Será um dos processadores que equiparão o Galaxy S10, e traz grandes novidades.
Como sempre o futuro telefone da Samsung, o Galaxy S10, deverá aparecer em duas versões, uma com o novo Qualcomm 8150 e outra com um Soc Exynos 9820 da Samsung!
Apesar de o 8150 ainda não ter sido revelado, a Samsung revelou o seu Exynos 9820. E quais as novidades?
Para além da correcção de erros de eficiência que existiram no 9810, este chip abandona o formato de 4+4 núcleos, apostando num sistema 2+2+4, tal como outros fabricantes fazem!
O formato 4+4 apresentava 4 núcleos de alta performance e 4 de menor consumo, ao passo que o actual divide a situação em 2+2, sendo que apenas 2 deles são verdadeiramente de alto desempenho (M4), dois destinados a performances de utilização standard (A75), e quatro de baixo consumo (A55).
Segundo a Samsung, esta mudança deve-se a que a performance da anterior configuração nunca é obtida totalmente devido aos consumos excessivos, ao passo que na atual se consegue melhor eficiência. Mas a qualidade dos resultados desta alteração no capítulo da competitividade face aos processadores da Huawey e Qualcomm é ainda uma incógnita!
O GPU foi também melhorado, passando a ser o Mali G76MP12, e incluindo um NPU para aceleração de A.I e aprendizagem da máquina, suporte para vídeo 8K a 30fps e 4K a 150fps. O chip LTE suporta download até 2Gbps e uploads até 316Mbps, existindo ainda suporte para UFS 3.0 com transferências até 2.9GB/s. Tudo isto numa litografia de 8nm LPP que deve garantir, só por si, uma quebra de 10% nos consumos.
Para valores de performance, especialmente face aos restantes SOCs do mercado, só aguardando pelo S10.