Os requisitos para se correr Indiana Jones no PC obrigam a uma máquina que é, forçosamente, cara.
Já o referimos mil e uma vezes. As estatísticas de utilização do Steam mostram que o mercado PC é maioritariamente constituído por máquinas cujas performances são inferiores às consolas.
O ultimo relatório que analisamos mostravam que apenas 18,1% dos utilizadores do Steam tinham um PC capaz de bater uma consola PS5. E se formos para o mercado de PCs topo de Gama, verificamos que ele é apenas 3% do mercado global do PC.
Ora quando vemos os requisitos para a versão PC de Indiana Jones, há claramente que se perceber que o jogo não é para todos!
Indiana Jones requer forçosamente o uso de Hardware capaz de Ray Tracing, não podendo ser jogado sem ele. E isso implica que uma boa parte dos utilizadores PC estão impedidos de jogar este jogo.
Vamos tentar ver no Steam qual a percentagem de GPUs que igualam ou superam os requisitos mínimos:
Assim encontramos no inquérito de Novembro de 2024:
Pessoas com GPU RX 6600 ou superior
6900XT – 0,21%
6800 – 0,22%
6750 GRE – 0.22
6800 XT – 0.3
6650 XT – 0.33
7900 XTX – 0.44
6700 XT – 0.67
6600 – 0.8
Quota AMD – 3,19% do mercado
Pessoas com RTX 2600 ou superior
3080 laptop – 0.15
4080 Laptop – 0.22
2080 TI – 0.34
3070 Ti Laptop – 0.34
2080 – 0.35
2080 super – 0.41
3070 Laptop – 0.65
4070 Ti super – 0.67
4080 Super – 0.71
3080 Ti – 0.72
2070 – 0.74
4080 – 0.76
4090 – 1.01
4070 Laptop – 1.02
2070 super – 1.05
2060 super – 1.06
4070 Ti – 1.21
3070 Ti – 1.32
4070 super – 1.59
3080 – 1.9
4070 – 2.44
2060 – 2.71
3050 – 2.84
3070 – 2.87
3060 laptop – 2.95
4060 Ti – 3.07
3060 Ti – 3.09
4060 – 3.7
4060 laptop – 4.76
3060 – 4,89%
Quota Nvidia – 50,28%
Quota total – 53.47%
Vamos aceitar que o CPU aqui não vai ser um problema e roubar quota.
Isto implica que de todos os utilizadores ativos no Steam, apenas 53,47% podem jogar este jogo. E isto com o detalhe mínimo, e devido ao requisito do suporte Ray Tracing.
Subindo o detalhe para o recomendado (detalhe médio), o GPU pedido passa a ser a RTX 3080 Ti a RX 7700 XT
Vamos ver para quanto esta quota cai!
Pessoas com GPU RX 7700XT ou superior
6800 XT – 0.3
7900 XTX – 0.44
Quota AMD – 0.74% do mercado
Pessoas com RTX 3080 Ti ou superior
4080 Laptop – 0.22
4070 Ti super – 0.67
4080 Super – 0.71
3080 Ti – 0.72
4080 – 0.76
4090 – 1.01
4070 Laptop – 1.02
4070 Ti – 1.21
3070 Ti – 1.32
4070 super – 1.59
3080 – 1.9
4070 – 2.44
Quota Nvidia – 13.57%
Quota total – 14.31%
Nesta análise, onde tentamos manter o máximo de GPUs incluídos, mesmo que alguns possam dizer que não são exatamente iguals à 3080 Ti, a quota de mercado cai para os 14,31% de mercado. É um valor anormalmente baixo face à média alcançada por jogos sem requisitos Ray Tracing.
Vamos agora ao nível de detalhe Ultra, onde se pede uma RX 7900XT e uma RTX 4080.
Pessoas com GPU RX 7900XT ou superior
7900 XTX – 0.44
Quota AMD – 0.44% do mercado
Pessoas com RTX 4080 ou superior
4080 Laptop – 0.22
4080 Super – 0.71
4080 – 0.76
4090 – 1.01
3080 – 1.9
Quota Nvidia – 4.6%
Quota total – 5.04%
Resumidamente, sem entrarmos no domínio do Path Tracing, a quota de mercado alcançada é claramente baixa. 5.04% do mercado!
Basicamente torna-se aqui claro que, o grande volume da receita que será aportada por este jogo, virá das consolas, até porque nem todos os utilizadores PC irão adquirir este jogo.
Mas vamos ver a percentagem que poderá usar Path Tracing minimum (que dificilmente será preferível ao Ultra com RT moderado):
Pessoas com RTX 4070 ou superior
4080 Laptop – 0.22
4070 Ti super – 0.67
4080 Super – 0.71
4080 – 0.76
4090 – 1.01
4070 Laptop – 1.02
4070 Ti – 1.21
4070 super – 1.59
4070 – 2.44
Quota Nvidia – 9.63%
Quota total – 9.63%
A quota é superior ao modo ultra, pelo que se calhar muitos preferirão este modo, de forma a poderem jogar.
Vamos já agora ver aa percentagem de mercado para estes modos.
Patch Tracing – Recomended
Pessoas com RTX 4080 ou superior
4080 Laptop – 0.22
4080 Super – 0.71
4080 – 0.76
4090 – 1.01
Quota Nvidia – 2,7%
Quota total – 2,7%
Path Tracing – Ultra
Pessoas com RTX 4090 ou superior
4090 – 1.01
Quota Nvidia – 1.01%
Quota total – 1.01%
1,01% do mercado… Basicamente um modo que é mais uma tech demo, do que realmente algo realista.
Perante o custo de um PC, se todos os jogos PC tivessem estes requisitos, seria expectável que as vendas de consolas explodissem, e as vendas de PC caíssem a pique.
Este artigo vai de encontro a vários artigos já publicados recentemente,um deles a diferença entre consolas e PC e a diversidade que existe de hardware no PC que dificulta a programação.
Pura verdade. Nós sabemos que um PC que custa 3 ou 4 vezes mais, vai ter uma performance melhor, mas será que no que se trata a consolas o esforço na optimização é igual? Eu sei que os motores de jogo são muitos e variados mas por exemplo Ff7r sinto que no modo performance o jogo poderia ter sido melhor optimizado e que não quiseram gastar mais tempo.
Não foi acaso e deve virar o padrão de todos os games patrocinados pela Nvidia. FF7 Rebirth tem os mesmos requisitos. Nova geração, hora de limpar o mercado. Uma prática nefasta, porem comum.
Estamos longe da melhor altura. O hardware está muito caro.
Bem, pelo menos olhando o top 10 de gpus mais usadas na Steam, quase todas tem algum tipo de suporte ao ray tracing(https://store.steampowered.com/hwsurvey/directx/)… Da mesma forma que esse jogo não roda em PS4/Pro e Xbox One/X, placas de PC mais antigas também não vão rodar… Para a tecnologia dos jogos andar para frente, em algum momento será necessario hardware minimamente moderno, basta ver que muitos jogos hoje só rodam em SSD, deixando HDs para trás…
Verdade… Mas há senãos.
A maior parte dos jogos que saem saem tentando alcançar uma grossa faria do mercado ativo. E mesmo assim as vendas podem ser fracas.
O top 10 do Stem representa apenas 28,93% do mercado de GPUs, e isto porque a 3050 fica abaixo dos specs mínimos e a 1650 não suporta RT.
Resumidamente, o jogo parte para um alcance claramente inferior ao normal.
Depois temos de ver que o PC não é como as consolas.
Nas consolas é normal que se deixe as anteriores para trás. São as gerações. E nelas tudo melhora, disco, RAM, memória, CPU, GPU
Mas no PC, quebrar a compatibilidade por um simples “Spec” de uma das pecas, é bem diferente. E neste caso é um spec, que 99,9% dos jogos tratam, e irão continuar a tratar nos próximos tempos, como opcional.