Não somos o DXOMARK, mas podemos ser mais objetivos que eles.
Confesso que sou fan do DXOMARK, sendo o website de referência para mim no que toca à qualidade de máquinas fotográficas.
No entanto se o DXOMARK consegue ser bastante objetivo com as suas pontuações, onde facilmente conseguimos ver qual o smartphone com a melhor câmara, o mesmo já não pode ser dito das fotos comparativas, onde as reais diferenças não são sempre visíveis a olho nu, mas apenas com os espectrômetros que eles usam para medir.
Ora sendo possuidor de um Galaxy S20 Ultra e estando interessado num upgrade para o S22 Ultra, e sendo a câmara um dos principais fatores que me levam a um upgrade, pretendi saber até que ponto a nova câmara justifica face à antiga. E nesse sentido recorri ao DXOMARK.
Ora o Samsung Galaxy S20 Ultra teve 126 pontos no DXOMARK, e o novo S22 Ultra tem 131 pontos. E se nesse sentido o DXOMARK deixa bem claro que há diferença entre câmaras, o que é que estes 5 pontos a mais realmente representam?
Infelizmente nesse aspeto o DXOMARK não ajuda nada. E daí que fica a questão: Será que 5 pontos fazem a diferença? O que vale afinal 1 ponto no DXOMARK?
Tentando ver algumas análises de comparação entre os dois smartphones, confesso que tenho dificuldades em ver que haja realmente diferenças dignas desse nome. E daí que experimentei por mim mesmo, sendo que vos trago os resultados aqui.
Eis as especificações da câmara principal dos dois telefones.
S20 Ultra
108 MP, f/1.8, 26mm (Larga), 1/1.33″, 0.8µm, PDAF, OIS
48 MP, f/3.5, 103mm (periscopio para telefoto), 1/2.0″, 0.8µm, PDAF, OIS, 4x zoom optico, 10x Zoom hibrido
12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultralarga), 1/2.55″ 1.4µm, Vídeo super estável
0.3 MP, TOF 3D, f/1.0, (câmara de profundidade)
S22 Ultra
108 MP, f/1.8, 23mm (Larga), 1/1.33″, 0.8µm, PDAF, Laser AF, OIS
10 MP, f/2.4, 70mm, 1/3.52″, 1.12µm, dual pixel PDAF, OIS, 3x Zoom Optico
12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultralarga), 1/2.55″, 1.4µm, dual pixel PDAF, Video super estável
10 MP, f/4.9, 230mm, 1/3.52″, 1.12µm, PDAF de duplo pixel, OIS, 10x zoom optico
Como se pode perceber há claras diferenças nas câmaras:
- A primeira câmara de 108 MP conta agora com focagem por laser.
- A segunda camara de periscópio passa de 48 Mp para 10 MP, descendo o Zoom optico para 3x
- A terceira câmara ultralarga acrescenta PDAF de duplo pixel, que é um sistema de focagem.
- A quarta câmara passa de 0.3 MP para 10 MP, perde o Time of flight (leitura 3D), mas acrescenta um zoom optico de 10x e FDAF de duplo pixel (tecnologia proprietária da Samsung).
Por outras palavras, a câmara foi mexida face ao S20… vamos ver os resultados e se as alterações, algumas que podem até ser consideradas um downgrade, como a remoção do Time of Flight, justificam o novo Smartphone da Samsung ou não.
Nota: fotos tiradas com o modo 16:9 em ambos os telefones, com resolução de 4000×2252 pixels.
Foto 1: Foto Diurna
Foto sem qualquer Zoom, tirada em plena luz do dia (através de vidro).
S20 Ultra
S22 Ultra
Como se percebe há diferenças entre as imagens, sendo que o que salta à vista é que o S22 tem um campo mais largo, permitindo ver mais para os lados. A qualidade da foto, numa primeira análise rápida é excelente em ambos os casos!
Numa análise primária sobre as diferenças entre ambas, o S22 aparenta levar a melhor, com uma aparente ligeira melhoria na luz e nas cores.
Já no detalhe captado, a situação acaba por ser muito ilusória, e já vamos ver o porquê.
A maior diferença de detalhe que é claramente visível nas fotos sem necessidade de qualquer alteração face ao que possuem no ecrã, encontra-se na arvore que se está posicionada mais ou menos no centro da foto.
No entanto, apesar de o S22 parecer ter melhorado a captura das sombras no interior da arvore, quando analisamos a foto com mais detalhe percebemos que na realidade aquilo que poderia parecer uma pequena melhoria, na realidade se deve a uma clara distorção na imagem da foto do S22. Uma distorção que não existe no S20.
Vamos perceber isso com um Zoom à arvore central.
S20 Ultra
S22 Ultra
Como se percebe, o resultado do S22 Ultra é uma valente salgalhada. O tratamento da imagem é excessivo e rouba imenso detalhe, criando um contraste excessivo. Torna-se por isso curioso como o resultado final, sem zoom, não reflete verdadeiramente esta situação na totalidade da foto.
Vamos ver um outro Zoom em outro pormenor da foto:
S20 Ultra
S22 Ultra
Como se percebe claramente, o detalhe é muito, mas mesmo muito inferior no S22 Ultra, onde o tratamento excessivo da imagem lhe rouba absolutamente toda a informação de detalhe. Na foto vemos que na casa não há grades na varanda, não há telhas no telhado, enfim, o detalhe é absolutamente todo comido!
Chega a ser vergonhoso numa câmara que se afirma de 108 Mpixels e onde o detalhe deveria resistir a um zoom.
Daí que surge a questão. Como é que tal situação pode ter passado a um website profissional como o DXOMARK?
Esta questão deixou-me a matutar. … mas que raio se passaria aqui. Não duvidando da capacidade do DXOMARK restava a hipótese de a Samsung ter alterado o software da câmara numa atualização de firmware posterior à análise do DXOMARK!
De resto não via qualquer outra havia justificação… Até que me ocorreu algo que foi dito pela Samsung: “Galaxy S22 Ultra will come with a new “AI picture quality enhancement mode” to provide better 108MP images”.
E questionei… e se esta IA for a culpada? E se esta IA estiver a ser enganada pelo facto de o vidro da janela estar fechado e a foto estar a ser tirada através dele?
Daí que, quando esta ideia ocorreu, cerca de 1h depois, tirei nova foto, desta vez com o vidro aberto. Vamos tirar a coisa a limpo!
S20 Ultra
S22 Ultra
As condições de luz estão diferentes, mas as fotos aparentam, estar bem mais semelhantes. Pelo menos a arvore central já não aparenta apresentar diferença entre as duas versões. Vamos ver em detalhe as zonas em causa para tirar a coisa a limpo:
S20 Ultra
S22 Ultra
Como percebemos nada mudou no S20, que continua com o mesmo nível de detalhe. Mas no S22… a coisa mudou como de água para o vinho, e o detalhe desaparecido está lá todo.
Pois é… deparamos-mos com um problema na IA do S22. Basicamente com o vidro à frente, o detalhe é deturpado ao ponto de se perder quase todo.
Esta situação foi confirmada com nova foto com o vidro fechado… e sim, o detalhe voltou a sumir todo.
Esta falha, apesar de não ser uma situação normal não aparenta ter sido detetada por nenhum website que tenhamos visitado, e acaba por ser um ponto negativo no S22 Ultra. Nesse sentido, teremos de ter aqui 2 vencedores.
Vitória (foto através de vidro): S20 Ultra
Vitória (foto normal): S22 Ultra
Pelo simples facto que a câmara do S22 deturpar uma imagem de forma tão radical quando a foto é tirada através de um vidro, e o S20 não fazer qualquer diferença entre as duas situações, iremos aqui dar a vitória ao S20.
Vencedor: S20 Ultra
Foto Noturna
Foto sem qualquer zoom, tirada à noite (através de vidro).
S20 Ultra
S22 Ultra
O modo noturno oferece uma excelente qualidade de imagem em ambas as câmaras. Mas aqui as cores e a luz tem outra vida no S22 Ultra. Curiosamente, e apesar de os problemas visualizados foto diurna, com o modo noturno, a situação não se repete. Apesar de tal continuamos a visualizar alguma diferença no pormenor da arvore no centro da fotografia, mas desta vez a vantagem para o S22 Ultra é real.
Vencedor: S22 Ultra
Foto em escuridão quase total s/ flash
Mais uma vez, usando o modo noturno, desta vez sem flash e numa sala quase em penumbra total.
S20 Ultra
S22 Ultra
Apesar de nenhum telefone conseguir capturar, sem flash, a imagem neste negrume total, a realidade é que o S22 conseguiu capturar mais do que era visível a olho nu. No que toca à realidade visual da cena a olho nu, o resultado era mais próximo do mostrado pelo S20 Ultra.
Este é por isso, uma cena onde a superioridade do S22 Ultra é clara.
Vencedor: S22 Ultra
Foto em escuridão quase total c/ flash
S20 Ultra
S22 Ultra
Em ambas as fotos, usando o flash, o que antes estava em escuridão total ficou perfeitamente perceptível. No entanto na foto do S20 há algum excesso de luz que torna o branco algo amarelo, sendo esse o tom predominante em toda a foto. O S22 Ultra não apresenta o mesmo problema, sendo fiel ás cores reais.
Vencedor: S22 Ultra
Grande Angular
S20 Ultra
S22 Ultra
A diferença na nitidez de imagem é clara. Mais luz e mais vivacidade na cor no S22 Ultra.
Vencedor: S22 Ultra
ZOOM
S20 Ultra
S22 Ultra
Maior definição na imagem, melhor luz e menos ruido. Uma vantagem clara para o S22 Ultra.
Vencedor: S22 Ultra
Macro
S20 Ultra
S22 Ultra
Muito maior grão no S20 Ultra, e cores algo alteradas. A imagem é superior e mais perto das cores reais no S22 Ultra.
Repare-se no peito do Din Djarin onde podemos ver as cores dos diversos componentes do cinto no S22 Ultra, sendo as diferentes cores quase inexistentes no S20 Ultra.
Vencedor: S22 Ultra
ZOOM 100X
Alvo (painel publicitário):
S20 Ultra
S22 Ultra
A diferença é claramente enorme. Chega a ser abismal a diferença de qualidade com o Zoom no máximo, sendo que aqui há uma melhoria clara na qualidade.!
Conclusão
São apenas 5 pontos… mas aqui percebemos até que nível um ponto pode fazer a diferença. Neste caso temos aqui duas excelentes câmaras, mas a realidade é que os 5 pontos acabam por fazer diferença.
Sinceramente não sei dizer se as diferenças seriam tão notórias entre dois smartphones com sensores radicalmente diferentes, onde apesar de uma diferença igual, ou superior, ambos os chips se portariam de forma diferente consoante a situação, podendo ser melhores nuns pontos e piores em outros. Mas aqui a câmara é basicamente equivalente, apenas com refinamentos, e como tal, os resultados são notórios.
Adquiri o s22 ultra por uma boa promoção (6850 reais) com o watch 4 e carregador de “brinde”. Como o valor estava com bom preço pra um lançamento, achei que valeu a pena o investimento para o futuro de três anos (meu último era um note 10).
Sinceramente, as câmeras não são meu foco, já achava as fotos do note excelentes, talvez pra quem seja detalhista possa fazer diferença. Mas o que achei um claro upgrade foi a caneta, achei a resposta de tela significativa a ponto afirmar que não há delay em relação ao papel físico. A aprimoração do software e apps com a caneta tbm é perceptível. O que era bom, ficou melhor, pra mim, a (falecida) linha note, agora o ultra, é o melhor celular que tive prazer de usar, uma vez que aprende e acostuma a usar a caneta para tarefas no trabalho, rascunhos, anotações e etc, percebo que esse linha simplismente não possui concorrentes no mercado.
Um ponto digno de nota é a IA aplicada à bateria. No primeiro dia de uso assustei-me pois com o meu uso a bateria não chegou ao final do dia.
Mas no segundo dia a bateria acabou com 28%, e agora já me chega ao fim do dia com mais de 50%, por vezes mais de 60%…
Ele aprende com o uso e optimiza a bateria para isso.
Mário, de antemão quero deixar claro que não sou especialista e que minha opinião pessoal aqui é de leigo, sendo apenas alguém metido com algumas experiências pessoais acumuladas. Outro ponto a considerar é o de que espero que você tenha usado tripé e retardo em todas as fotos, ou aos menos nas de longa distância para poder excluir o fator “trepidação” da análise, pois apesar dessas câmeras terem estabilizadores, a movimentação, por mínima que seja, ainda sujeita as imagens a perda de nitidez.
Confesso que se fosse para eu escolher pelas imagem de paisagem e sem pós tratamento, pelo que você postou aqui e mesmo sem o vidro, iria preferir o s20, e explico o porque, as imagem parecem ter uma saturação de cor maior (o que me agrada mais) e tons escuros ligeiramente mais fortes o que me leva a acreditar que elas tem maior nitidez. Também tive a percepção de que o que era mais distante estava mais próximo, o que provavelmente tem a ver com o ângulo de abertura da câmera que é menor no s20 já que você constatou que o s22 captura mais área visível. Também fiquei com a impressão de que os prédios mais distantes são mais nítidos (no s20), como aqueles após a residência que você deu zoom para exemplificar a maior nitidez do S22. Também não gostei do tratamento de IA no zoom que você mostrou do Outdoor da garota no S22, pra meu gosto pessoal, nesse caso, prefiro uma imagem mais sem nitidez do que aparentemente artificial.
Minhas considerações finais são de que em câmeras já nesse nível de smartphone a diferença crucial está na imagem noturna, pois não raramente imagem noturnas podem granular e esculhambar o que seria uma excelente foto de confraternização, e nisso, sem dúvidas, pelo que você mostrou aí o s22 parece bem melhor sobretudo nas imagem internas (apesar de na paisagem ainda preferir a saturação do s20); penso ainda que o zoom ótico e o maior ângulo de visão do s22 também são ganhos, sinceramente, o que não gostei foi de alguns tratamentos da IA e de também achar que o s22 parece ter algum tipo de tratamento de temperatura dos tons deixando a imagem mais quente (ou alaranjada, como preferir) ao menos na macro.
Tripé não usei. As fotos são de smartphone e se a foto tem uma exigência que requer usar tripé, iria usar uma DLSR e não um smartphone.
Quanto às cores, o que eu refiro sobre elas no artigo não é um gosto pessoal, mas sim a constatação entre o que os olhos vêem e o que a câmara capta.
O S22 é mais fiel à realidade que o S20.
Finalmente quanto ao Zoom, concordo que o tratamento é superior no S22. Masa questão é que o S20 apresenta uma imagem deslavada, ao passo que o S22 reproduz as cores do que lá está de forma muito mais realista e perfeita.
Para zoom 100x profissional não usas um smartphone, mas uma teleobjectiva numa câmara DLSR.
Sobre o tripé, é só por uma questão de justiça comparativa, pra reduzir falhas comparativas, pois a falta de nitidez pelo vidro talvez seja devido a alguma micro trepidação, de qualquer forma, você diz ter repetido o evento e constatado a mesma coisa, logo, fica estatisticamente mais difícil ser devido à trepidação.
Troquei um s20 plus pelo 22 plus e estou bastante satisfeito. O acabamento do celular melhorou bastante, passando a impressão de algo realmente premium. E o mais importante, a mudança para snapdragon. Agora o celular esquenta menos e entrega praticamente o dobro de tempo de uso. Faço cerca de 2 dias com uma carga. No mais senti uma melhora no display, mas leve. E um ganho de alcance e estabilidade no wifi e 4g. Por outro lado é uma vergonha o fato de que a caixa vem vazia. Até o carregador tem que pedir no site depois. E ainda não chegou, quase um mês depois. Além disso, houve um salto nos preços. O valor teórico pulou de 5k para 7k. Como comprei em uma promoção de pontos da livelo, ficou por 3,7k, com o relógio de brinde. Por outro lado, achei interessante a política de receber celular usados na troca. E vi que os preços pagos eram bem justos.
Posso-te dizer que, com os descontos que me fizeram, e com a retoma do meu S20 o smartphone vai-me ficar por 950 euros, com oferta dos Galaxy Buds Pro e seguro contra quebra de ecrã por dois anos.
O modelo em causa é o de 1 TB cujo preço é 1700 euros.
Mário me perdoe o off mas é um aviso, depois do update de hoje na Ps algumas pessoas estão tendo a mensagem que o jogo não consegue checar a assinatura da plus, aconteceu comigo quando fui jogar agora.
https://www.forbes.com/sites/paultassi/2022/03/23/warning-elden-ring-and-other-games-getting-could-not-verify-playstation-plus-subscription-errors-after-update/
A Sony já está sabendo e fazendo o possível para corrigir.
Putz! Os cara fazem versões beta e ainda erram?!?!
Testei aqui com alguns jogos, e Dirt 5 entra no jogo mas no modo online abre pra assinar a Plus! Que triste! É muita incompetência!
Não tarda estarão brickando consoles!
Daniel, sua Plus é norte-americana ou brasileira? Pergunto isso porque pode ser algum bloqueio regional mal implementado por causa da guerra.
A minha é brasileira, acredito que isso se trata de um erro mundial, pois ate a Ps japonesa se manifestou a respeito.
E até agora nada de resolverem.
O status do PSN acusava problemas, mas agora está constando como normalizado. Não testei ainda, mas pode ser que já tenha sido resolvido.