Showcase da Xbox foi dos melhores de sempre. Mas acabou por mostrar fragilidades da Xbox

O Showcase da Xbox deixou agua na boca, mas infelizmente mostrou igualmente uma Xbox que é já incapaz de competir por si só!

Diga-se que se o último Showcase da Xbox fosse mostrado à uns anos atrás, garantidamente a Xbox não estaria como está. Grandes jogos, e em quantidade. A Microsoft, depois de anos a acumular lançamentos que foram sendo adiados, finalmente mostra tudo o que tinha acumulado. E o resultado foi algo impressionante, particularmente numa altura em que a Sony parece dormente e, atualmente, sem grandes lançamentos no horizonte (algo que se espera mude ainda este ano com a apresentação da PS5 Pro).

Gears of War: E-Day

State of Decay 3

Indiana Jones and the Great Circle



Perfect Dark

South of Midnight

Starfield: Shattered Space

Avowed

Fable

Gears 6



Os nomes de cima e outros foram jogos apresentados pela Microsoft e que deixaram água na boca. Basicamente este apresentação fez lembrar os velhos tempos da E3, e nesse aspeto criou um tremendo saudoso.

Mas analisando a coisa a frio, a realidade é que estes jogos já eram devidos à muito. O Indiana Jones and the great circle foi apresentado pela primeira vez em Janeiro de 2021.

Fable foi apresentado em Junho de 2020, Perfect Dark em Abril de 2020, e State of Decay 3 e Avowed foram também apresentados em junho de 2020. Basicamente estes eram jogos prometidos desde o inicio da geração, sendo que só agora tiveram direito a trailer ingame.

Como referido, o agora apresentado, apesar de impressionante, não é mais do que os jogos que estavam entupidos e prometidos à anos. E que saindo agora todos juntos dão ideia de uma fartura que esconde a seca que ficou para trás.

A novidade… Foi Gears 6… Que se ficou por uma cutscene.



Mas CGIs e jogos adiados à parte, o Showcase da Microsoft foi dos melhores dos últimos anos, e bateu claramente aos pontos todos os State of Play da Sony nos últimos tempos.

Infelizmente o apresentado vem numa altura em que a pujança da Xbox já era. E nesse sentido, juntamente com a apresentação tivemos direito a declarações do Phil Spencer onde este dizia “Vão ver mais dos nossos jogos em outras plataformas“, mostrando claramente que a Microsoft já não trabalha exclusivamente para a sua consola, e vai lançar mais e mais dos seus títulos na Playstation.

Basicamente o grande problema da diversidade de jogos apresentados é o atual estado da Xbox. Com um volume de vendas de deverá atualmente rondar os 30 milhões de consolas, a Xbox revela-se incapaz de gerar as receitas que cobrem as despesas de todos estes jogos, necessitando de recorrer a outros mercados. E se o mercado PC até ao momento era suficiente para suprimir as carências, com a aquisição da Activision, as coisas mudaram, e nesse sentido a Microsoft tem de ir buscar receita adicional a outros locais. Esse é o motivo com suporte da PlayStation e Switch, e igualmente o motivo pelo qual as ainda exclusividades Xbox irão manter-se, mas temporárias, passando depois os jogos para a Playstation. Um sinal de uma marca fragilizada, e que rouba muito do impacto que está apresentação teria sobre a consola. Ocorre-se a mesma à dois anos atrás, e a Xbox poderia não estar neste momento como está.

Da mesma forma, o anuncio de três novas consolas mostram que a MIcrosoft não se encontra preparada para a luta com a Sony. A breves meses de a Sony anunciar a sua PS5 Pro, a Microsoft presenteia-nos com 3 consolas que na realidade não trazem verdadeiramente nada de novo, exceto novas cores e/ou preços mais altos.



A primeira é uma Series S Robot White com 1 TB de disco. Esta consola não é verdadeiramente uma novidade pois, com excepção da cor, agora branca, é exatamente igual à Series S Carbon Black lançada no ano passado. E é vendida ao mesmo preço de 349 euros.

O mais ridículo das consolas com mais capacidade de SSD, é que as Xbox series possuem slots de expansão para o seu armazenamento interno. Mas o preço dos mesmos tornam mais atrativa a possibilidade de trocar a consola por uma com mais armazenamento, do que de comprar a expansão.

A segunda oferta cai na mesma situação desta primeira. Trata-se de uma nova consola Xbox series X, Galaxy Black, Special Edition, com 2 TB de armazenamento, por 599 euros. Mais uma vez algo perfeitamente dispensável se os cartões de expansão fossem acessíveis.

A ultima oferta é uma Series X, adorávelmente, all digital, sem o leitor de BD que será vendida por menos 50 euros que a Series X standard, u 449 euros. Basicamente aqui não há nada de novo, excepto a remoção do custo do leitor de BD.



No entanto, basicamente, a Microsoft contradiz-se aqui. Por um lado apresenta uma consola com 2 TB que entende ter mercado, mas por outro mete a consola original com 1 TB sem leitor de BD no mercado. Uma consola que, ao ser all digital, tem mais necessidade do espaço em disco do que as outras. Não seria coerente a versão all digital ser a de 2 TB?

Basicamente a Microsoft apresenta mais do mesmo, sem haver um refrescamento dos preços. Um pouco o que a Sony fez, mas ao menos a Sony lançou uma versão Slim da PS5, e não novamente a mesma consola com novas cores.

Resumidamente, estas são ofertas algo estranhas. Não se tratam de versões Slim, ou sequer de versões mid tem, mas apenas e só as mesmas consolas com novas cores e mais disco.

Mas o mais estranho destes lançamentos é o Timing pois acontecem a poucos meses da Sony apresentar a Pro. E isso quer dizer que uma redução de preços para as tornar mais atrativas irá trazer muito descontentamento a quem as adquirir agora. Parece-nos assim que o timming de lançamento destas consolas não poderia ter sido pior.

Basicamente a Microsoft tem os jogos, mas não parece ter a oferta de hardware. E com os seus jogos a sairem no PC e, mais tarde, na Playstation, o Showcase no fundo soube bem, mas apenas a metade do que saberia em outras alturas.



 

 



13 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Sparrow81
Sparrow81
16 de Junho de 2024 8:56

Gears of War: E-Day não tem como ser um Gears 6 tecnicamente falando, pois a história se passa antes do primeiro jogo. Isso também pode indicar ser um jogo extremamente curto em campanha, até mais que os outros Gears, que tem campanha em torno de 10 horas.

Quanto ao Showcase, foi realmente muito bom, mas não teve o fator “wow”.

Mário, perguntei se faria um artigo sobre a última entrevista do Cerny e não obtive resposta sua. Estou no aguardo. Rsrs

Last edited 5 meses atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
16 de Junho de 2024 11:13

Na realidade, provavelmente se arrependeram do caminho que a história seguiu no 5. Não duvido que façam até um reboot na história.

Marvin
Marvin
Responder a  Hennan
24 de Junho de 2024 13:57

O Gears E-day é uma prequel e o universo Gears não teria espaço ou precisão para um reboot, pois é um universo grande e que dentro dele já pode apresentar novas histórias e personagens.

Livio
Livio
16 de Junho de 2024 11:29

Jogos acumulados, algo que vinha a ser dito aqui no sítio em artigos anteriores, um dia iriam sair e quando esse dia chegasse muitos iriam dizer que a plataforma teria jogos 1st novos.

Não vi a Showcase bem como não vi o último State of Play, mas se um dos únicos jogos estreantes em Showcase, o Gears, teve somente uma CGI então é um claro sinal que só será lançado daqui a alguns anos, lembrando que quando saiu a CGI do Hellblade em 2019 o estúdio nada tinha desenvolvido.

Juca
Juca
Responder a  Livio
16 de Junho de 2024 15:51

A Sony tem tido fracos showcases o último mais ou menos acredito ter sido o do spider 2, mas normalmente, ao menos têm se concentrado em coisas para o ano ou próximos meses, a MS está anunciando novamente games já anunciados e alguns deles certamente para 2025 e além.
Enquanto apresentação foi legal, gosyei de várias coisas, mas peca pelas promessas não cumridas já de outros carnavais, então, enquanto a MS não lançar uma sequência de games bons, vai ficar difícil a coisa acreditar na mesma promessa que não se cumpre nunca.

Last edited 5 meses atrás by Juca
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Junho de 2024 8:21

Sem problema. Aproveite bastante. Ficamos aguardando seu retorno.

Marvin
Marvin
Responder a  Juca
24 de Junho de 2024 14:34

Acho que para o próprio ano de 2024 o Xbox vai ter um ano forte, com: Age of Mythology, Flight Simulator 2024, Avowed, indiana Jones, Towerborne, DLC do Starfield, parceria com Stalker 2 e COD.

E como falar anteriormente, acho que é uma lista com peso, pois um Stalker 2 e COD serão Day One no Xbox Game Pass e acredito que boa parte dos jogos futuros também terão marketing de exclusividade e sem chegar ao PlayStation (pelo menos na ideia atual), segundo declaração do Matt Booty.

Netto
Netto
Responder a  Marvin
25 de Junho de 2024 18:10

Age of Mythology only PC correto?

Marvin
Marvin
24 de Junho de 2024 13:56

Alguns pontos:

A Microsoft não apresentou Gears 6, mas sim Gears E-Day que é um prequel, já sobre os consoles, não vejo que é contradição, mas sim uma estratégia em pegar tipos de públicos diferentes, onde poderá ter espaço para quem quer um Series X com mais espaço de SSD ou quem quer um Series X, mas com menor preço.

Sobre a declaração do Phil Spencer, até acho fora de tom, mas também tivemos a declaração do Matt Booty falando sobre exclusividades, então nem todos jogos chegarão ao PlayStation (até essa nova estratégia vigorar) e nem acho que isso diminui o impacto, já que esses jogos estarão no Xbox Game Pass e um fã do PlayStation não tem ideia se ou quando esses jogos chegarão, já que o Phil também pode estar falando apenas de jogos como Doom, Minecraft e COD, pois esses são certezas de jogos no PlayStation, tanto que no Brasil vi várias pessoas falando em também pegar um Xbox.

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Marvin
24 de Junho de 2024 20:47

Cara, você está falando semântica. Este é o sexto Gears, logo chamar ele de 6 não é errado, independentemente de onde ele fica na história.
Quanto aos jogos Xbox na PlayStation, quanto tempo você acha que isso vai durar? A geração tem 4 anos pela frente, a Xbox vende cada vez menos, o suporte está caindo, e tem uma PS Pro saindo.
Você está vendo a Microsoft recuperando o seu dinheiro com uma Xbox em queda? Aguarde… E vai ver os jogos todos no PS. Porque se isso não acontece já é só porque tem fan pelo meio que tem de ser preservado.

error: Conteúdo protegido