A Xbox vendeu bem no primeiro ano, subiu ligeiramente no segundo ano mas, a confiar-se nos dados do Statista, caiu a pique no terceiro!
Visitando no dia 29 de Novembro de 2023 este link para o Website Statista, somos recebidos com a imagem de baixo:
Acima de tudo a questão: Estarão os dados atualizados?
Bem, não sabemos se estarão a 100% corretos, mas a informação que pode ser lida na linha que se encontra no final da imagem é que o gráfico inclui as vendas até à data. Isso quer dizer que a informação dada é a de que o gráfico é atualizado regularmente com os dados que vão sendo recebidos. E podendo não estar atualizado com os últimos números de vendas, mesmo assim está atualizado o suficiente para se perceber que a Xbox teve uma quebra de vendas absolutamente brutal.
Nesse sentido, com a devida ressalva, iremos acreditar nestes números.
No entanto esta situação de quebra de vendas não pode ser surpresa para ninguém dado que os próprios relatórios da Microsoft tem vindo, desde o início do ano, a mostrar quebras de vendas constantes. E aquilo que se tem visto com notícias de vendas vindas de todas as partes do mundo é que efetivamente as vendas da Xbox estão em queda acentuada.
Agora, apesar de poder faltar aqui resultados do Natal e Black Friday, a realidade é que estes não vão alterar significativamente o panorama de vendas, sendo que pelo gráfico as vendas da Xbox caíram mais de 61%. podemos porém aceitar-se que o número é menor, pelas lacunas referidas. Nesse sentido, poderemos voltar a confirmar estes dados mais perto do final do ano, mas que a queda de vendas foi brutal, isso é inegável.
A situação revela-se deveras preocupante especialmente se tomarmos em conta que a Microsoft não planeia nenhuma consola de meio de geração, o que quer dizer que caso a Sony lance uma PS5 Pro em 2024, como referem os rumores, a Xbox, como consola, corre mesmo o sério risco de sumir do mapa.
Se continuar nessa pegada, O SS/SX vai ser mais vergonha do que foi o Saturn na época. Imagina se não existisse o SS, que representa 75% das vendas… O console não teria vendido 7 milhões de unidades até agora.
O Series é o Saturn do seu tempo, mas a diferença é que o Saturn tinha exclusivos.rs
Por favor, não cite a Sega, senão….
Acho a distorção grande demais pra estar correto. Logo fico com os dados do vgchartz.com. https://www.vgchartz.com/article/459105/ps5-vs-xbox-series-xs-sales-comparison-october-2023/
Hennan, mas se você olhar os gráficos aí do VGChart, não tá muito diferente não, olhando a variação das vendas nos últimos 12 meses o negócio parece menos da metado dos dois 1os anos… Sóque ali, como o gráfico é sempre ascendente, as coisas parecem menos más…
A diferença pode parecer pequena, mas somando o VgChart dá por volta de 4,5 milhões. É quase 50% maior que esses 3,15.
Video Game Charts, Game Sales, Top Sellers, Game Data – VGChartz
A queda anual está por volta dos 30%. Projetando os últimos meses do ano, deve vender em torno do 6,4 milhões. É desastre, mas não tão absurdo quanto 50%.
É o que falta ver, mas não dou mais credibilidade a um do que a outro. Porque ambos são estatisticas!
Mas a tua projeção é que é não é fiável. Não porque possa estar errada, mas porque é um atirar para o ar completo. As deles podem estar erradas, mas ao menos usam formulas estatísticas!
E escolher um dos dois, neste caso o mais favorável, e acrescentar números da cabeça é que não tem fiabilidade nenhuma!
Agora que há analistas que estão a apontar quedas grandes… é uma realidade que não se pode apagar! Quanto, e qual o correto? Não sei!
Mas recordo que o VGChartz é conhecido por atirar por cima e depois cortar… E já o fez inúmeras vezes.
A minha projeção é só um extra. O fato é que existe uma divergência de 50% entre os números. Você apesar de não dá mais credibilidade, claramente escolheu uma delas e o último comentário confirma isso. Eu apenas acho que por pior que esteja o ano da Microsoft, essa queda não condiz com a realidade. De toda forma é fato que foi um fracasso para divisão deles. Até porque o concorrente vem crescendo.
A VGchartz vale o que vale como estimativa também. Numa altura que A AMD soltou dados oficiais que diziam que tinham sido vendidos mais de 150 milhões de chips para os consoles Ps4 e One e a Sony soltou que o ps4 havia vendido mais de 110 milhões, eles estimavam que o One tinha vendido 50 milhões. Ou seja, erraram por cerca de 10 milhões a mais no One, que dá em torno de 25%. Muita coisa
Eu não escolhi nada Hennan… Eu estou a usar dados de uma entidade credível e que faz análises de mercado que abrangem imensas áreas. É quase uma referência no setor.
E digo claramente no artigo “se elas estiverem correctas”, pelo que, tal como tu, questiono a sua veracidade.
Agora o que não faço é escolher o VGChartz porque tem outros valores. Porque isso só implica que uma está certa, a outra erradas, ou então as duas eradas. Mas não irei escolher uma sobre a outra, e isso pareceu-me que foi o que tu fizeste!
Mas sim, a escolher uma, escolheria a do Statista. Apenas pelo facto que o VGChartz mete o mês de Novembro, e como ainda não há dados sobre as vendas nesse mês (que podem ser relevantes dada a Black Friday), nem sequer percebo como é que ele está lá!
Eu acho que poderia também levar em consideração os números de vendas por mês divulgada por sites como a Eurogamer. Em uma das últimas não lembro se comparou em relação ao mês passado ou se comparou em relação ao período (Jan até o mês da pesquisa) e lá apresentou uma baita queda do Xbox, salvo engano acima de 25%, logo são resultados que convergem para uma média de queda a partir dos 30%
A questão aqui é que estamos a terminar o terceiro ano de vida da consola. Ela ainda deveria estar no arco crescente e não no decrescente. Isso acontece ao depois de quatro ou cinco anos. Não ao fim de três!
Daí que o relevante, mais do que obter valores exatos, é perceber-se que a quebra é real.
O que eu quis dizer é que outras análises/pesquisas apontam queda de venda do Xbox a números expressivos, logo independente de VGChartz ou Statista estarem certos ou errados mas que outras fontes apontam queda acima dos 30%.
A notícia do link informa que em relação a 2022 a queda de vendas do Xbox foi de 52%: https://www.eurogamer.pt/vendas-da-ps5-cresceram-143-em-outubro-na-europa
Já descobri a diferença. Vi que os dados foram lançados em setembro e pensei que estavam contando até tal período. Mas só vai até julho.
Do Statista?
Se é isso, está explicado. Obrigada pela pesquisa e exclarecimento!
Sim
O VGChartz não deixa de mostrar a mesma coisa… Só que como é cumulativo não é tão perceptível
Repara como do mês 36 para o 26 há um aumento de cerca perto de 4 milhões de consolas.
Mas do 16 para o 26 são cerca de 8 milhões.
Do 1 ao 16 são cerca de 12 milhões
Nenhum dos dois é perfeito pois ambos são estimados, mas valores exatos à parte, ambos mostram a queda!
No Gráfico do VGChartz estranho é o facto de o mês 36 estar já contabilizado. Dado que as consolas sairam em Novembro, na melhor das hipoteses ele seria Novembro. E não há dados de vendas de Novembro ainda!
É um pouco difícil de entender como que no ano em que o Xbox lança mais jogos próprios e conclui sua grande aquisição, é o que menos vende. Meu melhor palpite seria a migração para PC da fanbase… De qualquer forma, penso que o quanto antes a MS largar consoles de mão, e outro assumir seu posto nos consoles, melhor. Mas ainda acredito que a MS lançará mais um console, mesmo que tudo indique que o seu público diga “Xêga”. Lol
Porque você quer tanto que a Microsoft saia dos consoles?! Ela criou tantas temdências e coisas boas pro mercado! Foi ela que popularizou os serviços de assinatura, foi ela que criou a tendência de mandar First-Pary pro PC, foi ela que fez a retro ser uma coisa importante novamente na geração do Xbox One, foi ela que criou o sistema de conquistas, foi ela que criou a primeira rede online pra jogos funcional etc… o que você vê de tão ruim nas políticas do Xbox pra querer ele fora do mercado de consoles?!
Paulo, sob a minha ótica ela não fez nada de bom nos últimos 10 anos pro mercado de console, incluso tudo que você fala que corresponde ao período. A rede online pra jogo é coisa boa, mas é de outra época, e o mérito da MS foi popularizar isso nos consoles, não trazer isso isso pra consoles, pois online, mesmo que incipiente já tinha, antes pra consoles. Isso fora te lembrar que o que a MS trouxe foi um online pago até pra acessar demos, pois era assim que a live gold era, pagava-se apenas pra ter acesso a demo e online no seu início, coisas que sempre foram grátis no PC e mesmo nos demais consoles, salvo os jogos por assinatura.
Não lembro de nenhum grande jogo da MS nesse período, sobretudo inovador ou ao menos uma nova grande IP, tem adotado uma postura de se impor na indústria não por mérito, mas e sim pelo poder financeiro, adotando condutas tipicamente imperialistas, tem tido uma política propositadamente confusa e contraditória muitas vezes… por mim já estaria fora desde o início dessa geração, e preferiria gente que está a fim de entregar concorrência em jogos, sobretudo em qualidade.
Não vejo como positivo first parties em PC, principalmente DayOne, e mesmo ao estilo Sony acho 2 anos pouco. Nem acho serviços de jogos como Gamepass ou Plus Extra uma boa contribuição, e isso que está meio comprovado já, mesmo publishers como a Devolver estão tendo um péssimo ano graças aos serviços de jogos.
https://www.gamesindustry.biz/weaker-subscription-deals-have-hit-indie-publishers-says-analyst
Os sistemas de assinatura são a pior coisa que existe! Começou por se pagar um online que ainda hoje é gratuito no PC e que nunca precisou de pagamento para ter qualidade. Agora paga-se para se poder aceder aos jogos que eles decidem disponibilizar, mas que não podemos manter caso saiam do serviço. No fundo é um aluguer!
Eu já te disse uma vez, e tu pareces ser novo o suficiente para ouvires isto. Um dia, quando fores mais velho, vais olhar para trás e dizer: “Fonix… isto passou num instante. E já estou aqui”. E sendo Gamer, perdendo muito tempo da tua vida com videojogos, vais recordar com saudosismo os grandes jogos que jogaste. O saudosismo guia à nostalgia e à vontade de reviver esses jogos. E digo-te que não há nada mais reconfortante do que aquilo que faço todos os dias no dia 24 e 30 de Dezembro, que é ligar uma consola antiga, pegar nos seus jogos e liga-la e jogar.
Reviver a consola a ligar, os menus, os jogos…
E isso é algo que esses serviços matam! Um dia se quiseres reviver os jogos que te trazem nostalgia, a coisa ardeu! É tudo digital, tudo baseado em servidores e autenticações, e ainda por cima nem és tu que decides o que vais ter, pois isso é escolhido por ti!
Mas claro, isso só entenderás quando chegares lá. E aí vais-me dar razão, apesar de ser já tarde demais para isso!
Isso é algo que só o futuro dirá! E sim você está certo, eu só tenho 18 anos! Claro que eu não concordo em pagar pra jogar online! Isso é um absurdo! Mas não me referi a isso! A Microsoft até agora se mostrou a empresa que mais investiu na preservação de jogos desde da época do Xbox One, se não fosse ela eu duvido muito que você iria jogar seus jogos de PS4 no seu PS5! Então acho melhor você ter uma preocupação maior com a Sony em relação a isso! Fora que eu duvido muito que serviços de assinantura serão a única opção pra se jogar no futuro! Na minha visão a assinatura será pra pagar a plataforma em si e/ou ter um catálogo selecionado como é hoje! Pra mim é um fato que os consoles como conhecemos hoje estão perto do seu fim! Eu dúvido muito que teremos uma geração depois do PS6 e novo Xbox! Mas eu não acho isso ruim! Eu imagino que se terá uma conta da plataforma como temos hoje uma GT ou uma ID, e esta se conecta a diversos dispositívos através de um app ou site! Isso seria muito melhor que o modelo atual! Pois daria mais liberdadw ao jogador além de alcançar um público bem mais abrangente! Posso estar errado é claro! Mas só o futuro dirá!
A preservação dos jogos já existia antes da Microsoft. Eu tenho jogos PSone, sega Saturn, Nintendo 64 aqui e todos funcionam. Basta ter a consola!
A questão da preservação começou a colocar-me quando os jogos passaram a digitais e com DRM. E imagina lá qual a empresa que mais apostou no digital e que até queria uma consola com DRM always online.
Quanto a uma PS6, caso as coisas continuem como até aqui, com as vendas da PS5 encaminhadas para bater as da PS4 certamente haverá. Já Xbox não sei dizer.
Sim! PS6 e novo Xbox é certeza! O que eu estou em dúvida é se teremos consoles após eles!
Isso vai depender do sucesso da geração anterior.
Mas tal como os discos de vinil, havendo mercado…
Espero que nunca aconteça, porque não existe outro. Se a Microsoft abandonar os consoles, acabou a concorrência no segmento. Ainda teremos Sony e Nintendo, mas são públicos diferentes e muitos têm os dois.
Exato. O grande problema de a Microsoft abandonar é o termos uma Sony livre. E uma única empresa. Um segmento, seja ela qual for, nunca é algo de bom.
Não vejo assim não, máquinas dedicadas pra jogo já começam a aparecer, a valve já lançou uma, a asus outra, a lenovo outra, basta acharem que têm espaço que entrarão mais. Assim como o Mark Zuckerberg tem entrado no VR, assim como Valve e etc. Só que com 3 gigantes com know-how fica mais difícil se aventurarem, ou mesmo escolherem um lado como apoar a Nintendo. Eu sempre achei que o futuro do Xbox seria um console que rodasse jogos do PC, mas isso nunca veio, por questões óbvias, o que ela quer que a Sony, Google e Apple faça pra ela ela não está disposta a fazer por ninguém no seu console.
[OFF] Rapaziada, qual o melhor kit de Mesh o Xiaomi AX3000 ou o Huawei WS8100? Tô pensando em comprar um kit de 2 aqui pra casa e os preços estão parecidos. Alguém saberia me dizer qual tem melhor desempenho, conseguindo entregar melhor sinal, tem menos lag, e conseque sustentar a maior banda?
Peço desculpa, não estou a par pelo que irei passar nesta resposta…
Sem problemas, Mário.
já tive o AX3000, o torre, e vendi
era o meu celular e o celular da minha irmã que ficavam tendo quedas constantes de conexão se eu configurasse para WAP2+3 ou WPA3.
Só ficava bom se eu configurasse somente para WPA2
Não tinha opção de usar todos os canais do wifi 5ghz, nem opção de usar o canal 13 no wifi 2.4ghz.
O AX3000 já estava a muito tempo sem update de firmware e deve continuar assim.
Achei bem ruim como AP WIFI…
Tu precisa mesmo comprar agora?
Pq o Wifi7 já vai vir com três bandas de conexão, 2.4ghz, 5ghz e 6ghz
Na frequência de 6Ghz é onde mais vai render usar rede Mesh…
Eu vendi o kit mesh de 2x ax3000 e to seguindo usando um mi router gigabit com openwrt, que consegue 200mbps no celular vs 300mbps do ax3000, até o Wifi7 ficar acessível.
wifi 7 vai ter a troca entre bandas 2.4, 5 e 6ghz automatizada dentro do padrão dele, sem depender de implementação do fabricante do ponto de acesso wifi.
EU não compraria ponto de acesso wifi agora a não ser em caso de necessidade.
Obrigado pela informação, precisar não preciso Deto, mas por enquanto, tudo que tenho aqui suporta no máximo uma banda WiFi6, acho que nem o 6x suporta, a questão é que meu console fica meio longe do router e atualmente e estou tendo que usar 2,4Ghz porque o 5Ghz não chega que preste de onde eu estou.
Eu pensei em comprar porque os preços começam a parecer razoáveis, e por esse problema que tenho de sinal ruim em alguns lugares inde u fico, daí quando quero baixar muita coisa é mais prático eu ligar um cabão de 20 m dentro de casa ou levar meu console pra perto do router, e isso é bem chato. Mas assim, precisar eu não preciso, agora é mais ver o preço que virão os WiFi7… porque se vierem caríssimos aí complica um pouco pra mim.
[OFF] Agora está parecendo que foi um mal negócio para os dois lados…
https://www.eurogamer.pt/bungie-corre-alegadamente-o-risco-de-perder-a-independencia
Estava conversando com o livio ontem sobre isso e me parece que foi um belo de um tiro no pé. De inicio não tinha achado tão ruim, mas pelo visto a sony não fez o dever de casa antes de comprar uma empresa que estava passando por problemas….
Com a MS comprando quase que todos os principais Shooters da indústria, eu até entendo a questão da Sony comprar a Bungie. O que não entendi muito bem foi darem uma liberdade total pra ela enquanto publisher, a fingir-se totalmente independente, pois pra isso existem as meras parcerias. Mas assim, a Sony precisava se reguardar minimamente com algum nome relevante de FPS já que a MS comprou CoD, ID e Blizzard… pra Sony seria inviável uma EA.
As políticas da Sony sempre foram de não aquisição, o que na minha opinião, se demonstrou um erro ao longo do tempo. A Sony não cresceu como deveria, falo como um todo não só na divisão de jogos.
A Sony teria como gastar de 1 a 2 bi por ano com aquisições todo ano na última década pelo menos. E no meu ponto de vista a Sony ainda deixou escapar muitas pérolas em ramos que ela ainda é relativamente fraca, mesmo em consoles, como jogos de carros arcade, deixando cair na mão da EA a Criterion e a Codemasters, e muitas outras coisas pelo caminho, mas são decisões obviamente e cada passo é um risco. A MS só vale o que vale hoje porque além do que acredito ser uma bolha expeculativa que existe nela (mas isso é puro achismo meu), ela tem um enorme portfolio de aquisições que aumenta muito ano a ano. E infelizmente, como empresa, quem quiser crescer nos dias de hoje, o caminho por aí parece ser o mais óbvio, aquisições e em ramos variados. Crescimento orgânico, apesar de sólido, é muito lento e termina que terá os mesmos riscos pois nenhum ramo está com sucesso garantido indefinidamente, e a Sony, deveria saber bem disso.
Só não entendi isso de não aquisição
https://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_Studios
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_acquisitions_by_Sony
Elton, tu estás comparando aquisição de quitandas com grandes aquisições. A Sony tem umas 3 grandes aquisições expressivas vida dela. Provavelmente uma no Cinema, outra na Música e agora a Bungie.
A Microsoft é do tamanho que ‘hoje basicamente depois de 2015 pra cá, nese período ela adquiriu mais de 110 empresas, aumentou cerca de 10x.
https://companiesmarketcap.com/microsoft/marketcap/
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mergers_and_acquisitions_by_Microsoft
Você tá comparando aquisição de quitanda por parte da Sony com a agressividade da MS que chega a adquirir 10 empresas ou mais por ano quase todo ano.
Tu falastes em politica de não aquisição, questionei que isso não faz sentido. A Sony é menor que a Microsoft (hoje em dia), não faz sentido querer que hoje a primeira faça aquisições do mesmo porte da segunda
Não tinha como investir bilhões e não poder dar um pitaco por lá
Acho que foi mal negócio apenas para a Sony. Não sei o quanto a aquisição influenciou os novos projetos, mas claramente a Bungie estaria rumo a falência se não fosse o suporte financeiro. Deram um passo maior que as pernas. Cresceram demais confiando numa receita que é imprevisível. Agora estão sofrendo as consequências.
Não sei, Hennan, óbvio que alguém sai ganhando de alguma forma, principalmente quem enche os bolsos e depois procura sair, como vai ser o caso do Kotick, mas perder poder decisório sobre o que se construiu, principalmente se ainda acredita no que se fez e faz, é uma perda muito grande. O que a Sony comprou foi o nome, as tecnologias e o “know-how”, mas também, todo o futuro da empresa, seja pelo bem ou pelo mal. Se daqui 10 anos a Sony emplacar shooters de sucesso dá Bungie ou mesmo os jogos de serviço como sucessos baseado nos motores e tecnologias da Bungie, a gente talvez olhe pra trás e passe a ver esse “péssimo” negócio como um passo certo e bem dado pra Sony, mas claro, hoje, tudo parece ter sido um desastre.
Sim e não. É verdade que a Sony pode transforma o conhecimento adquirido em muito dinheiro. Mas não muda o fato que hoje a Bungie vale muito menos do que pagaram. Mesmo caso da Zenimax. Pode dar muito dinheiro a frente, mas hoje não vale os 7B da época.
Não há nada que nos diga que Bungie está a dar prejuízo. Mas com esta quebra nas receitas não vai cumprir com as metas estabelecidas, e isso devido ao adiamento do novo DLC. Eles estão com cortes pois se não cumprirem determinados objetivos financeiros perdem a autonomia. E este atraso pode-os lixar nesse aspeto, sendo isso a última coisa que eles querem.
Se pararmos para pensar que essa aquisição custou metade da Zenimax e nem de perto tem o mesmo portfólio.
Podemos perceber o quanto isso foi um desastre.
A Microsoft ganhou muito com essa aquisição.
Não custou metade. Custou 2.6 biliões. O restante bilião foi para os funcionários de forma a garantir que o talento não saia.
Algo que não se sabe se aconteceu na Zenimax.
Para além do mais o que se passa coma Bungie não é prejuízo, mas sim o não cumprir com metas financeiras quem lhes garantem a independência.
Eu vou te fazer uma pergunta bem simples.
Qual das duas foi a melhor compra ?
Não sei dizer…
Porque nestas coisas o que conta é o que as empresas rentabilizam. E desconheço o que cada uma rentabilizou face ao que custou.
Tu sabes? Se sim, gostava de ver esses valores pois desconheço-os!
O que conta é
a Rentabilidade apenas ? Acha que o principal ponto das duas compras é esse ?
Você não está colocando na balança a quantidade de propriedade intelectual dos negócios também não ?
Essa foi a maior riqueza da compra da Zenimax.
A Microsoft levou um caminhão de IPs (de peso inclusive ) para casa enquanto a Sony levou uma apenas que anda tendo quedas fortes na comunidade.
Aqui no Brasil nos fóruns é quase unânime que a Microsoft fez a melhor compra entre as duas. Até consolistas de Playstation admitem.
O que interessa a propriedade intelectual? Interessa é o dinheiro que gera!
Isso são argumentos de pessoas como nós que falamos dos jogos, mas se os jogos não rendem, o que interessa?
Se uma empresa tiver o Assasins creed, tiver o Tomb Raider, tiver o Resident Evit, e mais 3 ou quatro titulos de venda média, e a outra tiver só o GTA, qual te parece a melhor?
Rentabilidade é o que conta… o resto é treta!
Nem parece que você escreveu aquele comentário enaltecendo a experiência de se jogar um jogo quando criticou os serviços ali em cima.
Quando olho para essas aquisições olho principalmente como jogador. Pois não sou acionista.
Para nós clientes, jogadores, tudo que importa são os jogos. Porque esse dinheiro não cai nos nossos bolsos.
E aqui temos uma empresa com 1 jogo desidratando contra outra que nem sei quantos titulos e franquias tem pois são muitos. E gosto de diversos deles há mais de 10 anos…
Estás a fugir à tua pergunta…
Se a tua pergunta fosse, qual delas tem mais jogos, eu perceberia.
Agora tu perguntas qual foi a melhor compra, e os teus argumentos são de utilizador… Mas o utilizador comprou alguma coisa?
Não, o utilizador não comprou nada!
Quem comprou foram duas empresas, e com o intuito de aumentar os seus lucros.
Mas mesmo que percebesse onde queres chegar, a tua resposta só mostra um fanboyismo desmedido. Diz-me: Que jogos a Xbox ganhou com a compra da Zenimax? Quais são os jogos da Zenimax que a Xbox passou a ter que não tinha antes?
Se é pela perspectiva de jogador, então a compra da Bungie foi a melhor, pois ao menos todos continuam a jogar os seus jogos.
Todos continuam a jogar SEU jogo. Não SEUS. Ela ainda não lançou outro.
Não estou fugindo de nada, apenas vendo do meu ponto de vista como cliente do Xbox.
Ainda assim posso olhar pra aquela pergunta e analisar pelo lado empresarial das potencialidades de explorações das IPs que são variadas, como exclusivas inclusive.
Imagino que quem ganharia com isso seria só um lado.
Imagino que alguém nessa história perderia muito jogo.
Os exclusivos não são fruto da total apreciação?
Pois é que coisa mais paradoxal !!
E eu acho que se dirigisse a algumas pessoas por aqui como fanboy você mais rápido que as asas de um beija flor me baniria.
Então não me dê designações pois não faço isso com ninguém.
Continuas a querer fugir com o rabo à seringa, como dizemos aqui.
Basicamente falas só da metade que interessa, ignorando a outra. Porque motivo falas do jogo ou jogos da Bungie, mas ignoras que os da Zenimax são agora exclusivos?
Os IPs são relevantes? Claro que sim. Mas a questão era qual a melhor compra!
A melhor compra é a que, face ao custo, gerou mais dinheiro. Não qual gerou mais, mas qual, face ao custo, gerou mais!
E eu não te chamei fanboy. Disse que a resposta mostra um fanboysmo desmedido. A resposta, não tu! Por isso se o barrete não te serve, não o uses. Até porque uma resposta pode acontecer sem a devida ponderação, e isso não tem de indicar forçosamente qualquer faciosismo de quem a escreveu.
Mas que a resposta te saiu mal, isso saiu!
Sinceramente, não sei como tu tem tanta paciência, Mário!!! É tudo sempre do contra em tudo! Vida triste!
Do Windows central. Só para não julgarem que sou eu! Escrito por um dos maiores fanáticos da Xbox que por lá anda, o Jez Corden.
—
Microsoft e Xbox são consistentemente inconsistentes
Foi apenas na semana passada que a Microsoft criou uma onda de confusão quando Tim Stuart, CFO do Xbox, afirmou aos investidores do Wells Fargo que a Microsoft vai essencialmente fazer uma Sega e se tornar um terceiro, com seus jogos originais chegando ao PlayStation junto com o Xbox Gamepass. Então, em uma entrevista exclusiva conosco, o líder do Xbox, Phil Spencer, sugeriu que isso não iria acontecer . Mas agora estamos de volta à estaca zero novamente.
Os detratores do Xbox salivam com a ideia de a Microsoft abandonar a corrida dos consoles e trazer seus jogos para o PlayStation (muitas vezes ao mesmo tempo em que afirmam que os jogos do Xbox são ruins e eles não os querem, hein). Os fãs do Xbox também estão igualmente nervosos com a possibilidade de a Microsoft eventualmente procurar se tornar uma empresa terceirizada e abandonar a corrida do hardware, traindo décadas de investimento digital em plataformas Microsoft. É claro que a Microsoft não é estranha em puxar o tapete das pessoas ( tosse, Windows Phone, tosse ), e o vasto tamanho e o portfólio diversificado da Microsoft os tornam menos dependentes de qualquer departamento. Se a PlayStation encerrasse a sua divisão de jogos de consola, isso prejudicaria irreparavelmente a Sony. Se a Microsoft fechasse sua divisão de jogos para consoles, isso não seria nem um sinal no radar dos investidores.
Claro, essas são extrapolações extensas de um único jogo original potencialmente multiplataforma. A Microsoft é, obviamente, mais multiplataforma do que nunca. Com a aquisição da Activision-Blizzard, a Microsoft se torna um dos maiores clientes do PlayStation, com Diablo, Overwatch e Call of Duty a reboque. Tudo isso também pode ser apenas uma consequência do litígio em andamento da FTC, com a Microsoft ansiosa para não mostrar que deseja criar jogos exclusivos para a plataforma Xbox por meio de suas aquisições – apesar, é claro, do PlayStation e da Nintendo fazerem exatamente a mesma coisa. A Microsoft também não confirmou se o “OD” de Hideo Kojima é um console exclusivo do Xbox, e isso é um acordo de terceiros. A Microsoft poderia facilmente apontar Death Stranding como um exemplo de como a Sony também assinou esse tipo de acordo.
No momento, se eu tivesse que adivinhar, seria que Blade é de fato exclusivo do Xbox, e que poderiam ser negociações em andamento ou travessuras da FTC obscurecendo as mensagens. Qualquer que seja a verdade, é injusto que os fãs de hardware do Xbox tenham que viver neste mundo de incerteza, e algo que a Microsoft deveria trabalhar para aliviar.
—
Chamem-no de fanboy da PlayStation. Acusem-no de querer que a Xbox feche! Porque isso a mim é o que me acontece só pelo facto de ter os olhos abertos e relatar a realidade daquilo que vejo.
Fossem as palavras desse artigo publicadas aqui, e caia o Carmo e a Trindade.
Só acrescentaria o que já disse antes. Tim Stuart falou aos investidores. Phil Spencer falou aos fans! E estando nós a menos de meio de uma geração, o que Phil disse, seja verdade ou mentira, nunca seria diferente, sob pena de a consola flopar valentemente. Daí que o desmentido de Phil, na prática, não conta para nada.
Legal desse texto é que o Jez sempre delira em algum momento:
“Os detratores do Xbox salivam com a a ideia da MS abandonar a corrida dos consoles e trazer seus jogos para o Playstation (ao mesmo tempo que dizem que os jogos de Xbox são ruins e eles não os querem, hein.)”Eu queria ver uns 10 prints desse senhor de pessoas que dizem odiar os jogos do Xbox comemorando a possibilidade de poder jogar exclusivos do Xbox. Não vou achar isso sabe porque? Simplesmente porque isso não existe, é um delírio e uma projeção! Na realidade o que vemos é o contrário! Os idiotas chamam jogos de playstation de filminho, mas quando jogos third no gamepass day one ou até da Microsoft são mais cinemáticas que gameplay (detalhe que mais que qualquer jogo sony) aí se tornam obras de arte para essa gente. Temos exemplos de jogos que são o estilo que dizem odiar Hellblade e A Plague Tale.
A comunidade Xbox hoje tem uma turma que tem comportamento de seita e são o reflexo de alguns executivos da empresa.
E sim, meu desejo é que o Xbox acabe como console. Já chega de ver uma empresa querendo dar carteirada e mudar a indústria na marra. Não quero ver essa indústria que tanto gosto se tranformando com jogos padrão serviço em 90% e apenas 10% com jogos que tenham um conteúdo realmente bom. Já estamos nesse caminho, mesmo a MS sendo a última colocada em relevância nos games como detentora de plataforma. Lembrando que essa situação que se encontra não é culpa de ninguém além da incompetência costumeira da própria empresa. Um exemplo de incompetência é análise equivocada: Baldur’s Gate 3, que parece ter sido oferecido para sair no gamepass Day one e executivos da MS não quiseram porque julgaram o game como um RPG de segunda classe! A ironia do destino é que o jogo é um sucesso de crítica e quebrou barreiras, pois um RPG de turno ganhar o Goty é um feito enorme, ainda mais em cima de uma.excelente Zelda ?(fico imagnando a cara dos engravatados incompetentes da MS ao ver o sucesso colossal do game, que é muito superior ao jogo da década). Já o jogo da década (Starfield) seria um RPG do que? De terceira classe? Acho que pode se dizer que de RPG tem elementos, mas um RPG puro sangue passa longe.
Por fim, Jobs já dizia que a MS desenvolve produtos de terceira classe e parece que nos games não é diferente.
Meu sonho é que a Nintendo volte a competir com console de mesa e comece a ser o que já já foi ma era Suoer Nintendo. Com Sony e Nintendo.concorrendo nos consoles de mesa a qualidade com certeza aumentaria e nos consumidores estaríamos felizes. Daí deixa a Microsoft como thiird, lançando seus flops pra quem gosta e quem curte. Sai todo mundo feliz! E a seita vai hypar PC de topo sem ter um PC de todo. Esses fanboys são como cachorros de rua, se “segurando” em qualquer osso velho para não morrer de fome.
É apenas um chute. Mas diria que a Bungie foi menos ruim. Ambas entregaram pouco até agora. Só que a Zenimax é muito mais cara de manter. Mesmo com um catalogo vasto, duvido que o estúdio esteja no verde. De toda forma nunca saberemos a verdade.
Neste caso, nem de um lado, nem do outro.
Depois do Fallout 76 e de todos os outros jogos deles que floparam, talvez até o fluxo de caixa da Zenimax estivesse no vermelho
Doom Ethernal tá ai de bom exemplo para quem fala muito em “IPs de grande nome”… Tem alguém aqui que jogou ele? eu aposto que talvez tenha UM cara que jogou ele.
Eu Joguei Doom Eternal, e é muito bom, mas joguei no PC. Mas assim, eu sou OldSchool, não sei se essa geração nova gosta disso. Gosto tanto de Doom quanto de Wolfenstein.
Verdade. Mas se lembro bem, durante a aquisição da empresa, a Sony injetou cerca de 1,2 bilhões no caixa da Bungie. E segundo boatos esse dinheiro acabou. Logo houve um descasamento grande no fluxo de caixa. Sendo assim, se tivessem que pagar juros para realizar tais investimentos, a situação da empresa seria no mínimo delicada.
Evidente que isso é apenas uma situação hipotética. Os planos provavelmente seriam diferentes sem o suporte da Sony.
Não acredito muito na Sony querer mudar a Bungie se metendo em decisões criativas dela, só acho um pouco de abuso da Bungie querer soar como independente sem de fato ser, agora, se as finanças vão mal e a empresa é da Sony, ela precisa realmente se meter, a Bungie precisa ser sustentável, no mínimo, e tem de se esforçar pra cumprir o que se propõe, principalmente se injetaram muito dinheiro em caixa da empresa.
O pessoal da Bungie não pode ver o pessoal da PS como inimigo.
Historicamente não vejo os estúdios da Sony reclamando da direção global, muito pelo contrário. E não vejo porque a Sony trataria a Bungie de forma diferente. Se não existe algo de errado, os funcionários deveriam ficar tranquilos.
PS: É apenas um chute, não tenho nenhuma evidência disso. Mas da forma que estão reclamando. Parece que eles tem benefícios acima do padrão da indústria e estão com medo de perde-los.
Nem ladrões querem essa bomba, imagine o resto!? Eu aprendi a minha lição com xbox na geração passada, onde eu não somente comprei uma xone fat, como 3 xone x pra dar suporte, tendo duas como a melhor coleção de coleção, sendo uma edição do guears 5 e uma de cyber punk. Pior do que ter esse aparelho, foi ter um aparelho que não foi explorado a nem em 50% da sua capacidade, pra não falar que Xbox hoje não tem nenhum atrativo de chamariz, e o único perido que vendeu vem foi na doença do batman.
Falando em ladrões teve um vídeo a dizer que uns ladrões levaram unidades de PS5 de uma loja americana e nem sequer tovaram na pilha de Series X que estava ali ao lado.
Não sei se o video do roubo é verídico.
São ladrões nacionalistas, preservam o nacional! Lol
Off: Achei um bom review sobre o PS portal.
NÃO tive NENHUM PROBLEMA… mas NÃO recomendo o PlayStation Portal! – YouTube
Gostou bastante do produto. Os únicos grandes problemas foi a questão do fone e o preço. Como no Brasil não teve lançamento oficial, o negócio está absurdo. E diferente do que li, dá para utilizar como segundo controle.
Brasil é de lascar, estou interessado no Pulse Explorer, nos eua é 199 USD, o mesmo preço do Dual Sense Edge, aqui no Brasil o Edge já é encontrado por pouco mais de 1.000, já o Pulse Explorer em loja não oficial que importa pra cá está saindo a quase 2k. Deve ser mais ou menos o caso do Portal, que deve tá indo pros 3k de maneira não oficial.
off:
Já começou
As Dusk Falls foi classificado para as plataformas PS4 e PS5 em Taiwan
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/12/as-dusk-falls-foi-classificado-para-as-plataformas-ps4-e-ps5-em-taiwan/
Vai começar com jogo irrelevante e velho para “testar a reação” dos fanboys do xbox do twitter, se eles passarem pano, daqui a pouco sai starfield e mais um pouco é “day one” no Playstation.
Relax… Erros acontecem.
[OFF] Andrio me mandou:
A Dusk Falls é um jogo de quem??
MS é a Publisher, não sei quem vai publicar agora no PS.
Para colocar mais fogo na parada: https://bethesda.net/pt/article/4YzbGq9Tz5TRQIiHP03mrm/marvels-blade-announced Até mesmo dentro do site da Arkane, não falam as plataformas… Estranho, não?
A Eurogamer diz que será para o Xbox e pc, mas não há informação nem no site e nem no video que será para essas plataformas msm.
O Astroturfing tá magoadinho pq não tem logo do xbox no joguinho que é para “compensar a minha frustração com spider e wolverine”
Que coisa ridícula essas frustrações de fanboys do xbox, qualquer coisa eles ficam todos magoadinhos… tá defendendo o xbox na internet pq quer, trouxa.
Mas faz sentido não ser exclusivo… olha o tanto que a Marvel ganhou vendendo no PS5, pq eles não exigiriam lançar no PS5?
Lembrando que quem foi fazer mutreta com o dono da marca que licencia foi o Phill com MBL, obrigado o jogo a sair no xbox e ainda pagando “day one” GP
Agora a Sony deve ter ido direto na Marvel apertar eles para fazerem o mesmo esquema que a MS fez com MBL
O phill achou que iria “ficar por isso mesmo” depois da manobra dele com o MBL?
E digo mais, a Sony devia publicar o jogo no PS5 e ainda liberar nos jogos mensais da Plus… só para retaliar a MS com “MBL day one GP”
Penso a mesma coisa!!!
Rapaz, ontem ao final da TGA comentei para o Andrio que poderia ser possível o Blade ser multiplataforma.
Seria tipo um teste para a dev do Xbox, se vai levar a franquia com qualidade, um outro ponto, o alcance do público, que no PS é maior.
Em contrapartida pode ser que a MS tenha negociado ser day-one no GP.
A realidade é que nada existe que diga que será exclusivo ou não. Daí que tudo o que se diga que não venha de fonte oficial é especulativo.
Ex-desenvolvedor da Sony afirma que Blade chegará também ao PlayStation
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/12/ex-desenvolvedor-da-sony-afirma-que-blade-chegara-tambem-ao-playstation/
Diz ele que Spider e Wolverine não entram nisso pq é contrato antes de 2022
A regra de 2022 pode ser apenas para enrolar os outros e evitar que a MS afunde franquia comprando exclusividade delas, tipo Tomb Raider
Inclusive a Disney pode ter exigido que sequer entre no GP day one, pode ser que a Disney tenha a mesma opinião que o CEO da T2 e Activision, que GP destrói o valor dos jogos, opinião que eu compartilho.
Disney deve ter visto até onde no mundo o “serviço” destruiu o Cinema… afinal eles lançam blockbuster no cinema e depois no disney+ e podem comparar a audiência.
Sim, estamos no especulativo com base no que a MS fez nos últimos anos.
Até o Windows Central voltou atrás pois disse que seria exclusivo, mas como nada há oficialmente decidiram remover tal informação
A trama adensa-se…