Se a Activision fosse comprada pela MIcrosoft, qual seria o lado positivo?

Esta é uma questão num thread atualmente activo no Neogaf… E em 3 páginas de respostas que já apareceram, nenhuma diz nada de jeito.

Convenhamos que analisando a possibilidade de a Microsoft comprar a Activision, e tentando ver que potenciais lados positivos a coisa teria… não consigo ver absolutamente nenhum!

Sim, seria vantajoso para os utilizadores da Xbox, sim seria uma forma de o jogo sair no Gamepass… Mas o que impede o jogo de sair no Gamepass atualmente? A Activision nunca o colocaria lá pela sua livre vontade, mas isso não implica que a Microsoft não a pudesse compensar, e isso sem ter de a comprar.

Na realidade, face ao que poderia ser feito sem a adquirir, a compra da Activision não traz qualquer ponto positivo. Apenas negativos! Apesar da Microsoft alegar que vai fazer o jogo chegar a mais pessoas, a realidade é que a Activision também o pode fazer sem a ajuda da Microsoft. E se não o fez até agora foi porque não considerou a coisa lucrativa! Algo que pode igualmente vir a acontecer com a Xbox mal tenha a Activision na sua mão.

A Zenimax foi permitida ser adquirida porque a Microsoft definiu os critérios que poderiam levar a que os jogos da mesma fossem exclusivos. Critérios esses que, a Microsoft ela mesma reconhece por escrito, dificilmente seriam cumpridos, pelo que não fazia sentido financeiro não lançar na Playstation.



Mas uma vez com a Zenimax na mão, o que fez? Pura e simplesmente cancelou a versão PS5 de todos os jogos que estavam em desenvolvimento, e chegou mesmo a negociar com a Disney para que Indiana Jones seja exclusivo.

Nesse sentido, e com a palavra da Microsoft a valer zero, o que veríamos não seriam jogadas de fortalecimento do mercado, mas sim, e exclusivamente das contas da Microsoft, ao mesmo tempo que tentaria arrumar com a concorrência.

Daí que, tal como aparenta ser o caso dos utilizadores do Neogaf, questiono a mesma coisa aos utilizadores daqui: Que veem veriam numa aquisição da Activision que não pudessem ser obtidas de outra forma tão danosa para o mercado?

 



3 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
10 de Julho de 2023 9:15

O único ponto positivo nisto tudo, é ver a reação do mercado e o COD a definhar.

Seria interessante ver como ia reagir a enorme mancha de jogadores que praticamente só joga COD, como é que vão reagir quando a tipica gestão da Microsoft começar a arruinar o franchise, porque esta é incapaz de manter talento e gerir os seus estúdios.

O COD definhar é a meu ver uma coisa boa, porque reduz o impacto que tem na época em que sai, no Natal, muitos lançamentos fogem a sete pés da janela de lançamento do COD que sai precisamente no arranque da época natalicia, e com o IP fragilizado, teriamos uma época mais rica em lançamentos.

Juca
Juca
10 de Julho de 2023 9:29

O pontos positivos são “tocar música pra ancap”, fazê-los vibrarem com o poder do dinheiro, de um grande modelo do imperialismo confirmar que o “mundo é assim mesmo”, que todo esse papo de “meritocracia” tem a ver com quem tem mais dinheiro, e não com mais competência pra fazer melhor. Que competição justa e livre concorrência são a barbárie do “que vença quem tem mais dinheiro”! Ou seja, mostrar as coisas como são.

Agora, de pontos positivos, menos ideológicos e mais práticos, temos o Xbox existir por mais tempo (bom pra não ficar só a Sony), e provavelmente fazer sumir ou perder bastante força, franquias que sempre achei chatérrimas como Crash e CoD.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Antonio
Antonio
10 de Julho de 2023 9:56

ora ,de positivo para o mercado em geral..vejo pevas.Até para a Xbox e com a cultura de desenvolvimento de jogos que existe neste momento na Microsoft começo a acreditar que até a própria Activision vai ser enterrada…mas pronto,esperar para ver.

error: Conteúdo protegido