Será que Perfect Dark passou de jogo AAAA a Remake?

Perfect Dark foi anunciado como um ovo jogo AAAA vindo da The Coalition, tendo sofrido atrasos e problemas diversos que levaram que o jogo fosse entregue à Square Enix. Agora, há indícios que o jogo pode ser apenas um remake.

Perfect Dark, o jogo suposto jogo AAAA da Microsoft, e do qual, pela definição, se espera algo de extraordinário, poderá ser apenas um remake do jogo original.

A infirmação chega do animador técnico principal da The Coalition, que no seu perfil de Linkin refere estar a trabalhar nesse jogo, identificando-o como remake.

Naturalmente que a situação, a confirmar-se, apanha muitos de surpresa, que esperavam um reboot da série e não apenas um remake.



Terá o remake sido decidido devido aos problemas conhecidos que o jogo atravessou? Ou esta terá sido sempre a ideia original?

 



100 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Hennan
Hennan
12 de Abril de 2023 9:39

Difícil criar expectativas com um desenvolvimento tão conturbado. Mas o Nintendo 64 tem vários jogos que merecem um remake. A Sony deveria negociar com a Nintendo. Já imaginou um ocarina of time feito pela bluepoint.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Abril de 2023 13:48

Eu sei que Perfect Dark não é da Nintendo. Só aproveitei o contexto para falar de um sonho.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 10:33

Isso é uma ironia, Hennan?

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
12 de Abril de 2023 13:50

Por que? Você acha que algum dia a Nintendo fará remake dos clássicos do 64 ao nível que merecem?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 14:14

Pq não? jogou Metroid prime Remaster? a maioria esmagadora alegou que estava tão bem feito que parecia um remake. Chegou a ver o remake do Link’s Awakening? O problema Hennan é que às vezes é bom sair da bolha. Vc realmente pensa que a Nintendo entregaria uma IP dela para a Sony fazer um remake? ainda mais, a Nintendo sendo ultra conservadora com suas propriedades intelectuais.

Hennan
Hennan
Responder a  Edson Nill
12 de Abril de 2023 16:27

Eu falei que era um sonho, não espero que aconteça. Em relação a bolha, tenho um Switch. Atualmente está com meu sobrinho porque prefiro jogar os games da Nintendo via PC de tão atrasado que ficou o hardware. Joguei Link`s Awakening e concordo que é um game fantástico, mas estamos falando de um 2D. Não consigo jogar mais os games 3D do Switch porque a resolução baixa e a falta de um bom anti aliasing incomoda muito. Isso não siginifica que são ruins, mas que poderiam ser melhores em um hardware adequado.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 13:10

Coisas desse tipo aí, esquece, a Nintendo é muito caxias… Aí só tá tendo remake pq são ips da Rare.
Todo mundo que jogou o BoTW e jogou o Forbbiden West sempre diz que queria um Zelda daquele jeito! Quem sabe no Switch 4! 😂

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
12 de Abril de 2023 13:49

Sim. Mas não custa sonhar. Porque se depender da Nintendo vamos continuar sofrendo por muito tempo.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
12 de Abril de 2023 23:08

Eu vejo o contrário, as pessoas falando que queriam o Horizon mais parecido com o BOTW e nunca o contrário.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:26

Bem, talvez você conheça pessoas que não jogaram os dois games. Não sei se me fiz entender, mas pra Horizon FW parecer visualmente um Zelda, teria de involuir bastante visualmente, acrescento que FW foi eleito pela DF como o jogo com melhores gráficos de 2022. E isso falo sem querer desmerecer o Zelda BoTW que é dos jogos que mais gostei na geração passada, perdendo apenas pra The Witcher 3 no meu gosto pessoal.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 0:42

São jogos totalmente diferentes. Adoraria ver uma fusão dos dois, mas é impossível. O investimento para criar um jogo com as físicas e mecânicas do botw é muito alto. Da mesma forma que entregar a arte e o grafismo de horizon é tarefa quase tão difícil. Mesmo se o game fosse pensado para uma 4090 e com dinheiro infinito, os desenvolvedores teriam de simplificar muita coisa. Meu sonho é mais realista. Seria entregar o grafismo de demons souls em jogos fantásticos, mas menos complexos. Como OOT. Antigamente tinha uma demo na unreal 4 do mesmo e era fantástico.

Hennan
Hennan
Responder a  Hennan
13 de Abril de 2023 0:46

https://youtu.be/mp9OUSxXoDg
Um exemplo na unreal 5. Acredito que os clássicos do Nintendo 64 merecem esse tratamento.

Juca
Juca
12 de Abril de 2023 13:07

Bem, não joguei um original, mas se for como os fãs falam, não veria problemas num Remake, dado que seria um jogo tido como bom, e que receberia atualizações visuais e de mecânicas feita dos zero tendo apenas o original como referência. Mas entendo a possível frustração de alguns com isso, pois esperavam uma total novidade e provavelmente um novo enredo.
Agora, estranho que tenha sido entregue nas mãos da Square Enix, pois a presunção é de que seja um JRPG, a menos que queiram repetir a problemática de Scalebound por escolherem mal o estúdio de desenvolvimento. Por fim, esse papo de AAAA é o pior marketing já usado na indústria, em especial pela MS ter entregue quase nada, e salvo algumas poucas exceções o que entregou foram jogos indies de baixo orçamento pelo menos do que veio após as aquisições.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
12 de Abril de 2023 23:17

Não foi entregue a Square Enix. Um dos líderes da Initiative é Darrell Gallagher que foi o responsável pelo reboot de Tomb Raider, e como ele tem bom relacionamento com a Crystal Dynamics, ele os recrutou para co-desenvolver o jogo. A Initiative tem um conceito de estúdio diferente, eles trabalham com estúdios de suporte. Possivelmente aconteceu porque criar um estúdio do zero para fazer jogos AAA não é algo que todo mundo esteja fazendo hoje em dia, e eles não conseguiram ampliar o estúdio a tempo. Pessoas informadas dizem que o método de trabalho da Initiative consiste em fazer a pré-produção do game com o estudio interno deles menor, e utilizar os estúdios externos como mão de obra, enquanto são chefiados pelas pessoas do estúdio principal. Não é exatamente novo, mas é um modelo diferente do desenvolvimento tradicional. Pode dar certo, como pode não dar em nada. Nesse momento, a Initiative tem menos de 5 anos de idade, e dizem que o jogo deve chegar no ano que vem. A 343i demorou mais de 5 anos para fazer o Halo 4, e o Halo CE Anniversary foi feito em parceria com outro estúdio. A Coalition foi criada em 2011 com outro nome e seu primeiro jogo real foi entregue em 2016, já que Gears UE foi co-desenvolvido. E eu sempre os convido a fazer essa reflexão, quando foi a última vez que a Sony montou um estúdio de games AAA e quando eles entregaram o jogo?
De verdade, teve algum além da Santa Monica fundado em 1999 na época que os jogos eram muito mais simples e rústicos?

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:34

Bem, o Team Asobi é de 2021. Em 2022 ela comprou o Heaven que é um estúdio fundado em 2021, ou seja é quase o mesmo que fundar um estúdio, pois sequer tinha algum jogo lançado, em 2022 também comprou o Savage Games, um estúdio também fundado em 2020, que acho tb não ter nenhum game lançado… Ou seja está investindo em coisa nova sim, em criadouros de novidades.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Elton
Elton
12 de Abril de 2023 13:18

A parceria não é com a Crystal Dynamics?

Juca
Juca
Responder a  Elton
12 de Abril de 2023 13:33

Ah sim, se for isso faz sentido, mas a Crystal agora não é mais da Square, hoje é da Embracer Group.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
12 de Abril de 2023 13:51

Na época era.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 14:43

OFF

Redfall será lançado nos consoles apenas em modo de 30fps. O modo de 60fps virá posteriormente.

https://twitter.com/playRedfall/status/1646158836103880708?s=20

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 15:35

Bem, pra um jogo competitivo ou mesmo co-op online, soa estranho, já que aumenta a latência do jogo! Mas jogo pra catálogo tá parecendo que tudo é early acess! E depois de um ano lançado vão relançar o jogo novamente como foi com Grounded!

Last edited 1 ano atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 15:43

Resultado da pressa para lançar algo em 2023, o ano do Xbox.

Não duvido vir algo semelhante para Starfield, vir “capado” para ser possível o lançamento em 2023 (ontem surgiu o rumor da contratação de gente para um multiplayer da Bethesda, logo associaram ao Starfield)

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
12 de Abril de 2023 23:20

Starfield é o tipo de jogo que as pessoas não devem esperar 60fps. Consoles não rodarão um game de mundo aberto com o que eles pretendem colocar em 60fps, assim como nunca fizeram. Não era qualquer PC que rodava um Fallout 3 em 60fps em 2008, da mesma forma que não foi com o Fallout 4. Não vai ser o console que está no elo mais fraco das CPUs que vai fazer.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:40

O Phil dizia que essa geração era dos 60fps ou dos 120fps… Não era de se esperar 60 mesmo nos First Party num console com 12TFlops e VRS e Direct X 12 e não sei mais o que, que são “superiores” a tudo que a Sony já fez, mesmo a Sony entregando 4k@40 com qualidade top e modos 60 fps em praticamente todos os jogos dela?!?!? Soa estranho pra mim esse seu papo aí.

Deto
Deto
Responder a  Juca
13 de Abril de 2023 3:50

O Phill só arrotou a foto de “8k” na APU do “monstro 12tf”, até onde eu sei quem falou dos 120fps foi o aaron greebuguer

[imgcomment image[/img]

Aqui vou deixar um Bonus para vc, que pra vc eu não preciso explicar… olha o apito de cachorro ai em ação….

É a MS que fabrica o FUD que os fanboys usam na internet… vai terminar a geração e o “monstro 12TF 120fps” não vai ter um jogo perto de R&C

[imgcomment image[/img]

Aqui em dois prints eu tenho a prova de como funciona o marketing repugnante e desprezível do xbox, que é fomentando e alimentando pela própria MS.

O que dá nojo não é falarem que por ex Fospoken é “lixo” ou “the order é tech demo” e sim o marketing nojento para difamar um jogo que sem sobra de dúvidas é um benchmark de gráficos até hoje, R&C

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Abril de 2023 15:27

apito de cachorro é uma expressão, me refiro a isso:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apito_de_cachorro

o Greebergue ai tá claramente usando apito de cachorro falando em “xbox 60 ou 120fps” para adestrar os fanboys “falem mal de jogos do playstation por serem 30 ou 60fps”

no segundo print está o cidadão ai, militante de xbox, seguindo a orientação do apito.

nessa epoca o xbox não tinha nada de jogos, então a orientação era “não temos, vamos difamar quem tem, falem de FPS”

Claro, agora o “escandalo” do Redfall é consequência direta disso, pq no fim é o Playstation 5 com todos os exclusivos 60fps ou 120fps, enquanto o xbox tem já redfall e vai ter starfield 30fps.

A MS no marketing compromete a janta para hypar o almoço…

Last edited 1 ano atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Abril de 2023 16:15

Eu até cheguei a ler o comentário em que apareciam todas as palavras citadas e não vi discurso de ódio, aliás apito de cachorro vem do termo “dog whistle”, que é um tipo de mensagem, nas entrelinhas, para que o público alvo faça determinada ação que o mandante quer.

Juca
Juca
Responder a  Deto
13 de Abril de 2023 13:15

Tem uma entrevista dele no site “imparcial” Stevivor onde ele diz que as prioridades e objetivos para os novos consoles são o alto fps, e no anúncio artigo de anúncio do console dão entender que o console é 4k@60 por padrão e que ele permitirá 8k e 120 fps sem imposições aos devs.

“People love 60 frames-per-second games, so getting games to run at 4K 60 [FPS] I think will be a real design goal for us.”

https://www.ign.com/articles/2019/08/15/xbox-scarlett-playability-frame-rate-major-focus-for-next-gen-xbox

“Spencer told Stevivor that he’d prefer games in 4K with a higher frame rate cap instead”… “As we were looking at the future, the feel of the games was definitely something that we wanted to have more focus on, not just throwing more pixels up on the screen.”

https://stevivor.com/features/interviews/xbox-head-phil-spencer-higher-frame-rates/

“With support for up to 120 fps, Xbox Series X allows developers to exceed standard 60 fps output in favor of heightened realism or fast-paced action.”

“by Phil Spencer, Head of Xbox•Feb 24, 2020 @ 6:00am”

https://news.xbox.com/en-us/2020/02/24/what-you-can-expect-next-generation-gaming/

Mas tem diversas outras fontes citando coisas nesse nível, não precisa nem pesquisar muito:

https://meiobit.com/410349/project-scarlett-focara-no-framerate-e-na-retrocompatibilidade/

https://www.xboxpower.com.br/2019/06/13/e3-2019-uso-do-8k-120fps-no-project-scarlett-sera-definido-pelos-desenvolvedores/?amp=1

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
13 de Abril de 2023 15:37

ah, eu só tinha visto o greebergue ai…

Cara até hoje eu ainda acho que a MS acreditou na groselha de 8TF RDNA 1.5 e RT por Software no PS5…

pq explica todo o marketing deles…

Phill falando em 120fps e 8k… no mínimo a ideia deles era dizer que xbox 12TF era até 8k e 120fps enquanto o PS5 todo capado por 400USD era até 4k e 30fps com alguns jogos 60fps.

Essa entrevista ai do Phill e os twittes do greebergue… caixista na internet fazendo lista de jogos da retro para falar em “xbox 120fps”…

Livio
Livio
Responder a  Deto
13 de Abril de 2023 16:11

cheguei a ver um post com lista de jogos em 120fps no Series contra poucos no PS5

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 3:46

Aqui eu vou deixar algo pra desmentir vc e ainda com bônus para todo mundo entender pq o marketing da MS é rasteiro e voltado ao FUD contra o playstation, em primeiro lugar é para difamar o Playstation

Toda a polêmica de RDNA 1.5, Clock fake, RT software, 8TF de pico contra o poder dos 12TF de performance absoluta FULL RDNA2 e com a Sony não confirmado e nem negando 60fps no PS5

Ai o teu amigo ai twitta isso:

[imgcomment image[/img]

Um ano depois o apito de cachorro em ação, assim como tb é com vc, e um fanboy profissional do xbox difamando R&C

[imgcomment image[/img]

Tá ao nível do xbox, marketing mais repugnante impossível

O lunático do xbox tá ai difamando um jogo que roda em três modos no PS5, com destaque para 4k dinamicos + 60fps + Ray Tracing

Enquanto isso o xbox TEM

ZERO JOGOS DESSE NÍVEL
“ain, mas e a sony?”

R&C ganhou como melhor gráfico da DF no ano do seu lançamento.GT7 com modo 120fps.
Eu como sei bem como vc é, não postei para vc ler não… postei para os OUTROS lerem

NINGUÉM fica revoltando quando falam que The Order era um gameplay horrível, 60+ de nota.

Agora o xbox não… fanboy do xbox tem que difamar Last of Us, God of War, R&C, Returnal…

Isso que da nojo em “fã de xbox”

vc mesmo ficava difamando ND aqui, mentindo que eles ficaram 7 anos parado fingindo que lost legacy não existiu, sendo que a ND fez mais gotys “vagabundendo 7 anos” que TODO O XBOX na história dele.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 14:56

Fale por você, que tem xbox e só joga nele. Ja eu, joguei Horizon Forbidden West em 60fps e o jogo só é o mundo aberto mais lindo ja feito, mesmo sendo crossgen. Ou tu acha mesmo que Starfield será superior graficamente? Porque se acha, tu precisa se tratar.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 16:29

Isso aqui é absurdo. É inaceitável não existir ao menos uma versão em 60 fps. Além disso, quando a Microsoft vai aprender com a Sony e lançar versões 40 fps? Para mim a maior adição dessa geração.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 23:28

Possivelmente por que a adoção é muito baixa e não justifica o modo, da mesma forma, 40fps tem um sensação estranha, o único ganho é um pouco de redução de latência. Tem outro ponto, o range do VRR no Xbox é grande o bastante para que seja mais justificado um modo 60fps que não se sustenta do que esse modo 40fps. Esse modo de 40fps faz mais sentido para o PS5 que tem um range limitado de VRR. E veja, toda TV apta para correr esse modo de 40fps também possui VRR, o que novamente torna a utilização desse modo boba. Um game que fique preso entre 45 e 50fps terão melhor resposta de comandos e a mesma sensação de fluidez, senão melhor, do que um jogo 40fps no PS5.

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 0:58

Discordo completamente de você. Primeiro não existe sensação estranha, segundo o ganho de input lag é muito significativo e por fim um modo 40 fps é totalmente diferente de um game a 60 que não se sustenta. Visto que na maioria dos casos necessita de poucas alterações, basta modificar a resolução para alcançar os fps em muitas cenas. Já níveis mais elevados de fps requerem otimização na estrutura do game. Não basta colocar em 1440p ou 1080p. Por fim, Vrr ajuda. Mas não faz milagre. Se fosse assim tão fácil Redfall teria sua versão 60 destravado.

Deto
Deto
Responder a  Hennan
13 de Abril de 2023 3:52

modo 40fps é limitado a quem tem TV com true HDMI 2.1 40gbps

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Abril de 2023 14:36

Sim joguei.
Qual a sensação?
Visualmente não é fluido como 60fps, e o tempo de resposta também não é como 60fps.
O VRR em um jogo com frame rate desbloqueado da melhor sensação do que esse modo 40fps.
Ele é bem util pro playstation que tem um VRR inferior ao do Xbox com um alcance menor.
Um exemplo, Flight simulator que é um jogo 30fps, no modo frame rate desbloqueado com VRR tem sensação mais fluída que o a plague tale requiem que tem um modo 40fps.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 16:41
Netto
Netto
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 19:17

OFF 2.0

Segundo Elanalistadebits em análise de GhostWire Tokyo mostra o PS5 em vantagem em performance e Raytracing

Modo Ironia On: Estaríamos diante de mais uma da Sony? Pagou a Microsoft/Bethesda pra sabotar o jogo no Xbox Series?

https://youtu.be/4I1fihQkFmA

Last edited 1 ano atrás by Netto
Livio
Livio
Responder a  Netto
12 de Abril de 2023 19:25

Sim, vi um vídeo fazendo piada disso, não do “pagamento” da Sony mas de um jogo da MS rodar melhor no PS5!

Júlio Esteves
Júlio Esteves
12 de Abril de 2023 15:07

Eu tenho um sonho utópico em teríamos um console com hardware padrão que seria apoiado pela MS, Sony, Nintendo, Apple, Nvidia, AMD e etc. Se vou sonhar não vou economizar!

Last edited 1 ano atrás by Júlio Esteves
Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
12 de Abril de 2023 15:38

Sonhou e sonhou alto mesmo! Aí é certeza de morrer e não ver esse mundo utópico aí!

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 16:08

Off: Gente vocês estão animados pro Red Fall? Eu estou mas infelizmente acho que o jogo vai ser um fracasso pois está tendo uma onda de hate com o jogo! Pelo menos aqui no Brasil! Tomara que eu esteja errado! Mas uma coisa que eles realmente vacilaram e que pode agravar ainda mais a situação é a questão recém anunciada dos 30fps! Mas fora isso o jogo parece muito bom! Vocês acham que vai vingar?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 16:22

Vacilou nos 30fps principalmente por ser um jogo focado no cooperativo, no multiplayer, e ainda ser um shooter. É muito diferente de lançar um jogo como “A Plag Tale Requiem” apenas com o modo de 30fps.

EDIT: perfeito comentário do Andrio, assino embaixo.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 17:31

Agora lembro daqueles que criticavam o Driveclub por ser 30 fps, um jogo que deveria ser 60

Andrio
Andrio
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 16:22

Onda de hate? Bro, você precisa culpar quem realmente é o culpado. O jogo infelizmente assim como a grande maioria dos jogos do xbox tem uma exposição horrivel. Acho que o único que se salva ai é o forza horizon. Acabaram de confirmar que o jogo não terá modo 60fps no lançamento, vc acha isso normal? O console mais poderoso do mundo recebendo um jogo first party sem modo 60fps com graficos de geração passada?

https://twitter.com/_Tom_Henderson_/status/1646168384965423111?s=20

Livio
Livio
Responder a  Andrio
12 de Abril de 2023 17:39

E a resposta do Tom Warren? Ali dá para pensar que seja uma crítica, mas não vejo assim, vejo coo uma bela passada de pano, os estúdios tem liberdade para “o que puxar do hardware do Series”, mas vindo de uma first party isso é horrível

Livio
Livio
Responder a  Livio
12 de Abril de 2023 17:41

KKKKKKK

comment image

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
12 de Abril de 2023 18:48

O termo “passar pano” ficou no passado pq olha…..

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Andrio
12 de Abril de 2023 20:54

Não é ideal, e vale toda a reflexão levantada, mas pode ter um componente técnico nisso. É um jogo de mundo aberto feito na Unreal Engine 4, o primeiro game de mundo aberto da Arkhane. Sabe-se de várias pessoas técnicas por aí que a UNreal Engine 4 é horrível para otimização de jogos em mundo aberto. Ela tem problemas sérios de CPU que exigem bastante interação. Aparentemente ela não distribui as threads adequadamente e as rotinas de uma game em mundo aberto com várias situações dinâmicas se torna problemática na questão de performance. E então entra outro ponto, você está falando de gráficos da geração passada, mas as vezes o problema na verdade é a CPU, e por mais que o Zen dos novos consoles seja bom, ele tem cores low entry para os padrões de hoje, é comparável a CPUs de notebooks de baixa para média gama, caches de tamanhos muito pequenos e clocks baixos para hoje. 30 e 60 FPS na maior parte do tempo nem está ligado a GPU.

Só um complemento, o péssimo desempenho da UE4 em mundo aberto foi um dos motivadores da UE5, por que limitou a adesão do motor em alguns tipos especificos de jogos, como um The Witcher.

Last edited 1 ano atrás by Fernando Medeiros
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 21:01

Só lembrando que Days Gone é um jogo de mundo aberto, feito na Unreal Engine 4, e que roda em 60fps no PS5.

https://www.youtube.com/watch?v=-Wo3aJjwTlA

Claro que Days Gone e Redfall são propostas diferentes, mas vale a menção.

Andy Buh
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 21:50

Fortnite, Sea of Thieves mandou lembraças!

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Andy Buh
12 de Abril de 2023 22:45

Fortnite é um jogo de tiro que não tem qualquer rotina ou aleatoriedade de IA. Sea of Thieves é um jogo multiplayer que não tem muitas situações de rotinas de um game de mundo aberto. Consegue pensar em rotinas de mundo aberto? IAs que precisam executar determinadas ações, aleatoriedades de encontros, físicas de colisão…

Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 1:00

Você tem certeza que dá pra citar IA num jogo da Arkane. Os trailers mostram bem.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 22:44

Que teve muitos problemas durante seu tempo de lançamento. Days Gone saiu quebrado e com grandes dowgrades em cima do que foi prometido, e foi um jogo de PS4. Estamos falando de um game feito apenas para nova geração, que possivelmente está considerando mais coisas do que um jogo de PS4.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:36

O fato de ter sido lançado quebrado é irrelevante na discussão.

O seu ponto é justamente sobre a Unreal Engine 4 ter dificuldades para rodar jogos de mundo aberto em 60fps. Redfall foi projetado de maneira dedicada sobre uma CPU que é várias vezes superior à da geração passada, e a princípio não se trata de um jogo com diferencial quanto aos aspectos técnicos.

Já Days Gone foi projetado para uma CPU extremamente limitada, em cima de uma versão muito mais antiga da Unreal Engine 4, e após ajustes, segurou os 30fps no PS4. E quando foi lançado no PC e PS5, escalou muito bem para 60fps. Inclusive é considerado um dos melhores ports para PC. Days Gone pode não ser tão rico graficamente quanto um Red Dead Redemption 2, mas é facilmente um dos jogos de referência no estilo, com ótimos gráficos.

Logo, não acho que seja apenas uma questão da Unreal Engine 4. Talvez não deu tempo mesmo de terminar, e o deadline está chegando.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Abril de 2023 14:32

Bem a Arkhane são dois estudios, o de Deathloop e o de Redfall não são os mesmos. Talvez eles tambem sejam poucas pessoas?
Os jogos da Arkhane nunca tiveram escopo épico.
E outro ponto, vocês estão meio deslumbrados com essa CPU, ela está mais ou menos no mesmo ligar que a geração passada quando compara com o PC.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 22:25

Fernando, se lembras ao desenvolver um projeto há o levantamento de requisitos, se o UE4 é ruim para mundo aberto então porquê optaram em utilizar? Se você que não desenvolve games afirma e logo sabe dessa dificuldade porquê então a equipe do Redfall não saberia?

Afinal aqui já aponta 2 culpados, o UE4 e a CPU. O UE4 foi a equipe a optar, a CPU quem optou? Só não vá dizer que a AMD que forçou o uso e isso não foi a escolha dos arquitetos do Series

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
12 de Abril de 2023 22:52

Bem, em qual momento da vida um jogo a 30fps que funciona bem passou a se tornar um problema para consoles? Assim, eu pessoalmente tenho uma resposta pra isso, por que na plataforma que eu mais jogos já tem exclusivos visando 60fps desde a geração passada, mas isso é um problema realmente?
O desenvolvedor sabe que em PCs com CPUs fortes não é um problema e vai rodar bem, e ele tem um roadmap para levar isso para consoles. O que eles deveriam ter feito? O tipo de jogos que eles queriam construis não cabe na engine proprietária deles, o jogo não foi pensado no ano passado, está sendo desenvolvido desde 2017, não existia Unreal 5 nesse tempo. Como o estúdio faz, cria uma engine do zero e lança o jogo em 2029, espera por tecnologias que não existiam estarem prontas e lança o jogo em 2027, ou faz uma previsão do que mais ou menos será a nova geração e confia na tecnologia existente para atuar?
Se você conhece de projetos, deve ter se ligado que a escolha que eles fizeram faz sentido. Lembra daquele jogo lá no universo do Batman, o Gotham Knights, lançado em 30fps nos consoles. Um monte de gente falou que era o Xbox Series S o problema, coisa que não faz sentido algum, já que tem vários jogos que foram lançados sem modo 60fps somente no Series S, e ninguém reclama por que o escopo desse console é ser a experiência inferior por natureza. Então, esse foi mais um jogo de mundo aberto Unreal 4.

Livio
Livio
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:54

Isso foi acima do meu primeiro comentário

Estamos falando de um game feito apenas para nova geração, que possivelmente está considerando mais coisas do que um jogo de PS4.

e isso foi abaixo do meu primeiro comentário:

Uma física de colisão um pouco mais apurada pode limitar a maioria dos jogos a ser 30fps de novo e nem ter nenhuma revolução visual.

Logo Fernando se o que você falou nos outros comentários foram escolhas da equipe e assim sacrificaram os 60fps para um FPS logo a equipe poderia ter reduzido um pouco tudo o que você citou e ter priorizado os 60fps e ia re-incluindo as melhorias em updates futuros, tenho certeza que essa escolha faria mais sentido e faria com que o interesse dos players continuasse a cada update.

infelizmente não falaram se o 4K seria nativo, pois caso seja o melhor seria usar o upscale e com isso priorizar os 60 fps.

Agora relembro o que falei muito mais cedo, Driveclub era 30fps, funcionava bem e também foi criticado por não priorizar os 60fps ideiais para jogos de corrida, mas alguns figurões, como o Tom Warrem não acham problema o mesmo ocorrer com o RedFall 9e nem sabemos se está a correr bem nos consoles)

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 de Abril de 2023 14:30

Não, estou dizendo que a Engine não é boa para jogos a 60fps em mundo aberto e há motivos para isso onde também entram a física, bem como todo o resto.
E o jogo terá esse modo, mas ainda não está pronto.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Livio
15 de Abril de 2023 14:28

Não sacrificaram 60fps, ele não está pronto pro lançamento e alguém não quer atrasar o jogo. Vocês são 8 ou 80 né.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
15 de Abril de 2023 16:02

Fernando,

Uma pergunta: o que você achou deste artigo do Jez Corden? Concorda? Discorda? Algo a acrescentar?

https://www.windowscentral.com/gaming/xbox/on-xbox-caveats-and-mismanaged-expectations

Hennan
Hennan
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 16:32

Sendo um jogo da Arkane, vai ser adorado pela crítica. Provavelmente um 90+. Mas será outro fracasso que ninguém vai jogar. Não entendo porque insistem em FPS, se não sabem fazer gameplay de tiro e a IA está mais para burrice artificial.

Netto
Netto
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 19:18

Jogo full coop igual a esses pouco me atraem

Mas testarei já que sou assinante do serviço

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 19:33

Hate? Não aceitar merda é ser hater agora? O jogo claramente não está pronto e a MS, mais uma vez, vai lançar em estado beta para alegrar vocês, assinantes do gamepass.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Abril de 2023 20:21

O jogo vai sair a 30fps por causa da Series S, e como a Microsoft quer paridade nas suas consolas, a coisa é nivelada por baixo, logo esses 60fps prometidos para depois, é para dar tempo para se magicar uma forma de meter o jogo a 60fps na Series S.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Abril de 2023 20:38
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 20:48

Ele pode ter jogado no PC sem saber, ou em um DevKit do Xbox que geralmente é um hardware mais poderoso. Não seria nada nunca feito. Sabe lá em 2013, eu fui na BGS aqui em São Paulo, era perto do lançamento dos consoles da geração passada, e como fiquei o dia inteiro no evento, presenciei várias vezes a manutenção nas cabines com “consoles reais” que nunca eram mostrados e estavam no stand da Sony e da Microsoft, e dava muito problema que alguém precisava reiniciar os sistemas, e quando eles abriam o que estava rodando eram torres de PC. Um dos bugs que eu presenciei, no stand de Playstation, o jogo fechou e apareceu um desktop do Windows 7…
Outra vez também que vi algo estranho, foi na BGS de 2016 talvez, onde participei de uma fila para assistir uma demonstração fechada de Horizon Zero Dawn com algumas pessoas da Guerrilla apresentando o jogo. Novamente não jogaram no Playstation 4, e nem existia PS4 Pro na época. Jogaram em uma caixa esquisita, provavelmente um kit de desenvolvimento. Teve também a BGS de 2017, próxima ao lançamento do Xbox One X, tinha uma fila reservada para conhecer e testar forza 7 no XB1X. Não era exatamente um console real, jogamos nisso aqui:

https://t2.tudocdn.net/603690?w=1920

E é conhecido por informações públicas que o Devkit do One X tem mais potência, ele tem 44 unidades computacionais, e 24GB de RAM.
As vezes é o que falta da otimização para atingir os 60fps, que é possível no Devkit mas não no console de varejo. Não sei, se eles dizem que virá em um update, provavelmente estão no caminho.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 21:07

Pode ser, não tiro a sua razão de que ele possa ter jogado no PC e não sabia.

Só que, a nossa experiência prévia diz que se esse jogo não vai lançar com modo de 60fps no Xbox Series, a tendência é que rode com instabilidade na maioria dos PCs.

Então se ligaram esse jogo para ele jogar em uma 4090 para se ter 4k 60fps lisos, isso não serve de baseline pra nada. Seria o mesmo que eu jogar Returnal em uma 4090 e querer falar sobre como os gráficos e performance vão funcionar no PS5.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Carlos Eduardo
12 de Abril de 2023 23:01

Ele pode simplesmente ter jogado com um controle de Xbox em um devkit, estou só dizendo que ele pode ter sido influenciado a pensar que era como seria no console. Veja, se eles ja falaram que pós lançamento teria um modo performance, é por que eles provavelmente já tem isso quase pronto pelo lado do desenvolvimento, não iriam prometer sem ter. Agora o que as pessoas precisam tomar cuidado é com as expectativas. Mais cedo do que todos imaginam, os jogos voltarão a ser 30fps, e por motivos que talvez nem estejam relacionados com GPU. Uma física de colisão um pouco mais apurada pode limitar a maioria dos jogos a ser 30fps de novo e nem ter nenhuma revolução visual.
Exemplo, eu tenho dúvidas se o PS5 e o Xbox Series X podem rodar Red Dead Redemption 2 em 60 fps. O PS4 e o Xbox One tem momentos na casa dos 20fps.
A maioria dos jogos roda com instabilidade na maioria dos PCs. Uma das maiores mentiras de fóruns de internet vem da galera que joga em PCs de especificação baixas que falam e rodam tudo em 60fps. As CPUs recomendadas da maioria dos jogos é muito mais forte do que o que é encontrado em um console, e consequentemente bem mais caro. Existe um mito de que nos consoles quem joga é a população que não tem grana pra montar um PC, e no PC joga a galera mais endinheirada. Mentira, é só olhar a pesquisa de hardware do steam. A galera que joga no PC é em grande maioria que não tem grana pra bancar um console. O que aí tem por aí é gente rodando jogo novo em Zen 2200 e GTX1650.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:14

Gostei do seu comentário e concordo com a maior parte dele. Só faço um ponto de atenção que julgo ser importante:

Veja que as pessoas não gostaram de ver “A Plag Tale Requiem” rodando apenas a 30fps nos consoles, mas não houve nem 10% das reclamações que estamos vendo agora com Redfall. Reclamações essas que estão vindo inclusive de figuras importantes dentro da comunidade Xbox, como o Klobrille https://twitter.com/klobrille/status/1646190302728798214?s=20.

O motivo é principalmente porque Redfall é um jogo first-party, exclusivo do ecossistema Microsoft, um shooter cooperativo onde espera-se que rode a 60fps, que já foi adiado. Todos sabemos que esse modo de 60fps vai chegar, o motivo de ainda não ter chegado é puramente porque o jogo ainda não está 100% otimizado, eles precisam de mais tempo, e vai ser lançado em Maio por bem ou por mal, já que o ano fiscal da Microsoft se encerrará em Junho, logo precisam mostrar resultados.

Mesmo que 30fps continue sendo o padrão da indústria de consoles, na geração PS4 tivemos shooters, jogos de luta e de corrida rodando a 60fps.. Doom Eternal, Halo, Gears, Forza, Gran Turismo, Mortal Kombat, Uncharted 4 no modo co-op e multiplayer, Killzone SF, etc.. e ninguém espera que esses jogos mais focados em respostas e atualização rápidas voltem para os 30fps como era na geração do PS3/X360.

Então uma coisa é ter Hellblade 2 ou Fable rodando a 30fps, outra coisa é Redfall, Stalker 2 ou Halo Infinite rodando a 30fps. São situações bem diferentes.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 21:16

O problema aí é que tem só 3 semanas do vídeo que ele fez, e ele é um cara que parece ter informações privilegiadas.

Juca
Juca
Responder a  PAULO KAUFMANN
12 de Abril de 2023 19:58

Paulo, eu não curto jogos competitivos, mas os visuais pareciam legais, e o jogo interessante, mas aí é mais a questão se quem gosta do estilo vai curtir. Bem, como sai no Gamepass, experimenta e tira suas conclusões, o haterismo a tudo tem sido bem chato. Ficar especulando antes de um jogo sair é a maior idiotice. Agora, tem alguma coisa muito errada na MS, quase tudo vem com algum porém que é quase inacreditável.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
12 de Abril de 2023 20:20

Você testou o deathloop? Os trailers parecem mostrar os mesmos problemas. Péssimo gameplay de fps e a implementação de uma burrice artificial. Por isso tanta desconfiança.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 20:47

Eu não joguei, então, não posso falar. Não assino esses serviços e FirstPS não costumam ser minha prioridade, sou mais aquele cara dos Action, Action RPG, e JRPG, além de um ou outro jogo de carros. Mas da imprensa, lembro de só ver elogios ao Deathloop, e não lembro de ouvir falar mal, se bem me lembro, até indicado a Goty, foi.
A questão é que entendo o problema dos 30fps, mas pra mim 30 fps de console, quando estáveis, estão longe de serem injogáveis como muita gente gosta de acreditar. O maior problema aí é que vai adicionar a latência do jogo a latência da rede e tudo piora.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
12 de Abril de 2023 21:45

Entendo. É como comentei, todo jogo da Arkane é sucesso na mídia e fracasso de público. Só Deus sabe explicar como jogos tão medíocres tem avaliação tão boa. Em relação aos 30 fps, todos os jogos da Arkane também tem problema de frame pacing. Logo atrapalha muito.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
12 de Abril de 2023 23:43

Frame pacing é de f****!

Edson Nill
Edson Nill
12 de Abril de 2023 18:49

RIP Xbox!

José Galvão
José Galvão
12 de Abril de 2023 20:15

Acho que estamos a assistir ao nascimento de algo novo, o Quintuple A Remake!

Nuno Pereira
12 de Abril de 2023 20:33

Bem não consegui perceber muito bem, então o jogo não estava a ser desenvolvido pela The Initiative ? Mas já percebi que há problemas pois não apareceu mais nada do que aquele teaser em 2020!!

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:06

O jogo sempre foi apresentado como Perfect Dark. Reboot ou remake realmente importa?
Eu aposto que 99% das pessoas que postam aqui nem sabem do que se trata Perfect Dark. Já fazem 23 anos desde 2000, e o Nintendo 64 não foi um console popular.
Tem outra série também da qual as pessoas não conhecem muito mas falam bastante, Fable. Esses dias saiu uma notícias comentando que o gameplay do Fable pode ser algo parecido com The Witcher, e começaram a falar de cópia. Vamos lá, a trilogia Fable provavelmente é mais The Wicther do que o primeiro The Witcher, que eu acho que 99% das pessoas nem jogou.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Medeiros
12 de Abril de 2023 23:47

Ah Fernando, sem desmerecer Fable, que sempre me pareceu legal, mas se Fable fosse um The Witcher 3 teria sido tão premiado e idolatrado quanto ele, porque as coisas são assim, quando têm uma qualidade difícil de ignorar, ele ganha o mundo, e isso é com qualquer jogo, independente de quem o fez. Veja o que era a CDPR antes de The Witcher 3?!?! E digo pra você uma coisa, se Fable for uma cópia de TW3, terá a sorte grande.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Juca
15 de Abril de 2023 14:26

Pelo seu comentário, você realmente não conhece Fable e não sabe como o jogo foi repercutido nos anos 2000, com o Fable 1 e o 2. Era o RPG em terceira pessoa com o combate em tempo real que o final fantasy não era.
O the Witcher ficou mais ou menos dessa forma somente no segundo, de 2011. Você já jogou o primeiro the wicther no PC? Horrível.
TW3 foi a evolução natural, que o Fable não fez pq o terceiro não foi o que prometiam e a série entrou em uma direção estranha depois disso. A Lionhead se perdeu totalmente, e aquele Fable legends não era Fable de verdade.
Porém, o tempo reescreve a história enquando Fable for lançado, o chamarão de clone de TW ou Horizon.

Andy Buh
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 0:11

Entra aí para a gente bater um papo!

Já tem uns conhecidos daqui.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Hennan
Hennan
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 1:05

Importa e muito. Se for um remake fico levemente animado. O game merece e requer menos trabalho. Já um reboot é muito mais complexo, ainda mais com tantos problemas de desenvolvimento.

Deto
Deto
Responder a  Fernando Medeiros
13 de Abril de 2023 15:22

gameplay de Fable ser parecido com The Witcher 3?

má notícia para Fable

Last edited 1 ano atrás by Deto
error: Conteúdo protegido