Na realidade a capacidade do olho humano não pode ser medida dessa forma, mas a haver uma comparação com que entendemos como fotograma, seria efetivamente de apenas 10 fotogramas por segundo.
A taxa a que os quadros que constituem uma sequência animada são apresentados faz toda a diferença na sensação de velocidade, sendo que uma maior cadência de apresentação, ao estilo 60 fotogramas por segundo, se revela mais suave que uma cadencia mais baixa, estilo 60 fotogramas por segundo. E o mesmo quando se fala de 120 fps ou mesmo 240 fps.
Mas erá que os ossos olhos tem algum limite a essa percepção?
A resposta é SIM… e o cérebro tambem!
E numa altura em que se fala de mais qualidade nos ecrãs e nas camaras, com capturas e representação a 120 fotogramas, 240 fotogramas e outras cadencias, importa perceber qual é afinal a taxa de captação do olho humano… e será surpreendente dizer-se que, pela definição aqui explicada, aplicada ao mundo digital, que o olho humano apenas capta 10 fotogramas por segundo!
A questão aqui é que, apesar de o nosso olho apenas captar 10 fotogramas por segundo, a resposta acaba por ser bem mais complexa do que um simples valor numérico. E isto porque os nossos olhos funcionam de uma forma analógica e não como o digital.
E nesse sentido, nada como ser quem percebe a explicar, no vídeo que se segue, e que recomendamos.
O vídeo é bastante completo, mas deixa bem claro que, independentemente da captação do olho humano, somos capazes de registar os movimentos como pouco suaves abaixo dos 24 fps. E isto considerando que a cadencia é constante, pois caso não o seja, percecionaremos a coisa mesmo com mais fotogramas.
Mas nada como verem o video.
Bem legal esse vídeo.
Off- https://twitter.com/esankiy/status/1648717946477314048
Isso sim me parece um jogo next gen feito em UE5, claro talvez a camera e outros fatores influenciam para o jogo parecer super real, mas a qualidade de textura, geometria e iluminação estão incriveis, é esse nivel de qualidade que eu espero, mesmo que a 30 FPS de jogos no PS5. Quero a opnião de voces.
Eu acho em tudo esse jogo falso, mesmo com o vídeo do produtor “provando” que ele é verdadeiro, algo me diz que é armação.
Ficarei muito surpreso se for verdade e mais ainda quais serão os requisitos de sistema para rodar esse “jogo”.
Outra coisa que me incomoda bastante se for verdadeiro é esse balanço de câmera exagerado do personagem, o que pode induzir pessoas a passarem mal.
Se for verdade, é bacana, mas enquanto não chegar a luz, é melhor tratar como coisa fake a tentar chamar atenção. É estranho um estúdio desconhecido fazer isso em realtime com físicas e estudios maiores e com maiores orçamentos não. Agora, pode até ser tudo verdade mas tudo escriptado e pré-renderizado, é esperar pra ver se é a qualidade de um jogo real time de fato. A iluminação está soberba e as movimentações realistas.
Só que está parecendo aqueles vídeos que as pessoas fazer fingindo serem um videogame, com algum pós processamento de imagem para parecer que têm algumas imperfeições de cores e efeitos.
https://youtube.com/shorts/pUitoBhcmS0?feature=share
É verdade!… É Unreal Engine com fotogrametria. O jogo foi mostrado dentro do editor do Unreal, e está anunciado no Steam para PC. Consolas ainda não se sabe!
Exatamente, um dev mostrou o jogo na edição, por ser a UE5 provavelmente a consolas suportam, acredito que em 30 FPS sera possivel, pelo menos é o nivel grafico que eu espero para essa geração, se não do mesmo nivel pelo menos algo proximo a isso, principalmente nos jogos frist party…
Voce acha que chegaremos nesse nivel de qualidade nessa geraçao Mario?
É fotogrametria… os jogos caminham todos para serem assim. Não é mais pesado que um jogo atual, mas visualmente é realista.
E hoje tem algum jogo que a use Mario? Poderia me explicar mais sobre por favor?
Os Star Wars Battlefront, Forza Motorsport 7, Forza Horizon 4, Resident Evil 2 (2019), etc.
Mas este jogos usam fotográmetria para digitalizar partes do cenário que depois é montado. O que tens neste jogo é uma escala completamente diferente depois todo o cenário é baseado em fotogrametria sem montagem.
Acho que é o Forza Horizon 5, Mário
Quanto de VRAM que vai precisar um jogo desses no PC? Uma 4090 pra rodar decentemente isso aí? Sei não, me parece uma ambição que na realidade está há mais de meia década pra se concretizar no PC.
De um modo simples pra quem não compreendeu muito bem o que ele falou, a visão humana funciona como uma câmera analógica (apesar dele dizer que a visão não é uma câmera) que funciona por tempo de exposição à luz (ou imagem) e ela ter uma maior retenção da imagem quanto mais tempo ela for exposta à visão. O olho, portanto trabalha com a ideia de fluidez da imagem de um mundo real, e a percepção que temos de rastro das imagens por frames está associado a passarmos mais tempo expostos a um mesmo frame com essa retenção de imagem permanecendo ao ver uma próxima imagem, por isso nos parecem mais fluidas imagens que são exibidas mais rapidamente, pois a retenção da imagem é menor.
Como ele mesmo disse, a visão humana não trabalha com a ideia de framerate, pois do contrário notaríamos diferença entre 30 e 144Mhz em imagens paradas.
Ótimo vídeo, Mário, um ótimo achado!
Off: O insider Jeff Grub disse que a Microsoft está insatisfeita com o Xbox e que o Hi Fi Rush foi um grande fracasso! Vocês realmente acreditam nisso? A Bethesda já falou que o jogo foi um sucesso! E quanto ao Xbox ele pode estar vendendo menos do que o esperado de um tempo pra cá! Mas eu duvido muito que a Microsoft esteja cogitando acabar com ele como alguns dizem! E além disso um fator importante sobre as vendas baixas do Xbox possivelmente é o Xcloud, que grande parte dos Séries X fabricados vai prós servidores do serviço! É uma possibilidade!
Hi Fi Rush
Tu achas mesmo que alguma vez vais ver uma informação interna a dizer que o jogo foi um flop?
Eu não duvido disso. Os fans da Xbox acham que os jogos nascem da boa vontade, mas na realidade eles precisam de dinheiro. E quando chega a altura de comprar… Ninguém compra. Porque no Gamepass está de borla.
Daí que não é preciso muito para se acreditar no que o Jeff diz.
Vendas Xbox
As vendas somadas da S e da X estão basicamente a par do que foram as vendas da One. E recordo que o Phil Spencer referiu que pensaram em acabar com a Xbox devido às más vendas.
Daí que a possibilidade de a Microsoft se tornar multiplataforma é bem real. Não digo que sim, mas eu não descartaria a ideia, especialmente depois destes acordos assinados sobre o COD.
Quanto ao Xcloud, só interessa dar prioridade aos mesmos sobre as vendas se a ideia for mesmo acabar com a consola, pelo que não sei se a coisa será assim. Mas se acontecer isso, se puxares um pouco pela cabeça percebes isto que acabei de dizer pois se a prioridade não é a consola… então ela é secundária.
Ele não deu informações de dentro da Microsoft! Ele falou isso no achismo dele mesmo! kkkk foi bem cômico! Isso foi um vacilo dele! A Microsoft já negou isso, mas vai que ele está certo! Sempre há a possibilidade!
A pessoa em questão tem ligações desde sempre com a Microsoft.
As ligações dele com a Microsoft são conhecidas, não é um bitaiteiro qualquer a falar.
Isso não quer dizer que esteja certo, mas naturalmente que se isso aconteceu a Microsoft nunca o vai reconhecer.
[OPINIÃO] Paulo, penso ser irrelevante se um jogo é um sucesso ou não pro Xbox nos dias de hoje, já que eles adotaram a monetização e a medida de sucesso deles por manter e fazer crescer assinantes.
Imagino que a MS não ligue mais tanto para o console como noutros momentos, pois agora já mostrou ter mais força na área de games dentro do mercado PC que noutros tempos, penso que seria muito bom pra MS poder adquirir a Steam, por exemplo, e torço bastante pra isso ocorra, já que uniria duas grandes coisas que percebo serem adoradas pela grande maioria dos PC Gamers, o Windows e a Steam, e possibilitaria um maior ataque contra a indústria de pirataria dos games, seja pelo Gamepass, seja por métodos mais eficazes e menos comprometedores que o Denuvo, como já demonstrou conseguir com o Xbox.
Como futuro para o Xbox, imagino que os consoles passarão a PCs comuns com o avanço de APUs cada vez melhores e logo não terão distinção entre os games de console e PC… Quem sabe já na próxima geração. O investimento da MS em jogos já demonstra que ela aqui está pra ficar e o Xbox vai permanecer por muito tempo ainda, até porque revender a Activision seria missão quase impossível. Então relaxe que no máximo o descontentamento com o Xbox se refletirá em cortar fora da direção o Phil Spencer, e palpitaria que há muito cachorro grande por trás querendo o lugar dele, como o Todd Howard, e provavelmente a chinesinha da Activision com sangue nos olhos também virá a lutar pelo seu prêmio e lugar ao sol.
Dito isso, acredito que a MS manterá a construção de um Xbox “console”, mas ele será um PC personalizado pra rodar games de PC, com o nome de Xbox, então, aos consolistas que preferem xbox, não penso que há com o que se preocupar.
Sobre o Jeff Grubb, o que ele fala pode ser informação interna de alguma fonte e pode ser verdade, mas como já explanei, é irrelevante em termos de futuro para Xbox, pois o máximo que ocorrerá num momento próximo é mera dança das cadeiras.
Não vejo como comprar a steam. É uma máquina de fazer dinheiro e não há nenhuma ameaça relevante ao seu modelo de negócio.
Quanto ao futuro dos consoles da Microsoft. Se não houver uma mudança na postura da nvidia e amd, vão precisar investir mais do que gostariam. Com essa explosão dos preços dos componentes. Não só de gpus, mas de placas mães e cpus. Vejo uma migração do público de PC pra consoles. Essa explosão nas vendas do ps5 não foi acaso. Mas o consumidor mostrando que não vai pagar 1200 dólares num PC custo benefício. E se isso não melhorar, vão ter que oferecer um console realmente revolucionário. Visto que o cloud está longe de ser uma realidade.
Hennan, comprar a Steam é só uma questão do Gab querer se aposentar, vir a falecer ou se envolver num escândalo e querer sumir dos holofotes, já financeiramente é uma pechincha para o que a MS está disposta a pagar, pois como vemos, a Activision, que também é uma empresa lucrativa se vendeu. São só negócios.
Tudo é questão de custos e expectativas. Returnal vendeu 560k cópias nos 4 primeiros meses e foi um sucesso. Se fosse GOW seria um completo fracasso. Ao meu ver Hi Fi Rush foi um sucesso e um completo fracasso. Um completo fracasso em vendas como a maioria dos jogos no Xbox, mas um sucesso em jogadores e barulho. Para um produto de baixo custo, dois milhões de jogadores não é um número ruim. Além disso, cobriu um janela de tempo entre os lançamentos do Gamepass.
Meu maior problema com esse jogo é que evidencia mais uma vez como a Microsoft perdeu a coragem de arriscar. Difícil vender consoles com lançamentos de baixo custo.
Eu nem vi HiFi Rush como falta de coragem de se arriscar, e vejo até justamente o contrário, como apoiar um jogo fora de qualquer estilo pew pew pew que é o jogar no seguro por parte da MS, mas entendo que os motivos da MS não foram os mais nobres, como a necessidade de manter o fluxo de lançamento, por exemplo. É o mesmo que ocorre com o lançamento de Redfall, onde aparentemente o jogo precisaria de mais tempo pra sair a 60 fps, mas será lançado mesmo assim, porque precisam mostrar que estão a investir em jogos próprios Day One da MS no Gamepass.
Não vejo assim! A Microsoft tem vários lançamentos AAA pra esse ano e pros próximos! Nos últimos anos realmente ela lançou vários jogos bons porém de baixo orçamento como Ori e Battletoads! Mas ela também lançou AAAs como Gears 5, Halo Infinite, os Forzas, Sea Of Thieves etc…
A percepção de nós (ou minha) que estamos meio por fora do Xbox (não tem um xbox como console principal), Paulo, é de que o ritmo de lançamentos de jogos da MS na última década, e especialmente após o Phil Spencer como líder da divisão é de que caiu bastante, mas pode ser uma impressão nossa devido a comparações inevitáveis com o PS que tem lançado pelo menos uns dois first party AAA por ano há um bom tempo. Se o público de Xbox está satisfeito com o que se tem apresentado é sinal de que o Xbox está indo no caminho certo para o seu público.
Caiu a qualidade dos jogos da Microsoft
Caiu não.Despencou.Phil tem que sair
Juca, como compreenderás, o caminho certo para o seu público não chega. A Microsoft tem feito um investimento gigante no Gamepass, e ainda agora gastou 70 biliões na Activision.
A Xbox está a vender ao mesmo ritmo da One, e a maior parte das vendas são consolas série S de baixo custo.
O investimento feito não é de agradar, é de crescer. E não está a crescer!
Isto tem de ter consequências internas. Se a One foi ponderada acabar com ela numa altura de contenção, se com este investimento todos a consola não vende, não tenho grandes dúvidas que a Microsoft tem de rentabilizar a coisa passando a multi.
Desculpa lá amigo,mas desses jogos ai somente o Gears 5 e o Forza H são AAA o resto pela qualidade nos seus lançamentos foram AA e Halo aguardo a campanha até hoje,porque o on esquece.Fora Phil
Sea of Thieves AAA? É, acho que tenho que rever meus conceitos.