Segundo várias fontes, incluindo algumas com fortes ligações à Microsoft, a Microsoft pondera alcançar as consolas de terceiros com alguns dos seus jogos.
Microsoft como produtor Third… Pode parecer inacreditável para alguns, mas na realidade não o é!
E não o é porque a Microsoft possui já jogos de estúdios seus na Playstation, como Minecraft e Psychonauts. Da mesma forma a Sony tem o MLB na Xbox.
Ou seja, a possibilidade de uma destas empresas ter jogos na consola concorrente não é uma impossibilidade. É na realidade algo que já existe!
Daí que expandir essa situação poderá não ser algo completamente absurdo, especialmente depois da Microsoft ter adquirido um conjunto de estúdios que tinham na Playstation o seu maior, ou um dos seus maiores clientes.
Basicamente, com a venda de consolas Xbox a não acompanhar as da Playstation, e mesmo a demonstrar quebras de vendas, o mercado da Microsoft vê-se reduzido, e dessa forma, ignorar os mercados alcançáveis que geram dinheiro, pode soar a algo pouco coerente.
Daí que os rumores de que a Microsoft poderá vir a lançar mais jogos nas plataformas concorrentes se tem adensado, ao ponto de Jeff Grubb, do Windows Central, dar a coisa como quase certa.
E o que dizem os rumores? Bem, que Hi-Fi Rush, e Sea of Thieves podem ser lançados nas consolas rivais!
São dois estilos diferentes, e Sea of Thieves faz mais sentido do que Hi-Fi Rush, pelo menos no que toca à Playstation: É um Gaas, pelo que lhe interessa alcançar o maior mercado possível.
Já Hi-Fi Rush poderia vender bem na Playstation, mas adaptar-se-ia muito bem a uma Nintendo Switch, podendo ser um bom sucesso nessa consola.
O certo é que os rumores de que a Microsoft pretende levar jogos para as plataformas concorrentes estão aí, e estes dois seriam apenas os primeiros.
Credibilidade ao rumor? Bem, a mesma que qualquer rumor, mas o facto de a Microsoft ter estes jogos como exclusivos Xbox por algum tempo não deixa de cativar o interesse necessário na sua consola. Daí que não soa a algo estapafúrdio.
Convém recordar que numa conferência de investidores, Tim Stuart, Diretor financeiro da Xbox deu a conhecer que era intenção da empresa levar os jogos para todos os ecrãs, incluindo a Switch e PlayStation.
Phil Spencer veio mais tarde desmentir, mas não totalmente pois apenas referiu que não havia qualquer intenção de levar o Gamepass para outras plataformas. E nesse aspeto em nada falou sobre os jogos vendidos fora do Gamepass.
Daí que entre meias frases a possibilidade fica em aberto. E a estarmos a ver algo acontecer é apenas o que Tim Stuart referiu.
Citando da The Verge para comprovação do de cima:
Spencer also says that the company “has no plans to bring Game Pass to PlayStation or Nintendo;” earlier this week, Xbox CFO Tim Stuart said that Microsoft is interested in bringing Game Pass to “every screen that can play games” including “what we would have thought of as competitors in the past like PlayStation and Nintendo.
Sinceramente, nada contra a Sony, Nintendo ou Xbox empurrarem jogos como serviço noutras plataformas, mas jogos single, se dão valor a sua plataforma, é pura burrice. Coisas como Minecraft, são a mais pura exceção à regra, por ser um sucesso absoluto, e mesmo assim é um jogo que antes de ser da MS já estava no PS, algo que não favoreceu a perda de usuários do console xbox.
Juca, tu acha mesmo que a MS está preocupada com o console Xbox? Eles tão é cagando pro console! Tem casos de jogos que saem antes no PC que no console! Eu duvido muito que existirá um novo console de mesa da Microsoft pra próxima geração. A cultura da MS sempre foi ganhar o máximo de dinheiro com o menor esforço possível!!!
E digo mais, minha aposta é que o grosso do investimento será jogos mobile e portados para PC e consoles. Esqueçam grandes AAA single player.
Pois é, um exemplo ao meu ver foi o Forza, não é um AAA, mas as notícias que se tem nessa semana é que a Turn10 resolveu (ou pretende) acatar as reclamações dos usuários e com isso fazer modificações no jogo, oura, se num jogo de orçamento mais baixo a MS já fez a questão de desagradar os fãs, imagine em jogos que antes eram de alto orçamento.
Não vejo assim.
Forza Motorsport sempre foi um Triplo A.
E quanto as correções do último jogo, aceitar a existência dos problemas e acatar a responsabilidade de corrigi-los demonstra o compromisso com os jogadores.
A Turn 10 está na verdade agradando a quem joga o título.
Não fosse o facto que as críticas ao jogo são bem palpáveis, baseadas na falta de realismo, IA estupida, má performance, bugs, ter um grafismo longe do esperado e prometido, ter perdido o drifting, as drag races, menos 12 pistas, perder a auction house, menos layouts nas pistas existentes, modelos de carros antigos, menos 300 carros, e as queixas do vídeo que se segue:
https://youtu.be/ziQRBgs8kwM?si=AavCpfjvz9BZG_rR
Tirando isso, o que há para não gostar?
Acho que é tranquilo de escolher quem é o certo:
Livio, apaixonado por jogos de corrida e que sempre fala com propriedade dos mesmos, sempre sensato em suas colocações
Ou
Saber, discorda de 90% dos comentários de outros leitores.
Nunca foi tão fácil! Lol
Você pode aparelhar com o lado que sentir mais satisfeito. Mas saiba que joguei cada Forza lançado até hoje desde o primeiro Motorsport.
E o Lívio também comprou o último jogo ? Eu comprei.
Eu aposto o que você quiser que o Livio tem mais horas no Forza e GT que vc em gameplay de todos seus jogos.
Eu não acho, mas minha opinião sobre a questão de por exclusivos single noutras plataformas é a mesma, independente de quem o faça.
Juca, fico com a impressão que colocar os jogos na concorrência seria um plano C, pois a MS não conseguir dominar o mescado de jogos como queria, tentou desestruturar a concorrência com os serviços e jogos “day one”, mas não obteve o resultado esperado, então a opção e faturar dinheiro junto com a concorrência pois eles fizeram um investimneto de bilhões e a hora do retorno do invetimneto tem que chegar. Se for assim “entre mortos e feridos salvaram-se todos”.
lembra do circo dos funcionários da bethesda/MS na época?
“desculpa por starfield não estar no playstation”
depois:
“retiro as desculpas por starfield não estar no playstation” ?
Eu tinha escrito aqui que isso era desespero, pura armação, pq eles esperavam que fosse um “circo na internet” starfield não estar no playstation, como não aconteceu organicamente eles tentaram empurrar a retórica com esse papo de desculpa/retira desculpa.
O esperado pela MS era que fosse o “assunto do ano” starfield não estar no Playstation… Ninguém ligou, e principalmente, continuaram não ligando depois que o jogo saiu
Phill lá dizendo que “mesmo que starfield seja um 11/10, ninguém vai vender o playstation para comprar o xbox”
Sabe de onde foi essa ideia ai? foi o que eles entenderam DEPOIS que perceberam que NINGUÉM estava ligando dessa epoca do “pede e tira desculpa do starfield”
A ideia veio para o Phill pq era o que ele esperava, que as pessoas jogassem fora o PS5 para comprar xbox por causa do starfield, como ninguém ligou o Phill ligou o modo coitadista “nada do que a gente fizer vai adiantar”
É o padrão do Phill e sua trupe, arrogância e prepotência disfarçada com passivo agressividade; ai quando não da certo vira coitadismo
Pode ser Júlio, mas sou da opinião que não é lá uma grande jogada. Talvez ganhem mais dinheiro, mas enfraquecem sua proposta e aposta no Cloud e na plataforma própria. Mas daí é com eles.
Jogos que já vi rumor de saírem do Xbox mas que depois ficaram só na imaginação fértil de quem pensou isso, (Ryse Son Of Rome e a franquia Gears of War ambos a Eurogamer fez até matéria sobre isso na época), os Halos (Depois do Master Chief Collection parece que uma turma ficou inspirada demais e disse que viraria multi), Starfield quando anunciado especialmente pelo fato da Sony ter tentado comprar exclusividade temporaria dele seria multi, Hellblade 2, Elder Scrolls 6 (seria multi porque de acordo com alguns o jogo não sobrevive sem o retorno financeiro do PS), Indiana Jones até a Disney falar que era exclusivo…
E a lista continua.
E o inverso também acontece, jogo que o pessoal está pensando que é exclusivo. Mas não é. Isso basicamente aconteceu depois daquele trailer do PS5 dos jogos deste ano. Confundiu uma galera. Vou dar dois grandes exemplos
Metal Gear Solid 3 Delta(vejo gente até hoje chamando este multi de exclusivo), Silent Hills 2 que é um Timed Exclusive.
Verdade. A diferença é que agora tens os jogos listados para sair, e um dos responsáveis da Microsoft a dizer que eles vão sair.
Lembra quando me disse daquela situação inusitada em que um diretor de marketing do Xbox tinha posto no perfil, Gamepass 35 milhões e depois retroagiu a 25 milhões ?
A situação aqui é a mesma com Phill Spencer. Ele deu a última declaração. Desfazendo a declaração do seu subordinado.
Vamos ver se vai sair de fato. Porque de rumores já temos um oceano. E igual você disse, este rumor tem a credibilidade de qualquer outro.
Não… O Tim Stuart disse:
It’s a bit of a change of strategy. Not announcing anything broadly here, but our mission is to bring our first-party experiences [and] our subscription services to every screen that can play games. That means smart TVs, that means mobile devices, that means what we would have thought of as competitors in the past like PlayStation and Nintendo.
Está frase foi interpretada por todos os websites como um desejo de a Microsoft levar o Gamepass para outras plataformas, e os títulos das notícias foram estes:
“Xbox CFO Wants Game Pass on ‘Every Screen’ Possible, Including Playstation and Switch”
Mas o certo é que Tim Stuart nunca usou o termo Gamepass. Falou em jogos em todos os ecrans. Até porque para o Gamepass precisava de autorização da Sony e Nintendo.
Phil Spencer disse depois:
“We have no plans to bring Game Pass to PlayStation or Nintendo.”
A realidade é que o que se está a ver não passa pelo Gamepass, mas sim pelo lançamento dos jogos na PS.
E não contraria nem o Tim, nem o Phil.
Com paixões e fanatismo pelo meio, Mário, algumas pessoas têm dificuldade de interpretar os textos aplicando a lógica como você.
As pessoas lêm as falas dos representantes da Xbox aí e tentar interpretar da forma como pior for para o PS. Lol
Interessante que Halo, Gears e Forza sairam do Xbox, e raras exceções como o 5 estão todos no PC. Mas vamos ver como serão os próximos 3 anos…
Eu não sei porque vc, player de PC se incomodaria desta forma de um game exclusivo de console sair no Playstation.
Seu comentário pareceu um típico de fanboy do console da Microsoft.
Sem ofensas, mas foi explícito o que eu coloco acima
Só estou falando dos rumores do passado. Te incomodou porquê ?
E porquê me chamar de fanboy ?
Você não consegue se conter com as adjetivações não é ?
Esta merda assim vai acabar Saber…
Lê o comentário… Ninguém te chamou de nada, e a adjetivação foi ao comentário. Mas tu enfias o barrete constantemente…
E digo que questiono o mesmo que ele!
Já estou a ficar lixado com isto de te pegares com tudo e todos, e para me esgotarem a paciência é preciso muito.
Eu acho fascinante o fato de que eu estou “”pertubando”” a paz de um “”site tranquilo”” quando na verdade sou constante alvo de provocações pelo que eu escrevo e posiciono, e quando respondo a altura ou apenas questiono como foi este caso, você vai e fica p*to comigo. Já faz ideia do quanto de provocações que deixei passar batido e nem respondi ?
É isso que condiciona comentários completamente tóxicos de usuários aqui. Aproveitam-se da leniência da compreensividade.
Meu proposito não é irritar ninguém, e se por isso for banido. Vou perder um lugar que gosto de frequentar, porque não volto, mas vou aceitar na maior tranquilidade.
Eu não disse que tu eras o único culpado, mas eu não vou expulsar 20 pessoas se com apenas uma reponho a tranquilidade.
Percebe isso.
Agora eu não te quero banir, mas para isso preciso de colaboração.
É somente impressão sua, Netto!
Bom, o que eu acho é que acabou o cheque em branco do xbox… Agora com o lucro dos jogos de celulares, lucro extra, que entra na activision o xbox tem que se sustentar sozinho
Basicamente as despesas correntes são responsabilidade do xbox agora.
Salário, marketing, manutenção, etc; tudo isso ai tem que sair do próprio caixa do xbox.
O meu palpite é esse. Por isso tentaram cortar até o gamepass dos funcionários, aumentaram em mil reais do ss no BR… cortaram um monte de mutreta de pontos lá para conseguir gamepass de graça.
Primeiro passo é esse ai, vai ter que pagar as próprias contas
Depois irão ter que Lucrar, que eu acredito que seja o prazo de 2027
Por isso eles irão tentar lançar jogos no playstation, para aumentar a receita e conseguir sustentar a divisão.
No fim, o xbox podia durar mais uns 30 anos com investimentos baixos e sendo sustentado pela MS, crescendo organicamente…
Mas a arrogância falou mais alto, “não tem como a Sony ser melhor q a gente, despeja 100 bilhões no xbox” e agora a conta chegou, o chefe das finanças da MS mandou o Phill começar a pagar as próprias contas do xbox
Eu até vejo que, caso a Microsoft lance os seus Gaas na PS, a Sony também possa lançar alguns lá…
Acho que a Sony não vai lucrar no xbox nem para pagar o port e o custo extra de suportar outra plataforma em jogo como serviço e por isso não vai portar.
Mas é só um palpite meu observando como vende e como se joga no xbox.
Você fala como se o Xbox não desse lucro pra Microsoft! A divisão Xbox é auto-suficiente a muito tempo! As pessoas tiram essas histórias não sei da onde! Me diga uma fonte que diz que o Xbox dá prejuízo!
Você vai ver é quando fecharem o ano fiscal fazendo recorde de receita no Xbox mesmo vendendo até momento somente metade do hardware que a Sony vendeu.
Devido justamente ao modelo que decidiram seguir.
Consoles + Cloud + Serviços de Console e PC + Vendas no PC + Renda Passiva da fusão da Actiblizz entrando.
Somando as receitas da Activision é mais fácil. Mas elas custaram 100 bilioes.
Mas receitas é o mesmo que falar de claras em castelo. O que conta é o que sobra depois de tirar o ar, neste caso os lucros.
Afinal as consolas não vendem, a Cloud tem custos enormes, os serviços nas consolas estagnaram, e a Activision é receita comprada.
Mas esses como sabemos não os vamos saber!
E isso sim seria de comparar.
Será que uma loja que está com seus produtos sempre em queima de estoque consegue aumentar suas receitas?!?! Sei que lucro é provavelmente bem difícil, mas será que ela consegue receitas melhores que as demais que vendem alguns produtos em comum?!?!
Minha pergunta é retórica.
Que história é essa? Me prove que a divisão Xbox é autossuficiente! Cadê a fonte? Cadê os relatórios fiscais da divisão Xbox separada de tudo? Cadê?
Dar lucro e bater metas são coisas bem diferentes
Nem adianta perder tempo explicando….
A divisão Xbox nunca foi auto suficiente. Os eventuais lucros que foram obtidos na divisão não dão para pagar as aquisições que foram sendo feitas.
A Xbox original deu prejuízo. A 360 deu prejuízo.
A One não se sabe, mas como foi um Flop em todos os aspectos te do sido ponderado acabar-se com a divisão, lucro não deu. Ninguém é maluco para falar em acabar com algo que dá lucros.
Onde está a autosuficiencia?
Minha dúvida é se gamepass + third party, sem gasto com consoles. Seria suficiente pra tornar o negócio lucrativo? Recuperar os investimentos não vai, mas a Microsoft é capaz de digerir tal perda.
Repara: Os jogos tem 2 anos de exclusividade e vão para o PC. A Microsoft quer tornar-se universal, e fazer o mesmo com a PS não soa a estúpido. Mantinha os exclusivos e ia lucrar com eles na concorrência.
O PC já está a matar a consola. Ninguém com um bom PC a precisa de comprar.
A PS faria o mesmo, mas se o Gamepass se mantiver exclusivo, os danos seriam menores.
A coisa não é tão estúpida como pode parecer.
Hennan a Microsoft pode sustentar a divisão Xbox por muito tempo se continuar com lucros gerais gigantescos verdadeiros, a questão sempre vai ser porque manter negócios que geram prejuízos ou pouco lucro, esses negócios tornam-se riscos, e a menos que a MS consiga reverter essa situação, não faz sentido mantê-lo por capricho. A lógica é manter negócios que trazem lucro sempre e de preferência bons e constantes. Não faz sentido injetar 100bi, num negócio que não traz lucros ou não se espera se pagar, exceto para tentar eliminar a concorrência e pegar seus clientes. Mas confesso que a mim, diretamente, eles jamais pegarão, já peguei foi asco nas práticas da MS, e se um dia matarem PS, ficarei só no Nintendo, e se matarem a Nintendo ficarei no na biblioteca retrô. Por isso torço pra novos concorrentes como Apple e Steam.
Exato… E se a Microsoft pode fazer lucros publicando para todos, porque insistir em manter uma consola que não há maneira de pegar e só tem trazido despesa?
Claro que eles é que tem de ponderar isso, mas quando se ponderou acabar com a Xbox na altura em que o Balmer concorreu contra o Satya, o argumento era que a Microsoft deveria apostar em serviços e não em hardware que dava prejuizo.
E isso parece-se ser a tendência que poderá estar a ser seguida.
Se está ou não, só a Microsoft sabe… Mas tudo o que se fala aponta para aí.
aproveitando, acho que vai ter mais gente além de mim querendo ver esse sujeito perder o emprego
Já está analisando se o emprego dele se sustenta sem o xbox, ou seja, se ele começar a so ter como assunto windows e office ele vai ter emprego?
Está ai um lado bom do fim do xbox, toda a Seita do xbox vai acabar e essa gente vai perder o emprego.
O tal Duffa, uma versão “xbox milgrau” menos relevante, já estava apavorado que vai ter que arranjar um emprego se o xbox acabar.
O Pessoal tá ai falando “mas não sei o que concorrência”
A Apple vai entrar no mercado de vídeo games se o xbox acabar
“mas vai ser caro”
Apple sabe que vídeo game é subsidiado e por isso é o jardim murado perfeito, incontestável, ao contrário do Iphone
O pensamente de muita gente sobre Xbox é o mesmo de ver um sucesso no negócio de uma pessoa onde o pai fica injetando constantemente dinheiro no negócio dele, todas as despesas custeadas pelo pai, milagrosamente viram parte do lucro do filho… Meritocracia pura! Lol
Dá? Kd os números? A MS é a única empresa do mundo que esconde maravilhosos números para acionistas?
Pra acionistas ela mostra com certeza! Pro público que não! Mas isso é meio que uma política interna da Microsoft! Ela não revela ao público nenhum dado de suas divisões! Fica tudo wm documentos internos! Mesmo com as maiores divisões dela ela faz isso!
Hã? Você faz ideia do tamanho da bobagem que tu falou agora? Jesus amado!!!
Sim! Eu falei bobagem e acho que estou falando muito no site ultimamente! Kkkkkkk eu vou me policiar mais pra não passar vergonha de novo!
Parabéns pela humildade.
Os relatórios financeiros são o que é entregue aos acionistas. E eles são públicos.
O acionista não quer saber do pormenor, mas apenas se há lucro ou não.
Agora o que pode acontecer é acionistas maiores quererem perceber se os lucros poderiam ser maiores. E exigirem satisfações sob pena de venderem ações e levarem a empresa a grandes perdas.
Se forem maioritários, aí sim, podem exigir pois controlam a empresa. Mas a Microsoft não tem nenhum acionista maioritário e nem nenhum acionista que seja notóriamente maior que os outros.
Agora uma empresa cotada na bolsa tem por lei de divulgar as suas contas. Faz parte da transparência de mercado obrigatória. E os acionistas é por aí que se guiam para investir.
A Microsoft o que faz é contornar a lei ao máximo, escondendo pormenores, e divulgando apenas os lucros gerais.
Fizeram uma soma de valores de games e parece que a MS investiu menos no gamepass do que a Sony na plus nesse ano, ou seja, a MS está fechando ” mangueira” do gamepass.
Lançar GaaS nos concorrentes faz sentido. Agora single player após tantos anos. Será um fracasso financeiro e para a marca.
Talvez lançar em todas as plataformas disponíveis e manter o gamepass, seja o suficiente para rentabilizar a plataforma. Mas se esse for o caminho, precisam abandonar os gastos com o desenvolvimento e produção de consoles. No máximo lançar um produto de streaming portátil, algo parecido com o ps portal. Só que com mais funcionalidades, conexão a TV e sem necessidade do console.
De toda forma, estão mais perdidos que cego em tiroteio.
Estou com o Mário nessa! A partir do momento que a MS coloca o gamepass como prioridade, ela colocando o game nos concorrentes e day one no gamepass é uma forma dela ganhar dinheiro ou pelo menos, diminuir o rombo. Quanto ao Xbox, nunca deu lucro para a MS, então é até compreensível ela não colocá-lo como prioridade. A geração do xbox 360 que vendia hardware e software demais não vingou, imagine as outras gerações…
OFF: Galera Indie achava que o Gamepass é uma maravilha. Olha o que acontece com a consolidação do mercado nesse modelo.
Spotify Stream Minimum to End Recording Pay for 150M Tracks (digitalmusicnews.com)
Infelizmente, Deto, parece que tem gente que só aprende apanhando (sentido figurativo).
Desculpa, Hennan… Lol.
A fatura tem de ser paga e o dinheiro tem de entrar de algum lado, é tão simples quanto isso.
[Opinião] Obviamente, Gervas, acho que o nosso questionamento/conjectura é o impacto disso na plataforma própria da MS, e o quanto isso pode ser indicativo de uma preparação para virarem uma Thirdie, e conseguirem assim, finalmente, empurrar o Gamepass na PS e Nintendo. Algo que a meu ver, seria mais fácil de conseguir sem um console Xbox existir.
É razoável pensar que a MS tem mais lucro com Minecraft noutras plataformas de console que com os consoles dela, não seria razoável pensar o mesmo com o resto do seu catálogo? E como seu modelo de negócios agora já não prioriza vendas de jogos no xbox e obter comissão de terceiros daí, seria mais lucrativo ter seus jogos e Gamepass noutros consoles que manter um console próprio.
Hifi Rush está na minha lista de desejos na Steam. Devo jogar em um futuro breve.
Não é pra mim esse jogo
Game musical deve ter seu público alvo, mas a mim não fisgou
Joguei pelo gamepass
É, de Hifi Rush não posso falar, mas os Patapons, Parapas e e outros que joguei eram interessantes só que irritantes depois de um tempo.
Só escapam pra mim os contemplativos, Singstar e RockBand/GuitarHeros.