Num projeto denominado Spartacus, a Sony pretende inserir novidades nos seus serviços de assinatura.
Diga-se lá o que se disser, o futuro dos videojogos tal como o conhecemos poderá ter os dias contados. E isto porque os serviços de assinatura parecem ter tendência para terem vindo para ficar. E nesse sentido, a Sony pretende ajustar os seus serviços de forma a fazer frente às ofertas da Microsoft.
A ideia passa então pela oferta de 3 níveis de subscrição, todos eles com custos e ofertas diferentes.
Assim, o primeiro nível de subscrição seria o nosso conhecido PSN Plus. Basicamente assinamos um serviço que nos oferece acesso aos jogos online, bem como nos oferece 3 jogos mensalmente. Basicamente esta serviço, quando comparado com o que a concorrência oferece, equivale-se ao seu Live Gold.
O segundo nível de oferta é um acréscimo ao anterior. Basicamente a diferença é que em vez e nos serem ofertados 3 jogos por mês, teremos acesso a um largo catálogo de jogos PS4 e mesmo PS5. A ideia é assemelhar esta situação ao Gamepass da concorrência, com a diferença que os exclusivos da Sony não seriam aqui colocados no dia um, mas apenas alguns meses depois de serem clocados à venda.
O terceiro nível de subscrição basicamente engloba os dois anteriores, acrescentando ainda acesso a jogos de outras plataformas Sony, como a PS, a PS2, a PS3 e mesmo a PS Vita e PSP via streaming pelo serviço PSNow, que ficaria incluído no pacote.
Os custos não são ainda conhecidos, e certamente serão concorrenciais com os da Microsoft, pelo que o nível 1 deverá manter-se nos 59.99. Já o o nível 3 deverá custar tanto como o Gamepass Ultimate na Xbox, com o nível 2 a colocar-se em valores intermédios.
Se esse rumor sobre a Sony oferecer essa reformulação na PSN+ se concretizar, eu gostaria que a Sony desse a opção de download dos jogos de PS1, PS2 e PS3 e não apenas por streaming, pois o PS5 é capaz de emular esses consoles, mas entendo que emular envolveria mais um custo a Sony e a mesma não deve ter interesse nisso, mas público de retro existe e eu pagaria pelo serviço que tem essa opção. Mas só de ter esse rumor e a ideia de ter concorrência ao GamePass da Microsoft já é algo positivo, concorrência é sempre bom.
Emular é complexo… qualquer problema no emulador seria logo culpada a consola. Não sei se a Sony se quer meter nessa. E emular a PS3 não é exatamente simples!
O que achou do Hellblade 2, Mário?
Pergunta foi pro Mario, mas eu deixo a minha opinião
Ta impressionante, achei abaixo do primeiro teaser, na parte de Gameplay fica nitido o “downgrade”.
Legal que eles apresentaram um curto gameplay, o game parece muito interessante pra quem curte a mitologia nórdica a começar por aquela música.
Gostei… achei um grafismo de topo e uma produção muito boa. Apesar que ele pecou em alguns aspetos. Os cenários do vídeo são bastante simplistas (o que não quer dizer que sejam sempre assim), e a água quando pisada não é realista. Mas no global, dado o enquadramento achei uma produção de topo, e algo que concorre com o que de melhor tenho visto. O primeiro jogo já era assim… este melhora ainda mais. É um AA com qualidades de AAA, e isso foi notório. Parece-me um jogo no qual gastaria dinheiro.
Claramente a Microsoft tem lançado bons produtos. O Forza Horizon foi um deles, e o Halo… bem o Halo é outro, mas não gosto de referir isso pois sou totalmente contra o lançamento de jogos incompletos, e elogiar o jogo é dar um sinal errado à industria de que isso é aceitável.
Agora o Hellblade 2 parece ser outro grande jogo…
A nível sonoro estava excelente.
Só não entendi bem onde estava o gameplay ali. Era gameplay? Não era? Me causou dúvidas
Era supostamente INGAME… mas se havia ali jogo jogado, eu não vi!
Assim como o Netto falou, não foi para mim mas.
Achei o jogo vem legal, mas quero ver como a história vai se desenrolar, já que o primeiro era focado na esquizofrenia da Senua e como um amigo que é psicólogo falou você não pode bem assumir que tudo o que ela passou no jogo é real, pois tudo aquilo pode ter sido apenas ilusões da cabeça dela. O primeiro jogo para mim é um 9/10.
Para quem quer saber a música que toca o nome é Heilung – In Maidjan do álbum Lifa.
Essa foi a parte que me deixou um pouco a pensar. No primeiro jogo a Shenua era completamente chanfrada e como tal era uma exilada. Agora a coisa passou, e ela está inserida na tribo?
Exato, e quando eu vi o trailer a primeira coisa que pensei foi, então tudo aquilo era verdade? Pois a terem outras pessoas vendo a mesma coisa que ela implica que o primeiro jogo tudo aquilo se torna verdade.
E as vozes que ela ouvia constantemente na cabeça? Vão agora dizer que eram phones bluetooth? 😉
Bem legal. Porém, caixista não vai jogar né? Eles não gostam de filminho.
Mas agora ficou bom, André! Na verdade, Hellblade ficou bom desde a compra da NT!rsrs
Sim. Já ficou melhor que God of War. Hahaha
Falando em jogos dia 1, ontem eu vi uma coisa em um dos trailers do The game awards que achei bem legal, o jogo em questão foi o Forspoken onde no final do trailer em letras pequenas a Sony confirma a exclusividade por 2 anos.
Será que isso valerá para seus jogos first?
Forspoken é da Square, logo natural uma exclusividade temporária ser de 1 ou 2 anos.
Esses acordos são relativamente normais e essa informação já era conhecida e acho que vc tá enganado, a versão PC sai ao mesmo tempo que o console, os 2 anos são para a versão de Xbox
Achei que o Forspoken fosse console exclusive, mas ainda assim acho uma atitude bem legal falar o tempo da exclusividade, pelo menos assim ninguém fica teorizando nada.
Achou legal uma exclusividade temporária de 2 anos? Isso é bom pra quem exatamente?
Estás a querer dizer o que? Que o conceito de consolas não presta? Ele existe à 50 anos, e as consolas possuem o sucesso que tem devido a ele.
Daí que apesar de perceber onde queres chegar, eu diria que é bom para garantir que a plataforma tem sucesso de forma a que jogos de qualidade continuam a chegar.
Exclusividade temporário de um third party é bom para quem?
Não é Third… é Second…Uma equipa que desenvolve um jogo exclusivo financiado é considerada uma Second.
Não é exclusivo, é timed exclusive e somente nos consoles já que sai ao mesmo tempo no PC
Sim… se me expressei em sentido contrário, enganei-me!
Mas um timed exclusive de 2 anos, é basicamente um exclusivo.
Então toda aquela comoção da exclusividade temporária de rise of the tomb rider foi bobagem?
Tomb Raider é um IP com mais de 30 anos lançado sempre em Multi plataforma.
Forspoken é um novo IP.
Então tem que falar isso para o Deto e Sparrow81.
Os caras destilam ódio pela microsoft
Ounnnnn… tadinha da Microsoft. Kkkkkkk… para de babar ovo de empresa, cara. Falar que a Microsoft é mediocre nos games não é destilar ódio, é ser realista.
É patético você ficar nessa, cara. Sempre tentando arranjar algo pra defender a empresinha que caga pra vc. Acorda pra vida.
Patético é esse tipo de comentário. Não é só pela microsoft teu ranço, é com quem compra o console dela. Lamentável esse tipo de postura.
Patético é achar que isso não é verdade. Xbox não vende. Isso é fato. E vc aí tentando ginástica mental e chorando porque forspoken e ffnao estão no Xbox. Compre um videogame que rode e seja feliz. Amargurado!
melhor uma exclusividade de 2 anos em uma NOVA IP, que comprar uma publicadora para tirar o Fallout 5 do PS5, sendo que todos os outros saíram no playstation 🙂
Como FF VII e FF XVI?
E tb Sunset Overdrive
?
eu tenho mais tempo de Fallout New Vegas que se somar todos os “lideres caixistas” em todos os jogos da bethesda.
se somar Fallout 3, New Vegas e Fallout 4; são quase mil horas.
se um lider do xbox tiver metade disso somanto todos os jogos da bethesda que existem, já deve ser muito.
fora que no xbox os caras não compram jogos, então pra que lançar final fantasy no xbox? não vende nem para pagar o Port igual metal gear.
De que adianta lançar FF ou Forspoken no Xbox? Não vende! Os caras gostam só de jogo de tirinho em primeira pessoa. Só kid.
No mais, insomniac sempre foi 2 party, nunca third.
Definir um período de exclusividade seria uma coisa boa… E 2 anos parece-me bem. mantem-se o conceito de exclusivos que tornaram a PS e a Xbox um sucesso, mantem-se o interesse nas consolas, e dá-se o jogo a todos depois. Creio que acaba por ser a forma onde todos acabam a ganhar.
Offtopic
https://www.eurogamer.pt/articles/2021-12-10-microsoft-removeu-xbox-do-game-pass-para-pc
Microsoft com posicionamento curioso sobre seu principal serviço, o mesmo agora ao menos no PC se chama apenas Gamepass retirando o nome da plataforma Xbox do título
Mas eles já desvincularam o Xbox do serviço faz tempo. Desde 2019 não é mais Xbox gamepass.
MS podia ter transformado bethesda em xbox estúdios, não fez; agora tira o nome xbox do GP no PC e está desespera pq chega ao nível de tentar DOBRAR o valor da Gold para forçar gente a assinar o GP Ultimate; lança como quem não quer nada o rumor que o Phill se prepara para arranjar um substituto e agora tira o nome xbox do GP no PC… ou seja, ao contrário de seguir unificando, está separando o xbox do PC.
na certa o plano B é virar third com foco no PC, pegar os xbox estudios e mudar para “bethesda estudios” e manter o xcloud como um zumbi e sair do mercado de consoles e nisso aposentar o Phill.
depois de uns 2 anos, porta os jogos para playstation.
O cara trabalha na microsoft desde 1988, se não tiver procurando um substituto a essa altura acho que ele tá trabalhando errado.
bom vc ter citado isso.
quando vc comete erros, contrata um talento externo para mudar a cultura da empresa.
quando vc quer manter, promove alguém que esta desde 1988 na empresa.
mas conta com a sorte dele ser um picareta falastrão ilusor de simplorios que valorizam mais o dizer do que o fazer.
e que ligação vc faz entre tempo de trabalho e substituição?
o phill quer se aposentar cedo? pq ele tá de boa para trabalhar por mais 20 anos, é “prata da casa”
é uma noção bem basica da administração, quando vc promove alguém de entro, mantem a cultura da empresa, quando vc quer mudar a empresa, contrata gente de fora da empresa.
ou seja, o xbox não mudou nada de 2013, pq o chefe do xbox trabalha lá desde 1988 como vc mesmo disse.
Se aposentar cedo?
O cara tem 33 anos de microsoft e falar em substituto é ruim. E preparar substituo é noção básica de administração.
Don mattrick veio de fora e foi uma maravilha, Jim Ryan tá na sony desde 1994 e tem gente adorando ele na liderança.
Tu tá precisando de ajuda, tá destilando ódio gratuito contra empresas.
E daí champz? Ele tem 53 anos, da tranquilo para mais 10, 20 anos de trabalho
Quem está adorando Jim Ryan? 😄 Isso foi ironia, certo?
Jim Ryan é um cara do Marketing, ninguém gosta desses tipos.
Eu gosto dos tradicionais japas, podem ser cabeça dura, mas fazem as coisas com convicção, e normalmente acertam.
E os japas fazem muito mais do que falam.
O Phill fala uma 10x do que faz… O Jim pelo menos anda queito nos últimos tempos
Espero que a Sony traga esse serviço pro PC
Se tiver bastante jogos dela, dá pra assinar, ainda mais se ela tiver o launcher dela com o sistema de conquistas