O impensável aconteceu, e um mero software torna a RAM de um PC num emissor wi-fi, podendo assim um PC externo ligar-se captar ou inserir dados de e para a memória.
Uma das regras da segurança de sistemas com informação relevante era básica. Mantê-lo longe das redes wi-fi ou internet. Sem uma forma de comunicar com o exterior, apenas um acesso local o poderia comprometer.
E essa situação não se alterou. O que se alterou foi que se antes, com um PC isolado como esse, a pessoa que acedesse ao PC teria de trazer a informação consigo para o exterior, usando um dispositivo de armazenamento qualquer, agora isso deixou de ser necessário. Um acesso ao PC pode comprometê-lo, tornando a RAM num emissor wi-fi, que um PC localizado noutra divisão pode depois aceder, obtendo informação ou depositando informação.
A situação foi demonstrada como possível num artigo denominado por AIR-FI: Generating Covert Wi-Fi Signals from Air-Gapped Computers, por alunos da universidade de Israel usando um software que, manipulando a corrente que passa pela RAM, permitem que esta gere ondas eletromagnéticas na banda dos 2.4 Ghz, o que torna a RAM num emissor Wi-Fi.
E apesar de a largura de banda ser bastante lenta, na ordem dos 100 bps, ela é mais do que suficiente para se aceder ao conteúdo da RAM, e/ou depositar conteúdo na RAM (esta último caso não é no entanto comprovado).
Basicamente tal situação permite que alguém possa aceder à máquina, comprometendo a mesma, e saindo de perto da mesma sem qualquer conteúdo, mas abrindo as portas a acessos exteriores.
Vejam aqui neste video de demonstração prática, como o segredo presente num computador não ligado a qualquer rede é obtido por outro PC com uma placa Wi-Fi.
Um excelente artigo! É legal ter conhecimento dessas curiosidades digitais! Este artigo lembra um outro em que o alto-falante também poderia ser a porta de entrada para manipulação de um PC, mas a exemplo do alto falante este também deve ter sido previamente infectado? Pois para alterar a frequencia da RAM é necessário um software para manipular.