Se tens um Note com problemas a Samsung vai limitar a bateria de forma a forçar o envio para reparação.
Como é sabido, um problema com a fabricação da bateria que equipava os Note 7 levou a que vários aparelhos entrassem em combustão, destruindo-se completamente, e por vezes causando outros dados.
Apesar dos elevados prejuízos que já se estimam em 23 mil milhões de euros, a Samsung agiu como se esperaria que uma grande empresa agisse perante os problemas do Note 7. Reconheceu o problema, recolheu os telefones, indemnizou devidamente as pessoas que tiveram danos, e suspendeu as vendas até tudo estar reparado.
Apesar de o problema ser demasiadamente importante para ser ignorado pois colocava em causa a integridade física dos seus utilizadores, a prontidão na resposta da Samsung é de aplaudir, demonstrando que a marca não quer de forma alguma perder a confiança depositada em si pelos seus clientes.
Em toda a verdade problemas de fabrico, especialmente em componentes de terceiros são algo que por vezes pode passar, e sendo as baterias o componente mais arcaico, e funcionando à base de reações químicas, este é o componente onde detectar problemas nas mesmas pode ser problemático. No entanto aqui, a pressa em lançar antes do iPhone 7 poderá ter roubado tempo essencial de testes ao dispositivo.
Há ainda que se notar que, infelizmente, nem todos aqueles que conseguiram arranjar telefones Note 7 antes do seu lançamento oficial devolveram os mesmos para reparação após o anuncio oficial da Samsung, e esse é o motivo pelo qual ainda se vem vindo a ler notícias de telefones Note 7 queimados.
Para forçar à devolução dos smartphones estragados a Samsung tem vindo a tomar várias medidas. Segundo tem vindo a ser referido, a Samsung vai forçar uma atualização de software que vai limitar a carga das baterias danificadas a 60% da sua capacidade. A ideia é não só limitar o risco, como forçar a entrega do telefone que ficará assim limitado na capacidade de uso.
Sabe-se ainda, que pelo menos na Coreia do Sul, os smartphones Note 7 livres de problemas estão a ser despachados com um selo onde junto ao código de barras se encontra um S, indicativo de que o telefone está Seguro e livre de problemas. Não sabemos porém se esta iniciativa será mundial.
Alteração a 22/09 – A samsung confirmou que, por autorização especial da Google, o icone de bateria dos Note 7 seguros passará a ser verde em vez do obrigatório branco.