Quando a PS5 foi apresentada, as suas especificações enganaram todos. Mas uma equipa de engenheiros como a da Xbox deveria saber melhor.
Não me admira que a primeira reação às especificações das novas consolas tivesse sido de que a Xbox era a consola superior. E não me admira pois isso aconteceu aqui também na PCManias.
A questão é que aqui na PCManias, essa situação durou 3 dias, pois analisando com mais cuidado a apresentação de Mark Cerny, rapidamente percebemos o quanto fora da caixa a PS5 foi pensada, e como as suas alterações eram de tal forma significativas que os Tflops deixavam de ser uma métrica eficiente para medir a consola. E os artigos sobre a capacidade da PS5 ser igual, e até superior à Xbox apareceram imediatamente, algo que como sabemos, se tem vindo a comprovar.
Mas se isto é algo normal numa PCManias, não me parece normal acontecer com Phil Spencer, responsável pela Xbox e com contactos com a equipa de engenharia que desenvolveu a sua consola. E que lhe deveria imediatamente ter dito: cuidado que isso não é bem assim.
Mas o que aconteceu foi algo que considero até vergonhoso a este nível. Phil e outros diretores da Microsoft trocaram emails internos sobre como o seu produto era superior. Eis um desses e-mails para Satya Nadella.
Como se vê, Phil ignora todas as optimizações no hardware e potenciais ganhos de software, e como um ignorante na matéria, sem sequer consultar a sua equipa de engenheiros, cai no engodo dos Tflops, passando o mesmo superiormente.
O surpreendente, e daí a questão levantada no título sobre a equipa de engenheiros, é que, aparentemente, mesmo eles foram apanhados de surpresa com os resultados apresentados pelos primeiros jogos, e que deram origem a parangonas de notícias como: MICROSOFT ESTÁ Á INVESTIGAR O FACTO DE A XBOX TER MENORES PERFORMANCES QUE A PS5.
Ora se um website como a PCManias percebeu o que Mark Cerny (que também não é engenheiro de desenvolvimento de hardware), concebeu, porque motivo, engenheiros ligados ao desenvolvimento de hardware como os da Microsoft não perceberam o que as alterações da Sony poderia trazer.
Ou isso, ou calaram-se muito calados para não passarem vergonhas face aos superiores que andavam a enterrar-se valentemente nas suas afirmações internas.
Pelo visto o Phil caiu no conto dos 9.2 teraflops, clock fake e sei la mais o que a galera do flame inventou, mas admito que me pegou de surpresa o PS5 conseguir performance superior ao Xbox Series X no lançamento, de qualquer forma, parabéns aos engenheiros que trabalharam na criação do PS5
O hardware é o que é! 52 CU serão sempre mais complexos de paralelizar seja agora, seja no lançamento.
Os ganhos/optimizações da PS5 foram criados para serem automáticos. Como o Mark Cerny explicou, o hardware pode ser explorado e o seu uso optimizado, mas caso os programadores não o queiram fazer, os ganhos existirão sempre de forma automática.
É e pelo visto os dev ja não tem se preocupado tanto em otimizar seus jogos, essa geração tem sido desastrosa nesse sentido, salvo alguns studios como a insomniac que tem entregado jogos decentes e bem otimizados para o ps5, e o DLSS e o FRS que vieram para ajudar a obter mais desempenho acabou se tornando uma muleta para os jogos dai o jogo sai todo cagado e voce praticamente tem que habilitar a função para ter um desepenho minimamente decente em alguns casos, porque tem casos que nem isso salva, ainda mais agora com os frames generation que do DLSS 3 e FRS 3, eu não nem ver o que vai virar isso.
Não é uma questão de optimização. Os motores não estão preparados para a nova geração, e como tal basicamente apenas usam a maior performance.
Basicamente dentro de uma geração de consolas existem igualmente gerações de jogos. E eles vão melhorando com o avançar da geração. Nesta geração tivemos uma fase cross gen, pelo que a verdadeira primeira geração de jogos next gen está a sair apenas agora.
Ué e o jogo Immortals of Aveum, ele é feio na UE5, talvez o motor mais avançado e melhor preparado pra essa geração até o momento, e ainda sim o jogo saiu injogavel tanto em PCs, quanto consoles…
UE 5 – Lançado em Abril 2022
UE 5.1 – Lançado em Novembro 2022
Melhoria de performances
Melhorias na performance e qualidade do Lumen
Suporte a acelerações por hardware de ray tracing
Suporte a folhagem com 2 faces
Melhorias no Nanite
Melhorias nas performances do calculo de luz
Calculo de superfícies translucidas.
UE 5.2 – Lançado em Maio 2023
Deformações por ML
Melhorias na performance do Nanite
Melhorias no calculo de sombras
Melhorias no calculo de super resolução temporal
Novo modelo de física
Calculo assíncrono do lúmen por software (para consolas)
UE 5.3 – Lançado em Setembro 2023
Melhorias na performance de certos cálculos no Nanite
Novos modos de rendering
Melhorias na física de cabelos
Melhorias significativas nas acelerações hardware, incluindo uso das acelerações hardware em calculo assíncrono por defeito nas consolas.
Resolução de diversos problemas com o Nanite nas consolas.
Melhorias no Niagara
Refiro apenas algumas das alterações, mas num ano, o UE teve 4 versões. Está ele mesmo em crescimento e melhorias constantes. Um jogo demora 5 anos a desenvolver, pelo que os jogos que vês agora foram desenvolvidos com versões BETA do UE 5.0.
Então Mário o que você está querendo dizer é o seguinte: Vamos pegar como exemplo as GPUs da Nvidia. A RTX 3080 possui 70 SM Count, 8960 shading units. Já a RTX 3070 Ti possui 48 SM Count, 6144 shading units. Para os desenvolvedores é menos complexo desenvolver para a RTX 3070 Ti? E se algum parceiro da Nvidia lançar uma versão da RTX 3070 Ti com o clock de uns 400MHz mais alto em comparação com a RTX 3080 de referência, então a 3070 vai ser superior porque ela corre mais rápido e é mais fácil desenvolver pra ela porque ela possui menos shading units?
Isso no PC não é assim pois ninguém desenvolve para um GPU específico.
Mas nas consolas sim. O jogo é optimizado para o hardware.
Mais CU significam mais capacidade de paralelismo, mais MHz significam mais capacidade de processamento por ciclo. Mas nenhum deles por si significa diretamente performance.
Se fosses optimizar para uma RTX 3070 Ti seria mais fácil tirares todo o rendimento dela do que dá 3080. Isto porque mais paralelismo é algo complexo, ao passo que com mais velocidade o ganho é quase linear e por isso o engenheiro de computadores Amdahl criou uma teoria que ficou conhecida como a Lei de Amdahl que mostra que o rendimento do paralelismo cai exponencialmente quando o número de processadores paralelos aumenta drasticamente.
Basicamente o que quero dizer é que se tiveres uma 3070 Ti e uma 3080 Ti a debitarem os mesmos TFlops, conseguidos na 3070 por aumento de velocidade e na 3080 pelo maior número de Shading Units, a 3070 torna-se mais fácil de optimizar, e terá com alguma facilidade, melhor performance.
Apesar de os CPUs não serem um bom exemplo, pois o seu número de núcleos ainda é bastante baixo, são-no no uso do paralelismo. Repara que até ao Pentium 4 a evolução sempre se deu ao nível da eficiência interna e aumento da velocidade, com os processadores a alcançarem os 4 GHz. Depois apareceram os dual Core para descer a velocidade, os triple Core, e agora os 16 núcleos são banais, com alguns CPUs a irem aos 64.
Mas pega num CPU com 8 núcleos e x de velocidade. E duplica-lhe os núcleos!
Tens um processador com o dobro da performance? É o tens! Porque o paralelismo dos trabalhos não é perfeito. Pega no Forza motorsport 7, por exemplo, e corre-o num CPU com velocidade x e 6 núcleos e depois corre-o noutro à mesma velocidade com 12 núcleos. Tens o dobro dos fps? É o tens!
Agora pega nesse de 8 núcleos e duplica-lhe a velocidade. O que achas que terias? Terias o dobro dos fps, ou perto disso (não deveria ser o dobro pois há outros gargalos que estamos a ignorar).
Nos CPUs ainda há muita dependência da performance do núcleo individual, pelo que a dependência da velocidade é superior à dos GPUs. Mas mesmo assim, nos GPUs é igual.
No exemplo dado pelo Cerny no the Road to PS5, tinhas dois GPUs com os mesmos TFlops, um com mais velocidade, outro com mais CUs, e Mark explicou muito bem que era muito mais fácil tirar a performance toda do com mais velocidade do que do com mais TFlops. O paralelismo nunca é perfeito, e na melhor das hipóteses, segundo o engenheiro Amdahl, só consegue ser atingido, e de uma forma teórica pois isso nunca acontece de forma sustentada, a 95% de paralelismo.
Paralelismo é bom, mas se o tiveres a mesma performance com menos e mais velocidade é preferível. Essa é a conclusão a tirar-se do artigo.
Basicamente um aumento de velocidade traz ganhos muito mais lineares do que por paralelismo onde a curva e as perdas de eficiência são brutais.
Vês o gráfico da lei de Amdahl? A linha de cima é com uma eficiência teórica de 95% de paralelismo, e decai brutalmente com o aumento do número de processadores (os shaders são processadores, quem podem estar ou não agrupados diminuindo a contagem global).
A linha logo abaixo é com uma eficiência de 90%. Apenas 5% de diferença na eficiência… mas com resultados que são quase metade.
Percebes agora porque CUs não representam forçosamente performance, e porque TFlops também não o fazem? Tudo tem de ser devidamente ponderado!
Eu acredito Mário que o fato de o Xbox serie X não está se apresentado superior nos jogos, não se deve porque os engenheiros da Microsoft foram menos espertos na concepção dessa geração. Isso se deve a duas situações: 1- O que está se verificando na prática é que o PS5 e o Serie X são muito semelhantes. Mas a diferença existe sim a favor do Serie X, independente de ser mais complexo se extrair lá, ela existe. 2- Parece que os desenvolvedores não estão nem um pouco interessados em usar o seu jogo ou seu motor de jogo para provar que a GPU do Serie X é superior. Como os consoles na prática são bem semelhantes, preferem apenas equiparar e lançar o mais rápido, para não ficar perdendo tempo e dinheiro. Você já percebeu Mário que essa lei de Amdahl que você citou, na prática parece que nenhuma empresa de tecnologia aplica ela? Até mesmo a Sony, eu acho que caso ela venha lançar uma PS5 Pro, o Mark Cerny não vai dizer: “A GPU do PS5 Pro vai ser atualizada para a arquitetura RDNA 3, vamos aumentar o clock dos 2233MHz para 2500MHz, mas manter os mesmos 2304 cores, 144TMUs e 64 ROPs para ser uma gpu menos complexa de se desenvolver” Eu acho que caso venha a existir um PS5 Pro, vai ser com uma GPU mais poderosa, com mais núcleos e mais complexa. Voltando para essa lei que você citou, o que se nota é que a cada geração que passa tanto a AMD como a Nvidia e também agora a Intel, sempre lançam novas GPUs com logicamente uma nova arquitetura mas também com uma contagem de núcleos bem maior em comparação com a geração anterior. Essa situação se verifica em outros segmentos como as GPUs Mali da ARM, Adreno da Qualcomm, PowerVR. E entre as GPUs para uso profissional em que o desenvolvedor precisa otimizar o seu software para um hardware específico, também sempre se nota uma nova geração de GPUs com uma contagem de cores bem maior. Parece que todas as empresas caem no “engodo dos Tflops”.
Na verdade isso tudo ai veio do tal vazamento do Github que os fanboys do xbox “acharam”.
9TF, RDNA 1.5, overclock etc.
A questão é que fanboy do xbox não iria achar isso e sim uma empresa desesperada procurando na internet “como derrotar a sony”
MS achou isso no github, repassou internamente e depois passou pra os fanboys do xbox no Discord, para já ir preparando as armas para os seus fanboys lutarem a guerra santa onde eles iriam “evangelizar” todos com a verdade da MS.
O tiro saiu pela culatra, e esse pessoal passou uma vergonha quase tão grande quanto passou com a GPU Oculta do xbox one.
Isso já explica o fracasso da MS nos games. O Phil entende merda nenhuma de jogos e isso já mostra o rumo da MS nos games.
O pior ai disso é que para ter a tal vantagem de 30% em GPU, o PS5 teria que ser 9TF…
Realmente, tudo que aparece rumor acusando a Sony de ser é a realidade da MS
“a Sony subestimou a MS” era a narrativa empurrada pelos Astrotufing da MS e deu no que deu.
Impressionante como é inseparável a narrativa fanboy lunática do twitter dos caixistas da narrativa dentro da MS
vende jogos por causa do “bundle forçado”
“clock fake, 9TF real”
Inclusive o marketing do xbox com 35TF, “contando” o Traçado de Raios, era o puro suco do FUD dos 9TF RDNA 1.5 (sem RT por hardware) no PS5. Aposto que era o marketing preparado pela MS achando que o PS5 era RDNA 1.x, com RT por software, igual o Alex bugaga tentou empurrar.
“Quando ligar o RT, o xbox vai ter o TRIPLO de poder do PS5”
Cada vez mais a gente percebe que é indivisível o comportamento da MS com o dos seus Fanboys babões de twitter, a gente nunca sabe quem inventou as fake news primeiro
Foi o Phill que inventou os “9TF” e passou para o Tom Warrior ou o Phill leu o twitte do tom warrior e acreditou?
Acredito que quem achou o “vazamento” do Github foi a MS e foi eles que passaram os dados para os seus fanboys babões no discord, passou essas informações também para a DF.
Fizeram todo o marketing do xbox em cima disso… E isso é exatamente o que se esperaria de alguém que subestima a concorrência (sony)
O plot twist disso tudo sabe qual é? eu acho que a Sony deixou propositalmente esses dados lá, no github de propriedade da MS.
Mentir engana, mas dizer meia verdade ainda engana mais ainda… Ou seja, os dados lá eram reais, mas meias verdades pq era uma versão MUITO inicial dos testes da APU do PS5.
Larga uma meia verdade lá, para ver se a MS morde a isca.
MS arrogante e prepotente (não tem como a Sony fazer um console mais poderoso, nos criamos o DX) obviamente cai na Isca… Obvio que novamente eles iriam achar que tinham o console mais poderoso pq “nos somos a MS”
MS faz todo o marketing do xbox em cima de ter “mais poder” que o PS5… inclusive isso tamparia o fracasso deles em first party nos primeiros dois anos do lançamento:
“ninguém liga para exclusivo, exclusivo não importa… todo mundo joga multiplataforma e o xbox roda melhor” era uma narrativa empurrada com o xoneX e que a MS iria se escorar com o SX.
Pronto, teriam um papo furado para se sustentarem na internet…
Novamente, só prova como a alta chefia do xbox é incompetente… Nível incompetência de quem inventa windows phone e anuncia o S.O. com um Enterro do IOS…
Tem um ditado dos malandros que diz: ” Se for mentir, que seja ao menos com convicção.” E assim o jogo segue, pois o modo de dizer qualquer coisa, por vezes é mais eficiente que o conteúdo, então tudo vai depender mesmo é da interpretação do receptor da mensagem, porque ruído sempre tem.
O nível de qualidade das notícias do PC Manias está caminhando de mal a pior. Nas últimas 3 páginas tem 14 notícias de Xbox e em absolutamente nenhuma delas se fala sobre alguma coisa boa e essa é a melhor fase do Xbox desde sei lá, 2016…
Mário, você tem um problema, já percebeu isso?
O meu problema é só colocar uma notícia por dia, e ter notícias das atitudes da Microsoft para um ano.
De resto a página vai muito bem, obrigado.
E olha que o pessoal tá se doendo por artigos feitos com base no material vazado do Xbox, se fossem mentiras até concordaria, mas é tudo oriundo de documentos oficiais.
Melhor momento desde 2016, sendo um progresso abaixo do que foi na geração anterior…
Lembrando que são documentos vazados pela própria MS!
Tem gente que idolatra dinheiro e poder… agora, imagina se fosse o presidente da principal concorrente dizendo que o seu auge na carreira fosse comprar a Nintendo… e não fazer jogos tão bons quanto os da Nintendo…
A solução é simples, torcer para que tenha ocorrido mesmo a invasão para a Sony e torcer para que alguém tenha comprado tais dados, vai que haja vazamento daí o site terá também assuntos , quem saiba negativos, da Sony/PS
O Fernando chora de barriga cheia, para as notícias que ele gosta de ver e ouvir, só o que tem é gente especializada nisso solto pela internet.
O Mário só está a explorar coisas relevantes na indústria que o interessam de abordar expondo seus pontos de vista. E na minha opinião, todos bastante sensatos e baseados em fatos e pensamento lógico e coerente.
Mas tem um pessoal quer que todo mundo fique a dizer amém pra tudo da MS. Uma empresa que é presente na indústria de consoles há algum tempo, mas quase que só tem contribuido, nos últimos anos, pra destruí-la.
Ao invés de se focarem em fazer grandes jogos e parcerias, focam-se num modelo de negócios não sustentável, que busca desvalorizar obras individuais a pô-las em aluguel no “atacado”, como se tudo fosse uma coisa só. Agora, sob falsos pretextos de preservação está ela própria a criar a ameaça da qual conjecturava. Hipocrisia no seu mais alto grau. E pior, a empresa mais incompetente em entregar algo que preste, se acha aquele que deve defender algo ao qual ela nunca soube fazer… só tem matado tudo que toca. 343 é sombra do que já foi, Rare idem, fechou estúdios clássicos de jogos como Fable…
E pra quem acha que a Xbox nunca fechou nada na indústria dos games, segue uma lista de RIP:
– Aces 2009;
– Big Park 2016; (Phil ?)
– Blue Castle/Capcom Vancouver 2018; (Phil ?)
– Carbonated Games 2010;
– Digital Anvil 2010;
– Ensemble Studios 2009;
– FASA Studio 2007;
– Lionhead Studios 2016; (Phil ?)
– Press Play 2016; (Phil ?)
– Team Dakota 2016; (Phil ?)
– Xbox Enterteiment Studios 2014…
É só vc ir lá no windows club e ficar lá.
estão bem ocupados falando como o disse me disse sobre GaaS da sony é FATO, verdade absoluta e um problema e Sony vai falir por causa disso
Não a realidade de fazer redfall e macacos Craigs e em 2023 fazer jogo com Loading até para entrar em um quarto dentro de uma casa, tudo isso tendo que gastar 7 bilhões…
Também não é problema o COD desse ano ser uma DLC do jogo do ano passado, MS pagando 70 bi por uma empresa que lançar DLC como jogo novo… vai dar certo viu?
Eles também, no windowsclub, não estão preocupados com o Phill falando que em 2027 vai “mudar tudo” no xbox se eles não conseguirem Lucro com o gamepass (conseguir 50~100M de assinantes)
Coincidentemente 2027 vai ser o ano ou um ano antes do anuncio da nova geração.
Mudar tudo? xbox vira third party se o GP não emplacar até lá, não precisam nem lançar mais um Console…
Mas isso não é problema para vc, fã do xbox né? problema é o Mário escrever sobre os e-mails, FATOS, do Phill
2027 e vc vai virar viúva do xbox e ficar igual as viúvas da Sega, dizendo como foi a Sony malvadona que destruiu o coitado do xbox… pq nada é nunca culpa da MS, a culpa é do Mário com essa notícia…
Isto é uma boa fase (dados até agosto deste ano)?
O teu problema é quereres ver tudo bem, quando na realidade está tudo na mesma! E atacas o mensageiro pois nem pensar em criticar a marca adorada!
Apesar de o gráfico não permitir mostrar, a One lidera em vendas.
Microsoft é sua mãe ou algum membro da sua família? Após fazer um monte de merda vc tá aqui doidinho. Doideira demais isso.
A PC manias entrou para a história nessa geração! Como poucos acho que o Mário foi o único a realmente entender as especificações do PS5 e o que estava encoberto por baixo dos panos.
PC manias se tornou referência em análise técnicas e a prova está aí…..mas alguns desenvolvedores já estavam avisando mesmo sem entrar em detalhes.
Os artigos da PC Manias tinham que ser esfregados na cara da Digital Foundry,essa sim não poderia ter errado já que era um dos veículos mais conceituados de informação…Eles com tantos contatos na indústria como não sabiam de nada disso?
Claro que hoje o Richard Ledbetter da DF já reconheceu em muitos momentos que o PS5 foi muito bem projetado.
É muito complicado prever as coisas. Olhando para as especificações a frio, a Xbox é superior. E se me acompanhas, logo apôs o The Road to PS5, escrevi um artigo que não foi melhor que os da DF, onde dizia que a PS5 era uma consola em overclock e muito inferior à Xbox.
Mas eu custava-me a crer que a Sony tivesse entrado por aí. Uma consola em overclock não fazia sentido pois as questões térmicas diferentes por este mundo fora iriam causar sérios problemas.
E assim sendo, revi e revi e revi o The Road to PS5, e percebi que o Cerny não estava apenas a passar specs, mas sim a apresentar uma consola baseada numa série de soluções inovadoras destinadas a aumentar o seu rendimento interno, e fazer a mesma aproximar-se do seu pico de performance teórico. Não havia overclock nenhum, mas sim uma situação destinada a permitir grandes velocidade de relógio e ao mesmo tempo gerir a térmica.
Podes não acreditar nisto, mas o rendimento de um GPU pode ser de apenas de cerca de 60%. Ou seja, um GPU de 10 Tflops na prática pode render apenas 6.
Isto é irrelevante nas comparações e de ser referido pois todos são iguais, mas isto mostra claramente que há muito por onde melhorar a eficiência. E o Cerny atacou isso com cache scrubbers, com motores de coerência, com um novo GE. Basicamente a ideia era eliminar muitos dos gargalos conhecidos que levam os GPUs a ficarem idle à espera de dados, subindo o rendimento interno. A isto junta velocidade, um número de CUs mais fácil de optimizar, e ferramentas proprietárias bem desenvolvidas.
Nesse sentido, sempre me pareceu coerente que as consolas seriam muito semelhantes, com a vantagem a oscilar dependendo do motor em causa.
E olhe que na época que você escreveu sobre o que o PS5 era realmente eu não acreditei e julgava que você tinha forçado a barra, mas é como sempre comento , a Sony fica calada e faz do “espere e verás” para defender o seu produto.
Atitude que não foge da realidade onde muitos que estão aí a esbravejar/moralistas em alto grau acabam sendo pegos nas atitudes que tanto demonizam (faça o que digo mas não faça o que faço)
Lívio, eu sei uma opinião muito honesta sobre aquilo que me parecia estar a ver.
Deu para perceber claramente que a aposta da Sony foi na eficiência do sistema e não na força bruta, e olha que até fui um pouco conservador.
Se olhares para a geração passada, tinhas 40% de diferença, e diversos gargalos na estrutura de memória da One, e as diferenças entre as consolas, apesar de claras,nunca impediram a One deter os mesmos jogos.
Aqui, a diferença era 18%. Ela era não só conseguida à base de uma quantidade de CUs onde os ganhos, pela lei de Amhdal são ganhos, como com uma estrutura de CUs onde cada shaders engine tinha 14 dual CUs contra 10 como standard no RDNA2, e 5 MB cache L2 contra 4 no RDNA.
Ou seja, a Xbox, tem um déficit de cache e um excesso de CUs com implicações na eficiência.
No entanto, ponderar os ganhos de um lado e as perdas do outro é difícil, e por isso atirei para um equilíbrio entre as consolas. Ou seja, salvaguardei-me e não atirei à sorte.
[OFF] Já perceberam a tendẽncia de vídeos de comparação do novo Forza com o GT7?
Notaram que estão focando muito em corrida com ambiente chuvoso?
Notaram que geralmente a captura do GT7 está muito escura e com cores vazadas?
Um desses vídeos é do famoso Cycu1, só que acho estranho visto que um ambiente chuvoso tende por si só ser um ambiente escurecido, na comparação o vídeo do GT7 é tão escuro que praticamente não se vê a traseira do carro, já no Forza a imagem é tão clara que parece ter um poste em cima do carro (visão externa) e outro poste dentro do carro (visão externa) pois o painel do carro está bem iluminado.
O Cycu1 é bem conhecido por fazer vídeos com “downgrade”, mas no Forza, entre versões de apresentação e versão final ele não fez(mas faz na outra plataforma), no canal dele há diversas comparações até com o Driveclub, mas coube ao El Analista realizar tal tarefa: https://www.youtube.com/watch?v=glS9Qe47Cv8
Já que falas nisso…
Ou seja, FH5 está melhor que Forza Motorsport a nível visual.
A sensação que tenho é que a Turn 10 demorou muito mais para pensar na forma de monetizar no gamepass do que em fazer um game visualmente incrível.
E Forza Horizon sendo mundo aberto…
Com esse vídeo cai por terra aquela alegação de que a sensação de movimento do GT é lenta.
Queria a explicação do porquê a sensação de velocidade no GT é lenta se na comparação lado a lado com Forza ambos os vídeos estão no mesmo trecho ao mesmo tempo?
https://youtu.be/WYV2kZQnBHI?si=Xj3RxVTzPG0goxeI
Motion blur… essencial para a sensação de velocidade.
E essa IA maravilhosa no novo forza? Padrão de qualidade gamepass!
https://twitter.com/Fuck_off_Matt/status/1710359750817276118?t=-t4RjdcNffRRZMaBqK4M-w&s=19
Já tinha visto. Super dececionante.
Quando era no GT isso tinha um nome: “a IA anda nos trilhos”
Esse Cycu1 é o MESMO que fez aquele video de Downgrade FAKE do Detroit… Onde ele pegou video 360p da pagina da PSN Store para falar q era o trailer.
Deve ser outro astroturfing da MS
Lembra o tanto de circo que fizeram na geração do PS4 com “downgrades”, sempre comparando trailers ANTES dos jogos sairem? Eu sempre falava q era o mesmo M.O. sempre, que parecia ser combinado…
Foi assim com Detroit, Ghost, God of War, poça do Spiderman.
So pararam pq perceberam que o FUD nao estava adiantado nada.
Veja, comecou e todo jogo da Sony era a mesma coisa… e de uma hora para outra acabou…
Recordo apenas que GT7 é cross gen.
Ele é o que faz vídeos comparativos de versões de eventos com a versão final, só que boa parte dos vídeos eram de jogos da Sony e que dizia existir downgrade, não lembro se a polêmica da poça de agua foi de um vídeo dele