Phil Spencer deixou bem claro que a aposta da Microsoft não passa por entrar em competição com os jogos de qualidade da Sony, mas sim ir pelo seu próprio caminho do Gamepass e XCloud. Assim sendo, e perante anos e anos de promessas por cumprir, o que se pensar das promessas que continuam a ser feitas hoje?
Num comentário recente, um utilizador Xbox referiu o seguinte:
Foi triste o que fizeram com Red Fall! Eu estava ansioso pro jogo, e me decepcionei! A Microsoft tá bem ruim em questão de lançamentos de 2022 pra cá! Não lançou nada em 2022 e agora começou esse ano com o pé esquerdo! Tem que melhorar isso!
A minha resposta a este utilizador foi que desde 2014 que ouço utilizadores de Xbox a terem frases semelhantes. Que repetem incessantemente mesmo sem nunca terem tido nada.
Efetivamente desde 2014 que existem promessas de que os grandes jogos estão para sair… Mas sem que a Microsoft se tenha minimamente destacado nesse campo. Apenas os habituais Forza, Gears, e o agora altamente danificado na imagem Halo, foram presenças marcantes ao longo dos anos.
Mas os fans, esses continuam a acreditar que algo mais de alta qualidade virá, mesmo depois das últimas declarações de Phil Spencer.
E poder vir… até pode, mas não será nunca na quantidade desejada, pois como Phil Spencer deu a entender claramente, os grandes jogos não são o que virará a mesa a favor da Xbox.
Mas vamos recuar no tempo para podermos ver as promessas da Microsoft e tentar perceber, perante as últimas declarações, como enquadrar as expectativas atuais dos fans
Basicamente este artigo escreve-se com imagens. Vejamos:
Como vemos, desde 2014 que Phil Spencer promete… Sem que nunca tenha entregue!
E agora… Com esta última entrevista… onde Phil refere que os grandes jogos não são o que vai virar a mesa, e que a Microsoft aposta na diferença com o Gamepass e com o Xcloud, e não em competir em grandes jogos com a Sony, como se encarar então as promessas que continuam a existir vindas deste senhor?
Quer-nos parecer que os memes que nos mostravam o que se segue:
“2040 será o ano da Xbox”
… não terão razão de ser, pois segundo as novas declarações de Phil, onde refere que o objetivo da Xbox não é bater em jogos a Sony ou a Nintendo, e que lançar grandes jogos não altera nada para a Xbox, quer-nos parecer que, mesmo que alguma coisa surja aqui e ali, perante tantos anos com promessas por cumprir, se torna altamente dificil acreditar numa única promessa relativa a uma Xbox capaz de grandes jogos, vinda deste senhor.
Lá vamos nós ler respostas em relação à Sony tramou a Sega ou da compra de um novo hotel.
O artigo é bem propício a isso. Mas enfim é o que nos espera em vez de debaterem o conteúdo
Boas.
Na verdade creio que não. Até podemos considerar as possibilidades, porém depois da notícia do bloqueio da compra pela CMA, tivemos uma baixa. E não acho que volte antes de ser aprovado na UE. Se realmente for aprovado na UE como estão prevendo da mesma forma que previram a aprovação da CMA. Mas essa do hotel é de lembrar pro resto da vida.????
Último grande jogo da Microsoft, excluindo Forza, foi Gears 3. Desde então a empresa deixou de arriscar. Ou lança uma cópia do game anterior ou um jogo indie barato. O problema é que se Microsoft, Sony e Nintendo não arriscarem em grandes triple A, quem vai? Por isso essa política da Microsoft é ruim pra toda a indústria, não apenas para o Xbox.
Vamos falar a verdade aqui, a MS com o Xbox não concorre mais com ninguém, ou seja, o consumidor de games não perde nada sem ela no mercado hj. Sempre é bom a concorrência? Sim, mas com empresas que elevem o nível, não com uma empresa que trata seu cliente como lixo e que tratam games como esgoto. A MS saindo hj, amanhã ninguém lembrará dela, pois tudo que conseguiram fazer ( e fizeram coisas boas) foram mortas com essa gestão amadora, por vezes canalha e que mataram a reputação da marca em poucos anos
Discordo. Mesmo sendo uma vergonha, só a existência da Microsoft coloca pressão na Sony e demais concorrentes. Porque enquanto há vida, há chance de arrumar a casa.
Hennan, a Sony viveu com o PS2 no mercado, onde seus concorrentes não fizeram cócegas a ela, mas msm assim, nunca abriu mão da qualidade, enquanto a MS conseguiu um número expressivo com o Xbox 360 mas sendo lanterna daquela geração, porém logo em seguida já estava dizendo que venderiam 200 milhões de Xbox ones querendo impor drm e tudo que era patético e vc me diz que ela põe pressão na Sony… A pressão que ela colocou foi fazer a Sony ter que entrar na onda de serviços que no primeiro momento parece ótimo para nós, mas que na frente poderá ter um impacto a Sony, principalmente na menor venda de seus games exclusivos, logo onde precise vender mais, pois os custos de produção aumentaram significativamente. A MS oferece hj uma concorrência nociva que anda na contramão da saúde desse mercado e vc acreditar na reviravolta deles, mesmo depois daquelas palavras do Phil Spencer, é ser um super otimista!
Lembra-te que depois da PS2, veio a PS3…
O sucesso sobe à cabeça. E não é só na Microsoft.
Também não sejamos assim pro radical, Edson. A Xbox pode não concorrer em qualidade do que produz na grande maioria das vezes (exceto pelo Forza Horizon até então), mas além dela ter jogos próprios e ativos, independente de gostarmos ou não, eles têm seus públicos. Logo, coisas como Sea of Thieves e Grounded faria falta pra alguns gamers. Pentiment e Hifi Rush têm seu valor, e até mesmo o Redfall deve ter quem tenha gostado e ainda está jogando.
Muita gente também sentiria falta de Minecraft que é uma dessas pragas infinitas da indústria (falo mais em tom de brincadeira), pois Minecraft é cultuado por muita gente.
Veja, mesmo o Gamepass com todo o dano potencial e real que ele traz, tem permitido acesso facilitado aos jogos a algumas pessoas e servindo de exemplo, pelo bem ou pelo mal, pra aquilo que um dia talvez possa se tornar um modelo padrão na indústria. Algo que pode ser questionável, mas que agora não é só uma teoria, alguém está testando esse modelo.
A MS fará falta porque todo antagonismo sempre faz falta; fará falta porque repentinamente pode lançar um grande jogo, embora a estatística e os dirigentes dêem sinal contrário; fará falta porque sendo bons ou não, há sempre quem goste de seus jogos; fará falta porque há quem prefira um console Xbox; fará falta porque algumas pessoas só têm acesso facilitado e viável aos últimos jogos apenas pelo Series S e o Gamepass…
Ou seja, todas as minhas críticas a MS vêm do meu desejo de vê-la melhorar e trilhar por um bom rumo, que seja sustentável financeiramente, que não seja destrutível a indústria de games, que seja uma concorrente a altura das demais, que perceba o que realmente é uma grande marca de games e que perceba como todo o dinheiro que ela tem poderia melhorar a indústria e os jogos. E nada mais.
Que comentário excelente!
Parabéns Juca!
É idêntico ao meu modo de pensar.
E acrescento uma coisa, a Sony começou a geração da ps3 completamente arrogante.
Subestimou completamente a grande consola que foi a X360.
Por isso, eu realmente não quero voltar a ver corridas de um só cavalo…
Juca, queria ter essa tranquilidade e otimismo para dizer isto, mas não consigo… A MS do primeiro xbox e do xbox 360 não existem mais e essa eu sinto falta, mas a MS que apoia o Xbox hj é aquela que usa de dumping com o gamepass, é aquela que lança um console menos poderoso e engana o público, dizendo que ele teria menos resolução apenas do que o mais poderoso, algo que se mostrou mentiroso ( pois o console sofre em performance frente ao series X) e o Mário tantas vezes abordou aqui. É aquela que usa de todas as formas o FUD para destruir a concorrência, é aquela que deposita confiança em executivos picaretas que mentem para seu público e é aquela que não quer vencer apenas a concorrência, e sim, arrebentar o mercado de consoles e automaticamente a indústria de jogos, ficando apenas ela ditando as regras da mediocridade. Quanto a esses jogos que vc citou, são games medíocres e que se alcançam público, é na maioria dos casos, em cima de vender uma falsa ideia de gamepass libertário, porém entupindo de micro transações para viciarem crianças principalmente, além de serem games nada apelativos para a massa do console, os que querem qualidade!
Não é otimismo, Edson, é apenas um desejo, sabes que minha preferência é PS, seguido da Nintendo e por último Xbox como console preferencial (aliás nem cogito mais a compra de um Xbox por diversos motivos), mas a Playstation sem Xbox será também pior, apesar dos pesares e intentos da MS, empresas hegemônicas deitam e rolam sempre. Minha ótica mais é em mostrar que toda empresa tem outro lado. O pior problema visto, por quem não liga mais pra Xbox, é que realmente o Xbox está a trilhar um caminho que ao invés de tentar vender-se melhor, quer prejudicar todo um ecossistema que funciona bem pra todos, apenas não é o melhor pra ela, pois ela alega que nesses moldes não consegue competir.
Mas por natureza, sou é pessimista, o que eu desejo, não é o que eu espero. De qualquer forma, é só um ponto que jogo, pois penso ser válido a se considerar, isso porque outras pessoas pensam diferente, tem outros anseios e desejos… embora eu compreenda perfeitamente o seu desabafo e perda de paciência com a MS.
O pior é ela alegar que não consegue competir nos moldes tradicionais, dando 70 bilhões em uma empresa ( Activision vale mais que a Nintendo) enquanto a Nintendo está aí com um novo Zelda com 96 de metacritic. Essa gestão da MS é uma piada e realmente não sei se o PlayStation fica pior sem eles…
O Edson… Mas esse tal de Mário que disse que a S era desequilibrada face à X e que iria prender a geração, o que percebe ele?
Quantas das coisas que ele disse é que se vieram a confirmar?
Hummmm… Ah… Ok… Foram quase todas… Ia chama-lo de aldrabão, mas… Assim fico sem argumentos
O Gamepass é o que é… E não lhe vejo futuro.
Mas ele abriu caminho à PSN atual, onde podes viver só dos jogos ofertados por um custo mensal bastante baixo.
Apesar de a Microsoft nunca ter acertado na mouche, não se lhe pode tirar o mérito de apontar mais ou menos em direções que podem até trazer vantagens.
De resto faço minhas as tuas palavras relativamente ao último parágrafo.
Vou fazer uma correção, Hennan, ela até arriscou, mas em poucos jogos, o problema é que não foram sucesso, pois talvez os próprios clientes não deram apoio por não ser aquilo que esperavam. Mas acho que isso é de antes do Phil Spencer mesmo, no sentido de que não foi ele que tenha dado início aos projetos.
Posso citar Quantum Break e Ryse e Recore, por exemplo.
O Quantum Break não é deles, o Ryse realmente esqueci. O Recore ao meu ver é mais um game de baixo orçamento.
Mas porque destaco tanto o fato da Microsoft não arriscar. Vejamos Sony e Nintendo:
1) GOW era uma das franquias de mais sucesso da empresa. Chegou o ps4 e eles tiveram a coragem de modificar completamente o gameplay.
2) Zelda Skysword foi como os outros da série um sucesso pela crítica, mas a Nintendo sentiu que estava perdendo as origens. Está aí o BOTW, uma volta ao passado. Totalmente diferente dos últimos dois games da franquia.
Sony e Nintendo tinha franquias de sucesso. Mas tiveram coragem de mudar e elevar seus jogos a outro patamar. A Microsoft nunca teria coragem de fazer o mesmo. Está ai Gears e Halo com as mesma mecânicas ultrapassadas de sempre. E isso é muito triste. Porque se os grandes não arriscam, dificilmente os pequenos vão.
Eu não espero é nada.
Deixei de esperar desde 2019 com aquela enxurrada de anúncios CGI e de lá para os dias atuais tanto faz quanto fez qualquer lançamento e anúncio vindo da Xbox.
Minha maior preocupação é o que a Sony pretende se tornar, porque atualmente ela esta em cima do muro e me deixa mais na dúvida do que passar quaisquer confianças.
O eterno voo da galinha
Alguém que conheça um pouco da história da indústria sabe dizer porque ela entrou em crise 1983? Os caras não conhecem nem a história da própria indústria? O problema na indústria de jogos nunca foi o preço, ou o meio pelo qual se joga (veículo) e sim a falta de inovação e de qualidade nos jogos. Não é preciso muito pra se perceber que o passado traz grandes valias de conduta, ao menos de como não proceder.
Quer lançar outros meios, dar mais acesso a jogos… beleza; mas a qualidade dos jogos devem sempre ser a prioridade, e nada contra Pentiment ou Hi-fi Rush, eles só não são o que se espera daquela que é a mais rica empresa de games do mundo. Não se espera que a Xbox fique a lançar coisas que qualquer estúdio independente poderia fazer. Espero que a MS realmente reveja seus conceitos, o Phil já teve tempo de sobra para entregar grandes games, em certo momento o pouco tempo dele à frente da empresa servia como desculpa, agora, não mais.
Bom comentário….
Lembro de um leitor que de vez em quando vem aqui a dizer que estamos no período dos jogos da gestão Phil.
2022……
Eu só não entendo porque associam o Game Pass a essa escassez de jogos atual no Xbox! O que tem haver uma coisa com a outra?! Esse papo de que ele prejudica a qualidade dos jogos não faz sentido nenhum! Pra mim isso é só incompetência de fazer um cronograma adequado mesmo!
Claro que faz sentido Paulo… Se o gamepass dá jogos dia um às pessoas, naturalmente que as vendas caem.
E sem vendas… Não há dinheiro. O Gamepass o que paga é baseado na promessa de que vai atrair pessoas e aumentar as vendas. Nunca viste a Microsoft a anunciar isso?
Mas depois não aumenta nada, e a Microsoft tem documentos internos conhecidos que confirmam que o Gamepass prejudica as vendas.
Conclusão, sem vendas não há dinheiro. Sem dinheiro não há jogos, ou se os há é uma versão de segundo plano.
Como rentabilizar então jogos para o Gamepass? Fazendo-a mais baratos e consequentemente com menor qualidade. Fazer conteúdo distribuído no tempo, como Sea of Thieves, e monetizar.
Onde está a qualidade num jogo barato de produzir, ou incompleto e entregue ao longo de meses/anos, e/ou monetizado?
É por isso que os programadores Indie adoram o gamepass, devido aos seus jogos mais baratos de produzir, mas os AAA queixam-se de prejuízo.
A Sony e a Nintendo que se cuidem, o Phil andou estes anos todos a dizer, agora é que vai ser, vai ser desta, é agora…. e depois não se viu nada.
Agora o Phil está a dizer que não tem grandes jogos, e como ele diz sempre o contrário….he he.
Hehehehe… Se formos por aí, vamos esperar grandes jogos na Xbox.
A questão é que, infelizmente, o contexto em que isto foi dito foi derrotista e um atirar de toalha ao chão.
Eu não sei se o Phil não sabe algo que nós não sabemos, e se o seu lugar já não estará em causa.
Eu não acho que a Microsoft está devendo em seu LINE UP desde 2014! Pra mim isso é um problema muito mais recente! Nesse período ela lançou muitos ótimos jogos! Isso começou em 2022 quando ela foi patética em não lançar nenhum jogo no ano! Mas quem você de passado é museu e nós temos que cobrar! Mas eu ainda acho que o lançamento conturbado de Red Fall pode ser contornado ainda esse ano com outros títulos como Forza Motorsport e Starfield! Fora que tem rumores que Hellblade 2 vai lançar esse ano! Vamos ver! Mas eu espero que um ano como 2022 no Xbox não se repita!
Tirando os Forza, Halo e Gears, quais foram então os first party AAA que a Microsoft lançou que te fazem pensar assim?
Desde 2014 de jogos de orçamento AAA mesmo sendo novas IPs teve Sunset Overdrive, Quantum Break e Sea Of Thieves! Mas teve vários outros jogos menores como Ori 1 e 2, State Of Decay 2 e Battletoads! Fora os tradicionais Halo, Gears e Forza! Então não acho isso ruim não!
Paulo, estamos a falar de 9 anos. Não só ano passado.
Sea of Thieves não é um AAA. É um jogo como serviço lançado super incompleto e sem conteúdo.
Sunset Overdrive é agora um IP Sony, e Quantum Break… Foi um flop de vendas. O resto não são AAA!
Halo, Gears e Forza são bons, mas isso foi o que tiveste….
Esperava que em 9 anos me desses algo comparável a:
Gran Turismo
Infamous: Second son
Ratchet and clank
Uncharted lost legacy
Uncharted 4
Shadow of the colossus
Ghost of Tsushima
The Last guardian
Spider Man
Horizon
God of war
The last of us
E se formos para estúdios não Sony
Street Fighter 5
Persona 5
Yakuza 6
Detroit Become Human
E outros
A maior parte best sellers e aqui com diversos jogos do Ano.
Percebes como a comparação é flopada?
Tu pagaste pela Xbox o mesmo que custa a PS5, mas, comparativamente, não tiveste nada de jeito.
Estás a comer pão com queijo e a dizer que não é mau. Mas do outro lado comem lagosta!
E olha que faltou Until Dawn, Driveclub, Kilzone e até mesmo The Order e mesmo assim tens outros fora da lista como os da Media Molecule
Days Gone, toda a gente ignora o Days Gone.
Não sei se foi porque quando eu joguei, já estava completamente corrigido, mas eu adorei o jogo!
Foi um dos melhores jogos da geração para mim.
E tenho imensa pena de terem abandonado a franquia.
eita eu esqueci, mas deve ter sido um lapso momentâneo e não o coloquei pq devo ter esquecido quando estava tentando lembrar o nome do The Order.
Ainda tenho que voltar ao jogo (Days Gone)
**Agora vi que ther Order ficou como The perder, estava escrevendo no smartphone e chegando na estação (metrô) de destino
A MS tá ai só para adicionar Ruído no meio dos jogos
Tudo que eles fazem qualquer third party consegue fazer, que é fundamentalmente tentar copiar Fortinite, seja em tiro, seja em jogo de piratinha em barquinho, seja em jogo de zumbi, seja em jogo de crianças encolhidas no jardim.
Podia pegar uns 10 bi e meter uma 7900XT no xbox SX e vender por 500 USD que ai iria botar pressão na Sony para cortar o preço do PS5 e fazer jogos mais impressionantes graficamente.
Mas não… tá ai querendo empurrar que é anti consumidor vender jogos tipo god of war e bom mesmo é serviço para jogar Macaco Craig e Redfall
Por isso que eu digo que a MS não faz falta nenhuma, muito pelo contrário… Se faz algo é tentar puxar a concorrência para baixo.
Sem a MS não teríamos um monte de Astroturfing gerando ruído no meio de comunicação, nada de DF patrocinada, sem grupinho do Discord com vazamentos feitos pela MS para dizer que o PS5 era 8TF RDNA1…
Ao contrário de ficar gerando Ruído no meio de comunicação com informação falsa “incentivada” pela MS, estaríamos já no lançamento dos consoles falando sobre jogos e não somente agora falando do que importa, jogos.
Sem o xbox não teria ninguém criando ruído no meio dos consoles e poderia abrir espaço para uma empresa que faria alguma coisa que presta.
Quem sabe um console de Mesa da Nintendo com CPU ARM e GPU nvidia mid end? uma 4070~4080 em um console de mesa?
Talvez até Amazon, Apple ou o Google resolvessem lançar consoles de Mesa sem o xbox enchendo o saco?
O Google disse que um dos motivos de ter largado o Stadia foi a MS mostrando que está disposta a queimar 100 bilhões com video games.
Resumindo, MS não adiciona nada de útil, não quer concorrer em jogos com Sony e Nintendo, não concorra… Não tem problema
Então não fica enchendo o saco, fazendo ruído, tentando difamar a sony e o playstation com FUD de “só nos temos o full rdna2” e outras bobagens similares que todos aqui sabem.
===============================================
Quem quiser saber mais sobre o que eu falo de ruído:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunicação#Processo_de_comunicação
b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.
===============================================
Querem um exemplo aqui de sujeito que faz ruído e atrapalha a comunicação, pq ele não quer que as pessoas se comuniquem sobre um assunto que desagrada ele e está sendo discutido aqui?
Matéria da compra da activision e aparece um mala que fica repetindo “ain, em 1998 a Sony malvadona Faliu a Sega”
Nem falo nada no festival de ruído que foi fabricado já nos rumores dos consoles até o dia dos primeiros testes… E ainda teve mais ruído ainda com “espera as ferramentas” “espera o devkit maturar”
Tudo isso é ruído
Inclusive o Phill spencer dando parabens aos jogos do Playstation é ruído sim, o assunto é “god of war” e aparece o ruído “phill spencer blá blá blá”
Óó, completei o bingo por aqui! De início pensava que li FUD em fundamentalmente mas depois a palavra estava lá
já mudei… não é FUD mais… é ruído.
A MS fica enfiando ruído no meio de comunicação de vídeo games… e obviamente eles irão fazer ruído positivo do xbox e negativo para o playstation.
por ex, ruído positivo para o xbox era o Jezz inventando noticia no Windows Cental dizendo que “a MS nem se importa com Redfall, é um projeto secundário e o mega AAA da arkane tá vindo ai”
Tem o ruído negativo para o playstation, tipo que “a expansão do SSD da Sony é bagunçada”
Lá no lançamento dos consoles a MS queria fazer ruído falando bobagens de hardware para abafar a comunicação de JOGOS que eles não tinham e a Sony tinha.
ruído abrange melhor… melhor que FUD inclusive.
Por isso eu me irrito, imagine toda vez que vc vai conversar aparece um lunático de gritaria “ain a 20 anos atrás a Sony faliu a Sega” e outras vezes alimentado pela MS “ain, não falem do PS5, ele tem clock fake, RDNA fake, SSD fake”
Demorou mas eu entendi, se fosse somente o FUD tava bom, mas o irritante e o rúido, a “vamos mudar de assunto, vamos falar da Sega sendo maltradada pela sony?”
Pode notar, é ruído para abafar as bombas da MS, e ruído para abafar as vitórias do playstation.
é ruído para abafar o flop do redfall com “mas esse jogo é secundário da arkane, nem a MS liga, tem um projeto principal novo da arkane”é ruído para abafar as vitórias do playstation “ain, esse SSD aberto é bagunçado, nossa, que zona, mimimimi”as vezes não dá certo…
nesses casos acima o Phill deu entrevista e acabou com o ruído de jogo “secundário”. O Linux tech tips fez um vídeo falando que a escolha da Sony é muito melhor é ficou trocando o SSD a cada 5min para debochar da “dificuldade” que o windows central inventou.
Fica ai até para o Mário… se for fazer o artigo do FUD, talvez considerar que também é ruído positivo para o xbox e negativo para o playstation que tanto certas pessoas ou sites tentam criar.
Tanto eu acho que essa minha avaliação está certa… sabe o que vc faz se o concorrente tenta criar ruído na comunicação?
vc ignora ele em primeiro lugar
quer fazer ruido com RDNA fake, clock fake, bla bla bla?
Não, vamos deixar os JOGOS FALAREM
Video game não é planejado igual computadores em que voce escolhe o hardware, voce pesquisa preços e escolhe um equilibrio de preço e tecnologia atual. E o switch não precisa de um desempenho igual o RTX 4080, zelda irá vender mais que qualquer exclusivo do PS5
Google não disse nada disso, não sei qual é sua fonte. Google sempre fez isso de abandonar qualquer coisa que ela não consegue lucrar em pouco tempo. Google tem mais chance de queda nos proximos anos que a microsoft. Google só tem o lucro que vem com propaganda. Qualquer queda com propaganda o lucro dela é prejudicado, ela ira proibir adblock no chrome e no youtube pra nao prejudicar sua arrecadação. Se ela lançar um console de mesa iria cancelar com 2 anos e abandonar seus clientes como sempre fez com qualquer produto. Microsoft nao tem nada a ver com isso.
Quem tem mais chance de sucesso se a microsoft sair fora é a Apple. Muito dinheiro em caixa, quase 200 bilhões, confiança do público e fácil de comprar estudios ou fazer parcerias.
Apple Tv ja passou a hbo com a qualidade de series e filmes, orçamento alto e atores de cinema.
A Google não disse isso publicamente, mas disse-o efetivamente internamente numa reunião de perguntas e respostas com o pessoal da Stadia, conforme relatado pelo website Kotaku.
apple já tem experiência em projetar o hardware e já tem uma API gráfica própria, acho que o nome é “Metal”
Há uma outra empresa capaz disso.
Lida com software desde sempre, a criar software, tem um API próprio de baixo nível, define padrões hardware e lida com os fabricantes desde sempre. Tem experiência em jogos e de décadas em gerir estudios, arrastando milhões de fans. Chama-se Microsoft e é das maiores empresas do mundo.
Ops espera… Essa não pode ser… E por aí talvez a Apple não tivesse sucesso garantido só por entrar.
bom, a MS a gente já sabe o que deu…
quem sabe a Apple trata estúdios de jogos igual sei lá, a Sony Music tratou?
bom, de qualquer jeito agora a Apple inventou lá negocio de conta bancária, devem se ocupar com isso ao contrário de irem fazer vídeo games.
alias, que mania que as empresas de tecnologia tem de achar que podem se expandir infinitamente ou tem que fazer isso?
eu não vejo a Ford, BMW, Mercedes, Audi por ai correndo pra cima e para baixo sei lá inventando alguma groselha para “crescer mais 10% nos proximos 15 anos”, tentando fazer carro por assinatura sei lá… vendendo serviço de aluguel de carros.
deve ser coisa de big tech, sei lá… o mercado delas podem sumir em 5 anos e eles precisam sempre inventarem outra coisa toda hora para “garantir”
o facebook lá parece que torrou uns 35 bilhões no meta verso que virou nada.
Não? Estás desinformado!
Na BMW, e isso só não está a ocorrer por falta de componentes (eles já existem, mas não abundam), a ideia é o carro vir sempre com todos os extras. Os que pagaste tens acesso, os outros se quiseres usar, pagas mensalmente.
Carro de assinatura não sei, mas sei que a Ford criou uma patente para ,num futuro próximo, o carro volte sozinho para a concessionária ou algum ponto da Ford caso o “proprietário” do carro deixe de pagar a prestação/mensalidade