cartãozinho CFexpres removível e trocar em casa já que é o aparelho é de facil desmontagem.
Algumas dúvidas:
O ssd da sony é composto por mais de um chip de memoria… imagino que se der problrma em algum, os demais continuam funcionando.
Mais importante que isso, seria bom se o ssd de expansão pudesse usado em caso de dar problema no ssd principal
Tem alguma noticia sobre isso?
A performance do SSD é garantida pelo acesso simultâneo do controlador aos seus 12 canais. Se algum módulo der problema, compromete todo o SSD.
Mas honestamente eu não estou preocupado com isso. A Apple solda SSDs placa-mãe de Mac Book Pro desde 2015. Dell também faz, smartphones, etc.
O SSD principal contém o OS. Sem ele a consola não arranca. Mas convém não esquecer que se trata de uma memória, e que como tal deverá ser bem durável.
Qualquer avaria numa das memórias comprometeria as performances do SSD mesmo que ele continuasse a funcionar.
O meu maior problema com esse ssd na placa mãe é que sou bastante nostálgico e gosto de revisitar jogos antigos e como a Sony tem ojeriza a sua própria história e não mantem retrocompatibilidade com a maioria de seus consoles, quem me garante que em um eventual PS6 a arquitetura seja completamente diferente e não tenha retro com o PS5 e PS4. Dizem que um SSD pode durar 80 anos fazendo leituras e escritas em uso normal, mas a PS5 tem várias funcionalidades que podem reduzir essa vida útil como as gravações automáticas, logo meu medo é que mesmo com manutenções preventivas em 15 e 20 anos um PS5 se torne inutilizável.
Não sabemos, mas as gravações automáticas poderão ser opcionais.
Off: Mario tenho aqui um link com um
entrevista ao Jason Ronald da Xbox, a falar do hardware penso que haja informação interessante sobre o mesmo, mas no geral não responde as perguntas que temos sobre a falta de raytracing e a falta de gameplay de novos jogos, tem informação que ainda não tinha escutado, pergunto se tu já o tinhas ouvido, portanto dá uma “vista de olhos” e se quiseres comentar, adoraria ler a tua visão sobre a entrevista
https://youtu.be/gP5X0W6Vz1Y
A única coisa que ouvi que foi novidade para mim, foi a confirmação que a mudança entre jogos leva a que se escrevam vários GB no SSD.
Isso quer dizer que o espaço livre da consola na realidade é inferior ao indicado pois a consola vai recusar encher a partir de um determinado valor para poder manter a característica.
Quer igualmente dizer que o SSD vai ser exposto a mais gravações do que as desejadas, o que pode comprometer a sua vida útil.
Fica por responder como funciona o SFS e se ele requer, ou não, igualmente uma reserva de 100 GB no SSD!
Realmente é um alarmante para a vida útil do produto. Estava também à espera que ele explica-se melhor a tecnologia SFS, acredito que só depois do lançamento é que teremos tal informação
Off topic:
Já saíram unboxings dos Xbox Series X/S e podem conferir em canais em português visto que youtubers brasileiros receberam, para os lusos existe um unboxing em português do PS5 de um youtuber chamado Bernardo, todos os unboxings são de unidades para venda retalho, logo as que se encontrarão à venda, quem quiser pode pesquisar eu encontrará