As marcas automóveis neste momento veem o futuro como passando por carros elétricos e autónomos. E nesse sentido os fabricantes de hardware desenvolvem a pensar nesse conceito.
A pensar num futuro de carros elétricos autónomos, a tecnologia cada vez mais passa a estar integrada nas viaturas, pensando-se em situações de informação e entretenimento. Aliás Apple e Sony trabalham em viaturas com esse conceito integrado e nesse sentido, apesar de não estar a desenvolver uma viatura, a Samsung mostrou o seu conceito de cockpit digital para os carros do futuro.
Esta é uma proposta mais virada para a interação do passageiro com a viatura, com um conceito que inclui paineis de instrumentos redesenhados adaptáveis a uma solução de entretenimento, e que poderão ser aplicados a viaturas que dispensem o condutor quando necessário.
Apesar de o conceito não ser novo e ter sido já mostrado em 2018, na CES, o Samsung Digital Cockpit evoluiu radicalmente contando como novidade a inclusão de um ecrã LED de 49″ e um sistema surround. Algumas funções foram redesenhadas de forma a que o sistema de entretenimento e o cockpit sejam um único elemento adaptável ora para condução, ora para entretenimento e trabalho. O veiculo possui conectividade 5G, bem como câmaras que permitem videoconferência.
Outra novidade é a integração de uma versão adaptada do Samsung Health que verificará o bem estar dos passageiros. O sistema pode monitorizar o nível de stress modificando as sensações, a iluminação, a musica e até aromas, de forma a criar relaxamento. O movimento das pálpebras e nível de sonolência são também analisadas no caso de o condutor assumir a condução da viatura.
Tenho a impressão que num futuro próprio serao as empresas tecnológicas que vao controlar o “mundo automóvel” e se as marcas actuais “dormirem” muito vao ser depessadas, pois cada vez mais, marcas como a samsung, apple, microsoft, etc se interessam a este mundo e ao carros autónomos e nao so ao sistema integrado nos carros
Ja agora Mario, ja que falas em carro autonomos, ja viste a actualização dos modelos da tesla, pelo menos o modelo S, que tera um “pc” incorporado e que ja foi confirmado que the witcher 3 e cyberpunk poderao ser jogados sem problemas
Paneleirices… Enquanto os carros não forem 100% autónomos e seguros isso até deveria ser proibido pois só incentiva à distração do condutor.
Normalmente e se for como os actuais, so se pode jogar com o carro parado, por exemplo quando estas a espera que o carro carrege, pois nos modelos actuais ja existem varios jogos como cuphead, mas que nao são acessíveis se o carro estiver ligado e a andar
Isso é o que se passa com a TV no meu carro… Mas numa consola as pessoas vão querer jogar durante a viagem, e ela, tal como a TV está acessível aos bancos de trás a tempo inteiro. Ora num Tesla estou a ver o condutor a ir para trás jogar.
Isso depois vai de cada um e tambem de a marca bloquear certas funções quando o carro estiver em andamento
Se vais confiar no bom senso das pessoas estás desgraçado.
Saindo um pouco da tecnologia autônomo referente ao artigo, queria pontuar sobre uma discussão que vi outro dia que levantavam os problemas de carros elétricos e as suas baterias de lítio, onde a própria extração da matéria prima até os anos de uso e depois descarte no fim podem fazer com que os carros elétricos não sejam assim tão ecologicamente corretos, basicamente nós criamos a solução para a emissão de CO2, porém criamos um problema muito maior no futuro. Achei muito interessante e é um ponto que grandes empresas como a Tesla por exemplo não explicam direito, o que vamos fazer com todas essas baterias no futuro?