Após a Bethesda ter anunciado que a média de horas de Starfield era de 40, alguns jogadores acharam o valor alto e investigaram. A descoberta no entanto não surpreende, pois é uma situação que já existe à anos.
E se a Microsoft andasse a aldrabar as estatísticas de uso da sua consola?
Parece incrível e quase impossível, mas infelizmente é verdade!
Apesar de não ser uma novidade para todos, foi-o para alguns, como foi o caso do utilizador do X, Red Dragon que mostra duas queixas de utilizadores que afirmam terem visto o seu tempo de jogo indicado pela consola, bem diferente do tempo de jogo real.
Assim, Red Dragon afirma:
Players are reporting stats are FAKE & Xbox Play Stats are MUCH HIGHER than actual play time. Happening across multiple games.
Eis dois relatos sobre esse assunto:
O primeiro relato vem do conhecido Tidux. Este senhor relata que o valor de jogo repostado pela sua Xbox e pelo savegame não batiam certo, com a Xbox a indicar 26,23 horas, e o save 18h 50m.
Tidux colocou então a consola em quick resume, e o resultado… A Xbox contou como tempo de jogo o tempo de inatividade!
O segundo relato chega-nos do Reddit:
Aqui o utilizador Ulfpam refere que a situação já era conhecida dele em alguns jogos, mas que ultimamente está a aumentar para muitos mais, com a Xbox a contar o tempo entre as sessões como tempo ativo. Segundo ele o seu RE7 já vai em 99 horas, e o jogo Dragon Quest XI instalado no dia anterior e com apenas uma hora de jogo, no dia seguinte contabilizava 25 horas.
Ou seja, confirma o que o Tidux refere, sobre o quick resume contabilizar horas.
O que isto significa é que, estatísticas de tempo de jogo vindas da Microsoft, e que são obtidas das consolas, estão à partida todas deturpadas
O número de vendas, ou de usuários de gamepass poderia ser algo bem mais fiável, mas por razões desconhecidas (mas dedutíveis), optam por inflar esses números.
Alguém ainda acredita que é um erro de software que a MS (expert em software) não sabe que existe mesmo com relatos de usuários desde o início do quick resume???
Acredito que seja um erro mesmo. Até porque é um número irrelevante. Lembro que a psn tinha um problema semelhante. Não sei se corrigiram, mas alguns jogos o tempo bugava. Acho que tinha alguma incompatibilidade entre a versão ps4 e ps5 do game.
Eu já notei esse bug de contagem de tempo no Switch, em vários jogos. O último foi Astalon. Dentro do jogo a contagem de tempo são 8h 30m. Já na contagem da conta do switch mostra que joguei 5h de jogo.
O PS também parece contar menos algumas vezes, mas imagino que tenha alguma relação com não estar em contato o tempo todo com a rede ou não seja uma atualização em tempo real e por isso possa ter um atraso na atualização dessa informação.
Quem saiba a Nintendo e a Sony somente consideram “tempo jogado” quando há interação no joystick ou em qualquer outro dispositivo de entrada. Como os aparelhos atuais vivem coletando informações pode ser que fique verificando o acelerometro do joystick, se há alteração então a pessoa está a jogar, logo conta o tempo.
mas repare, enquanto no switch o bug diminui o tempo, no xbox aumenta
mas é a MS que usa como métrica “horas jogadas” e não a nintendo.
Agora os caixistas nem irão mais precisar deixar o xbox ligado a noite para contar hora de gameplay, basta deixar no quick resume
Nada surpreso vindo de uma empresa que já colocou como estatística o total de projéteis disparados pelo usuários.
sobre o Spider 2 no PC:
https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1742207063537705065
Não da nem para usar os sharders, pq estão em PSSL, shaders do PS5.
Acho que não era tanto assim de ser o jogo desenvolvido simultaneamente
E existe pessoas o suficiente deixando o jogo descansar no quickresume para comprometer totalmente a media ?
Lembre-se que estamos falando de 13 milhões de pessoas. E também de jogadores no PC que não sao influênciados por isso.
Quanto maior o volume de pessoas da média, menor ela está ligada a flutuações.
Quando temos casos de uma pessoa que joga 1h e a Xbox regista 25 só num dia, se jogar outra hora no dia seguinte, registaria 50. O erro é cumulativo, pelo que se alguém usar a funcionalidade e jogar 1200 horas, e há muitos casos, o erro de registo pode ser absolutamente colossal.
Se 25% dos jogadores tiverem valores alterados, sim, eu atrever-me-is a dizer que pode alterar e muito os resultados.
Aliás se tomar em conta que a história principal demora 23 horas a acabar, e que apenas 1,6 milhões de jogadores a acabaram, este valor mais estranho me soa. Estamos a falar de apenas 12% de pessoas que jogaram e acabaram a história, mas uma média de 40 horas por pessoa em 13 milhões (o que dá para acabar o jogo duas vezes).
Daí que sim, está situação pode explicar muita coisa.
“Se alguem usar a funcionalidade por 1200hrs….
Se 25% dos jogadores”
Se presunções forem feitas chegamos a qualquer lugar.
Você não tem como provar alteração em massa.
Você tem em mãos no máximo uma suspeita.
Quantidade de horas x Quantidade de zeramentos é também um dado não relacional.
Joguei 25 horas, boa parte fora da mainquest por exemplo.E nos Fallouts demorei bem mais que o necessário para zerar pois fazia outras coisas.
Tens tu Saber…
Tens tu forma de provar!
O que te exponho é uma realidade que acontece em qualquer consola. Uma realidade que afeta qualquer jogador que use a funcionalidade. Uma realidade que torna 1 hora de jogo em 25.
E tu queres nega-la!
Sim, o que eu digo são suposições, e nem o texto deixa perceber outra coisa. Mas baseadas numa realidade que existe,
O que tu dizes, também são… Mas baseadas no querer negar que essa realidade existe, e que as pessoas usam, até em 5 jogos em simultâneo.
É a diferença!
Quanto à falta de relação entre horas jogadas e zeramentos, tens toda a razão.
Agora um jogo não é chato para 13 milhões jogarem em média 40 horas, mas é chato para quem joga essas horas apenas 12% completarem a história?
Há quem goste de ir ver aviões ao aeroporto… Daí que sim, pode ser… Mas eu não sou desses.
Mas entende como quiseres… A discussão não tem prémio…
A discussão não tem um prêmio nem para mim, nem para você, porque trata-se de eventos circunstâncias.
Que igual falei no meu segundo comentário. Não provam alterações em massa. No máximo deixa suspeitas. Observe bem os seus “SE”.
E eu não me recordo de negar a possibilidade de pessoas no Xbox passando por isso.
Eu dei seguimento à tua questão… E defini como potencialmente capaz perante a tua pergunta.
Nunca disse que tal seria um facto e nem sequer que seria o único potencial fator.
Tens de começar a entrar no contexto das conversas, e mais do que isso, no do artigo.
O artigo refere apenas que isto deturpa os valores que vem da Microsoft.
Tinhas já reparado nisso Saber?
Que discussão sem sentido. Kkkk. As horas da dashboard sempre contabilizaram mais tempo do que os saves. Desde quando nem existia game pass ou Quick resume. A dash do Xbox faz cronometragem do app aberto. Só isso. O meu perfil mostra 340h em Starfield, mas no save eu joguei “apenas” 290h. Mas, isso realmente importa? É o mesmo nível raso de discussão por gamescores, platinas, etc. Pautas muito relevantes para Youtubers, mas não para pessoas reais que trabalham.
Diego… Quando uma empresa usa estatísticas baseadas em valores que são deturpados, a situação é relevante.
Tu gostas de publicidade enganosa?
Gostas que te vendam gato por lebre?
Não percebo o teu comentário… Até porque todos aqui trabalhamos, e é por o dinheiro custar a ganhar que se torna relevante perceber até que ponto a informação que nos passam é realmente fidedigna.
Tu és mais um que prova que há erros de leitura, e que como tal, as informações que vem da Microsoft, obtidas das consolas, são deturpadas para cima.
Sinceramente, a Microsoft nem faz propaganda dos seus produtos no Brasil. Apesar do Brasil ser o segundo ou terceiro maior mercado da M$ nos jogos. Talvez, por isso, eu não veja com esse olhar da propaganda enganosa. Mas, se tratando de um problema antigo desde o lançamento do XB1, quando a M$ não estava nem no ramo de serviços para games, acho temerário levantar a hipótese da má fé. É mais provável tratar-se de pura preguiça e descaso, um clássico das Big Techs.
A Notícia sobre tempos de jogos existiu, foi propagandeada por todos os media pelo mundo, e veio oficialmente da Microsoft como propaganda a um dos seus jogos.
Ao haver erro nas leituras os dados fornecidos são, no mínimo questionáveis, e é o direito do público saber isso.
Não está aqui no caso discutida qualquer má fé (aliás isso nem se abordou), apenas que o dado fornecido tem a severa possibilidade de se encontrar deturpado, não sendo a realidade a que está a ser passada.
Tudo bem! Não vou me prolongar mais, mesmo porque eu tô com o Spider Man pra zerar e um samba pra fazer o enterro dos mortos do réveillon mais tarde. Viva a vida com leveza, porque ela um dia acaba, mas o tribunal da internet fica pra sempre! De 2024 eu só quero PS plus barata, Hellblade 2 plmdds, memes, caipirinha e samba!
Você tem essa fonte que fala que o Brasil é o segundo ou terceiro mercado da MS?
https://voonze.com/study-shows-that-brazil-has-the-3rd-largest-xbox-player-base-in-the-world/
É o terceiro, mas não se compara ao primeiro, e é só uma percentagem de 6,9% do mercado.