Caso todas estas empresas ganhem os seus processos a viabilidade da CD Project Red pode estar em causa.
Pois é… a CD Project Red meteu-se numa embrulhada de todo o tamanho. E tudo porque para poder gastar milhões na produção do seu jogo precisou de investidores. E não tendo entregue o prometido estes estão agora a querer processar a empresa.
De acordo com a Yahoo Finance e a Buisnesswire, são já conhecidas as seguintes empresas de advogados a gerir processos contra a CD Project Red.
- Law Offices of Howard G. Smith
- Glancy Prongay & Murray LLP
- Rosen Law
- Frank R. Cruz
- Bronstein, Gewirtz & Grossman
- Bragar Eagel & Squire Law Firm
- The Schall Law Firm
- Jakubowtiz Law
- RM Law Firm
- The Klein Law Firm
- Levi & Korsinsky Law Firm
- Pomerantz Law Firm
- Law Offices of Vincent Wong
- Berger Montague
- The Gross Law Firm
Apesar de estas serem as empresas conhecidas, isso não quer dizer que não hajam mais processos. Afinal nem todas as empresas anunciam os seus processos publicamente.
A empresa é acusada de ter mentido face ao estado real do jogo, sabendo internamente a realidade da situação. Mas nem só disso a empresa é acusada, como igualmente de gestão danosa que levou à queda das ações, bem como de ter destruído uma reputação e uma imagem junto da Sony e da Microsoft e seus clientes que baniram o jogo das suas lojas.
A realidade é que as ações caíram e houve muita gente que perdeu dinheiro, sendo que o prejuízo estimado e já publicitado noutra notícia anterior passa os mil milhões de dólares
Parece mais deslumbre dos donos, abrirem o capital e fazerem tudo isso de cagada no jogo…
Ui estão mesmo em maus lençoes!
Espero k se safe e compensem os clientes (principalmente os da geração anterior) .
Dito isto vou com 71 horas de Jogo.
(fiz uma pausa por causa dos crashes).
Depois da atualização ainda não crashou, de resto a minha experiência continua quase igual ao que já tinha reportado bugs menores, grain e muita diversão.
Ainda nem acabei a campanha tenho me divertido bastante em side quests algumas valem bem a pena.
Esse lançamento da CDPR parece até com um acidente aéreo. Dificilmente é uma causa só, são vários fatores que resultam no caos.
Vez ou outra aparece alguém tentando defender a CDPR alegando que jogos como Skyrim foram lançados com diversos bugs, crashes e quedas de FPS no X360/PS3. Mas precisamos relembrar que muita coisa mudou de 9 anos pra cá. Na época do PS3/X360 era até comum diversos jogos rodarem mal nestas consolas (FarCry 3, Crysis 2, etc.). Isso para não falar em jogos cross-gen PS3/PS4 e X360/Xone que rodavam de maneira sofrível na consola mais fraca. Mas repare que na transição PS4/PS5 e X1/XSX os jogos tem se mantido nos 30fps nas consolas de 2013, e sem excesso de bugs/ crashes. Os tempos são outros. Days Gone e Marvel Avengers que o digam com a enxurrada de críticas, seja pelos bugs no primeiro ou as instabilidades de FPS no segundo. Não se pode medir os tempos atuais usando épocas antigas como parâmetro absoluto. E além disso, não me lembro de ver jogos de sucesso do passado com pop-in superior a 20 segundos. É bizarro, injogável. Devem ter melhorado nos patches recentes, mas a primeira impressão foi horrível.
Fato é que a CDPR escondeu a versão das consolas. Ninguém viu, nem acionista e nem o consumidor que fez a pré-venda. E além de esconder, disseram que estava rodando maravilhosamente bem. Recentemente o CEO teve a cara-de-pau de dizer que durante o desenvolvimento o seu time de QA não pegou todos esses erros reportados pelos consumidores. É no mínimo ridículo.
Fato é que a CDPR recebeu apoio financeiro do governo polonês para inovar a IA do jogo, além de prometer diversas features do jogo que não foram cumpridas. Quem estava no hype para este jogo e fez a pré-venda deve estar no mínimo se sentindo enganado.
Fato é que esse jogo não escala tão bem no PC como alguns dizem. A GTX 1060 que é a VGA mais popular não alcança 60fps nem em 1080p low presets. https://www.youtube.com/watch?v=qUL6V0OnM9E . Fica fácil elogiar gráfico assistindo a Digital Foundry e sua RTX 3090. O problema é ter uma VGA dessa em casa e alcançar experiência semelhante.
E além de tudo isso, acho no mínimo estranho a CDPR usar sua conta oficial para responder Jason Schreiner e até rumores postados no resetera por ex-devs. É aquela velha história: quem não deve, não teme. Se estão tão preocupados com o que qualquer random de resetera diz, bom sinal não é.
Na minha opinião, tudo o que está acontecendo parece justo. Penso que o jogo deve ter alguns ótimos pontos positivos, e provavelmente estará muito bom quando sair a versão definitiva com a maior parte dos problemas resolvidos. Mas sem essa de perseguição como alguns tentam defender, os caras pisaram na bola mesmo.
Para ser sincero, o jogo tem sim algumas “qualidades”.
O gunplay dele é bem legal, o universo Cyberpunk construído é interessante, a variedade de armas, roupas e complexidade de características que o personagem pode ter, o sistema racker é divertido. Mas pra mim é isso. O resto do jogo todo é inacabado, tudo é mau feito.
Se eu fosse analisar este game no estado qu está hj na versão PS4 Pro. A nota seria 5/10
Coincidência ou não, logo após ter escrito este comentário, fui jogar Demons Souls no meu bom e velho PS3.
Graficamente tem muito menos polígonos, modelos bem mais simples, mas é um jogo decente.
Os loadings são mais demorados, mas não é um tempo absurdo. Cerca de 20 segundos e saio do Nexus para qualquer parte.
Agora em FPS.. meu amigo…. quem joga esse game em 60fps no PS5 não acostuma fácil com o personagem rolando em câmera lenta, e os mais diversos slowdowns que acontecem durante o gameplay.
Não é 4k, não é Ray Tracing, não é loading rápido. O que está fazendo essa geração ser muito bacana de se jogar são os 60fps estáveis em uma boa qualidade gráfica.
Voltei a jogar após instalar o update 1.1.
No PS4 Pro eu coloquei o console pra reproduzir conteúdo em 1080p, de forma que o game é executado nessa resolução, a performance ficou melhor mas ainda tem quedas. Bugs continuam, não tem jeito, problemas de streaming de textura também persistem, o Bug de mudar a câmera quando no veículo ainda persiste. No geral, o jogo tá rodando de forma satisfatória. Mas o jogo que a CDPR prometeu, este nunca veremos.
Ainda falando sobre problemas, a IA do jogo não sofreu qualquer mudança, continua uma “anta”, e a polícia idem, vc atira e os policiais brotam do solo.
Infelizmente eu me arrependi por ter acreditado na produtora e não pedir reembolso, o que me resta é seguir jogando até zera-lo e partir pra outros jogos.