Os últimos rumores apontam no sentido de que a Sony nunca quis lançar uma PlayStation Neo , mas que as mudanças internas na AMD forçaram a empresa a optar por um novo hardware para manter os custos de produção
- Instalar linhas de produção personalizadas, produzindo uma combinação mista do GPU a 14 nm, mas tendo de fabricar o Jaguar a 28 nm. A empresa teria de suportar todos os custos de manter a instalação pois seria só ela a usar a linha de produção (aqui questiona-se o caso da Microsoft)!
- Usar os novos standards associados à arquitetura Polaris associada aos novos núcleos Zen. Dado que esta linha de produção será genérica e utilizada por todos os clientes AMD, os custos seriam normais.
Ora este rumor, verdadeiro ou não, levanta é aqui um questão. Dado que a arquitectura Jagura não passa para os 14nm, e a arquitectura Puma e Puma+ mais não suportma HSA (pelo menos a documentação da AMD dos Puma+ não é clara nesse aspecto, não havendo referências específicas ao suporte, sendo que a arquitetura Puma, garantidamente, não a suportava), o que resta como alternativa para o CPU?
Ao que tudo indica a Neo terá igualmente melhorias no CPU que passará a contar com núcleos Zen!
Assim a Sony tinha 3 alternativas para a nova Neo:
- Bloquear o hardware para garantir que as performances seriam idênticas. Tal seria pouco lógico dadas as melhorias e muitos clientes não aceitariam estar a pagar os 400 euros por uma consola que poderia estar a custar 200 para ter um hardware melhor, mas bloqueado.
- Utilizar as melhorias do hardware forma livre, permitindo a criação de jogos específicos que não correriam no hardware original, criando conflitos com os utilizadores originais.
- O meio termo. Implica o uso parcial do harware, permitindo melhorias de performance e gráficas, as impedindo o desenvolvimento de aplicações específicas para a consola, tornando obrigatório que todos os jogos corram am ambas as consolas, com a PS4 original a ser a base de desenvolvimento e a Neo a poder, quando muito, contar com melhorias.
Falta agora saber o que se passa com a situação da Microsoft, pois a situação, a ser verdadeira, afeta a Microsoft da mesma forma. Os rumores apontam no sentido que ambas as empresas irão apresentar novos kits de desenvolvimento (hardware) ainda este ano, o que leva a crer que uma nova Xbox One tambem será uma realidade.
Naturalmente não sabemos ainda os reais motivos desta atualização, mas torna-se coerente acreditar que, face ao descontamento geral já demonstrado por muitos, haja efetivamente motivos que estejam a forçar a tomada de posição da Sony, uma vez que se há algo que não é credível é que a empresa, face às dificuldades financeiras que atravessou e das quais ainda não saiu a 100%, queira antagonizar os seus clientes. Se estes, se outros já aqui referidos e relacionados com o futuro da consola como plataforma, é o que falta saber