A situação está provada e pode ser testada num website. Basta ouvir-se o som da pessoa a teclar para se perceber tudo o que está a escrever.
A privacidade… acabou! Não basta agora que não se veja o que estamos a fazer, como é preciso que não se ouça.
Bem, na realidade isto não é novidade, mas a realidade é que agora o processo está simplificado ao máximo. E um mero website pode aceder a um microfone instalado num computador e dessa forma obter informação sobre tudo o que ali é introduzido.
O que é realmente interessante é que isto não é um Keylogger, ou seja, nada é instalado no PC, mas tudo é feito remotamente baseado apenas no som capturado por um microfone.
O programador da tecnologia é Georgi Gerganov, que desenvolveu um software inteligente que, baseado no som, é capaz de saber o que está a ser teclado. E técnica funciona mesmo em teclados desligados e sem energia.
Para perceber como a coisa funciona podem ir ao site de Gerganov e testar. Avisa-se que para sucesso à primeira se necessita de um teclado mecânico barulhento e um domínio firme do idioma inglês.
Eis um vídeo do software a ser usado.
Complicado… Impressiona a engenhosidade na elaboração do algorítimo de análise de sensibilidade apurada do som, mas vou te dizer que na prática o propósito mais usável para isso será para atividades crackers de black hats.
vai ficar bem complicado isso mesmo.
se não foi feito na mão, qualquer serviço de inteligência conseguiria fazer só na força bruta, eu acho.
grava centenas de pessoas digitando um texto fixo e compara os barulhos com o texto digitado.
joga tudo para dentro de um computador com ML e deixa ele soltar o padrão.
Por falar nesse tema
Só eu que fico incomodado com o barulho que faz o controle do Xbox Series?
Não lembro dos controles do Xbox One serem assim
Chega a incomodar
Sim,bate muito mesmo …. principalmente em escrita ..eheh
Off…lá peguei na ps5 e 2 horas de astro playrooom,já é um recorde de jogatina dos últimos 2 anos para mim 😉 .para jogo gratuito está muito bom mesmo ,ao nível de bons plataformers com temática de recordações a mistura.
É um jogo muito impressionante para apresentar o dualsense, e sim, penso que se manterem a criatividade, terão um bom jogo ao estilo do Mario de boa qualidade, o robozinho também tem lá seu carisma!
Faz falta algo do género na Xbox ,tenho a série s e não vejo nada que queira testar ou jogar.tenho usado para ir a NET apenas ;(
Testei a demo do matrix ,nota-se muito a quebra na resolução mas deixa esperanças que o unreal engine poderá ser bem aproveitado pela série s.