As notícias vinda da Nintendo são que a Switch passou as vendas da Wii e da Playstation. Mas será que é correto a Nintendo somar as vendas das duas Switch que possui?
Atualmente a Nintendo tem duas consolas no mercado. A Switch e a Switch Lite. E quando fala das vendas, fala das vendas combinadas.
Ora acontece que a soma das vendas das duas consolas poderá não ser uma situação exatamente correcta. Porque motivo?
Bem, para começar as capacidades das consolas são completamente diferentes. E quando falamos em capacidades não falamos de resolução, mas sim daquilo que as consolas podem fazer. Basicamente a Lite não pode remover os controladores e usa-los fora da consola, a Lite não possui modo Docking para ser jogada a maiores resoluções na TV, a Lite não possui os sensores de infravermelhos e não possui a vibração rumble.
Tudo isto poderiam ser meros detalhes, não fosse o facto de estas diferenças criaram uma situação: O facto que nem todos os jogos Switch correm na Lite.
Basicamente, se os jogos foram dependentes de algum deste diferencial no hardware, eles não executam na Switch Lite. E jogos como o Nintendo Labo, 1-2 Switch, todos os jogos da série Just Dance, Super Mário Party, Fitness Boxing 1 e Fitness Boxing 2, Ring Fit Adventure, Surgeon Simulator CPR, entre outros, pura e simplesmente não correm.
Depois há jogos que ficam basicamente incapazes de serem terminados a 100%. Por exemplo, o Super Mário Odissey, que corre na Switch Lite, não pode ser completo nesta consola. O motivo é que há coletáveis escondidos, e cuja presença é alertado com o uso do Rumble, uma situação, não presente na Lite.
Outros jogos que sofre
Um outro exemplo é o The Legend of Zelda: Breath of the Wild, onde certo puzzles em templos dependem da detecção de movimentos separados de cada um dos controladores, algo que a Lite não oferece, obrigando a ligar controladores externos.
Da mesma forma, e pelo mesmo motivo de cima, os jogos Pokémon: Let’s Go, Pikachu e Pokémon: Let’s Go, Eevee não funcionam na Lite pois o lançamento das bolas requer os controladores de movimentos.
Ainda nesta lista temos o Luigi’s Mansion 3, onde o apontar do aspirador requer os controladores destacados da consola.
Numa temática diferente temos o jogo The World Ends with You: Final Remix. Este jogo foi concebido para ser jogado na TV, pelo que funciona de forma diferente e mais complexa quando em modo portátil. Basicamente, o jogo foi concebido para usar os Joycons, sendo que em modo portátil usa o touchscreen, mas de uma forma bem menos eficaz. O jogo corre na Lite, mas torna-se bem mais complexo devido a tal.
E podíamos acrescentar mais títulos que, pela falta dos Joycons, são bem mais complicados de serem jogados na Lite, mostrando uma grande diferença de jogo:
- ARMS
- DOOM
- Fe
- Fortnite
- Gal Metal
- Game Builder Garage
- Go Vacation
- Human Resource Machine
- Immortal Redneck
- LA Noire
- Leisure Suit Larry
- Little Inferno
- Mario Golf: Super Rush
- Mario Kart 8 Deluxe
- Mario Tennis Aces
- Neonwall
- New Pokémon Snap
- Okami
- Rayman Legends Definitive Edition
- Resident Evil: Revelations 1 & Revelations 2
- Sausage Sports Club
- Senran Kagura Reflexions
- Super Bomberman R
- Splatoon 2
- Taiko no Tatsujin: Drum’n’Fun
- The Elder Scrolls V: Skyrim
- Warframe
- Wolfenstein II: The New Colossus
- World of Goo
Basicamente o que temos então aqui, são duas consolas diferentes, que partilham a maior parte dos jogos.
Mas se formos a ver, pelo menos até ao momento, isso tambem é o que acontece com a Xbox One, Xbox One X, Xbox serie S e Xbox Série X, e PS4 e PS5. Basicamente estas consolas estão a correr os mesmos jogos, havendo apenas alguns que apenas correm em uma das consolas. E as diferenças não são diferentes do que temos aqui.
E sendo assim, será justo somar as Switch, e não somar as outras?
Não vejo problema em juntar as vendas desde que seja avisado que alguns jogos não rodam nela. Para mim o Lite é mais parecido com a Switch do que o xbox SS com o SX.
No fundo é a mesmo produto mas maos “lite”.
Não vejo mal em somar as vendas.
Para mim não tem problema nenhum somar as vendas da Switch desde que se some as das outras também.
Penso que o Switch deve ser encarado primeiro como portátil, e que o uso desktop deve ser encarado mais como uma feature extra, apesar de o Lite ter vindo após o Switch padrão, e apesar dessas diferenças, obviamente, são consoles da mesma geração.
Se for avaliar o uso de estratégias pra inflar números, pior é a MS que faz questão de não deixar claro números de vendas, lucros da divisão e nem mesmo a receita com vendas e serviços da divisão.
Como o colega falou ainda, mais injusto é misturar vendas de SS com SX. Mas deixa pra lá!
Eu nem considero switch console de mesa, quanto mais ficar somando vendas de consoles que nem rodam os mesmos jogos.
Mas se já enfiaram portátil da nintendo no ranking de vendas de consoles de mesa pq não se aguentaram de ver que a maioria das posições seriam playstations, imagine separar vendas entre portátil e “console” switch.
Switch nada mais é que um portátil que se conecta na TV, tanto é que o upgrade dele é “na tela portátil” e não em poder de fogo para ficar menos portátil.
Deto, seu comentário é típico de um completo fanboy! rsrs
Quer dizer que a Nintendo está usando as vendas do switch lite para criarem uma falsa ilusão que o switch esteja vendendo mais que um playstation? rsrsrs
Esse comentário é uma pérola!!!! Parabéns!!!
🤣🤣🤣🤣🤣
Rir nunca fez mal a ninguém
questão de interpretação de texto:
“mas ja enfiaram portátil no ranking de vendas para não botarem tudo dominado pelo playstation”
Questão:
No paragráfo assim tendo por base o conhecimento para achar que pode corrigir alguém:
a) quem faz ranking de vendas é a Nintendo
b) quem faz ranking de vendas é todo mundo menos a Nintendo, Sony e MS.
tempo….
eu vou te dar uma dica:
o segundo paragrafo que vc tá delirando em cima, tem o sujeito indeterminado.
quem faz ranking de vendas?
é tenso né?
escrevo um paragrafo com sujeito oculto e conhecimento implícito que todo mundo aqui sabe quem faz ranking de vendas.
====
Questão:
“mas já enfiaram portátil no ranking de consoles mais vendidos para o playstation não dominar tudo”
No paragráfo acima, qual conteúdo esta implícito:
a) está implicito que vc sabe quem quem faz ranking de vendas entre as empresas (qualquer um, menos sony, nintendo e MS)
b) acusa nintendo de fazer ranking de vendas mentirosa
e ai champz, escrevendo Explicitamente vc entende? tem que desenhar?
faz um favor? não me responde mais, vc não tem capacidade nem de entender o que eu escrevo.
Então já somos dois… Porque quando você escreve ando horas para decifrar o que tá escrito.
Teu jeito para Português é tão bom como o de minha bisavó para lançamento de foguete.
nem nintendo, nem MS, nem Sony; nenhuma das três na historia saiu por ai fazendo “ranking de vendas dos 10 consoles mais vendidos” e botando playstation, xbox e nintendo juntos.
que eu lembro somente a Sony lá no PS2 fez isso, mas apenas comparando o console dela com o GC e xbox original.
Deto, 3 entenderam como eu, somado ao seu histórico de conspiracionista pró PlayStation, realmente vc está certo e eu exagerei!rsrs
Mário um off, você pretende fazer um artigo sobre a censura que o jogo Martha is Dead esta sofrendo no Ps? Já que no Xbox e Pc não irá ter censura e apenas falo isso pois a Sony esta a ser bastante hipócrita, sendo que foi ela que falou: “Nós damos total liberdade criativa aos estúdios”. Aqui um link do que foi censurado:
https://www.eurogamer.pt/articles/2022-02-24-o-que-foi-censurado-em-martha-is-dead-na-playstation
Cenas bem pesada, mas não vejo problemas já que é do contexto do jogo.
Sinceramente Daniel, não planeio… Porque eu não consigo aceitar esse tipo de cenas em videojogos.
Eu não censurou a Sony por ter censurado essas cenas. Censuro isso sim o não ter o mesmo critério para os seus jogos, e sabes que critiquei e muito a violência explícita de TLOU2.
Resolvia-se com duas versões como aconteceu com o RE1 na ps1.
Off: Mais rolo MS/Activision Blizzard:
https://www.polygon.com/22949594/activision-blizzard-shareholder-lawsuit-sec-violation
Agora é que a coisa ficou bonita… Já não há venda para ninguém.
Se essa aquisição passar, passa qualquer coisa.
Eu não estava a ser literal. É apenas um investidor que pretende processar. Mas a situação a ir para tribunal pode parar o processo de venda até estar resolvida.
venderam a empresa na Baixa.
Se tivessem trocado o CEO (ele não ia ganhar o bônus de venda para a MS) e saneado a empresa, o valor das ações podia aumentar bastante nos proximos 4 anos.
É uma perspetiva. Eu sempre questionei porque motivo não trocavam o CEO após o escândalo. Terá de ser um tribunal a avaliar isso.