Há um rumor que refere que o EA Play será inserido no Gamepass. Será verdade? E se sim, o que terá levado a EA a tal?
Olhando para a oferta de serviços da Xbox o que vemos é que Gamepass e EA Play são serviços concorrentes que operam com o mesmo público alvo.
Olhando para o custo só por sim, o EA Play, que nasceu da fusão do EA Access e do Origin, custa 4.99 euros por mês ou 29.99 euros por ano, o que dá um custo de 2.49 euros por mês.
Já o Gamepass é mais caro, custando 9.99 euros por mês.
Mas olhando depois mais a fundo, estes custos não são os finais.
Tanto um serviço como o outro requerem o pagamento do Xbox Live Gold para se jogar. O que aumenta os custos em mais 5 euros mensais, e a oferta não é igual.
Se o EA Play oferece 78 jogos, dos quais muitos deles são de muito pouco interesse, a oferta do Gamepass vai para mais de 200 jogos, com o atractivo extra da oferta dos jogos exclusivos da Xbox logo no dia do seu lançamento.
O resultado disto é que para o que o EA Play oferece, ele acaba por se revelar é muito mais caro, isto apesar de o custo mensal ser mais baixo a nível monetário.
Mas há depois aqui outras questões:
A primeira é que um serviço basicamente anula a necessidade do outro e, como é lógico, poucos estarão interessados em pagar os dois. Aqui, claramente, o Gamepass tem vantagem, pois apesar do maior preço, a sua oferta é superior.
E mais recentemente a Microsoft, numa forma de tornar o seu Gamepass ultimate mais atractivo, resolveu acabar com as vendas das subscrições anuais do Live Gold, que agora só pode ser adquirido em promoções máximas de 3 meses, tornando o seu custo anual superior.
Basicamente a ideia da Microsoft é tornar o Live Gold menos atractivo de forma a que as pessoas vejam mais vantagens em aderir ao Gamepass ultimate, que passa a combinar as vantagens do Gamepass e do Live Gold.
E naturalmente para serviços como o EA Play, isto é um rombo, uma vez que o mesmo, por necessitar de Live Gold para acesso à internet, se torna ainda mais caro e menos atractivo que o Gamepass.
Daí que a EA fez as contas:
Perante a realidade actual, a empresa só tem a perder. Os clientes irão fugir pelo aumento do custo do serviço imposto pela Microsoft, e como tal as receitas iam cair.
Depois, essas receitas pagam uma royalty à Microsoft que como detentora da plataforma fica com uma percentagem de tudo o que se gera na mesma.
Ora perante isto a lógica que prevalece é que a fusão é efectivamente o melhor que a EA pode fazer. Cedendo os jogos do seu serviço à Microsoft para o Gamepass, não tendo assim o seu serviço, a EA liberta-se do pagamento da percentagem das receitas à Microsoft.
Da mesma forma, torna os seus jogos mais atractivos, uma vez que para se os jogar não é necessário aderir a um segundo serviço, e liberta-se da despesa de ter e manter a infra-estrutura para o fornecimento do serviço!
Estes pontos combinados poderão, potencialmente, subir as receitas face à alternativa que seria o operar paralelamente nos moldes de sempre, e desta forma a EA apenas terá de gerir os jogos que liberta de forma a chamar clientes dentro do Gamepass.
Numa vantagem adicional, a EA ao ter os seus jogos no serviço ultimate beneficia ainda de o Xcloud levar os seus jogos a uma base potencial de clientes bem maior ao alcançar igualmente os smartphones.
Já do lado da Microsoft esta não perde verdadeiramente receita pois o serviço a ser pago extra e ter pouco conteúdo não iria atrair muitas pessoas. E não tem muito mais despesa por ter lá estes jogos adicionais pois já tem a sua infra estrutura montada, sendo que neste momento o que mais lhe interessa é ganhar jogos extra para atrair mais clientes.
Daí que este rumor, apesar de não confirmado, aparenta ter toda a lógica e poder vir a ser verdadeiro.
Aliás, perante a lógica aqui presente, questionamos mesmo se a EA não abordará a Sony no sentido de tentar fazer o mesmo com o PSNow.
O ea acess é porreiro mas os jogos da ea tem vindo a baixar muito de qualidade, o nfs, o bf, o mass effect…
Faz sentido a fusão, e ambos ficam a ganhar e os jogadores também recebem mais pelo mesmo.
Agora a questão do preço andam ai os rumores dos 599 para a xbox sx, será mesmo que a Microsoft vai dar um balazio nos pés deste tamanho? Se a sx custar 599 a ps5 tem uma auto estrada para dominar novamente como nesta geração que vendeu 2.2/1.
100 euros de diferença é uma diferença colossal ainda por cima quando se ultrapassa o limite dos 499 e ainda por cima com a conjectura econômica atual.
Se a xbox sx vale os 599? Vale isso e muito mais, um pc equivalente custa quase o triplo, mas é um número que na minha cabeça é impossível de ser bem sucedido.
400 (sucesso) 499 (ps5 sai a ganhar) 599 (suicídio comercial).
Se for 599,00 já está subsidiando preço. Será que vai menos e assumir um prejuízo ainda maior? Eu creio que é mais ou menos esse valor e o series S vem para ser uma 400,00 ou 350,00.
Quanto ao valor valer ou nao, tudo depende do ponto de vista. As pesquisas mostram que o SX tende a vender menos que o One, isso sem falar em preços… Preço depende muito do valor real que as pessoas dão ao produto…. O Xbox vem perdendo valor como hardware e é isso que preocupa. Juntando com as frases recentes do Phill Spencer que diz não ligar para se o SX vende ou não e se fosse o caso não lançariam exclusivos no One, Pc e dispositivos móveis, acho que tá mais do que claro o caminho do Xbox. Vai se tornar serviço e eu vou é passar longe!
Se os serviços de jogos por streaming são o futuro, e cada uma vai ter o seu streaming…
pq os third iriam apoiar o GP?
Porque tá todo mundo vendo o Netflix ficando sem catálogo de terceiros… Porque com o GP seria diferente?
Naturalmente… Todos os grandes produtores, e mesmo a Apple e a Amazon poderão avançar com serviços concorrentes.
E nessa hora quem tem o catálogo maior ganha.
Então a Sony pode estar na frente com a PS Now que tem um catálogo muito maior e fixo.
é como o Linus tech tips disse, a PS Now é melhor pq tem o catálogo maior, coisa que nenhum analista comenta.
Mario, cadê os 76MB de cache no SeriesX?
8MB cache L3 da CPU? Digital Foundry esperava um número gigantesco.
Boa pergunta. Porque eu mesmo considerando os Zen versão servidor com 32 MB não sabia onde estavam 34 MB. Agora faltam mais 24…
http://www.pcmanias.com/segredo-para-a-boa-utilizacao-da-memoria-assincrona-e-nao-simetrica-da-serie-x-podera-estar-nas-suas-caches/
Hoje estou vendo novamente um alvoroço sobre o PS5 ser RDNA 1.5, seria FUD novamente? A sony precisa demonstrar tudo o que está dentro daquela caixa o quanto antes.
Há duas questões:
A primeira é que o rumor não refere que a PS5 é RDNA 1.5. Refere apenas que não é 2.0!
A segunda é que o tipo que levantou esse rumor já referiu que na realidade a AMD apenas não lhe confirmou nada da PS5, pelo que ele especulou.
O autor no artigo ao ser questionado no Twitter diz que é apenas uma suposição pessoal.
Tem mais
1) Ray Tracing com suspeita de gargalos, no caso lançar um raio e usar os TMUs ao mesmo tempo. E no link abaixo o que o arquiteto falou sobre a preferência em usar técnicas tradicionais de renderização sem perda de performnace pegou mal, principalmente para quem bradava aos 4 cantos que tinha uma solução espetacular.
https://www.pcgamer.com/xbox-architect-on-ray-tracing-developers-still-want-to-use-traditional-rendering-techniques-without-a-performance-penalty/
2) SeriesX com 64 ROPS e menos raster que o PS5. Por que o techpowerup constantemente divulgava 80 ROPs ? Estranho.
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/xbox-series-x-gpu.c3482
3)
$- Xbox One s = 299 dólares (500gb)
$ xbox one fat = 399 dólares (sem kinect)
$+ xbox one x = 499 dólares
$++ xbox series x = *adivinha*
4) A questão do custo da DRAM não diminuir proporcionalmente me faz pensar que de facto projetaram a consola para 10 chips com 20GB RAM, e tiraram 4GB RAM devido aos custos. Não reduziram a quantidade de chips para não abrir mão do bus 560GB/s GPU.
5) Cache L3 CPU 2 CCX 4MB cada. Dizem que no PS5 será unificado em um único CCX.
1 – As TMU ou estão a lançar raios ou a tratar as texturas. Não fazem as duas coisas ao mesmo tempo.
Pelo que aquekes Grays todos são totalmente teóricos.
2 – Como já tinha dito 64 rops era o esperado. São mais do que suficientes.
http://www.pcmanias.com/porque-ha-quem-ainda-nao-tenha-percebido-a-diferenca-entre-velocidades-de-relogio-variaveis-e-fixas-2/
3 – Especulações
4 – Sim, mas não confirmado. Mas se for a diferença de 100 Mhz deixa de ser significativa. O CPU da PS5 será superior.
Sobre o item 1, é possível que os TMUs façam ambos simultaneamente? Dizem que na NVIDIA funciona assim.
Na Nvidia tens unidades à parte. Na AMD não, elas fazem as duas coisas. Pelo menos esse é o conceito que sempre se entendeu.