Usar fotos de outras câmaras para promover um smartphone não é novidade. Mas acreditava-se ser algo com tendência a desaparecer! No entanto se tens um produto que não chega lá e precisas de convencer as pessoas a comprar…
Infelizmente a Samsung já não é a primeira vez que é acusa de ter usado fotos do catálogo do Getty Images. Isso acontecer com o lançamento do Galaxy A8 (2018) e agora repete-se com o Galaxy A8 Star, sendo que neste último caso foi a própria autora da foto que denunciou o uso da foto.
Visitando o site oficial da Samsung, e a página do novo Samsung Galaxy A8 Star, vamos na secção “Focus When Needed”, supostos exemplos do que a câmara pode fazer, e que todos imediatamente acreditamos serem tiradas com a câmara em causa.
Aí encontramos a imagem de baixo, uma com o fundo focado, supostamente a original, e outra com o efeito Live Focus, que vemos em baixo e onde o fundo está desfocado.
O que acontece é que esta foto não é da Samsung, não foi tirada para a publicidade do telefone, e nem sequer foi tirada com a câmara do Smartphone. Ela foi tirada por Dunja Djudjic, uma fotografa que coloca as fotos que tira à venda na plataforma Getty Images, usando o site EyeEm. Ora esta senhora recebeu uma mensagem que lhe indicava que uma das suas fotos, neste caso uma captada com uma câmara DSLR com abertura f/2.0, tinha sido vendida.
O comprador? A Samsung, que o ia usar para destacar o efeito de modo retrato do seu novo smartphone.
Eis a foto original, tirada por Dunja Djudjic com a câmara DSLR com as características acima indicadas.
Aqui a foto não só foi tirada por Dunja Djudjic, como a modelo da foto é ela mesmo.
Se quiserem ler mais pormenores sobre a história, visitem o site de Dunja, onde ela explica toda a história com mais pormenor, incluindo detalhes sobre os efeitos Photoshop que a Samsung aplicou na imagem, e que incluiu a mudança de fundo e remoção de detalhes da pele!