As vendas da Playstation não parecem estar minimamente afetadas pela colocação dos jogos no PC.
Os jogos Playstation no PC não são garantidos. E a acontecerem, acontecem quando o jogo tiver já perdido o seu potencial de vendas na consola, e estiver ofertado na PSN para todos os utilizadores. Não é algo minimamente comparável ao que a Microsoft faz com a Xbox e os jogos no PC no dia um. Mesmo assim, os jogos no PC podem ter impacto nas vendas de consolas, e essa situação não consegue ser medida a curto prazo, mas sim apenas a longo prazo.
No entanto, olhando para os valores parciais de vendas que vão chegando, nada parece apontar para que as vendas da consola saiam prejudicadas.
E recentemente alguém comentou essa situação junto de um analista de mercado, que deu a perceber isso mesmo:
Christopher Bing é um analista do mercado do Reino Unido, e referiu que a Switch tinha quebrado a hegemonia de vendas da PS5, ao vender mais em Maio.
Eis que um utilizador refere que “A PS5 está a colocar os jogos no PC. Não vai mais vender como pães quentes”.
Perante isto, Chrsitopher Ding coloca as coisas em perspetiva, referido: “Está a quase a vender mais do que toda a concorrência acumulada”.
E para que não ficassem dúvidas, esclarece ainda que isso inclui Xbox e Switch.
A realidade é que a PS5 está a disparar em vendas e a Sony espera mesmo que ela passe as vendas da PS4. Nesse sentido, torna-se difícil de se dizer que seja possível perceber-se que os jogos no PC nas condições em que a Sony os coloca, esteja a prejudicar as vendas.
OFF:
Refiz a análise do demo do Lies of P.
Desliguei a HUD e o motion blur. Agora as contagens de pixels estão mais precisas.
Repare que mesmo assim a HUD do life do inimigo aparece, o que confunde o algoritmo nesses momentos.
https://www.youtube.com/watch?v=to9bVSCY0gQ
Hildo imagino que essa contagem de pixels é a nativa e que o jogo traga um upscale pra resoluções maiores, subjetivamente falando, como está a aparência do modo 1440? Parece ao menos um 4k, ou longe disso. O modo 1080@60 está bem melhor e deve ser o modo de eleição para esse tipo de jogo, no 30 minha percepção pelo vídeo aí é que tem uns sttuters bem aparentes.
Sim, Juca. O motor gráfico está desenhando os triângulos na resolução de 1440p e bem provável que algum método de upscaling, espacial ou temporal está fazendo a resolução ir a 4k. Eu acho q pra 1440p pra 4k fica até razovel, no caso de FSr2.
O modo 60 FPS é mais estável, com pouca variação de frame time. O 30 FPS já tem mais flutuações, mas talvez arrumem na build final.
Hildo, tá na hora de dá um tapa nesse canal do youtube, botar um nome legal e uma logo maneira! 🙂
Desculpa eu ser intrometido, mas que tal algo como Gamer Review, Bench Gamer ou coisas parecidas… ficam ai as sugestões.
Tem razão. Só não achei ainda um bom nome. Obrigado pelas sugestões.
Eu nunca mais tive tempo pois ando de rastos com tudo o que tem rodeado os meus tempos livres e o meu pai… Mas para o promover, vou começar a colocar estes vídeos do Tio Hildo aqui, caso ele autorize, claro.
Oi Mário. Sei que enfrentas um momento delicado. Melhoras para teu pai. Eu autorizo com certeza.
Ok… Estiver um pouco de tempo hoje vou ver este teu ultimo link e colocar um artigo
Esse negócio de repercutir nas vendas penso ter um peso maior na transição de gerações, e na venda continuada e futura de consoles. Temos algumas questões que podem justificar a situação momentaneamente como vendas represadas da pandemia ainda, retomada econômica em alguns lugares e etc. O certo é que com lançamentos no PC, a sony cria um apelo lá que antes não existia, mas sim, o console ainda guarda vantagens pra quem dá valor aos exclusivos Sony, como a questão da exclusividade temporal (jogue antes num PS) e o valor investido no console que é bem menos que o investido num PC pra resultados de performance equivalente. Porém o PC pode-se afirmar, sem dúvidas, que para os tais baleias, o PC ganha mais atratividade que antes dessa conduta da Sony, e é algo ainda mais a se considerar pra quem não quer ter várias plataformas de jogo.
Sobre a afirmação do analista, não consegui perfeitamente entendê-la? A Sony está a vender mais software que a Nintendo e Xbox juntas se considerarmos o que ela vende no console+PC? Está a considerar unidades ou receitas? Está considerando apenas os exclusivos de cada uma? Não me parece muito realista se está a contabilizar vendas digitais e físicas, sobretudo da Switch, a menos que a referência seja apenas determinado mês. A mim, não ficou claro o que realmente foi dito na afirmação.
Sim, é verdade… Mas o artigo baseia-se apenas na realidade atual… Sobre o futuro não podemos dizer ainda nada! Mas efetivamente concordo que as grandes repercusões, a existirem, são a longo prazo.
tb acho que o futuro não tem como prever nesse caso.
não tem como saber se lançar god of war 2018 no PC faz:
o sujeito ir pra o PC e esperar
faz o sujeito do PC que jogou GoW 2018 não esperar e comprar o PS5 para jogar Ragnarok no lançamento.
pode ser verdade as duas coisas e acabar empatando.
sobre o PS5 poder vender mais que o PS4, vai crescer tudo em cima do mercado do xbox…
já é o SEGUNDO console da MS com problemas e promessas não cumpridas…
xbox one todo mundo sabe o que foi
xbox one X era o “true 4k” ai o cara mostrava HZD em “4k fake” muito mais bonito que “true 4k do xbox” ALÉM da maioria dos jogos no xoneX também serem “4k fake” inclusive exclusivos.
xbox SX era o “12tf mostruoso” que não entregou, perdendo comparativo, e ainda teve o fiasco do Macaco Craig.
Deto, tu és sem jeito! Lol
Sim, mas pensa bem nisto.
O Matt Piscatella referiu o seguinte:
As vendas da PS5 subiram em triplos digitos (pelo menos 100%).
As vendas da Switch subiram em duplos digitos (pelo menos 10%).
O aumento das vendas foi equilibrado pelas quebras nas restantes plataformas (A Xbox).
isto é preocupante! A Xbox terá caido em igual número à subida da PS5 mais Switch…
Isto pode muito bem mostrar que as pessoas não estão a gostar do que estão a ver e a ouvir… E que se estejam a afastar da Xbox!
Eu não tenho dúvidas disso, (que tende a afastar pessoas da compra de jogos e das desenvolvedoras, por vender , provavelmente, menos no xbox, mesmo proporcionalmente), e sim, aparentemente tem sido bom pro PS, pois está a ter grande aumento proporcional em vendas em comparação com a Switch. Mas não fica claro pra mim se estão referindo as mídias de modo global (digital e físico)? A determinado mês em específico (com algum lançamento mais relevante pra um ou outro console)? E mesmo os números absolutos (pois percentuais são importantes, mas podem enganar a realidade comparativa em números absolutos).
Lembro ainda que o Switch é um console em fim de vida, e é até surpreendente que continue a vender tão bem e até tenha aumento de vendas, seja de hardware ou software, os consoles estão em times diferentes de vida, é preciso ter isso em mente em termos comparativos também. Então, pra mim tem coisas que não me estão claras. Mas eu entendo que aparentemente tem sido bem positivo para o PS.
O Gamepass não é bom pra venda de jogos, por lançamentos lá em Day One, claramente não é bom em termos financeiros, você vai ter novidades “pagas” concorrendo com novidades “grátis” e pessoas a poder esperar o “caro” ficar “barato” pois estão ocupadas com novidades.
Mas o que mais gostei do seu comentário, Mário, foi após eu dizer que o Deto é sem jeito foi você dizer: “Sim, mas…” Lol
Eu não concordo com a forma do Deto dizer as coisas. Mas ele sabe tocas nos assuntos.
O Piscatella soltou ontem análises de venda, coloquei o link no artigo de uns 2 dias atrás.
Lá ele fala que as mídias físicas estão vendendo bem e que em hardware o PS5 e o Switch vão bem a ponto de compensar os baixos números das demais plataformas.
Ps5 com crescimento de 3 dígitos pra maio em relação ao ano passado. Ou seja, no mínimo 100% a mais em vendas de hardware.
https://twitter.com/MatPiscatella/status/1673683803599147009?t=nKDUzyNT7h35Xl-mzZqIow&s=19
Cara, que ano fantástico para se ser um gamer, vou poder jogar alternado duas master pieces Zelda TotK e FF16, e num ano ainda com SF6, que parece fantástico mas ainda não comprei, Resident Evil 4 Remake que estou a esperar pelo VR, e com Starfield como mais um potencial grande jogo… e o Spider 2 ainda por sair mais ao fim do ano… tempos fabulosos!
Minha esposa disse aqui que quando tocou a campainha pra fazerem a entrega ela viu o PS5 tremer! Lol
Pensava que o PS5 tinha aquecido e desligado!!! 😛 😛 😛
Só tem acontecido de esquentar quando jogam pelo youtube! 🙂
KKKK
Realmente fui ver um desses vídeos e além do mesmo ter vários cortes (não exibe na sequencia o aviso e o desligamento) o PS5 dessa pessoa foi modificado já que a faceplate era diferente e estava equipada com leds RGB
Há algo de anormal na imagem?
Isso foi de um vídeo do smzinho, o PS5 dele alertou sobre aquecimento
fazer um off rapidinho:
já escrevi aqui que a MS acredita nos seus “puxa sacos” (astroturfing) e acaba se ferrando no feedback… Mas era só suposição, era que parecia para mim, de tão fora da realidade o xbox é
Agora tenho um indício:
[img[/img]
https://twitter.com/Xvault2/status/1673848832617254914
O greebergue ai escutando o floriam mueller, o Astroturfing que no site dele diz ser pago pela MS
bonus é o Chris Garnell
=============
Um ex-desenvolvedor que trabalhou em jogos exclusivos para o PlayStation acredita que a Sony foi “pega de surpresa” pelas especificações técnicas mais altas do Xbox Series X em comparação com as do PlayStation 5.
Chris Grannell passou quase 14 anos nos estúdios europeus da Sony
https://meuxbox.com.br/noticias/ex-desenvolvedor-do-playstation-diz-que-poder-do-xbox-series-x-pegou-ps5-da-sony-de-surpresa/
=============
Olha, depois desse print fica dificil para quem defende o xbox “para manter a concorrência”, que concorrência é essa q vive de mentir
Deto, eu olho pra essa imagem, entendo tudo o que dizes e quer dizer, mas fico muito feliz de não conhecer quase que a totalidade desse pessoal, inda mais se são “influencers patrocinados”, isso é de acalentar o meu coração! 🙂
Esse Cris Grannel parece ser um ex-funcionário ressentido ou então não entende patavinas de hardware… de qualquer forma, inda bem que deixou a Sony, não parece, pela conversa, ter muito a agregar a bons estúdios.
Dai so conheço o greebergue, obviamente.
e mais o garnel e florian…. garnel até o pessoal aqui falava na epoca dos FUDs do PS5 e por isso eu lembro, acho que teve notícia aqui citando ele
Mueller foi pq começaram a postar como “analista independente” lá no neogaff e foi pego até usando FAKE no forum para defender a MS, depois postaram coisa velha dele ainda da epoca defendendo o Windows Phone
sabe o que foi engraçado? teve uma epoca que só falavam de “patente troll” e depois de um tempo o negocio sumiu…. advinha? era tudo FUD da MS inventando pelo tal Florian…
Off topic: Não sei se é realmente verídico, mas vazou o custo de Horizon e TLOU2. Bem como o tempo de desenvolvimento.
https://twitter.com/tomwarren/status/1674085197158002689?s=20
Horizon 2 – 5 anos – 212 milhões
TLOU2 – mais de 6 anos – 220 milhões.
Será que consideram aí custo de marketing inclusos ou só do desenvolvimento mesmo? De qualquer forma, é impressionante a Insomniac toda custar menos que um único jogo desses.
Na realidade é por isso que a Insomaniac custou tão pouco. O investimento para manter a produção de um Triple-A é muito grande. Se você não tem games com marca forte, o estúdio em si vale quase zero.
Provável que é o custo total, pois tudo tem que ser colocado como despesa para o lançamento do título. Então marketing, logística, etc também é previsto no desenvolvimento e deve entrar na conta.
Isso fora o marketing, custo esperado, e acredito que os proximos jogos iram sair mais caros, e talvez com mais tempo de desenvolvimento…
Estamos a falar de 2 jogos com valores de produção incríveis. Não me admiraria.
O valor não assusta. Mais o tempo de produção de TLOU2 chama bastante a atenção. Quase 7 anos é muito tempo. Difícil sobreviver tanto sem uma boa estrutural de capital por trás.
mas então, eles contaram esses 7 anos entre o last 1 e 2
mas nesse meio tempo a ND entregou U4 e Lost Legacy
esses 7 anos de produção, uma parte deve ter sido um cara lá escrevendo roteiro e pensando no que fazer…
Aqui está o restante dos dados vazados, mas claramente existe algum erro. Visto que COD não pode ser responsável por 13,9 bilhões da receita total da Sony, quando a mesma foi de menos de 19 em 2021.
Sony just spilled confidential PlayStation information because of a Sharpie – The Verge
Pelo que entendi é a receita de CoD de 2019 a 2021 que é citada lá, mas considerando tudo que direta ou indiretamente pode vir dos usuários de CoD. Ou seja 3 anos de CoD gerou essa receita estimada em Hardware, assinaturar, vendas indiretas de outros jogos…
São 32 mi de jogadores no PS de CoD, só nos EUA, este gerou 800mi de dólares em receita só nos EUA para PS em 2021.
O valor que a Sony cita parece “superfaturada”, pois dá entender que ela pressupõe perdas de vendas em hardware, assinaturas e perdas indiretas com vendas de outros jogos com a saida presumida daqueles usuários que jogam CoD, ou seja tem presunções nessa conta. Ou seja é uma estimativa do que ela acredita que perderia, ou ganhou com CoD na sua plataforma de modo direto e indireto.
Nesse caso faz bem mais sentido.
De qualquer forma diretamente CoD gera uma receita próxima de 1bi de dólares, o que já é muito dinheiro, e a Sony tem alguma razão quanto a algumas perdas indiretas de hardware e outros, só que parece que ela está pegando a pior situação expectável. Mas é difícil, com exatidão, saber como estão projetando esse valor. 14bi é muito dinheiro e parece um número um pouco superestimado, mas sem Dúvidas CoD é importante pro PS.
O número mais grave para mim são os 30% de usuários que passam 70% ou mais jogando apenas COD. Muito difícil não perder esse público caso haja algum tipo de exclusividade por parte da Microsoft.
Alguma perda terá, isso é indiscutível, aí é esperar pra ver a acomodação do mercado e as novas movimentações que certamente terão em cadeia. Depois que a ABK passar, todos entenderão que poderão fazer o que quiser, pois sem limites impostos, é o que acontece.
Difícil vai ser a MS conseguir gerir mais do dobro de funcionários que tem na divisão Xbox da noite pro dia. Se compra a Activision, CoD despenca de qualidade e essa galera aí vai ter que procurar outro jogo.
É claro que não vai afetar as vendas! São públicos totalmente diferentes! Fora que existem muitos motivos além dos exclusivos para alguém escolher sua plataforma! A Sony pra fazer mais sucesso no PC tinha que lançar os jogos Day One e fazer um marketing mais no PC! Quem sabe até levar a Plus pra lá! Seria muito bom pra marca!
Paulo… Quem te disse essa dos públicos completamente diferentes?
Eu tive, até 2013, o PC como plataforma preferencial. Claramente mais capaz e melhor, batia as consolas aos pontos.
Apesar de sempre ter tido consolas (poderia até dizer, quase todas as consolas), a realidade é que as tinha pelos exclusivos. Porque nos multi, preferia o PC. Era melhor e mais capaz.
As consolas em 2013 conquistaram-me, em particular a PS4 que preferi nessa geração. Fáceis de usar, completas e com jogos que não eram muitos desfasados do PC, tinham uma simplicidade de uso, uma ausencia de cheaters, e jogos single que me cativaram.
A preferência pelas consolas mantém-se nos dias que correm, os o apesar de o meu PC colocar qualquer uma no chinelo. Mas os exclusivos e a otimização nas consolas impede-me de mudar.
Se isso mudasse… Mudava de novo para o PC e largava as consolas. Porque eu PC de topo tenho e sempre terei. Continua a ser uma paixão, mesmo não jogando tanto lá… Mas está ali, ao lado da TV, ligado a um HDMI, e com um controlador Xbox, pelo que mudar… Seria fácil.
Onde quero chegar com isto? Que o público não é diferente! Tem partes diferentes, mas partes comuns! Sempre foi ao mercado PC que as consolas foram buscar os novos clientes. E é por ele que os podem perder.
Daí que não sei quem te endoutrinou nessa ideia, mas ela não é verdadeira.
Já quanto ao Day One, vais-me desculpar, mas isso parece uma verborreia muito pouco ponderada.
Imagina que tens um portal online. Um portal de sucesso conseguido à custa de venderes nele os teus produtos que não se vendem em mais lado nenhum.
E o portal torna-se um sucesso tal que atrai milhões de clientes, sendo que terceiros querem vender lá as suas coisas.
E tu deixas… Eles vendem e tu ganhas 30% de tudo o que eles vendem. Que despesa tens? Nenhuma… Só lucro.
Mas a condição é só uma… O teu portal tem de continuar a ser um sucesso, pois sem os teus utilizadores ninguém os quer.
Ora agora tu vais vender os teus produtos em outro portal concorrente. Arriscas-te a que certos utilizadores que estavam lá pelos teus produtos deixem de lá ir. E arriscas que isso a acontecer os outros deixem de vender lá os seus produtos, onde tu ganhas os 30% sem fazer nenhum, e que é o grosso do que arrecadas.
Basicamente arriscas a perder as vantagens do teu portal.
E tu achas que isso… É bom!
Olhando para as vendas de consolas, vemos a PS a aumentar brutalmente as vendas, a Switch a subir as vendas, e a Xbox a cair as vendas na mesma quantidade em que nos outros aumentam… E tu achas que eles seguem uma boa política.
Eu sei que tu achas que quando crítico a Microsoft devo-o fazer porque sou mau, ou sonysta, mas na realidade a crítica é porque pura e simplesmente percebo o que a maior parte do mercado quer, como a maior parte do mercado pensa.
E essa maior parte quer as consolas como sempre foram… Um jardim fechado, optimizado e com exclusivos. Porque sem isso, as consolas não valem a pena.
É por isso que PS e Switch vendem e a Xbox continua em queda. Porque a Microsoft quer impor ao mercado algo diferente. E tu, estás na minoria que acha que isso é… Bom.
Nadella reclamando que a Sony obriga a MS a fazer exclusivos, que ele não gosta de exclusivos
https://www.theverge.com/2023/6/28/23777585/microsoft-ceo-satya-nadella-console-exclusives-sony-xbox-competition
Eu falei que a MS é playboy mimado
“ain, não vale essa regra”, a criança que perdeu a brincadeira…
“ain, não vale exclusivo”, a empresa que não sabe fazer conteúdo exclusivo…
ai… ficam falando que eu pego no pé da MS.
É escutar os astroturfing e acreditar neles
É fazer mimimi pq perdeu culpando as regras que os outros fizeram e eles aceitaram…
uhauhauahuha
Claro que não gosta… Os exclusivos da Bethesda foi a Sony que os forçou… A pequena Sony manda na Microsoft, e o Nadella apenas obedece ao Jim.
E curiosidade: Surgiu um documento novo que mostra que os contratos que a Microsoft faz para o Gamepass impedem os jogos de ir para a PSN.
Olha para o que digo, não olhes para o que eu faço…
É impressionante a capacidade de gente imperialista de se vitimar, só são suas as conquistas e vitórias, as derrotas são só culpa dos outros que não os deixaram vencer.
Pra mim o problema nisso tudo é de deixarem de desenvolver especificamente pra um hardware, apenas para facilitar port para vários hardwares (uma gama infinita de conjuntos CPU+GPU).
O PS5 já está pra completar seu 3° ano de ciclo, e até agora nada, absolutamente nenhum jogo que você bate o olho e diz, “nossa isso sim é nextgen”!!!
Eu tenho um PS5 e sou crítico ferrenho do Jim Ryan, porque essa idéia de lançar tudo no PC é uma espécie de nivelamento por baixo.
Não sou um fanboy doido que exige exclusividade de jogos no console, apenas discordo veementemente de desenvolverem jogos sem pensar em alcançar o melhor de um hardware específico com uma API específica.
O Xbox está aí como prova que isso é uma involução ou uma estagnação no mercado.
A partir do momento que se desenvolve um jogo para um console já pensando em portar ele para o PC, é bem óbvio que não vão tentar fazer o melhor na máquina específica, tudo para poder ter mais facilidade de portar para múltiplos hardwares.
Lembrando que o PS4 no seu 3° ano de vida, já entregava muitos jogos que nos davam a nítida sensação que jamais rodariam num PS3, e isso era muito visível. Já com o PS5, até hoje não apresentaram nada que nos desse essa sensação de mudança de geração.
E eu boto isso na conta do Jim Ryan, porque com certeza os Devs já devem ter sido orientados pra não ir a fundo no hardware do PS5, porque os jogos também tem que rodar bem naquelas GPU’s de PC de 4 gerações atrás.
Se alguém aqui me provar o contrário, juro que peço desculpas e não comento mais sobre o assunto.
Apenas uma nota. Se tu tiveres muita fome e eu te der uma água fervida com arroz, aquilo vai ser a melhor coisa que comeste na vida.
Mas se tiveres cheio, posso-te dar uma sopa rica e cuidada e tu comes e nem ligas verdadeiramente ao que ali está.
Isto para fazer ver que, cada vez mais, os ganhos serão menos notórios para o utilizador. E isto porque ele está de barriga cheia!
A geração passada foi nesse aspecto a mais radical de sempre. Tiveste pela primeira vez uma resolução de qualidade, acompanhada de texturas de qualidade, e um processamento capaz. Mas daqui Para a frente, a cada vez mais terás dificuldade em ver algo que se diferencie. A nova geração será por isso não a nível gráfico, mas a nível da abertura dos mundos graças ao SSD, e da qualidade das fisicas e IA.
E tu já tiveste amostras disso, só que como não enche o olho, passou-te ao lado.
Não me passou ao lado.
O console é uma máquina e tanto, mexer na dashboard nunca foi tão rápido e versátil, loads rápidos, mais fluidez nos jogos e etc…
Eu sinceramente aproveitei muitos títulos de PS4 com essas vantagens.
Mas os jogos ditos “pensados para aproveitar os recursos do console de nova geração”, dão pra se contar nos dedos de uma das mãos.
Estou só esperando os requisitos da versão de Ratched and Clank pra PC.
Porque se ali exigir no mínimo uma RTX1080 com processador mediano, SSD comum e pouca RAM.
Aí sim, vou ter plena certeza que estou sendo enganado.
Porque até então, era um jogo propagandeado como apenas possível de rodar no PS5, por conta do fabuloso sistema de I/O do console.
Não te iludas muito com o Ratchet & Clank por dois motivos.
Apesar de ele tirar partido do SSD, não requer nada de extraordinário. Já vimos que 3.5 GB/s na PS5 chega.
Basta aumentar a RAM para 24 ou 32 GB e isso substituiu o SSD.
Conjugando os dois, há duas formas de se superar/igualar as specs da PS5.
[OFF]
PlayStation vendeu mais do dobro de consolas do que a Xbox em 2022
Em outubro, novembro e dezembro.
Esclarecendo. No último quarto de 2022, a Xbox vendeu 3,2 milhões de consolas. A PS5 vendeu 7,1 milhões.
E esses são dados oficiais vindos da Microsoft.
PS: Como curiosidade, estou a ler relatos de que as pesquisas por estas vendas no Edge com Bing não reportam estes resultados, direcionando a pesquisa para outra coisa. O utilizador refere que teve de usar outro browser para obter a informação, e que esta lá, lhe apareceu à primeira.
Já é o segundo relato de situações de adulteração de pesquisas feitas pela Microsoft no Edge e Bing.
Off: Estou a ler os relatos de um dos reporters que estão a acompanhar o julgamento, eque refere que no último dia de julgamento o antigo responsável pela Zenimax foi ouvido, e testemunhou que o Phil Spencer lhe disse abertamente que dali para a frente, absolutamente todos os jogos da Zenimax seriam exclusivos.
Isto contradiz todas as afirmações do Phil em tribunal.
O Phil não tem mesmo vergonha nenhuma. É um sem carácter!
Eu não vou fazer juízos sobre a Juíza em causa. Mas porra, perante tanta contradição, se a Microsoft ganha é bom que os argumentos sejam muito válidos sob pena de descrédito total. Porque o que aqui está em causa não são certezas sobre o futuro, mas sim dúvidas causadas exatamente por não se confiar na Microsoft. E o que este julgamento mostrou foi uma Microsoft que diz uma coisa… E faz outra.
E parece que no Canadá também não está muito fácil a situação da MS. O órgão regulador demonstrou preocupações e disse que vai monitorar de perto essa aquisição.
Sobre Phil Spencer, bom, acho que muita gente já sabe que se trata de um canalha.
Seria interessante ver quantos SX que estão nessa conta. Creio que seja em torno de 30% do total. O flop parece grande, mas se a MS vendesse apenas o SX poderia ser até pior. No final das contas foi, de certa forma, acertada a decisão de lançamento do SS comercialmente falando.
Eu penso que por conta da pandemia, essa geração pode se tornar a mais longeva de todas, talvez dure até mais uns 7 anos.
E que num cenário desses, fica interessante saber se o SS foi uma decisão de hardware acertada ou não.
Vale aqui relatar que grande parte desses números de vendas do SS e do SX, são de pessoas que já possuem também um PS5.
Ou seja, Xbox é muito mais comprado por jogadores hardcore, do que por jogadores casuais.
Isso com certeza não era o esperado, porque o SS tem foco no nicho de jogadores casuais e jogadores de países emergentes.