A reposição de stocks de PS5 no Reino Unido, colocou de novo vários jogos já antigos no top de vendas, incluindo no número 1.
A PS5 voltou às prateleiras das lojas do Reino Unido, apesar de terem durado muito pouco tempo por lá. A consequência da chegada e venda imediata das consolas viu-se no top de vendas de vídeo jogos, onde Horizon: Forbiden West saltou direto, novamente, para número 1 de vendas.
Outro jogo que teve um sato enorme foi Gran Turismo 7, que subiu para o quinto lugar do top de vendas.
Outros jogos dignos de registo foi o Demon´s Souls que ficou em 20º. e o Spider Man Miles Morales que tambem consta do Top 40.
Todos estes jogos já tem algum tempo de mercado, pelo que por norma já deveriam estar fora das tabelas, mas a falta de consolas faz com que quando estas reposições acontecem tal aumente repentinamente a procura .
Embora seja comum que alguns exclusivos da PS5 voltem aos tops de vendas, o Horizon e o GT têm vindo em bundle com a PS5, o que explica o boom de vendas desses dois jogos, aliás, acho que no UK não existe a consola sozinha, só em bundle.
Hummm… Isso retira o interesse deste artigo. Por norma os bundles não deveriam ser incluídos nos tops de venda, mas após teres dito isso fui ver o que acontece aqui e confirmei que realmente a GfK contabiliza os bundles aqui.
Mas são incluídos Mário, o Wii Sports, o jogo que vinha incluido com a Wii, é considerado o quarto jogo mais vendido de todos os tempos com cerca de 83 milhões de unidades “vendidas”, não faz muito sentido mas é assim que olham para a coisa.
Isso depende de quem contabiliza.
Mas qual seria o problema dos mais vendidos se há outras opções como não comprar, não comprar agora e deixar pra só quando vier sem jogo ou escolher um bundle com outro jogo?
E digo mais, jogos como o Kinect Adventures, dos mais vendidos de xbox em toda sua história vinha com o combo do Kinect. Meu One, comprei com o combo/bundle Dance Central e o Halo Collection. O Snes vinha com o Super Mario World,o Wii com o Wii Sports… E em nenhum desses casos vi a venda destes ser desconsiderada. Inda mais que como o Supernes, Wii ou o Kinect nem se tinha a opção de esperar chegar os consoles/dispositivos sem jogo!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_jogos_mais_vendidos_para_Xbox_360
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_jogos_mais_vendidos_para_Super_Nintendo_Entertainment_System
Eu acredito que a questão do bundle gera mais discussão sobre inclusão quando a relação é de 1 x 1 com as vendas de consolas.
Por exemplo, se vendeu 104 milhões de Wii, logo venderam 104 milhões de unidades do jogo Wii Sports (ou algo aproximado disso).
Mas nesse caso as ofertas são mistas, com diversos tipos de bundle, e inclusive sem nenhum bundle. Além disso todo bundle custa razoavelmente mais caro:
https://www.game.co.uk/en/playstation/consoles?cm_sp=cm_sp=PlayStationFormatHub-_-Buttons-_-Consoles
O Horizon sim é um bundle oficial. Mas o GT7 pelo que vi é um bundle feito por algumas lojas. Dias atrás vi uma imagem de um bundle com Horizon + Elden Ring + GT7 + Dualsense extra + PS5 por 699 libras.
Por exemplo, neste anúncio o bundle é Horizon + Demons + Spiderman Miles Morales. https://www.kabum.com.br/produto/375303/kit-console-sony-playstation-5-horizon-forbidden-west-jogo-demon-s-soul-s-ps5-jogo-marvel-s-spider-man-miles-morales-ps5?gclid=Cj0KCQjw3eeXBhD7ARIsAHjssr-m5vxibk1pHsS84anDqXBkYCz_HtZFSq1Z1SoYZEAuOI9YijAQlbEaAjbgEALw_wcB
Entretanto o oficial da Sony é apenas o Horizon, logo apesar dessa loja realizar a “venda casada”, outras lojas podem construir pacotes diferentes (ou não construir).
É por isso que apenas Horizon vai ao topo no ranking de mais vendidos, enquanto que os demais jogos oscilam em posições intermediárias.
Também é possível comprar apenas a consola PS5 por 449 libras: https://www.game.co.uk/en/playstation-5-console-2826338 ou a PS5 com o bundle oficial de Horizon por 499 libras https://www.game.co.uk/en/playstation-5-console-horizon-forbidden-west-2882869
As lojas, ou mesmo a Sony, estão aproveitando a vontade dos compradores de ter um console e tentando aumentar o valor dos gastos dos clientes pra faturarem mais, até aí se compreende, embora seja uma prática errada e condenável.
O que questiono é porque Bundles não poderiam computar os jogos dele como venda, se pra que qualquer venda ocorra é preciso de ato volitivo do cliente (inda mais que ninguém é obrigado e videogame não é essencial e há a concorrência como alternativa), e no que se diferiria uma venda de jogo em grande promoção, de uma venda de jogo em um bundle, se o primeiro caso um jogo pode ser vendido por preço irrisório ou junto a outros com descontos e computado como uma venda da mesma forma que o mesmo game a preço cheio?!?
Ora, mesmo que alguém não queira um jogo de bundle, ele pode sempre passar pra frente e a venda chega a algum cliente que o queira, seja revendendo o jogo ou código, seja presenteando alguém ou mesmo ficando para si.
Da mesma forma, ninguém computa venda nas vendas de um jogo como “usados”, mesmo uma mesma unidade de jogo podendo ter passado em várias mãos de proprietários diferentes que o quiseram comprar e compraram já usado por outro.
Penso que o princípio de computar vendas de lojas é o cliente comprar um produto, seja por meio de bundle ou não.
Sim, se a consola sem jogo nenhum custou 449 libras, e a consola com Horizon custou 499 libras, logo computou-se 50 libras deste jogo. Então o jogo gerou receita.
Também concordo que a Sony provavelmente antecipou esse bundle de Horizon Forbidden West em virtude da falta de stocks, para se aproveitar do grande interesse das pessoas pela consola. Logo se o cliente não conseguir encontrar a PS5 sem bundle, vai preferir pagar 499 libras na consola com bundle do que pagar 600 libras no ebay.
Caso o jogo seja paga, concordo com a contabilização. Se for oferecido… É outra coisa.
Eu concordo contigo, geralmente o cliente quando compra o bundle tem a intenção de adquirir aquele jogo. E essa venda ainda gera receita extra, não é um jogo “doado” (como astro’s), então não vejo sentido em excluir as vendas de jogos por bundle do ranking.
Isso é o que vejo comentarem em outros sites, que lojas, no caso portuguesas, estão fazendo os seus Bundles e ofertando o PS5 com preço muito acima do oficial.
Agora queria entender o porquê a Eurogamer adjetivou o bundle do PS5 com HFW como “bundle polêmico”, o polêmico é porque só tem esse bundle a venda nas lojas? Se o HFW não fosse a parte do console e vinhesse como o Astro’s Playroom (na “memória” do PS5, assim como era o Sonic no Master System) eu concordaria como polêmico, mas o HFW vem em forma de voucher e a pessoa que não quiser o jogo pode fazer o que quiser, seja vender, dar ou até rasgar o código.
Por aqui tem o bundle e sem bundle, se pode escolher. Mas Horizon sempre esteve nos tops do reino Unido mesmo antes do bundle ser comercializado.
Aqui no Brasil como há oferta, existe poucos bundle forçados. Mas em outros países já vi empurrar jogo, controle remoto, dualsense extra e carregador. No caso do Horizon, como é oficial, ao menos tem um pequeno desconto. Lembro que tive de comprar meu ps4 na Amazon com killzone e um ano de plus por falta de opção. Paguei preço cheio e o imposto sobre tudo, inclusive a psn.
Eu sempre comprei meus consoles com Bundle. Gears foi, Metal Gear 4.
Pra mim une o útil ao desejável.
Bobagem está sendo a Microsoft se não estiver capitalizando isso em cima do Halo Infinite e também do Forza Horizon 5.