Shuei sairá a 15 de Janeiro de 2025. Mas não se vai reformar.
Quem não conhece Shuei Yoshida?
Pessoalmente acho que este senhor nunca teve o devido reconhecimento dentro da Sony (Playstation), e que ele deveria ter um cargo bem mais proeminente. Mas infelizmente, isso não aconteceu e Yoshida perdeu mesmo o cargo de Presidente dos Estúdios Sony em 2019, e agora, ao fim de 31 anos, Shuei vai largar a Playstation.
Shuei é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Playstation, e o seu cargo consistia em visitar diversos estúdios, fossem Sony ou outros, e dar aconselhamento na direção a tomar para o desenvolvimento do jogo. E ainda bem recentemente os programadores de Stellar Blade deram uma entrevista, onde referiam que não fosse por Shuei e seu jogo teria sido bem menor não fosse por Shuei lhes ter reconhecido valor e apostado neles financeiramente.
Essa entrevista está aqui.
Shuei teve também um papel preponderante no sucesso da Playstation 4, quando com um vídeo de alguns segundos, onde demonstrava como funcionavam os usados na PS4, arrasou toda a politica de DRM de software e controlo de posses que a Microsoft pretendia implementar na sua Xbox.
Ainda nesta fase, quando foi conhecido que a PS4 seria até 40% mais capaz que a Xbox One, e a Microsoft respondeu com a célebre frase “Nós criamos o DirectX. De forma alguma deixaremos a Sony ter uma vantagem de 40%“, Shuei respondeu com:
E efetivamente o que vimos foi que a geração mostrou maioritariamente jogos 1080p na PS4 e 900p na Xbox One, revelando os 40% de performance adicional.
É com pena que vejo este senhor icônico a retirar-se. A industria dos videojogos fica a perder com isso, mas não a 100%, pois Shuei pretende manter-se ligado à mesma.
Seems that Yoshida is not retiring from the industry but will be leaving SIE pic.twitter.com/DFBELsRjA0
— Wario64 (@Wario64) November 27, 2024
Acho que a maior ”tragédia” nem é ele sair da Sony, é o facto de ser o ultimo de uma linhagem de uma PS que se perdeu, o fim de uma Sony outrora focada na qualidade e na inovação, o que resta é uma Sony apostada no lucro fácil, e o Sr Yoshida apenas apaga a luz.
Creio que ele saiu porque já sabe os rumos da divisão PS e nao deve ter gostado nada. Totoki assumiu no lugar de Jim Ryan e já ta fazendo grandes mudanças na divisão, uma delas antecipar jogos no PC. Não duvido que a ideia desse senhor seja colocar tudo day one lá. Shuhei abandonou o barco antes que ele afunde.
Mário, o nome de Shuhei Yoshida está errado, tanto no título como no corpo do texto. É Shuhei e não Shuei.
Provável dança das cadeiras no grupo Sony onde Yoshida saiu perdedor, mas mal sabe o grupo que quem perde é ele próprio (Sony).
A Sony em si está uma vergonha. Ontem foi aniversário de 30 anos do principal produto dela, o que a fez salvar do buraco e o que ela fez? Nada.
Até mesmo o boot do PS1 no PS5 é temporário, que mancada.
Ainda digo, a comemoração do aniversário de 20 anos foi melhor que a de 30.